Gêneros textuais diversos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ensinando e aprendendo com as TIC
Escola Harrisville Central Professores são Humanos Anos 3-5 ELA.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
Ensaiando um ensaio.
1ª Etapa do Projeto Ao reunirmos a equipe de alunos monitores em Março / 2010, organizamos um vídeo de apresentação. A proposta dos monitores foi responder.
Semana Pedagógica - Julho/2011
Estudos dos Relatórios Pedagógicos – Saresp 2008
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
Unicamp.
Nelma Cristina de Carvalho
Programa aluno pesquisador
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
Ambiente Virtual de Aprendizagem AVA
Unicamp 2012 – Prova de Redação
Vestibular 2012 REDAÇÃO Profª. Aliete.
Redação para UNICAMP CASDVest 2013.
Professora: Rosana Santos
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Diagnóstico Social: Conhecer para Mudar
CRÔNICAS.
Categoria Ensino Médio O Prêmio O Considerado um dos mais importantes reconhecimentos aos cientistas brasileiros, o PJC tem história. Foi instituído.
A estrutura do artigo de opinião
ALEXANDRA ALINE VERA.
AÇÕES DO PROFESSOR COORDENADOR
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
AVALIAÇÃO: instrumento para verificar o que o aluno aprendeu.
Propostas de Produção Textual
Propostas para casa 15 e 18/09/09.
Como elaborar resumos O resumo tem por objetivo apresentar com fidelidade ideias ou fatos essenciais contidos num texto. Sua elaboração envolve habilidades.
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
Articulações com as propostas do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
O COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DE JOVENS ESTUDANTES DO
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
M ETODOLOGIA DE P ESQUISA I T URMA 2 – 2011 PROPOSTA DE PESQUISA Marcelo Araújo Maria Cristina Pimentel Samuel Schmidt Yngrid Azevedo.
GOSTARIA DE SER CIENTISTA?
AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS ALUNOS IFSP - CAMPUS CARAGUATATUBA
Redação para UNICAMP CASDVest 2014.
MÉTODO CIENTÍFICO "...ciência consiste em agrupar fatos para que leis gerais ou conclusões possam ser tiradas deles." Charles Darwin.
Gêneros textuais diversos
Texto 1 Imagine que, ao navegar em uma página da internet especializada em orientação vocacional, você encontra um fórum criado por concluintes do Ensino.
Ciências Humanas e suas Tecnologias - História
Oficina Redes Sociais: uso pessoal e pedagógico Débora Sebriam Centro Educacional Pioneiro Julho/2011.
Presentation Title Subheading goes here Cap.2- A direção da escola e a gestão democrática.
Elaboração de relatório
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
Artigo de opinião.
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
13 Liderança nos Grupos - Atividades
Aplicativos Web – Web Design
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Oficina Concurso Tempos de Escola. O que estas imagens representam para você?
Documento produzido pela equipe de Comunicação Digital G&A 1.
CIRCUITO CÂMERA COTIDIANA CURSO DE QUALIFICAÇÃO DE MULTIPLICADORES - julho/agosto 2013 A cada ano, uma equipe de 15 Multiplicadores passa por um curso.
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
22 de novembro de 2010 Professores e estudantes, Nós, estudantes de Enfermagem da UNICAMP, da turma XXXII e demais aptos a cursar a Disciplina EN504 -
OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria.
A escolha é sua: Webquest realizada por: Profissões Avaliação
RAQUEL MARMENTINI PROFESSORA DE GEOGRAFIA EEB CARLOS FRIES IPIRA SC JUNHO/2010.
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CENTRO DE CAPACITAÇÃO CURSO DE FORMAÇÃO DE TUTORES.
BNCC: currículo, educação e língua portuguesa
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Novo e-proinfo Página inicial.
Transcrição da apresentação:

Gêneros textuais diversos CASDVest 2014

“Relatório sobre a oficina cultural X” Comentário UNICAMP 2012 Relatório UNICAMP 2014 Imagine que, ao navegar em uma página da internet especializada em orientação vocacional, você encontra um fórum criado por concluintes do Ensino Médio para discutir o que leva uma pessoa a investir na profissão de cientista. Um dos participantes do fórum, que se autonomeia Estudante Paulista, postou um gráfico e escreveu um comentário. Você decide, então, participar da discussão, postando um comentário sobre a mesma pesquisa, em resposta à pessoa que assina como Estudante Paulista. Você e um grupo de colegas ganharam um concurso que vai financiar a realização de uma oficina cultural na sua escola. Após o desenvolvimento do projeto, você, como membro do grupo, ficou responsável por escrever um relatório sobre as atividades realizadas na oficina, informando o que foi feito. “Relatório sobre a oficina cultural X” Às 15h 59, Estudante do Sertão Nordestino escreveu: Este gráfico é muito bom Estudante Paulista, pois nos mostra a realidade tanto mundial, quanto nacional do interesse do jovem pela carreira de cientista. Também resolvi postar um comentário neste fórum, pois posso concordar com a sua opinião sob uma ótica bem diferente.

