1 Pesquisa de opinião com os filiados do PT Novembro/2009.

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Transcrição da apresentação:

1 Pesquisa de opinião com os filiados do PT Novembro/2009

2

3 Especificações Técnicas

4 Período de realização das entrevistas: 3, 4 e 5 de Novembro 2009 Intervalo de confiança: 95% Amostra: 432 entrevistas com a margem de erro total de 4,70% Especificações técnicas

5 Universo pesquisado

6 Mesorregiões do Estado: Universo Pesquisado A amostra seguiu a proporcionalidade de filiados cadastrados em cada Mesorregião.

7 Características dos entrevistados 60% dos entrevistados encontram-se na faixa etária acima de 45 anos de idade.

8 Características dos entrevistados 64% da amostra já completaram o Ensino Médio e estão cursando ou já se graduaram no Ensino Superior. 72% recebem de 1 a 6 salários mínimos.

9 Características dos entrevistados Embora o cadastro seja apenas de filiados do PT, 25% responderam que não são filiados a nenhum partido político. Dos filiados, aproximadamente 3% afirmaram pertencer a outros partidos.

10 Avaliação dos Governos

11 LULA

12 AÉCIO NEVES

13 Cenários para a Presidência da República

14 Intenção de voto para Presidente da República Casos% Dilma Rousseff14433 Lula4911 Aécio Neves5914 Nenhum92 José Serra51 Ciro Gomes41 NS/NR16238 Total Embora haja uma grande preferência à pré- candidata Dilma Rousseff, a maioria dos entrevistado ainda não decidiu ou não quis manifestar seu voto, espontaneamente.

15 Intenção de voto para Presidente da República - Espontânea Mesorregião/Candidato %DilmaAécioLulaSerra RMBH20,219,416,10,8 Triângulo/Alto Paranaíba34,84,516,74,5 Zona da Mata35,89,43,80 Sul/Sudoeste de Minas55,819,201,9 Vale do Rio Doce41,9725,60 Norte40,99,1 0 Campo das Vertentes15,821,100 Oeste27,822,200 Jequitinhonha41,7000 Central Mineira11,133,322,20 Noroeste42,9000 Vale do Mucuri66,716,700 Destaques: Na RMBH, Dilma e Aécio têm preferências equiparadas. No Triângulo/Alto Paranaíba, Aécio e Serra têm a mesma popularidade. Na Central Mineira e Campo das Vertentes, Dilma não é a preferida. * Nessa apresentação são desconsiderados o percentual de votos nulos, pessoas que não responderam e candidatos com percentual insignificante. Para esses detalhes, vide relatório.

16 Intenção de voto para Presidente da República - Estimulado Dilma e Serra, na opinião dos entrevistados, seriam os candidatos com maior probabilidade de perda de eleitorado, com a entrada de Marina Silva.

17 Intenção de voto para Presidente da República - Estimulado Mesorregião/Candidato %DilmaAécio RMBH35,547,6 Triângulo/Alto Paranaíba60,628,8 Zona da Mata67,917 Sul/Sudoeste de Minas67,325 Vale do Rio Doce62,820,9 Norte63,631,8 Campo das Vertentes31,652,6 Oeste61,627,8 Jequitinhonha758,3 Central Mineira22,244,4 Noroeste85,714,3 Vale do Mucuri66,716,7 Mesorregião/Candidato %DilmaSerra RMBH54,820,2 Triângulo/Alto Paranaíba69,718,2 Zona da Mata77,43,8 Sul/Sudoeste de Minas7513,5 Vale do Rio Doce79,114 Norte68,218,2 Campo das Vertentes57,921,1 Oeste72,216,7 Jequitinhonha83,38,3 Central Mineira22,233,3 Noroeste1000 Vale do Mucuri66,716,7 Dilma é preferida na maioria das mesorregiões. Apenas na RMBH, Campo das Vertentes e Central Mineira que Aécio possui maior domínio do eleitorado. Nessa última, até mesmo Serra é preferido a Dilma. * Nessa apresentação são desconsiderados o percentual de votos nulos, pessoas que não responderam e candidatos com percentual insignificante. Para esses detalhes, vide relatório.

