LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO VISUAL II

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Faculdade Câmara Cascudo Seu nome aqui
Advertisements

Vamos colocar uma música agora?
Programação em Java Prof. Maurício Braga
WINDOWS Sistemas Operacionais PLATAFORMA TECNOLÓGICOS
Eventos Marco Antonio, Arquiteto de Software – TJDF Novembro/2005
Vamos Relembrar o que vimos na última aula!!
Informática Aplicada.
Estatística Básica Utilizando o Excel
Tutorial I: Criando a interface de uma aplicação em Java
Templates/ Modelos Templates são documentos que podem ser usados como um modelo para outras páginas com o mesmo lay-out, ou seja, é uma espécie de frame.
Equações e gráficos
Tecnologias para Internet
7 - Criação de Páginas Web
Personalizando Tabelas
MANUAL NOVA INTRANET 2010 IMPORTANTE! IMPORTANTE!
Como instalar e executar o programa
DAC – Departamento de Atendimento ao Cliente
Presença, MI e Contatos em seguida, pressione F5 ou clique em Exibir Slide > Do Início para iniciar o curso. Na barra de mensagem, clique em Ativar Edição,
Animações no Power Point
Treinamento do Microsoft® Access® 2010
Como abrir e editar o Menu
Programação II Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.
CAPACITAÇÃO SME-SP.
Treinamento do Microsoft® Word 2010
Na barra de mensagens, clique no botão Habilitar Edição,
Na barra de mensagens, clique em Habilitar Edição,
P ROGRAMAÇÃO Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.
Thiago Francisco Bergmann-
LOGIN Para acessar o sistema, digite em seu browser:
Na barra de mensagens, clique em Habilitar Edição,
Instalação  A tela abaixo é a primeira a aparecer durante a instalação do Caché 5. O diretório selecionado será usado para salvar alguns arquivos usados.
Windows Sistema operacional da Microsoft
Word Prof. Gláucya Carreiro Boechat
MICROSOFT Windows XP.
07/04/2017 Linux Ubuntu 2.
7 - Criação de Páginas Web
Prof. Roberto Rosa Aula 9.  Agora vamos inserir dados no Banco de Dados. Para isso precisamos de 3 coisas:  Netbeans instalado.
UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS
Na barra de mensagens, clique em Ativar Edição,
APRESENTANDO O TECLADO
Na barra de mensagens, clique em Habilitar Edição,
Curso de Aprendizado Industrial Desenvolvedor WEB Disciplina: Programação Orientada a Objetos I Professora: Cheli Mendes Costa Como criar uma Classe e.
Clicando com o mouse, você verá o passo a passo
Aula de hoje.
Contagem Sequencial do Estoque
7 - Criação de Páginas Web
Introdução e ferramentas Professoras: Camila e Fabiana
VBA - Introdução Pontifícia Universidade Católica de Goiás
CONFIGURANDO O FORMATO GERAL DO SEU JORNAL ESCOLAR
Encontrar e entrar em uma sala de chat Use a pesquisa do Lync para encontrar salas às quais você tenha acesso. Referência Rápida do Lync 2013 Chat Persistente.
Programação Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.
Troca de Mercadoria Farmácias e Drogarias.
Programação Gráfica em Java Introdução
Solicitar o seu nome de usuário e senha pela sua ADO Envie um para sua ADO (sua organização de custódia) pelo endereço de que você registrou.
NA AULA DE HOJE VEREMOS A TRANSIÇÃO ENTRE ACTIVITYS. CRIE UM PROJETO COM O NOME TRANSICAO, A SEGUIR MONTE SUA ACTIVITY COMO A ABAIXO :
20/04/2017 MODULO: Sistemas Operacional Aula 08 –Configurando o Computador Profª. : Élida Tavares.
21/04/2017 MODULO: Sistemas Operacional Aula 08 –Configurando o Computador Profª. : Élida Tavares.
Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação
Microsoft Excel.
1º e 2º ano XII Olimpíadas das Cores Emílio Miotti.
OS - Cadastrar Ordem de Serviço
Cadastro de Proprietário / Animal. OBJETIVO: cadastrar os proprietários (clientes) da empresa e seus animais. Os clientes cadastrados podem efetuar compras.
Frames O frame é uma página que contém várias outras encaixadas. O frame tem ótima apresentação, mas é muito controverso. Embora forneçam excelentes recursos.
Java Módulo II Projeto Final.
CRIANDO UMA PASTA ENTRE NA SUA PASTA PESSOAL. APLICAÇÕES/MINHA PASTA CLIQUE COM O BOTÃO DIREITO DO MOUSE E ESCOLHA A OPÇÃO PARA CRIAR NOVA PASTA.
TV de Bolso TV de Bolso apresenta Tutorial: editando seu vídeo no Movie Maker.
Aline Oliveira Everton Godoy Gabriel Leoni Lenilton Rocha Nelson Deda.
Tutorial Webnode Criando site 1. Registrando Acesse o endereço: e preencha os dados solicitados e clique em Registre-se e crie.
FUI Tiago Alves de Oliveira. Editores de Texto Word LibreOffice Writer AbiWord Pages.
Transcrição da apresentação:

