CONSOLIDAÇÃO DAS PESQUISA DO MERCADO IMOBILIÁRIO João Crestana / Celso Petrucci 1
QUESTIONÁRIO 2
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ENTIDADES QUE REALIZAM PESQUISAS 5
TIPOS DE IMÓVEIS CONSIDERADOS NA PESQUISA 6 ENTIDADES Residencial Novo Residencial Usado Comercial Novo Comercial Usado ADEMI-AL ADEMI-BA ADEMI-DF ADEMI-GO ADEMI-PE ADEMI-RJ SECOVI-CE SECOVI-PR SECOVI-SP SINDUSCON-AM SINDUSCON-ES SINDUSCON-MG SINDUSCON-PR SINDUSCON-RS PART% Residencial Novo Residencial Usado Comercial Novo Comercial Usado (SIM) 92,9%7,1%71,4%7,1% (NÃO) 7,1%92,9%28,6%92,9% TOTAL 100,0%
IMÓVEIS NOVOS - MUNICÍPIOS PESQUISADOS 1 – PIB de – Censo de UFNºMUNICÍPIOENTIDADE PARTICIPAÇÃO % NO BRASIL PIB 1 POPULAÇÃO 2 DOMÍCILIOS 2 AM1ManausSINDUSCON-AM1,26%0,9%0,8% AL2MaceióADEMI-AL0,30%0,5% BA 3Salvador ADEMI-BA 0,98%1,4% 4Feira de Santana0,17%0,3% 5Lauro de Freitas0,08%0,1% 6Camaçari0,35%0,1%0,2% DF 7Brasília ADEMI-DF 3,88%1,3% 8Demais cidades satélites0,26%0,6%0,57% GO 9Goiânia ADEMI-GO 0,64%0,7% 10Aparecida de Goiânia0,13%0,2% PE 11Recife ADEMI-PE 0,74%0,8% 12 Demais cidades da Região Metrop. 0,72%1,0%0,93% RJ 13Rio de Janeiro ADEMI-RJ 5,11%3,3%3,6% 14Demais cidades do Estado6,15%5,0%5,5% CE 15Fortaleza SECOVI-CE 0,94%1,3%1,2% 16Maracanaú0,10%0,1% 17Aquiraz0,02%0,0% 18Eusébio0,03%0,0% PR19CuritibaSINDUSCON-PR1,43%0,9% SP 20São Paulo SECOVI-SP 11,78%5,9%5,8% 21 Demais cidades da Região Metrop. 6,65%4,0%3,7% ES 22Vitória SINDUSCON-ES 0,75%0,2% 23Vila Velha0,18%0,2% 24Serra0,38%0,2% 25Cariacica0,12%0,2% MG26Belo HorizonteSINDUSCON-MG1,39%1,2%1,3% RS27Porto AlegreSINDUSCON-RS1,21%0,7%0,9% TOTAL 45,7%31,4%
PORCENTAGEM ESTIMADA DA AMOSTRA IMÓVEIS RESIDENCIAIS NOVOS 8
PERIODICIDADE DA DIVULGAÇÃO DA PESQUISA 9 ENTIDADESMensalBimestralTrimestralOutros ADEMI-AL ADEMI-BA ADEMI-DF ADEMI-GO ADEMI-PE ADEMI-RJ SECOVI-CE SECOVI-SP SINDUSCON-AM SINDUSCON-ES SINDUSCON-MG SINDUSCON-PR SINDUSCON-RS PART%MensalBimestralTrimestralOutros (SIM) 76,9%0,0%15,4%7,7% (NÃO) 23,1%100,0%84,6%92,3% TOTAL 100,0%
FORMA DE DIVULGAÇÃO DA PESQUISA 10 ENTIDADES Aberta ao Público Somente Associados Somente Associados Respondentes Outros ADEMI-AL ADEMI-BA ADEMI-DF ADEMI-GO ADEMI-PE ADEMI-RJ SECOVI-CE SECOVI-SP SINDUSCON-AM SINDUSCON-ES SINDUSCON-MG SINDUSCON-PR SINDUSCON-RS PART% Aberta ao Público Somente Associados Somente Associados Respondentes Outros (SIM) 46,2%53,8%7,7%23,1% (NÃO) 53,8%46,2%92,3%76,9% TOTAL 100,0%
