Votuporanga.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Papel da Psicologia no HMASP frente ao PPREB
Advertisements

CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO: “UMA DIALÉTICA ENTRE O CAOS E O COSMOS”
Registro de Estudo de Caso.
Equipe Técnica de RH/ACCIE. Situada em Erechim – habitantes 190 empresas associadas – Industria, Comércio e Serviços Empregam cerca de funcionários.
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO-ITAQUERA Ação Formativa 2013 “Estudo da Realidade.
Intersetorial Micro Área Sousas. A participação do Centro de Saúde Sousas teve início em 2003, quando os serviços da região (OGs e ONGs) passaram a elaborar.
Contexto Atual e Visão Futura do Hoje Novas Perspectivas de Atuação
Informe ENCONTRO PARA ESCOLAS PROMOTORAS DE SAÚDE Junho de 2013 Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas Superintendência de Vigilância a Saúde Diretoria.
PROVIDA PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DA VIDA Wélvia Maia e Katia Omori.
Apresentação do projecto – reunião de pais
Saúde mental infantil e ambiente escolar: percepções e demandas dos educadores Autores: Maria Fernanda Barboza Cid, Luiza Helena de Oliveira Fernandes,
QUEM SOMOS Agência de Desenvolvimento da ONU, criada
Sandra Regina de Souza Área Técnica de Saúde da Criança
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
O problema da saúde no Brasil
VOCÊ ABRIRIA MÃO DO DIREITO DE SER FELIZ?
Evolução Tecnológica. Qualificado pelo Ministério da Justiça como OSCIP Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, conforme processo MJ nº /
Rio Mulher.
PROJETO DA CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE DIABETES MELLITUS
ASSOCIAÇÃO DE VOLUNTÁRIOS DO HOSPITAL SÃO JOSÉ – AVHSJ
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
FÓRUM DE BICICLETAS DE MANAUS O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS ATRAVÉS DA MOBILIDADE.
A formação de Auxiliares de Saúde Bucal pela ETIS, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde no município de Piraí, RJ, tem como objetivo a qualificação.
Escola de Educação Profissional - Curso: Auxiliar de Saúde Bucal Á Distância Nome: Dafne Sisdelli Disciplina: Educação em Saúde III Prof.: Fábio Cristiano.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Desenvolvedores: Josy Aparecida Santos de Souza.
CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS As ideias que podem salvar a nossa casa.
AIG SRPC SESARAM OUTRAS PARCERIAS…. AIG SRPC SESARAM OUTRAS PARCERIAS…
Núcleo de Tecnologias Educacionais de Campo Grande Coordenadoria de Tecnologias Educacionais da Secretaria de Estado de Educação - MS Coordenadora:
A APAE tem por objetivo proporcionar o desenvolvimento global dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais visando sua interação e um processo educacional.
Compromisso de leitura
Educação em Saúde ||| Curso de Auxiliar de Saúde Bucal
ANTONIALLI A.L.C.; ANTUNES, S.R.; CAOVILA, J.; CARIOLA, S.G.; GRAMANI, R.C.B.; GIRARDI, A.M.M.; MATUMOTO, M.A.S.; SILVA, D.P.; SILVA, E.C.P. CURITIBA/
REGISTRO DE DOSES APLICADAS Vacinação contra HPV
INTRODUÇÃO O Hospital de Pediatria Professor Heriberto Ferreira Bezerra (HOSPED) é uma instituição universitária de natureza pública, com ativa participação.
À espera do bebê Grupo de Adolescentes Gestantes Curitiba, 22 de março de 2010.
PROJETO COMUNITÁRIO.
SANTO ANTONIO DO JACINTO
Secretaria Municipal de Saúde Programa Municipal de DST/Aids
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
EDUCAÇÃO EM SAÚDE LUCIMARA DA SILVA AUXILIAR DE SAÚDE BUCAL
Projeto Nós propomos! Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária de Caldas das Taipas.
LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA CANTINHO DA ALEGRIA-OSORIO-RS
CUIDADOS PALIATIVOS PROF. LUCIA.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA DE ITAÚNA SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA PATRÍCIA MENDES FREITAS.
AGENDA 2013 Rede Nossa São Paulo Plano Diretor Estratégico Plano Municipal de Mobilidade Sustentável.
PPA – PLANO PLURIANUAL O PPA é um instrumento de planejamento O PPA (Plano Plurianual) é um plano que se estende por 4 anos. LDO LOA.
GRUPO SÃO FRANCISCO. GRUPO SÃO FRANCISCO Grupo São Francisco: Sede Administrativa São Francisco Saúde, Fundação Waldemar Barnsley Pessoa, Hospital.
Programa Produtividade Unimed Porto Alegre
UM DIA NA BIBLIOTECA.
Este gabinete é constituído por uma equipa multidisciplinar composta por uma psicóloga, um psicólogo e uma mediadora socioeducativa EQUIPA AEAN - Gabinete.
O Assistente Social, como profissional de Saúde, tem como competências intervir junto aos fenômenos sócios-culturais e econômicos, que reduzem a eficácia.
Projeto de Assistência Farmacêutica Estudantil – PAFE ALMEIDA AE, ALVES GC, DINIZ ACI Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho – UNESP/
Comitê Territorial de Educação Integral do Estado de São Paulo
Humanização no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
Biblioteca Estação do Trabalhador Regina Célia Reis Ribeiro Bibliotecária Especialista - CRB6/1362.
EE PROF. JOSÉ ARANTES TERRA PROGRAMA “CUIDE-SE BEM” Diretora – Rosemeire Esteves PMEC – Isabel Moura.
Mérito e Gestão de Desempenho Thiago Souza Santos Diretor Técnico III Unidade Central de Recursos Humanos Secretaria de Planejamento e Gestão.
CONJUNTO HOSPITALAR MANDAQUI (C.H.M.)
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
CRIAÇÃO DO NASF.
Município de Guarapuava Secretaria de Habitação e Urbanismo Planejamento Plano Diretor Plano de Ação e Investimentos Atualização
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE CIÊNCIAS SOCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS JULIANA LEITE PEREIRA LETÍCIA AGDA ALVES SIQUEIRA LETÍCIA BATISTA.
PROGRAMA ANTI- TABAGISMO Secretaria de Saúde de Herval d’ Oeste Coordenadora: Mariangela Casanova.
NASF de Bela Vista do Toldo
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
Prefeitura Municipal de Rio Fortuna Secretaria Municipal de Saúde Projeto Promoção da Cultura da Paz “Há um mundo melhor do lado de fora” Flávia Alberton.
SISPART Portaria nº 1459, de 24/06/2011 Institui a Rede Cegonha, no âmbito do SUS. Portaria nº 650, de 05/10/2011 Dispõe sobre os planos de ação regional.
Transcrição da apresentação:

Votuporanga

Biblioteca Escolar Central “Castro Alves”

Centro Cultural

Centro Cultural

PARCERIA COM ORDEM INTERNACIONAL DO ARCO-ÍRIS PARA MENINAS

Casa de Saúde

Santa Casa

Márcia Regina da Silva – CRB 8ª-nº5027 Votuporanga/SP A Biblioteca Escolar Central “Castro Alves”, célula cultural subordinada à Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo do Município de Votuporanga-SP, visando a difusão da leitura dentro do Município, apresenta o Projeto Doutoras da Leitura Márcia Regina da Silva – CRB 8ª-nº5027 Votuporanga/SP

OBJETIVO Levar leitura às alas pediátricas dos 2 hospitais de Votuporanga. Através da leitura de livros infantis, auxiliar para que a internação das crianças seja menos traumática e de forma subliminar despertar o gosto pela leitura junto às mesmas.

JUSTIFICATIVA Vários projetos já foram desenvolvidos em Votuporanga, contudo as crianças que se encontram hospitalizadas não foram até então abordadas. O projeto almeja plantar uma pequena semente que germine e dê bons frutos no futuro.

METODOLOGIA Às 4ª feiras (Santa Casa) e 5ª feiras (Casa de Saúde), das 16 às 18 h, cinco garotas voluntariamente vão aos Hospitais, seguindo regras determinadas e em espaços definidos pela Direção dos mesmos, onde fazem a leitura, ao final cada criança recebe um livro de presente. No caso de crianças que não podem se locomover e as que estiverem em quartos de isolamento o livro será entregue pela enfermeira.

META Após avaliações feitas pela Diretoria dos Hospitais, Ordem Internacional do Arco-Íris para Garotas e Biblioteca Municipal, mostre que alguma forma o projeto contribui para minimizar os impactos emocionais da internação e desperte de alguma forma o gosto pela leitura entre as crianças atendidas.

RECURSOS: Atualmente a Biblioteca dispõe de livros para o projeto. Na continuidade do mesmo, faremos uma campanha com o apoio da SAEV (solicitação através de informe junto às contas de água) para arrecadar através de doações, os livros que serão necessários à continuidade do projeto.   AVALIAÇÃO: A avaliação permanente através de questionários com acompanhantes, médicos, enfermeiros e psicólogos envolvidos.

QUESTIONÁRIO PARA AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Identificação do Acompanhante Você considera que a atividade de leitura desenvolvida e um livro como presente agradou as crianças que participaram? Esta atividade contribui para minimizar o impacto emocional da internação? Você acha que essa atividade pode contribuir para o hábito de leitura das crianças após saírem do hospital? Esta atividade deve ser mantida dentro do hospital? Caso queira, deixe seu comentário, crítica ou sugestão.

QUESTIONÁRIO PARA AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Nome: __________________________ Função: _________________________ Você considera a atividade desenvolvida pelas “Doutoras da Leitura” importante para amenizar o estresse e a ansiedade que a internação causa nas crianças? É possível perceber alguma mudança, no quadro clínico ou emocional, das crianças após a atividade de leitura? Em sua opinião, esta atividade pode fazer com que a criança possa a vir gostar mais de livros/leitura? Esta atividade deve ser mantida dentro do Hospital? Caso queira, deixe seu comentário, crítica ou sugestão.