Desenvolver o contraste à deprivação das famílias em um marco multidimensional World Family Summit, Paris 3-5 de decembro Paolo Raciti.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Advertisements

IFTO ESTRUTURA DE DADOS AULA 05 Prof. Manoel Campos da Silva Filho
Jovem X RISCO EMOÇÃO Dr. Jairo Bouer Março de 2004.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
Palestras, oficinas e outras atividades
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Formação do Vínculo do Médico do Trabalho como Condutor do Processo de Promoção de Saúde nas Empresas Hudson de Araújo Couto.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
SIPS Sistema de Indicadores de Percepção Social
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Pesquisa Bibliográfica Disciplina de Metodologia da Pesquisa Profª Tereza Yoshiko Kakehashi 1.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
1 Estudos de Carga de Doença: Estimando a carga das doenças transmitidas por alimentos WHO Global Salm-Surv.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Sumário Bem ou serviço compósito = dinheiro Exercícios 2 Exercícios 3.
Ludwig Krippahl, 2009 Programação para as Ciências Experimentais 2008/9 Teórica 6.
Q.V.T Fator 2. Condições de segurança e saúde no trabalho. Dimensões
Curso de ADMINISTRAÇÃO
SARESP 2008 Escala de Proficiência
ENCONTRO NACIONAL DOS ADMINISTRADORES TRIBUTÁRIOS Belém, 19 de setembro de 2011 Jorge Castro SEFAZ/MA Representante do CONFAZ na SE/CGSN FISCALIZAÇÃO.
FUNÇÃO MODULAR.
O que é 5(S)? ? 5(S) É a prática de hábitos que permitem mudanças nas relações... É a base de qualquer programa de qualidade. 1.
Custas Processuais nos Estados Brasileiros
2012 A ERRADICAÇÃO DA POBREZA NOS MUN ICÍPIOS CEARENSES
Provas de Concursos Anteriores
Física Recuperação: Velocidade média Movimento Uniforme (MU)
MECÂNICA - ESTÁTICA Vetores Forças Cap. 2.
Planejamento e controle de estoques – cap. 12 continuação
Renda até 2 SM.
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
MECÂNICA - ESTÁTICA Cabos Cap. 7.
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
MECÂNICA - DINÂMICA Exercícios Cap. 13, 14 e 17. TC027 - Mecânica Geral III - Dinâmica © 2013 Curotto, C.L. - UFPR 2 Problema
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
MECÂNICA - ESTÁTICA Vetores Forças Cap. 2.
180 – ,1 1 a) Epd = = = 1 Unitária 55 – ,65 0,65 0, 4 b) Epd = = = 1,6 Elástica 1,5 – 2,5 2,5 1 0,5 4 – a) Exy = = = 2 b) Substitutos.
Secretaria da Educação
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 06.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONDUTA - AUXILIAR ANO III – Nº 05.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONSERVAÇÃO - FROTA ANO III – Nº 11.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO I – Nº 9.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
ANÁLISE COMPARATIVA E ÍNDICES-PADRÃO
Múltiplos de um número Sonia Regina de Souza Guedes.
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
PERFIL DOS BENEFICIÁRIOS E NÃO-BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM TERMOS DE MERCADO DE TRABALHO: CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS E SUBSTANTIVAS Alessandra.
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
Cadastro Único Instrumento de conhecimento da realidade brasileira, particularidades, características de cada município, potencialidades e vulnerabilidades.
Sistema ECTS - European Credit Transfer System Universidade do Minho, 2003.
Modelagem Estatística
Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica- NEGEST.
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
Irradiações 1- Definição 2- Mecânica da Irradiação
NOVOS CONCEITOS DE DEPRECIAÇÃO PARA MÁQUINA E EQUIPAMENTOS
CÁLCULO MENTAL Conjunto de saberes e processos mentais que um indivíduo mobiliza, objectiva e subjectivamente para: Desenvolver estratégias pessoais de.
Computação Gráfica Aula 3 Transformações Geométricas
Trigonometria 19/11/2009.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Atuação do Terceiro Setor: Relações Sustentáveis? Sustentabilidade da Sociedade Civil & Sustentabilidade das Organizações da Sociedade Civil Mário Aquino.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
Reestruturação Internato Princípios. Internato atual 5 ano – dois períodos de 22 semanas 6 ano – dois períodos de 20 semanas Segmentado Sem interdisciplinaridade.
Transcrição da apresentação:

Desenvolver o contraste à deprivação das famílias em um marco multidimensional World Family Summit, Paris 3-5 de decembro Paolo Raciti

O conceito de deprivação é cada vez mais entendido em um sentido multidimensional. Por exemplo, é neste sentido que o relatório da comissão Stiglitz-Sen- Fitoussi destaca o conceito

Também o trabalho das ONGs cada vez mais precisa ser equipados com ferramentas para a análise e a avaliação capazes de ler as necessidades multidimensionais das famílias desfavorecidas e de apoiar a elaboração de ações também multi- dimensionais

O mesmo focus da educação, seja no sentido de uma dimensão das necessidades manifestada pelas famílias e seja no sentido de um padrão que precisa ser alcançado, tem que ser colocado dentro de um marco multidimensional