18 Cenários para Governador do Estado de Minas

19 Intenção de voto para Governador - Espontânea Casos% Patrus Ananias11025,5 Fernando Pimentel378,6 Aécio Neves266,0 Hélio Costa71,6 Anastasia10,2 Itamar Franco10,2 Nenhum51,2 NS/NR24556,8 Total Embora Patrus Ananias seja o preferido entre os possíveis candidatos, 57% dos entrevistados ainda não manifestaram espontaneamente sua intenção de voto.

20 Intenção de voto para Governador – Segundo Mesorregião do estado de Minas Gerais Mesorregião/Candidato %PatrusPimentelAécio NevesHélio Costa RMBH13,710,53,20 Triângulo/Alto Paranaíba25,84,51,54,5 Zona da Mata20,83,81,90 Sul/Sudoeste de Minas57,75,813,53,8 Vale do Rio Doce41,911,69,30 Norte22,79,113,60 Campo das Vertentes21,110,505,3 Oeste11,15,611,10 Jequitinhonha2541,700 Central Mineira011,1 0 Noroeste14,30 Vale do Mucuri33,3016,70 Por mesorregião, Patrus tem domínio na grade maioria, exceto no Jequitinhonha, onde Pimentel é o preferido. Na RMBH, a diferença entre Patrus e Pimentel é menor que a margem de erro da pesquisa, o que possibilita inferir que eles são equiparados. * Nessa apresentação são desconsiderados o percentual de votos nulos, pessoas que não responderam e candidatos com percentual insignificante. Para esses detalhes, vide relatório.

21 Intenção de voto para Governador – Segundo perfil do entrevistado (Sexo e Faixa Etária) Domínio de Patrus em todas as segregações. Verifica-se uma maior preferência de Aécio Neves entre os jovens (18 a 24 anos) e entre o público feminino. * Nessa apresentação são desconsiderados o percentual de votos nulos, pessoas que não responderam e candidatos com percentual insignificante. Para esses detalhes, vide relatório.

22 Grau de Instrução/Candidato %PatrusPimentelAécio NevesHélio Costa Sem instrução/Primário incompleto8,30 4,2 Primário completo/Ginásio incompleto14,15,16,41,3 Ginásio completo/Colegial incompleto22,25,67,41,9 Colegial completo/Superior incompleto26,410,16,80,7 Superior completo35,911,73,92,3 Faixa de Salários Mínimos/Candidato %PatrusPimentelAécio NevesHélio Costa Até 1 S.M.22,211,1 Acima de 1a 3 S.M.16,8660,5 Acima de 3 a 6 S.M.33,910,58,11,6 Acima de 6 a 10 S.M.26,29,54,80 Acima de 10 a 15 S.M Acima de 15 S.M.28,6 7,114,3 Domínio de Patrus, exceto na faixa acima de 15 salários mínimos, na qual o candidato equipara-se a Pimentel. Quanto maior o nível de escolaridade, maior o percentual de eleitores de Patrus e Pimentel. Intenção de voto para Governador – Segundo perfil do entrevistado (Faixa salarial e Escolaridade) * Nessa apresentação são desconsiderados o percentual de votos nulos, pessoas que não responderam e candidatos com percentual insignificante. Para esses detalhes, vide relatório.

23 Intenção de voto para Governador – Estimulado sem Patrus Ananias casos% Fernando Pimentel25960% Hélio Costa5914% Anastasia164% Itamar Franco338% Nenhum256% NS/NR409% Total432100%

24 Intenção de voto para Governador sem Patrus - segundo perfil do entrevistado (Partido,Sexo e Faixa Etária) Verifica-se que entrevistados que afirmaram ser de outros partidos, predominantemente, votam em candidatos que não são do PT. Porém, 40% do eleitorado petista também votam em outros candidatos e não em Pimentel. * Nessa apresentação são desconsiderados o percentual de votos nulos, pessoas que não responderam e candidatos com percentual insignificante. Para esses detalhes, vide relatório.

