Diocese de São João da Boa Vista

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Paróquia Coração de Jesus
Advertisements

Catequese e Iniciação Cristã
SER E PARTICIPAR NA IGREJA
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL
MISSÃO EM SENTIDO AMPLO.
COMPROMISSO CRISTÃO.
PLANEJAMENTO PASTORAL 2013
Jesus Cristo, “Caminho, Verdade e Vida” ( Jo 14, 6)
SANTAS MISSÕES POPULARES
Animação bíblica CURSO DE FORMAÇÃO PARA AGENTES DO SETOR PRÉ-MATRIMONIAL 27 fev 2011 Paróquia Divino Salvador.
A Alegria do Evangelho.
A Jornada Mundial da Juventude “A JMJ é um evento com uma identidade claramente católica promovido diretamente pelo papa, que escolhe o lugar do encontro.
Objetivos das URGÊNCIAS
ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORAL E INICIAÇÃO CRISTÃ
CATECUMENATO.
Vocação e missão do (a) Catequista, a serviço da cultura do Encontro
OS CASAIS EM 2ª UNIÃO E A COMUNIDADE
ASSEMBLEIA DIOCESANA DO MCC DIOCESE DE ARAÇATUBA
Convocados pela Palavra
DOCUMENTO 94 -CNBB DIRETRIZES GERAIS DA AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA NO BRASIL 2011 – 2015.
REZAR, AMAR E SERVIR A palavra do Pastor Dom Sergio da Rocha
A Estrela da nova evangelização
Diocese de Amargosa.
Mudança de época Atinge os critérios de compreender a vida, inclusive a maneira de entender Deus. Exige que o anúncio de JC não seja mais pressuposto,
Igreja: comunidade de comunidades
Objetivo dos Congressos Estimular, educar e celebrar o compromisso dos fiéis com a Missão universal da Igreja, como Missão ‘ad gentes’ ou atividade missionária.
A alegria de ... SER Catequista.
Algumas idéias do plano de evangelização diocesano
TEMA - RENOVAÇÃO DA PARÓQUIA
Amai-Vos! + Sergio da Rocha Arcebispo de Brasília.
Santo Livro Sinagoga de Nazaré.
PROJETO DE AÇÃO MISSIONÁRIA ARQUIDIOCESE DE RIBEIRÃO PRETO – SP
O documento da CNBB e o 7 o PPO – apelos de conversão.
Paróquia Verbo Divino VISITA PASTORAL
Como o Pai me enviou, também eu vos envio” (Jo 20,21)
"A ALEGRIA DO EVANGELHO ENCHE O CORAÇÃO E A VIDA INTEIRA DAQUELES QUE SE ENCONTRAM COM JESUS. “ EG Nr 1 1.
DOMINGO DA ASCENSÃO DO SENHOR Aprofundando os textos bíblicos:
EU, DISCÍPULO MISSIONÁRIO!
COM JESUS CRISTO, A ALEGRIA RENASCE SEM CESSAR : POR ONDE PASSARAM OS DISCÍPULOS, ”houve grande alegria”(8,8)
III Capacitação Arquidiocesana para Catequistas Iniciação à vida cristã: catequistas a serviço da Cultura do Encontro “A iniciação cristã é um desafio.
REUNIÃO DE PAIS COM FILHOS NA CATEQUESE
ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA - Organização / Aplicação / Pistas de Ação
Escola Paroquial de Evangelização e Pastoral. Objetivos Proporcionar aos fiéis um conhecimento básico de alguns alicerces de nossa fé: Bíblia, Liturgia,
Mãe de Deus.
VOCAÇÃO E MISSÃO DOS CRISTÃOS LEIGOS NUMA PARÓQUIA MISSIONÁRIA
Ide e Evangelizai.
Diretrizes gerais para O Ano Missionário Arquidiocese de Curitiba Equipe de Articulação Missionária.
42ª ASSEMBLEIA NACIONAL – MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE DO BRASIL   DOCUMENTO FINAL.
Batismo de Jesus.
MISSÃO NO MAGISTÉRIO E NO CORAÇÃO DE PAPA FRANCISCO
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil
INSTUMENTO DE INSTRUMENTO DE TRABALHO (PRIMEIRA REDAÇÃO) 10 DE JULHO DE 2015.
Catequese a serviço da Iniciação à Vida Cristã
As leituras do 3º Domingo do Advento garantem-nos que Deus tem um projeto de salvação e de vida plena para propor aos homens e para os fazer passar.
ONDE ESTAMOS: realidade do MT
Ecclésia in América Verbum Domini Evangelii Gaudium.
MOVIMENTO DE CURSILHOS DE CRISTANDADE DO BRASIL
A Liturgia de hoje nos apresenta o início da vida pública de Jesus. Tudo começa com o BATISMO DE JESUS, cuja festa hoje celebramos. A 1ª Leitura fala.
A Liturgia de hoje nos lembra a importância da Palavra de Deus na vida do Povo de Deus. Na 1ª Leitura, Deus convoca o Povo para escutar a Palavra e.
Com a quarta feira de cinzas, iniciamos hoje um tempo sagrado na vida da Igreja e de todo cristão: a QUARESMA. Na Bíblia, o número 40 tem um sentido.
OS CASAIS EM 2ª UNIÃO E A COMUNIDADE
Começo de conversa... “Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas,
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
Paróquia São Pedro Apóstolo 10/12/  A paróquia é, na expressão local e concreta, aquilo que a Igreja é no seu todo.  Na paróquia, a Igreja manifesta.
PEDAGOGIA DIVINA: a) o diálogo de Salvação entre Deus e a pessoa, ressaltando a iniciativa divina, a motivação amorosa, a gratuidade, o respeito pela.
Celebramos hoje a festa da ASCENSÃO do Senhor. A Ascensão faz parte do Mistério Pascal de Cristo. Cristo terminou a sua missão terrena elevando-se ao.
A Evangelização atual Encontramo-nos numa nova etapa evangelizadora que deve estar marcada pela alegria e deve indicar caminhos novos para a caminhada.
Transcrição da apresentação:

Diocese de São João da Boa Vista A conversão pastoral da Paróquia

Diocese de São João da Boa Vista O tema: a conversão pastoral da Paróquia A questão desta Assembleia: O que é possível assumir como pistas de ação em comum para a nossa Diocese?

