________ _____ ____ ________ _ _______________ ___________ ________ _______ _ ___________ __ Opinião da população pelotense sobre o horário de funcionamento.

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Transcrição da apresentação:

________ _____ ____ ________ _ _______________ ___________ ________ _______ _ ___________ __ Opinião da população pelotense sobre o horário de funcionamento dos bancos

2 Síntese de informações técnicas Público alvo: Usuários do serviço bancário de Pelotas, que utilizam o serviço bancário pelo menos uma vez por mês, a partir dos 18 anos. Período de realização: A pesquisa foi realizada no dia 12 e 13 de setembro de Número de entrevistas: Foram efetuadas 300 entrevistas. Técnica utilizada: Quantitativa probabilística aleatória, com entrevista domiciliar. Entrevista pessoal (face-to-face), realizadas nos setores censitários da cidade de Pelotas – RS..

Esta apresentação está dividida em três baterias: 1ª) Utilização e avaliação da mudança do horário bancário; 2ª) Questões temáticas sobre a relação do usuário com serviço bancário; 3ª) Perfil socioeconômico.

________ _____ ____ ________ _ _______________ ___________ ________ _______ _ ___________ __ 1ª bateria de dados Utilização e avaliação da mudança do horário bancário

Utilização dos serviços bancários? FA (Frequência absoluta) FR (Frequência relativa) (%) Sim, utiliza serviços bancários ,9 Não utiliza serviços bancários ,1 Total ,0 Grau de utilização dos bancos Utilização dos serviços bancários?  FA (Frequência absoluta) FR (Frequência relativa) (%) Sim, utiliza serviços bancários30064,9 Não utiliza serviços bancários16235,1 Total462100,0 Nota: O resultados desta tabela são oriundos do filtro de pesquisa. Em residência que fazia parte da amostra o entrevistador questionava se era utilizado serviço bancário pelo menos uma vez por mês. Para alcançar a amostra prevista de 300 casos, foram visitadas 462 residências, distribuídas em todos os setores censitários dos diferentes bairros de Pelotas. Estimativa da população que utiliza serviço bancário 5

Frequência mensal de utilização dos bancos 6 (Espontânea) Qual a frequência de vezes que o Sr.(a) vai ao banco durante o mês (em número de dias úteis)? Geral da pesquisa (%) 1 dia43,0 2 dias21,0 3 dias11,7 4 dias8,7 *Análise dos principais casos. A média da freqüência de vezes em que os usuários vão ao banco é 3 dias ao mês.

Análise agrupada da frequência mensal de utilização dos bancos 7 (Espontânea) Qual a frequência de vezes que o Sr.(a) vai ao banco durante o mês (em número de dias úteis)? (%) Geral da pesquisa Até 5 dias ao mês88,0 De 5 a 10 dias ao mês8,3 Mais de 10 dias ao mês3,7 Total percentual100,0 Base de dados300 A maior parte dos usuários 88,0% utilizam os bancos até 5 dias ao mês. Pode-se entender que pelo menos uma vez por semana, aproximadamente, os usuários vão aos bancos.

Relação entre o grau de conhecimento sobre a mudança do horário bancário e a frequência mensal de utilização dos bancos (%) 8 64,0% dos usuários tinham conhecimento da lei que alterou o horário de funcionamento dos bancos. Frequência mensal de utilização dos bancos* Grau de conhecimento sobre a mudança do horário bancário  Geral da pesquisa Até 5 dias ao mês De 5 a 10 dias ao mês Mais de 10 dias ao mês Sim, teve conhecimento64,064,868,036,4 Ouviu falar20,018,924,036,4 Não teve conhecimento16,016,38,027,3 Total 100,0

Relação entre o grau de conhecimento sobre a mudança do horário bancário e a população economicamente ativa (%) 9 População economicamente ativa Grau de conhecimento sobre a mudança do horário bancário  Geral da pesquisa População economicamente ativa (Ativa = PEA) População economicamente inativa (Inativa = PEI) Sim, teve conhecimento64,062,965,6 Ouviu falar20,019,720,5 Não teve conhecimento16,017,413,9 Total100,0 A situação da população (ativa e inativa) manteve-se no mesmo nível de percentual quanto ao conhecimento da mudança, pontuando em torno do geral da pesquisa (64,0%).

Relação entre a opinião sobre o horário de atendimento dos bancos e a frequência mensal de utilização dos bancos (%) 10 Frequência mensal de utilização dos bancos* Opinião sobre o horário de atendimento dos bancos  Geral da pesquisa Até 5 dias ao mês De 5 a 10 dias ao mês Mais de 10 dias ao mês Permanecer no horário tradicional das 11h às 16h49,348,956,045,5 Mudar o horário das 10h até as 15h42,342,440,045,5 Não sabe avaliar8,38,74,09,1 Total100,0 Perfil que se destaca onde é maior a preferência pelo horário das 11:00h às 16:00h de funcionamento dos bancos (%)... GeralFeminino 35 a 44 anos Ensino Superior 3 a 5 SMAtiva 49,351,659,652,854,456,2

________ _____ ____ ________ _ _______________ ___________ ________ _______ _ ___________ __ 2ª bateria de dados Questões temáticas sobre a relação do usuário com o serviço bancário