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO VISUAL II Aula 6 Prof. Roberto Rosa robertorsci@gmail.com

Menu Principal com JFrame e JInternalFrame Vamos criar um projeto contendo um Menu Principal que chamará todas as outras janelas do nosso Sistema. O Menu principal será criado com o componente JFrame, já que esse contém o método "main()" que chamará todas as outras janelas do nosso sistema. As outras janelas por sua vez não precisam ter método main(), devido a esse fato utilizaremos um formulário sem este método, no caso o JInternalFrame.

Menu Principal com JFrame e JInternalFrame Além do JFrame/JInternalFrame utilizaremos outros componentes que seguem abaixo na lista: JMenu JMenuBar JMenuItem JSeparator JCheckBoxMenuItem JRadioButtonMenuItem JDesktopPane

Onde encontramos os componentes 1º passo: Agora vamos colocar os componentes de Menu. Para isso acesse a "Paleta" no canto superior direito do Netbeans. Na paleta clique na categoria "Menus Swing". Em Menus Swing escolha uma "Barra de Menu"(JMenuBar1) e arraste até o JFrame, conforme figura a seguir: Onde encontramos os componentes

Menu Swing

Menu Swing

JMenuBar Por padrão o JmenuBar1 já vem com dois menus (File e Edit). Se você clicar em cima dos Menus verá que o nome deles são respectivamente: JMenu1,JMenu2 Só a barra de menu (JmenuBar) com os 2 menus(JMenu) não fica legal. Para que um menu fique funcional, necessitamos inserir os Itens de Menu.

Itens de Menu No Swing temos 3 tipos de Itens de Menu, são eles: JMenuItem JCheckBoxMenuItem JRadioButtonMenuItem

Itens de Menu A figura a seguir mostra os tipos de menu: Tipos de Menu

Itens de Menu Agora, vamos inserir 4 itens de menu para você entender como funciona. Cada item de menu inserindo dentro de um JMenu é uma nova opção, podendo conter quantos JMenuItem nós desejarmos/precisarmos. A figura a seguir mostrar como está ficando o nosso menu:

Itens de Menu Menu

Itens de Menu Linha Separadora Em alguns casos você precisará separar os itens de menu em categorias. Para fazer isso você pode utilizar o componente JSeparator. Esse componente simplesmente cria uma linha que separa o menu conforme desejado.

Menu + Separador Menu com JSeparator

Modificando o nome dos componentes Agora vamos modificar o nome dos componentes de menu. Como é bastante componente eu utilizo a seguinte nomenclatura de nomes para cada um dos menus e itens de menu: JmenuBar – jmb Jmenu – jm JmenuItem – jmi JCheckBoxMenuItem - jcbmi JRadioButtonMenuItem - jrbmi

JDesktopPane O JDesktopPane é um Painel da Área de Trabalho(como o próprio nome já diz). Ele serve para que as janelas sejam abertas apenas dentro da janela principal do sistema, não permitindo que as janelas saiam para fora da janela principal. Isso é o chamado menu MDI.

