Oque é a Metrologia Química

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BOAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO (BPL ou GLP)
Advertisements

BOAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO BPL
O Inmetro e a Competitividade e Inovação na Indústria do Mobiliário
Padrões, calibradores e amostras controle
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Sistema de Informação Gerencial
ID 124 –ACTIDEF Avaliação Computacional e Tecnológica Integrada do Desempenho e Funcionalidade de Cidadãos com Incapacidades Músculo-esqueléticas.
O Inmetro Fundado em dez/73 Autarquia do Governo Federal
Ciência e Tecnologia João Carlos Paiva
Sistemas de Gestão Integrada
COLÉGIO INEDI Prof. Luiz Antônio Tomaz
MEDIR PARA CONTROLAR REAÇÕES QUÍMICAS
Conceitos Básicos de Medição
Centro de Apoio Pedagógico
Segurança de Qualidade Analítica
TM361 - Sistemas de Medição 1 Prof. Alessandro Marques www. metrologia
TM361 - Sistemas de Medição 1 Prof. Alessandro Marques www. metrologia
Metodologia Científica
HIGIENE OCUPACIONAL – CONCEITOS DE UMA MEDIÇÃO
Control Objectives for Information and related Technology
Instrutor: Objetivos:.
Profa. Dra. Patrícia Diaz de Oliveira
Temperatura Escalas termométricas Mapa conceitual – Planejamento da Unidade de Ensino Processos de variação de temperatura Capacidade térmica Calor específico.
FUNDAMENTOS DE ANÁLISE INSTRUMENTAL
Professor Antônio Ruas
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Metodologia Científica
Equipamentos NBR ISO/IEC 17025:
Engenharia Ambiental – UNISUL Profa. Denise Esteves Moritz
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
Necessidades Relativas a Metrologia
Introdução à METROLOGIA
Métodos e Técnicas de Avaliação em Educação Física
A POLUIÇÃO DA ÁGUA TRABALHO ELABORADO POR: JOÃO GOMES nº 10
ORIENTAÇÃO PARA TCC’s Prof. CARLOS BUZETTO.
ENSAIOS METROLÓGICOS NA DETERMINAÇÃO DO TEOR DE UMIDADE
Diretor Técnico/ Tecma – Tecnologia em Meio Ambiente Ltda.
Fundamentos de Química Analítica
Nome : Kauany Souza n°: 12 Colégio da Policia Militar
Rastreabilidade de Medição
Física Básica Exercícios
Brasilia, 05 de setembro de 2014 MARCOS AURÉLIO LIMA OLIVEIRA Coordenação Geral de Acreditação.
11 Confiabilidade de Processos de Medição na Indústria
DISCIPLINA: CINEANTROPOMETRIA
Nome: Alice Santos Gonçalves Prof°:Carol 1°E.M
Seminário de Química Geral - Capítulo 1
Agência Nacional de Vigilância Sanitária CALIBRAÇÃOCALIBRAÇÃO.
Aula 1. Introdução a Biotecnologia Ambiental
1de12 Águas e Alimentos As matérias leccionadas nesta cadeira são aplicáveis em indústrias muito diversas pelo que faz parte do programa a realização de.
QUÍMICA ANALÍTICA CLÁSSICA
Operações de Equipamentos e Processos – I Prof. Giovanni
ELABORAÇAÕ DE PROCEDIMENTOS
Garantia de resultados de ensaios de calibração de equipamentos
1 4 – Nova Norma ISO 9000 Versão 2000 Em uma economia cada vez mais globalizada, caracterizada pela acirrada competitividade e por um ambiente altamente.
DOQ-CGCRE-033 (Revisão 00 – AGO/2012) Parte 2 Vanderléa de Souza
MÉTODOS EMPREGADOS EM EPIDEMIOLOGIA
Jackson da Silva Oliveira -
SUPER REVISÃO ENEM 2015 AULA 1.
MONITORAMENTO QUALIDADE DO AR
QUI 154/150 – Química Analítica V Análise Instrumental
QUI 154/150 – Química Analítica V Análise Instrumental
INMETRO O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - Inmetro - vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior,
CT-13 Comissão Técnica de Vazão
Química Medicinal Gabriella Olinda Nº07. 2 Sumário Introdução Importância
Química na Medicina Trabalho a ser apresentado a professora Carol da disciplina de Química. Victória Walz n°32 1°EM.
Autor : Lênin Charqueiro. Pelotas,8 de março de
Jovem Aprendiz Mecânica Automotiva
CURSO CONTROLE DE EQUIPAMENTOS DE MEDIDAS E INTERPRETAÇÃO DE DADOS DE CERTIFICADOS DE CALIBRAÇÃO. ISO/IEC 17025: Controle de Equipamentos de Medidas.
PROFESSOR: ALBINO DISCIPLINA: QUÍMICA II
Transcrição da apresentação:

Oque é a Metrologia Química Disciplina: Metrologia Química – PPGEB Professores: Vicente Machado Neto João Antonio Palma Setti

Skoog - Fundamentos de Química Analítica 8ªed

Química Analítica Conceitos introdutórios A análise qualitativa revela a identidade dos elementos e compostos de uma amostra. A análise quantitativa indica a quantidade de cada substância presente em uma amostra. Os analitos são os componentes de uma amostra a serem determinados.

Química Analítica A química analítica é empregada na indústria, na medicina e em todas as outras ciências. Considere alguns exemplos. As concentrações de oxigênio e de dióxido de carbono são determinadas em milhões de amostras de sangue diariamente e usadas para diagnosticar e tratar doenças. As quantidades de hidrocarbonetos, óxidos de nitrogênio e monóxido de carbono presentes nos gases de descarga veiculares são determinadas para se avaliar a eficiência dos dispositivos de controle da poluição do ar. As medidas quantitativas de cálcio iônico no soro sangüíneo ajudam no diagnóstico de doenças da tireóide em seres humanos.

Química Analítica A determinação quantitativa de nitrogênio em alimentos indica o seu valor protéico e, desta forma, o seu valor nutricional. A análise do aço durante sua produção permite o ajuste nas concentrações de elementos, como o carbono, níquel e cromo, para que se possa atingir a resistência física, a dureza, a resistência à corrosão e a flexibilidade desejadas. O teor de mercaptanas no gás de cozinha deve ser monitorado com frequência, para garantir que este tenha um odor ruim a fim de alertar a ocorrência de vazamentos. Os fazendeiros planejam a programação da fertilização e a irrigação para satisfazer as necessidades das plantas, durante a estação de crescimento, que são avaliadas a partir de análises quantitativas nas plantas e nos solos nos quais elas crescem.

Química Analítica A missão Pathfinder é um exemplo excelente que ilustra uma aplicação da química analítica a problemas práticos. Os experimentos realizados pela nave espacial e os dados gerados pela missão também ilustram como a química analítica recorre à ciência e à tecnologia por meio de disciplinas amplamente diversificadas, como a física nuclear e a química, para identificar e determinar as quantidades relativas das substâncias em amostras de matéria.

Valcarcel, M.; Rios, A.: Reliability of chemical information in XXIst century, Analytica Chimica Acta, 400, 1999, pp 425-432

Importância da Metrologia Química

Alguns exemplos da importância da metrologia química e seus impactos: Fármacos que funcionem, muitas vezes o princípio ativo não tem a qualidade devida, em muitos casos tem-se isômeros (CIS e TRANS) e o isômero ativo é o TRANS mas ao comercializar você recebe também o CIS que não é ativo, ou seja você tem justas relações de troca, pois te enviaram uma quantidade onde parte não funciona.