Verbete UNICAMP 2012 Imagine-se na posição de um leigo em informática que, ao ler a matéria Cabeça nas nuvens, reproduzida abaixo, decide buscar informações sobre o que chamam de computação em nuvem. Após conversar com usuários de computador e ler vários textos sobre o assunto (alguns dos quais reproduzidos abaixo em I, II e III), você conclui que o conceito é pouco conhecido e resolve elaborar um verbete para explicá-lo. Nesse verbete, que será publicado em uma enciclopédia on-line destinada a pessoas que não são especializadas em informática, você deverá: • definir computação em nuvem, fornecendo dois exemplos para mostrar que ela já está presente em atividades realizadas cotidianamente pela maioria dos usuários de computador; • apresentar uma vantagem e uma desvantagem que a aplicação da computação em nuvem poderá ter em um futuro próximo.

Verbete UNICAMP 2012 Imagine-se na posição de um leigo em informática que, ao ler a matéria Cabeça nas nuvens, reproduzida abaixo, decide buscar informações sobre o que chamam de computação em nuvem. Após conversar com usuários de computador e ler vários textos sobre o assunto (alguns dos quais reproduzidos abaixo em I, II e III), você conclui que o conceito é pouco conhecido e resolve elaborar um verbete para explicá-lo. Nesse verbete, que será publicado em uma enciclopédia on-line destinada a pessoas que não são especializadas em informática, você deverá: • definir computação em nuvem, fornecendo dois exemplos para mostrar que ela já está presente em atividades realizadas cotidianamente pela maioria dos usuários de computador; • apresentar uma vantagem e uma desvantagem que a aplicação da computação em nuvem poderá ter em um futuro próximo.

Verbete UNICAMP 2012 • apresentar uma vantagem e uma desvantagem que a aplicação da computação em nuvem poderá ter em um futuro próximo. “Uma vantagem do sistema é a facilidade de uso dos arquivos por muitas pessoas. Uma desvantagem é a falta de segurança do armazenamento de dados” “Uma vantagem do sistema é a facilidade de uso dos arquivos por muitas pessoas, mas uma desvantagem é a falta de segurança no armazenamento de dados”

Verbete UNICAMP 2012 • apresentar uma vantagem e uma desvantagem que a aplicação da computação em nuvem poderá ter em um futuro próximo. “Uma vantagem do sistema é a facilidade de uso dos arquivos por muitas pessoas. Uma desvantagem é a falta de segurança do armazenamento de dados” “A vantagem do sistema na facilidade de uso dos arquivos por muitas pessoas é anulada pela desvantagem da falta de segurança no armazenamento de dados”

Artigo de opinião UNICAMP 2011 Coloque-se na posição de um articulista que, ao fazer uma pesquisa sobre as recentes catástrofes ocorridas em função das chuvas que afetaram o Brasil a partir do final de 2009, encontra a crônica de Drummond, publicada em 1966, e decide dialogar com ela em um artigo jornalístico opinativo para uma série especial sobre cidades, publicada em revista de grande circulação. Nesse artigo você, necessariamente, deverá: • relacionar três (3) problemas enfrentados recentemente pelas cidades brasileiras em função das chuvas com aqueles trabalhados na crônica; • mostrar em que medida concorda com a visão do cronista sobre a questão.

Manifesto UNICAMP 2012 Coloque-se no lugar dos estudantes de uma escola que passou a monitorar as páginas de seus alunos em redes sociais da internet (como o Orkut, o Facebook e o Twitter), após um evento similar aos relatados na matéria reproduzida abaixo. Em função da polêmica provocada pelo monitoramento, você resolve escrever um manifesto e recebe o apoio de vários colegas. Juntos, decidem lê-lo na próxima reunião de pais e professores com a direção da escola. Nesse manifesto, a ser redigido na modalidade oral formal, você deverá necessariamente: • explicitar o evento que motivou a direção da escola a fazer o monitoramento; • declarar e sustentar o que você e seus colegas defendem, convocando pais, professores e alunos a agir em conformidade com o proposto no documento.

Comentário UNICAMP 2012 Imagine que, ao navegar em uma página da internet especializada em orientação vocacional, você encontra um fórum criado por concluintes do Ensino Médio para discutir o que leva uma pessoa a investir na profissão de cientista. Um dos participantes do fórum, que se autonomeia Estudante Paulista, postou um gráfico e escreveu um comentário. Você decide, então, participar da discussão, postando um comentário sobre a mesma pesquisa, em resposta à pessoa que assina como Estudante Paulista. No comentário, você deverá: • fazer uma análise do gráfico, sugerindo o que pode ser concluído a partir dos resultados da pesquisa; • posicionar-se frente à opinião do Estudante Paulista, levando em conta a análise que você fez do gráfico.