Diocese de São João da Boa Vista Textos de referências, de motivação: Documento 100 da CNBB – Comunidade de comunidades: uma nova Paróquia – a conversão pastoral da Paróquia ( 2014) Exortação apostólica do Papa Francisco – Evangelii Gaudium ( a alegria do Evangelho) sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual (24 de novembro de 2013)

Diocese de São João da Boa Vista Documento 100, n. 267 “... A conversão pastoral da paróquia faz com que ela seja uma instância de acolhida e missão, uma casa de portas sempre abertas para promover a cultura do encontro” Paróquia: casa de porta aberta para todos

Diocese de São João da Boa Vista A conversão pastoral da Paróquia coloca-a num ritmo de envio e de acolhida. O ritmo normal da Paróquia: envia-acolhe acolhe-envia

Paróquia missionária O Papa Francisco convoca a Igreja para uma nova etapa evangelizadora marcada pela alegria ( EG 1). “A alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Com Jesus Cristo, a alegria renasce sem cessar.” ( EG 1)

Igreja “em saída” “Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura” ( Mc 16,15) A Igreja nasceu missionária. Nasceu “em saída”. A missão não é um acessório. Ela constitui o ser da Igreja, a sua natureza, a sua identidade. Por isso, toda renovação da paróquia está na missionariedade.

Igreja “em saída” A missão renova as estruturas da Igreja. A missão faz crescer a Igreja. A missão rejuvenesce a Igreja. A missão é o pulmão da Igreja.

Igreja “em saída” A Paróquia em saída missionária é uma Igreja em estado permanente de missão; é sair ao encontro dos afastados, feridos e descrentes; é anunciar o querigma; é realizar a pedagogia do encontro.

Igreja “em saída” O querigma deve ocupar o centro da atividade evangelizadora e de toda a tentativa de renovação eclesial. É o primeiro anúncio: Jesus Cristo te ama, deu a sua vida para te salvar, e agora vive contigo todos os dias para te iluminar, fortalecer, libertar.

Igreja “em saída” Ao designar-se como “primeiro” este anúncio, não significa que este se situa no início e que, em seguida, se esquece ou substitui por outros conteúdos que o superam; é o primeiro em sentido qualitativo, porque é o anúncio principal, aquele que sempre se tem de voltar a ouvir de diferentes maneiras e aquele que sempre se tem de voltar a anunciar. (EG 164)

Igreja acolhedora “A Igreja ‘em saída’ é uma Igreja com as portas abertas” ( EG 46) A acolhida não se reduz a uma “pastoral da acolhida”, mas trata-se de uma “atitude” de toda a comunidade paroquial.

Igreja acolhedora Uma Paróquia acolhedora é uma “mãe de coração aberto” ( Papa Francisco) “Quero lembrar que ‘pastoral’ nada mais é que o exercício da maternidade da Igreja. Ela gera, amamenta, faz crescer, corrige, alimenta, conduz pela mão...por isso, faz falta uma Igreja capaz de redescobrir as entranhas maternas da misericórdia.”

Igreja acolhedora “Sem a misericórdia, poucas possibilidades temos hoje de inserir-nos em um mundo de ‘feridos’ que têm necessidade de compreensão, de perdão, de amor” ( Papa Francisco na JMJ-Rio 2013) A Paróquia acolhedora é aquela que age com misericórdia para com todos.

Igreja acolhedora “Jesus construiu a sua Igreja e abriu as portas a todos, sem distinções, porque a Cristo interessa curar os corações e não medir os pecados” ( Papa Francisco) “O essencial na nossa vida de cristãos é a misericórdia (Lc 6,36). Pode existir um cristão que não seja misericordioso? Não.” (Papa)

Igreja acolhedora Características de uma Paróquia acolhedora: a iniciação à vida cristã; a formação e o amadurecimento na vida cristã; o cuidado com a homilia; o fortalecimento do CPP; a atenção à família.

Paróquia: envia-acolhe Paróquia: casa de porta aberta para todos Paróquia: uma comunidade (casa) dos discípulos missionários de Jesus para a missão.

Das Assembleias Casa da Palavra: Formar pequenas comunidades a partir do anúncio querigmático, unidas pela fé, esperança e caridade. Meditar a Palavra de Deus pela Leitura Orante da Bíblia.

Das Assembleias Casa do Pão: Valorizar o Domingo como a Páscoa semanal da comunidade. Redescobrir o valor da Eucaristia preparando as celebrações com zelo e dignidade.

Das Assembleias Casa da Caridade: Viver a caridade e fazer a opção preferencial pelos pobres. Não ficar somente no assistencialismo, e fazer parcerias com outras instâncias da sociedade.

Das Assembleias Comunidades para a missão: Acolher a todos, especialmente os afastados, atraindo-os para a vida em comunidade, expressão da missão. Ser uma Igreja “em saída missionária”.

Diocese de São João da Boa Vista O que é possível assumir como pistas de ação em comum para a nossa Diocese?