JDesktopPane Bom, agora que já sabemos para o que ele serve, o próximo passo é inserir um JDesktopPane, ou seja, um componente que será uma Área de Trabalho onde serão abertas todas as outras janelas (JInternalFrame) do nosso sistema.

JDesktopPane O JDesktopPane encontra-se na paleta → categoria Contêineres → painel de Área de Trabalho conforme ilustra a figura:

JDesktopPane Onde encontrar JDesktopPane

JDesktopPane Obs.: Se o Netbeans estiver sendo executado no Sistema Operacional Windows, a cor de fundo padrão do Painel da Área de Trabalho pode variar. Geralmente as cores utilizadas são o Azul ou preto. Após inserir o JDesktopPane mude o nome da variável para algo do tipo: jAreaTrabalho jdpAreaTrabalho O componente que servirá como área de trabalho deverá ser expandido em toda a janela principal ou em parte dela deixando algumas bordas, conforme a figura:

JDesktopPane Menu com JDesktopPane

Vinculando uma janela no Menu Bom, agora vamos abrir a nossa primeira janela. Ao contrário do que vinhamos utilizando agora nós vamos utilizar outro componente do Swing. O nome da janela não será "Form JFrame" e sim "Form JInternalFrame". Mas porque eu utilizo um Form diferente do JFrame? A explicação é simples: O Form JFrame vem com o método main(), enquanto o Form InternalFrame não vem com o método main(). Se colocarmos 2 Form JFrame no mesmo projeto ao executar o java não saberá qual das 2 janelas devem ser "rodadas"(executadas). A não ser que você indique nas propriedades do projeto ou diretamente no Class path.

Vinculando uma janela no Menu Alguns desenvolvedores ao invés de utilizar JInternalFrame acabam utilizando o Form JPanel. Ao meu ver, indifere qual Form será utilizado; claro, desde que seja um desses 2. Para abrir uma janela a partir do menu siga as instruções a seguir: Vamos primeiro criar a janela que será aberta pelo menu. Para isso clique com o botão direito do mouse no pacote "visao" e escolha a opção: Novo → outros. Será aberta uma caixa de diálogo conforme a figura:

Vinculando uma janela no Menu

Vinculando uma janela no Menu Obs.: Nessa caixa de diálogo, você deve escolher "Forms GUI Swing" em seguida "Formulário JInternalFrame", conforme figura: Criando JInternalFrame

Vinculando uma janela no Menu Como é apenas uma janela teste, vou utilizar o seguinte nome: GUITeste. A Figura a seguir mostra onde ficará a "GuiTeste" recém-criada. GUITeste recém-criada

Voltando na GUIMenu Agora volte até a Classe MenuPrincipal. Clique com o botão direito do mouse no "Item de Menu" que deseja utilizar para abrir a janela" GuiTeste". A Figura mostra que foi utilizado o primeiro "Item de Menu" para inserir o Evento de ActionPerformed.

Criando Evento... Inserindo evento no item de menu

Criando Evento... Ao escolher o evento, automaticamente ele nos levará para o código criando um método, conforme Figura: Código do evento ActionPerformed criado

Criando Evento KeyPressed... Clique em "Projeto" novamente. Agora vamos adicionar o Evento: key → key pressed. Esse evento é responsável pela abertura da janela se alguma tecla for pressionada. Vamos restringir para que somente quando o "Enter" for pressionado a janela abra.

Criando Evento KeyPressed...

Criando Evento KeyPressed... Ao clicar em "KeyPressed" o NetBeans redicionará para o código criando outro método abaixo do método jmiGuiTesteActionPerformed, conforme figura:

Criando Evento KeyPressed... Código do evento KeyPressed criado

Abrindo a Janela... Método abrirGUITeste sendo chamado nos evento

Abrindo a Janela... Obs.: O if() dentro do método KeyPressed serve para testar se o código da tecla que foi pressionada (getKeyCode()) é igual ( == ) a tecla Enter (KeyEvent.VK_ENTER). O resultado final pode ser visualizado na figura que segue. Quando clicamos no menu Cadastrar -> opção Teste ele instância e abre a GuiTeste dentro da Área de Trabalho (JDesktopPane) que criamos.

Executando... GUIMenu abrindo GUITeste