Um functioning é um estado de ser e fazer, ou com outra formulação, uma condição do indivíduo em um determinado tempo (ser) e caracterizada por a manifestação de uma determinada ação (fazer). Um conjunto de functionings é o espaço de possibilidades disponíveis para a escolha individual na definição do tipo de vida que o indivíduo quer viver. A capability tem que ser entendida como o verdadeiro poder de escolha que uma pessoa tem em relação a um sistema finito de estados de ser e fazer (functionings) realmente disponíveis e entre eles alternativos. Em quanto potenzialidades, as capabilities refletem o verdadeiro grau de liberdade interna na escolha de um indivíduo para liderar um certo tipo de vida em detrimento de outro: elas representam a liberdade de escolher dentro de um conjunto de functionings, a combinação de functionings que é considerada a melhor para a vida que o indivíduo quer viver.

f 1, f 2, …, f n A B C D Conjunto de functionings Conjunto das capabilities

O modelo de analise multi-dimensional construido pela ISFOL (Roma – Italia)

As dimensões de functionings consideradas ser capaz de gerenciar a propria casa, sendo capaz de suportar as despesas necessárias para mantê-la e fazê-la decorosa (Viver uma casa); ser capaz de gerir e/ou manter e/ou melhorar a propria fonte de renda (Gerar renda); ser capaz de viver as relações com o meio ambiente, tais como cultivar relações com os outros, participando na vida da comunidade e reconhecendo o bem comum (Viver o ambiente); ser capaz de cuidar do proprio estado de saúde (Viver em saúde e integridade física); ser capaz de planejar seu futuro, tendo uma imagem clara de como se quer que a propria vida seja (Pensar o futuro); Adquirir conhecimento; Expressar emoções e talentos.

Adquirir conhecimento não só no sentido de receber educação mas também no sentido de ser capaz de melhorar o proprio nível educacional, os proprios conhecimentos e o proprio nível profissional, com cursos de formação e/ou cultivando a própria cultura pessoal. Em outras palavras, ter entre os proprios objetivos o desenvolvimento do proprio nível de educação e ser capaz de implementar ações coerentes com este objectivo.

Expressar emoções e talentos no sentido de ser capaz de expressar sentimentos de amor, raiva, gratidão em todas as dimensões da vida; no sentido de ser capaz de usar a imaginação, a racionalidade e a criatividade; no sentido de poder usar suas habilidades e talentos no trabalho.

–indicadores de status que mostram a posição do indivíduo em relação às polaridades pobreza (o deprivação material) e não- pobreza (o bem-estar material); –indicadores de functionings, que mostram a situação experimentada pelo indivíduo em relação às condições de ativação ou não- ativação dos functionings.

um espaço ao longo de dois eixos o eixo que controla o grau de ativação dos functionings (sobre este eixo se registram os valores dos indicadores de functionings), e que vai ser definido por uma polaridade negativa (functionings não ativados) e por uma polaridade positiva (functionings ativados); o eixo que controla o grau de pobreza (sobre este eixo se registram os valores dos indicadores de status), e que vai ser definido por uma polaridade negativa (pobreza/ deprivação material) e por uma polaridade positiva (não-pobreza / bem-estar material)

pobreza com functionings deprimidos - Condição estática com valência de exclusão social pobreza com functionings ativados - Condição dinâmica com valência pro-inclusiva Condição de inclusão social estável não-pobreza com functionings deprimidos - Condição de inclusão instável com risco de deslizamento pobrezanão-pobreza functionings não ativados functionings ativados A B C D policies de promoção policies de assistência

45,6 49,7 58,1 42,6 0,0 10,0 20,0 30,0 40,0 50,0 60,0 70,0 região metropolitanaregião rural pobreza functionings deprimidos Adquirir conhecimento

Emoções e talentos 34,6 47,3 43,6 37,0 0,0 5,0 10,0 15,0 20,0 25,0 30,0 35,0 40,0 45,0 50,0 região metropolitanaregião rurale pobreza functionings deprimidos

Viver uma casa Gerar renda Viver o ambiente Adquirir conhecimento Viver em saúde Expressar emoções e talentos Pensar o futuro Índice geral A - pobreza com functionings deprimidos 18,7 50,1 36,0 40,8 20,124,722,2 32,6 B - não-pobreza com functionings deprimidos 16,514,517,618,86,420,79,915,9 C - Condição de inclusão social estável 43,524,319,734,265,240,764,438,3 D- pobreza com functionings ativados 21,311,226,76,28,213,93,513,2

Matriz das distâncias (semelhança) viver uma casa viver o ambiente adquirir conhecimento pensar o futuro gerar renda viver em saude emoções e talentos viver uma casa1,000,620,800,120,820,000,48 viver o ambiente0,621,000,780,140,760,350,47 adquirir conhecimento0,800,781,000,380,930,131,00 pensar o futuro0,120,140,381,000,200,100,89 gerar renda0,820,760,930,201,000,110,66 viver em saude0,000,350,130,100,111,000,19 emoções e talentos0,480,471,000,890,660,191,00

Utilidade destes tipos de modelos no trabalho das ONGs 1.pode melhorar a gestão do ciclo de projeto em um quadro de multi- dimensionalidade, principalmente no exercício da avaliação ex-ante e ex-post;

leitura do index geral no t1 detecção das dimensões de functionings determinantes análise das dimensões determinantes por index de status e index de functionings deliberação das ações execução das ações leitura do index geral no t2 leitura do index geral no t3

Utilidade destes tipos de modelos no trabalho das ONGs 2.pode fazer mais eficaz o diálogo com o responsáveis pelas políticas institucionais, por exemplo mostrando algumas linhas prioritárias de ação com referência a grupos específicos da população o específicas regiões territoriais.

Obrigado pela vossa atenção