Relação entre a utilização dos serviços das agências bancárias e a frequência mensal de utilização dos bancos (%) 12 Frequência mensal de utilização dos bancos* Utilização dos serviços das agências bancárias  Geral da pesquisa Até 5 dias ao mês De 5 a 10 dias ao mês Mais de 10 dias ao mês Frequento as agências bancárias semanalmente tratando com funcionários e utilizando serviços35,329,968,090,9 Vou muito pouco as agências bancárias, utilizando eventualmente caixas de atendimento automáticos63,769,328,09,1 Não sabe1,00,84,0-- Total100,0

Relação entre o relacionamento com a agência bancária e a frequência mensal de utilização dos bancos (%) 13 Frequência mensal de utilização dos bancos* Relacionamento com a agência bancária  Geral da pesquisa Até 5 dias ao mês De 5 a 10 dias ao mês Mais de 10 dias ao mês Gosto de ser atendido por pessoas que esclareçam minhas dúvidas e resolvam os problemas que eventualmente surjam64,362,184,072,7 Prefiro buscar o que preciso diretamente nas máquinas de caixa eletrônico procurando por funcionários somente quando necessário34,036,016,027,3 Não sabe1,71,9 Total100,0

Relação entre o atendimento fora do horário bancário e a frequência mensal de utilização dos bancos (%) 14 Frequência mensal de utilização dos bancos* Atendimento fora do horário bancário  Geral da pesquisa Até 5 dias ao mês De 5 a 10 dias ao mês Mais de 10 dias ao mês Os caixas eletrônicos sempre funcionaram perfeitamente bem, especialmente em feriados e a noite43,743,944,036,4 Já passei dificuldades em caixas eletrônicos porque estavam estragados, sem dinheiro ou não reconheciam o cartão50,349,256,063,6 Não sabe6,06,8-- Total100,0

Relação entre a opinião sobre o horário bancário e a frequência mensal de utilização dos bancos (%) 15 Frequência mensal de utilização dos bancos* Opinião sobre o horário bancário  Geral da pesquisa Até 5 dias ao mês De 5 a 10 dias ao mês Mais de 10 dias ao mês Meu dia a dia é tão corrido, com tantos compromissos que quanto mais tarde o banco fechar melhor54,053,060,063,6 Sempre chego no banco com antecedência sem maiores preocupações com o horário de fechamento42,743,240,036,4 Não sabe3,33,8-- Total100,0

Relação entre a mudança do início e término do horário bancário e a frequência mensal de utilização dos bancos 16 Frequência mensal de utilização dos bancos* Mudança do início e término do horário bancário  Geral da pesquisa Até 5 dias ao mês De 5 a 10 dias ao mês Mais de 10 dias ao mês O horário bancário em Pelotas deveria iniciar às 10h e fechar às 16h, como o horário de atendimento em Porto Alegre74,074,672,063,6 Com os bancos abrindo às 10hs e fechando às 15h as pessoas devem se planejar para chegar mais cedo, pois terão menos tempo à tarde23,722,728,036,4 Não sabe2,32,7-- Total100,0 Perfil onde se destaca a mudança de horário (10h as 16h)... -Feminino = 77,1%; - 18 a 24 anos = 82,1%; - Ens. Superior = 79,2%; -3 a 5 SM = 77,7%; - População Ativa = 78,1%.

Relação entre a opinião sobre o antigo e o novo horário bancário e a frequência mensal de utilização dos bancos (%) 17 Frequência mensal de utilização dos bancos* Opinião sobre o antigo e o novo horário bancário  Geral da pesquisa Até 5 dias ao mês De 5 a 10 dias ao mês Mais de 10 dias ao mês Abriria mão da última hora para chegar mais cedo, ficando com o novo horário das 10h às 15 horas45,745,840,054,5 Esta última hora pode fazer falta para terminar tudo no mesmo dia e por isso prefiro o horário tradicional das 11h às 16 horas52,051,960,036,4 Não sabe2,3 9,1 Total100,0

________ _____ ____ ________ _ _______________ ___________ ________ _______ _ ___________ __ 3ª bateria de dados Perfil socioeconômico dos usuários do serviço bancário

Gênero e faixa etária (%) 19 Masculino47,7 Feminino52,3 18 a 24 anos9,3 25 a 34 anos 13,7 35 a 44 anos 17,3 45 a 59 anos 37,0 60 a 69 anos 17,7 Acima de 69 anos5,0 Gênero: Faixa etária:

Educação formal e renda (%) 20 Analfabeto0,3 Ensino Fundamental Incompleto5,0 Ensino Fundamental Completo30,0 Ensino Médio Incompleto16,0 Ensino Médio Completo24,7 Ensino Superior Incompleto9,7 Ensino Superior Completo14,3 Educação formal: Renda: 1 a 2 SM 51,7 3 a 5 SM 34,3 6 a 10 SM 6,7 11 a 20 SM 3,7 Mais de 20 SM0,3 Não informou3,3

Situação ocupacional dos entrevistados (%) 21 Situação ocupacional: Aposentado/ pensionista25,7 Empregado/ funcionário com carteira22,0 Autônomo/ biscateiro/ trabalha por conta20,7 Dona de casa7,0 Funcionário público7,0 Empregador/ empresário/ comerciante6,0 Estudante5,7 Agricultor/ pescador1,3 Empregado/ funcionário sem carteira1,3 Afastado do trabalho/ não procura emprego1,3 Profissional liberal1,0 Desempregado/ procura emprego1,0 População economicamente ativa (Ativa = PEA) = 59,3 População economicamente inativa (Inativa = PEI) = 40,7

________ _____ ____ ________ _ _______________ ___________ ________ _______ _ ___________ __ Obrigado(a)! Porto Alegre: (51) Pelotas; (53)