25 Faixa de Salários Mínimos/Candidato%PimentelHélio CostaItamar FrancoAnastasia Até 1 S.M.44,416,711,10 Acima de 1a 3 S.M.58,7129,83,3 Acima de 3 a 6 S.M.59,716,15,6 Acima de 6 a 10 S.M.6923,800 Acima de 10 a 15 S.M.66,7106,73,3 Acima de 15 S.M.64,3014,37,1 Grau de Instrução/Candidato%PimentelHélio CostaItamar FrancoAnastasia Sem instrução/Primário incompleto33,320,8250 Primário completo/Ginásio incompleto60,311,510,32,6 Ginásio completo/Colegial incompleto59,314,87,41,9 Colegial completo/Superior incompleto56,118,26,12,7 Superior completo69,57,84,77 Intenção de voto para Governador sem Patrus – segundo perfil do entrevistado (Faixa salarial e Escolaridade) Domínio de Pimentel em todas as segregações. Itamar Franco e Anastasia têm maior popularidade com a eleitores de renda acima de 15 salários mínimos. Entretanto, Anastasia apresenta preferência com a classe mais escolarizada, enquato Itamar com a classe menos instruída. * Nessa apresentação são desconsiderados o percentual de votos nulos, pessoas que não responderam e candidatos com percentual insignificante. Para esses detalhes, vide relatório.

26 Intenção de voto para Governador – Estimulado sem Fernando Pimentel casos% Patrus Ananias29167% Hélio Costa5112% Anastasia123% Itamar Franco287% Nenhum164% NS/NR348% Total432100%

27 Intenção de voto para Governador sem Pimentel - segundo perfil do entrevistado (Partido,Sexo e Faixa Etária) Verifica-se que entrevistados que afirmaram ser de outros partidos, votam tanto em candidatos que não são do PT, quanto em Patrus. Porém, 30% do eleitorado petista também votam em outros candidatos e não em Patrus. * Nessa apresentação são desconsiderados o percentual de votos nulos, pessoas que não responderam e candidatos com percentual insignificante. Para esses detalhes, vide relatório.

28 Intenção de voto para Governador – Estimulado sem Fernando Pimentel Faixa de Salários Mínimos/CandidatoPatrus Hélio Costa Itamar FrancoAnastasia Até 1 S.M.38,922,25,60 Acima de 1a 3 S.M.62128,22,7 Acima de 3 a 6 S.M.71,813,75,63,2 Acima de 6 a 10 S.M.817,14,82,4 Acima de 10 a 15 S.M.83,36,700 Acima de 15 S.M.71,47,114,37,1 Grau de Instrução/CandidatoPatrus Hélio CostaItamar FrancoAnastasia Sem instrução/Primário incompleto45,82512,50 Primário completo/Ginásio incompleto61,511,510,30 Ginásio completo/Colegial incompleto64,814,87,41,9 Colegial completo/Superior incompleto64,214,94,72,7 Superior completo79,74,7 5,5 Patrus é mais popular com entrevistados de renda e escolaridade maior, embora domine todas as classes. Hélio Costa é mais representado por pessoas de renda e instrução menores, ao contrário de Anastasia. * Nessa apresentação são desconsiderados o percentual de votos nulos, pessoas que não responderam e candidatos com percentual insignificante. Para esses detalhes, vide relatório.

29 Confronto entre dois candidatos a Governador de Minas

30 Intenção de voto para Governador – Confronto entre dois candidatos Entre dois candidatos, Hélio Costa só vence de Anastasia. Patrus apresenta mais popular que Pimentel no confronto com Hélio Costa.

31 Intenção de voto para Governador – Confronto entre dois candidatos Entre dois candidatos, Itamar Franco perde para todos os candidatos. Patrus e Pimentel se mostram equivalentes no confronto com Itamar, uma vez que a diferença entre eles é menor que a margem de erro da pesquisa.

32 Intenção de voto para Governador – Confronto entre dois candidatos Entre dois candidatos, Anastasia perde para todos os candidatos. Patrus mostra domínio no confronto com Pimentel. Mesmo ao somar os eleitores desse último com os indecisos e os que não votariam em nenhum, Patrus apresenta maioria.

33 Confronto entre Patrus e Pimentel - segundo perfil do entrevistado (Partido,Sexo e Faixa Etária) Patrus é preferido por todos os partidos políticos, exceto PDT, no qual o candidato equipara-se a Pimentel. Pimentel é mais popular entre jovens de 18 a 24 anos. Nas demais faixas, Patrus é preferido. * Nessa apresentação são desconsiderados o percentual de votos nulos, pessoas que não responderam e candidatos com percentual insignificante. Para esses detalhes, vide relatório.