VARIÁVEIS DAS PESQUISAS 11 ENTIDADES Unidade Vendidas Unidades Lançadas Estoque Anterior Estoque Final (Atual) VGV (Vendas) VGV (Lançamentos) VSO / IVV ADEMI-AL ADEMI-BA ADEMI-DF ADEMI-GO ADEMI-PE ADEMI-RJ SECOVI-CE SECOVI-SP SINDUSCON-AM SINDUSCON-ES SINDUSCON-MG SINDUSCON-PR SINDUSCON-RS (SIM) 92,3%100,0%76,9%92,3%38,5% 92,3% (NÃO) 7,7%0,0%23,1%7,7%61,5% 7,7% TOTAL 100,0%
RESUMO 13 entidades realizam pesquisas do mercado imobiliário; 93% pesquisam imóveis residenciais novos; 71% pesquisam imóveis comerciais novos; Se considerarmos as cidades que possuem pesquisas de imóveis novos temos: – 46% do PIB Nacional – 31% da população – 31% dos domicílios particulares Estima-se que as amostras vão de 22% a 100% A maioria das pesquisas são divulgadas somente aos associados A única variável que está em 100% das pesquisas é as Unidades Lançadas 12
TABULAÇÃO DOS DADOS DAS PESQUISAS 13
ENTIDADES ADEMI-AL ADEMI-BA ADEMI-DF ADEMI-GO ADEMI-PE ADEMI-RJ SECOVI-CE SECOVI-SP SINDUSCON-AM SINDUSCON-ES SINDUSCON-MG SINDUSCON-PR SINDUSCON-RS TOTAL Unidades Vendidas Amostra 90%85% 80% 22%100%80%100% 60%50% Un. Vd. Só amostra Un.Vendidas Estimadas PIB 1,6%4,1%0,8%1,5%11,3%1,1%18,4%1,3% 1,2%41,2% POPULAÇÃO 1,9% 0,9%1,8%8,3%1,4%9,9%0,9% 0,7%27,7% DOMICÍLIOS 2,0%1,9%0,9%1,7%9,1%1,3%9,5%0,8% 0,9%28,1% VENDAS DE UNIDADES RESIDENCIAIS NOVAS Período de Jan/10 a Dez/10 14 Fontes: PIB = IBGE – 2008 População = IBGE – Censo 2010 Domicílios = IBGE – Censo 2010
ENTIDADES ADEMI-AL ADEMI-BA ADEMI-DF ADEMI-GO ADEMI-PE ADEMI-RJ SECOVI-CE SECOVI-SP SINDUSCON-AM SINDUSCON-ES SINDUSCON-MG SINDUSCON-PR SINDUSCON-RS TOTAL Unidades Lançadas Amostra 90%85% 80% 22%100%80%100% 60%50% Un. Lanç. Só amostra Un.Lanç. Estimadas PIB 1,6%4,1%0,8%1,5%11,3%1,1%18,4%1,3% 1,4%1,2%42,6% POPULAÇÃO 1,9% 0,9%1,8%8,3%1,4%9,9%0,9% 0,9%0,7%28,6% DOMICÍLIOS 2,0%1,9%0,9%1,7%9,1%1,3%9,5%0,8% 0,9% 29,0% LANÇAMENTOS DE UNIDADES RESIDENCIAIS Período de Jan/10 a Dez/10
ENTIDADES ADEMI-AL ADEMI-BA ADEMI-DF ADEMI-GO ADEMI-PE ADEMI-RJ SECOVI-CE SECOVI-SP SINDUSCON-AM SINDUSCON-ES SINDUSCON-MG SINDUSCON-PR SINDUSCON-RS TOTAL Estoque Anterior Amostra 90%85% 80% 22%100%80%100% 60%50% Estoq. Ant. Só amostra Estoq. Ant. Estimado PIB 1,6%4,1%0,8%1,5%11,3%1,1%18,4%1,3% 1,2%41,2% POPULAÇÃO 1,9% 0,9%1,8%8,3%1,4%9,9%0,9% 0,7%27,7% DOMICÍLIOS 2,0%1,9%0,9%1,7%9,1%1,3%9,5%0,8% 0,9%28,1% ESTOQUE ANTERIOR (INICIAL) DE UNID. RESIDENCIAIS Período = Janeiro/10 16 Fontes: PIB = IBGE – 2008 População = IBGE – Censo 2010 Domicílios = IBGE – Censo 2010