Pagou por 1kg, mas apenas 500g é que é ativo; alimentos, o Brasil é um dos grandes produtores e exportadores de frutas que devem ser analisadas quanto à resíduos de pesticidas. A questão da qualidade da cachaça, limites de contaminantes foram impostos à nossa cachaça e isto poderia virar barreira técnica se não fosse desenvolvido o MRC. E nas questões ambientais que tem forte impacto na qualidade de vida do cidadão. Ter diagnósticos confiáveis nos laboratórios clínicos. (MRC – Material de referência certificado)

Importância da Metrologia Química

Importância da Metrologia Química Na análise forense, por exemplo, o teste dos etilômetros (popular bafômetro), a confiabilidade no resultado é fundamental, visto que não poder ter erro, pois você penalizará o indivíduo. Hoje este resultado é confiável pois os bafômetros estão calibrados com o MRC do Inmetro. Esta área tem ganho muita força dentro da metrologia, justamente pela questão da confiabilidade.

Importância da Metrologia Química Na análise de resíduos de explosivos, de disparo de armas, dentre outras. Em biocombustíveis, o Brasil é um dos grandes produtores destes biocombustíveis, daí a preocupação com a qualidade deles. Neste caso, se juntou com o NIST (EUA) para juntos fazerem a certificação do MR, visto que estes dois países estavam preocupados com a qualidade destes biocombustíveis.

Comparação de resultados NMI x Labs

Calibration and Measurement Capabilities - CMCs

Repetibilidade Reprodutibilidade

Objetivo principal da Metrologia Prover confiança para as medições Química Prover confiança para as medições Químicas

Binômio Metrologia e Qualidade Binômio Metrologia e Qualidade. Se você tem um sistema da qualidade implantado em seu laboratório, significa que o seu processo de medição está sob controle, se está sob controle está sendo realizada a medição adequada e se a medição é adequada, o resultado da medição é confiável, estou aplicando a METROLOGIA.

Considerações sobre o mol

A definição do mol está em estudo, assim como a definição da massa A definição do mol está em estudo, assim como a definição da massa. Isto porque percebeu-se que a incerteza do padrão físico do quilograma (apesar de ser de platina-irídio) foi se alterando com o passar dos anos. O objetivo é de passar de padrões físicos para padrões quânticos como ocorreu recentemente com o metro. Os estudos visam correlacionar as unidades de medida do SI a valores numéricos de constantes físicas da natureza, que teriam menores incertezas e melhor estabilidade ao longo do tempo.

O mol não é realizável pois são entidades únicas, moléculas de substâncias diferentes são diferentes. Não existe um mol padrão que represente 20 milhões de substâncias.

Programa da Garantia da Qualidade Analítica (laboratório): Uso de métodos validados; Equipamentos mantidos adequadamente e calibrados; Uso de Materiais de Referência; Efetivo Controle de Qualidade Interno (Cartas de Controle); Participação em Esquemas de Ensaios de Proficiência; Procedimentos de controle de Auditorias da qualidade independentes; Acreditação; Equipe adequadamente treinada.

Tarefa relativa ao assunto Pesquisa na internet   Pesquise na internet assuntos relacionados com a metrologia química, procure direcionar as suas pesquisas a assuntos que mais se aproximem do seu assunto de pesquisa no PPGEB. Não se limite a pesquisar textos em português. Entregar a pesquisa via email (arquivo word nomeado da seguinte forma: aluno_fulano_de_tal_metrologia_quimica_atividade1.doc); A pesquisa deve ter: 1) Descrição sucinta do objetivo; 2) Explicação do método escolhido e porque; 3) Conclusões se houverem; 4) Referências Bibliográficas. Exemplos de pesquisa na MQ: 1) Pesquisa sobre a mudança do padrão de massa; 2) Importância da MQ em determinada área do conhecimento;

Referências Bibliográficas Fundamentos de Química Analítica - Thomson – 8ª Ed – Skoog – West – Holler – Crouch Curso Fundamentos de Metrologia Química – INMETRO 2013. Fonte: Vanderléa de Souza, D.Sc. Diretoria de Metrologia Científica e Industrial 06-05-13 Valcarcel; M.: Principles of Analytical Chemistry – A textbook, Ed. Springer, 2000, pg 2, Fig 1.1