34 Grau de Instrução/Candidato %PatrusPimentel Sem instrução/Primário incompleto5020,8 Primário completo/Ginásio incompleto43,635,9 Ginásio completo/Colegial incompleto48,131,5 Colegial completo/Superior incompleto47,338,5 Superior completo60,228,1 Faixa de Salários Mínimos/Candidato %PatrusPimentel Até 1 S.M.27,8 Acima de 1a 3 S.M.47,333,2 Acima de 3 a 6 S.M.56,533,9 Acima de 6 a 10 S.M.57,135,7 Acima de 10 a 15 S.M.7023,3 Acima de 15 S.M.42,9 Confronto entre Patrus e Pimentel – segundo perfil do entrevistado (Faixa salarial e Escolaridade) Patrus e Pimentel apresentam a mesma popularidade entre entrevistados com renda até 1 salário mínimo e com renda acima de 15 salários mínimos. Entretanto, Patrus é significantemente representado pelos entrevistados de renda entre 10 e 15 salários mínimos. Patrus domina todas as segregações de escolaridade. * Nessa apresentação são desconsiderados o percentual de votos nulos, pessoas que não responderam e candidatos com percentual insignificante. Para esses detalhes, vide relatório.

CURRICULUM FORMAÇÃO. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG;. Auditor Independente pela Universidade Federal de Minas Gerais, em convênio com o Instituto de Auditores Independentes do Brasil.. Pós Graduação em Política Estratégica pela Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – ADESG – MG.. Pós Graduação em Marketing – FGV/MG. Pós Graduação em Gestão de Projetos pela FGV/SP EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL Diretor Superintendente de JLX – AQUISIÇÕES Diretor Superintendente do Instituto Fides de Pesquisa de Mercado e Opinião Ex-Gerente de Projetos Coletivos do SEBRAE/MG Ex-Diretor Presidente do Instituto Mineiro de Pesquisa de Opinião e Marketing S/C Ltda - IMPOM Ex-Diretor de Controladoria e Financas do Hipermercado Viabrasil Ltda.

36 Ex-Vice-Presidente do Grupo Nog (Epa Supermercados S/A) Ex-Diretor Financeiro do Grupo Nog (Epa Supermercados S/A) Ex-Superintendente do Epa Supermercados S/A – (Grupo Nog) Ex-Auditor/Consultor da Prosper Ltda Ex-Diretor Financeiro do Frigodias S/A Ex-Gerente de Controladoria da Cedro e Cachoeira Ex-Auditor Independente do Epa Supermercados S/A EXPERIÊNCIA ACADÊMICA Professor da Faculdade de Ciências Contábeis do Instituto Cultural Newton de Paiva Ferreira; Professor da Faculdade de Ciências Gerenciais da UNA. MISSÃO EMPRESARIAL Advanced Financial Analysis - SALEN - USA Food Marketing International - CHICAGO - USA VIII Seminário de Indústria e Comércio - Boca Raton - USA Visita técnica em Supermercados pela AMIS em Paris/Lisboa/Madri

37 NOSSOS PRINCIPAIS CLIENTES PESQUISAS MERCADOLÓGICAS PARA ORGÃOS GOVERNAMENTAIS: CEMIG – COMPANHIA ENERGÉTICA DE MINAS GERAIS EMBRATUR – EMPRESA BRASILEIRA DE TURISMO Belo Horizonte / Fortaleza / Manaus / Recife / Rio de Janeiro / Salvador / São Paulo GASMIG – Companhia de gás de Minas Gerais INFRAERO – EMPRESA BRASILEIRA DE INFRA-ESTRUTURA AEROPORTUÁRIA AEROPORTO DE BELO HORIZONTE – MG AEROPORTO DE CONFINS – MG AEROPORTO DE GOIÂNIA – GO AEROPORTO DE PALMAS – TO AEROPORTO DE UBERABA – MG AEROPORTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA – DF AEROPORTO INTERNACIONAL DE CUIABÁ – MT AEROPORTO INTERNACIONAL DE MANAUS – AM