ENTIDADES ADEMI-AL ADEMI-BA ADEMI-DF ADEMI-GO ADEMI-PE ADEMI-RJ SECOVI-CE SECOVI-SP SINDUSCON-MA SINDUSCON-ES SINDUSCON-MG SINDUSCON-PR SINDUSCON-RS TOTAL Estoque Atual Amostra 90%85% 80% 22%100%80%100% 60%50% Estoq. Atual Só amostra Estoq. Atual Estimado PIB 1,6%4,1%0,8%1,5%11,3%1,1%18,4%1,3% 1,2%41,2% POPULAÇÃO 1,9% 0,9%1,8%8,3%1,4%9,9%0,9% 0,7%27,7% DOMICÍLIOS 2,0%1,9%0,9%1,7%9,1%1,3%9,5%0,8% 0,9%28,1% ESTOQUE FINAL (ATUAL) DE UNID. RESIDENCIAIS Período = Dezembro/10 17 Fontes: PIB = IBGE – 2008 População = IBGE – Censo 2010 Domicílios = IBGE – Censo 2010
VSO/IVV – ÍNDICES DE VENDAS – IMÓVEIS RES. NOVOS Média do período de Jan/10 a Dez/10 18 Fontes: PIB = IBGE – 2008 População = IBGE – Censo 2010 Domicílios = IBGE – Censo 2010 ENTIDADES ADEMI-AL ADEMI-BA ADEMI-DF ADEMI-GO ADEMI-PE ADEMI-RJ SECOVI-CE SECOVI-SP SINDUSCON-AM SINDUSCON-ES* SINDUSCON-MG SINDUSCON-PR SINDUSCON-RS TOTAL VSO/IVV Médio 5,1%10,4% 7,3%13,6%8,9%11,5%18,7%23,6% 23,2%10,8%13,2%13,3% PIB 0,3%1,6% 0,8%1,5%11,3%1,1%18,4%1,3% 1,4% 1,2%40,2% POPULAÇÃO 0,5%1,9% 0,9%1,8%8,3%1,4%9,9%0,9% 1,2%0,9%0,7%28,4% DOMICÍLIOS 0,5%2,0% 0,9%1,7%9,1%1,3%9,5%0,8% 1,3%0,9% 28,9% * VSO SEMESTRAL FOI DE 5,7%
FORUM 19
PREMISSAS PARA COMPARAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO NECESSÁRIO UTILIZAR NÚMEROS NA MESMA BASE ―Quais critérios adotar? PIB População Domicílios CONSIDERAR OS PARÂMETROS MAIS RESTRITIVO ―Somente pesquisas com estimativas da porcentagem da amostra 20
CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS 21
CENÁRIO 1: ESTIMATIVA PELO PIB Período de Jan/10 a Dez/10 Vendas e Lançamentos = Acum. Jan/10 a Dez/10 Estoque Anterior = Janeiro/10 Estoque Final = Dezembro/10 IVV = Média Jan/10 a Dez/10 22
CENÁRIO 2: ESTIMATIVA PELA POPULAÇÃO Período de Jan/10 a Dez/10 23 Vendas e Lançamentos = Acum. Jan/10 a Dez/10 Estoque Anterior = Janeiro/10 Estoque Final = Dezembro/10 IVV = Média Jan/10 a Dez/10
CENÁRIO 3: ESTIMATIVA PELO Nº DE DOMICÍLIOS Período de Jan/10 a Dez/10 24 Vendas e Lançamentos = Acum. Jan/10 a Dez/10 Estoque Anterior = Janeiro/10 Estoque Final = Dezembro/10 IVV = Média Jan/10 a Dez/10
COMPARAÇÃO DE CENÁRIOS – VENDAS * Estimadas para o total das cidades que possuem estimativa das amostras 25
COMPARAÇÃO DE CENÁRIOS – LANÇAMENTOS * Estimadas para o total das cidades que possuem estimativa das amostras 26
COMPARAÇÃO DE CENÁRIOS – ESTOQUE ANTERIOR * Estimadas para o total das cidades que possuem estimativa das amostras 27
COMPARAÇÃO DE CENÁRIOS – ESTOQUE ATUAL * Estimadas para o total das cidades que possuem estimativa das amostras 28
COMPARATIVOS - PIB X POPULAÇÃO X DOMICÍLIOS 29
João Crestana / Celso Petrucci 30 OBRIGADO