38 AEROPORTO INTERNACIONAL PORTO ALEGRE – RS AEROPORTO SANTOS DUMONT – RJ PREFEITURA MUNICIPAL DE BETIM – MG PARA INDÚSTRIAS DE E PARA BEBIDAS GRUPO GELOSO - PIZZARIA MANGABEIRAS (Belo Horizonte – MG) REFRIGERANTES MINAS GERAIS – COCA-COLA (Belo Horizonte – MG) PARA SHOPPINGS CENTERS BAHIA CENTER BOX (Belo Horizonte – MG) GOIÁS SHOPPING (Divinópolis – MG) LGN PARTICIPAÇÕES LTDA (VIA SHOPPING) (Belo Horizonte – MG) PLANWAY ENGENHARIA (São Paulo –SP) PORTAL AUTO SHOPPING (Belo Horizonte – MG) SHOPPING BELVEDERE MALL (Belo Horizonte – MG) SHOPPING COUNCIL (São Paulo) SHOPPING DEL REY (Belo Horizonte – MG)

39 PARA SUPERMERCADOS AMIS – ASSOCIAÇÃO MINEIRA DE SUPERMERCADOS (Pesquisa sobre hábitos de consumo em supermercados ) e (Pesquisa sobre avaliação da imagem e produtos e serviços da AMIS) GRUPO NOG (EPA SUPERMERCADOS) (Belo Horizonte – MG) HIPERMERCADO VIABRASIL (Belo Horizonte – MG) SUPERMERCADO ARAÚJO (Rio Branco – Acre) SUPERMERCADO BERNARDÃO (Patrocínio – MG) SUPERMERCADO JOSILDO (Divinópolis – MG) SUPERMERCADO SÔ (Papagaios – MG) SUPERMERCADOS ESTRELA D’ALVA (Belo Horizonte – MG) SUPERMERCADOS FREDEZAN (São João Del Rey e Lavras – MG) SUPERMERCADOS PANELÃO (Pará de Minas) SUPERMERCADOS RENA LTDA (Itaúna – MG)

40 PARA CONSTRUTORAS GRUPO LIDERANÇA (Caratinga – MG) ODEBRECHT EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS (Belo Horizonte – MG) SOMATTOS ENGENHARIA (Belo Horizonte – MG) SUPERAS (Belo Horizonte – MG) VERDE IMOBILIÁRIA LTDA ( GRUPO PISA) PARA COMUNICAÇÃO E PUBLICIDADE PERFIL PROMOÇÕES E PUBLICIDADE LTDA TOM COMUNICAÇÃO (Belo Horizonte – MG) PARA SETORES DIVERSOS BR FACTORING (Belo Horizonte – MG) CÂMERA, TELEFOTO E FILMAGEM LTDA. (CATEF) (Belo Horizonte – MG) COLÉGIO ATHENAS (Belo Horizonte – MG) COMERCIAL TICAZO HIRATA (Lins e Promissão – SP)

41 CREDIMONTE – COOP. DE CRÉDITO RURAL DE SANTO ANTÔNIO DO MONTE – MG DECISÃO COMERCIAL LTDA (Belo Horizonte – MG) FUNDIÇÃO ALDEBARÃ (Itaúna – MG) HOSPITAL MED CENTER (Patrocínio Ltda) LUMINA LASER (Belo Horizonte – MG) MACAL – MADEIREIRA CAUS LTDA (Belo Horizonte – MG) SAINT- GOBAIN CANALIZAÇÃO (Rio de Janeiro – RJ) SOCIEDADE MERIDIONAL DE REPRESENTAÇÃO (Belo Horizonte – MG) VIAÇÃO NOVA SUÍÇA LTDA (Belo Horizonte – MG) PESQUISAS ELEITORAIS DEPUTADO FEDERAL NÁRCIO RODRIGUES FILIADOS DE PARTIDOS POLÍTICOS DIVERSOS CANDIDATOS A PREFEITO EM CIDADES DE MINAS GERAIS DIVERSOS CANDIDATOS A DEPUTADO ESTADUAL EM DIVERSAS CIDADES DE MINAS GERAIS

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