CDDI 24 a 26 setembro 2007 WORKSHOP SOBRE ESTATÍSTICAS INDUSTRIAIS SISTEMA INTEGRADO DE PESQUISAS ECONÔMICAS CADASTRO CENTRAL DE EMPRESAS CEMPRE.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sistema de Estatísticas Econômicas
Advertisements

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
EXERCÍCIOS RESULTADO.
A Informatização nas MPEs Paulistas
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD
Censo Agropecuário 2006 Rio Branco - Acre de 20 a 24 de julho de 2008 XLVI Congresso SOBER.
Robert Verhine UFBA / FAPESB / CONAES 45º. Fórum Nacional de Reitores
Fiscalização de Grandes Contribuintes
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS 2010 Brasília, janeiro de 2011 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
Parceiros: 1 Pesquisa de Opinião PNAFM Encontro de Coordenação Brasília 07 a 10 de novembro de 2006.
Curso de ADMINISTRAÇÃO
CUSTO DE PRODUÇÃO E METODOLOGIA DE FIXAÇÃO DE PREÇOS MÍNIMOS Audiência Pública Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvovimento Rural.
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
Modelo de Estimativa de Risco de Incidência de Tuberculose em Municípios Brasileiros Mineração de Dados Cleiton Lima Eric Ferreira.
I Seminário de Modernização Fazendária do Estado do Pará GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA CADASTRO SINCRONIZADO.
COORDENAÇÃO DE PROJETOS
Economia da Cultura no Brasil: Sistema de Informações e Indicadores Culturais e Conta Satélite de Cultura no Brasil Diretoria de Pesquisas Coordenação.
Sistemas Corporativos do Estado de Minas Gerais
COMISSÃO DE ESTUDOS DE PREVISÃO E ACOMPANHAMENTO DA CARGA
Marcel Domingos Solimeo
Atividades e projetos : valorização e integração com a Rede QPC
SISTEMA DE CONTROLE DE REMANEJAMENTO E RESERVA TÉCNICA - SISCORT
Quem é o jovem brasileiro?
GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR
Brasília, 8 de junho de 2010 MDIC. 2 Sondagem de Inovação 1.Objetivo 2.Como é feita e Perfil das Empresas 3.Resultados.
Quem somos O que fazemos Slide 1
Chile en la Tarea de Medir las Brechas de Desigualdad Las Estadísticas y los Indicadores de Empleo, Ingresso y Remuneraciones Visión Internacional: Brasil.
Perfil, Formação, Atuação e Oportunidades de Trabalho do Administrador 2011 Adm. Prof. Dr. Fauze Najib Mattar Pesquisa Nacional 2011 Perfil, Formação,
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento
Módulo Financeiro Centro de Custo.
CAFEICULTURA CAPIXABA
Ministério de Minas e Energia
Censo da Educação Superior 2007 Resultados das principais variáveis Coordenação Geral do Censo da Educação Superior - CGCES Diretoria das Estatísticas.

Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
Educação Pré-Escolar / 1º Ciclo do Ensino Básico
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Setembro de 2006.
Indicadores do Mercado
C LASSIFICAÇÃO N ACIONAL DE A TIVIDADES E CONÔMICAS - CNAE VII Encontro Nacional de Administradores Tributários Belém, 19 a 21 de setembro de 2011.
República Federativa do Brasil Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Projeto de Lei Orçamentária /Agosto/2007.
Classificações Econômicas no Brasil Set/2003 Classification Workshop Santiago - Chile.
Sistema integrado de pesquisas trajetória e perspectivas
ESTUDO DE CASO DE UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ–SÃO PAULO: ASPECTOS SÓCIOECONÔMICOS E FINANCEIROS PROF.
Informação em Saúde Suplementar Florianópolis, maio de 2007.
Informação em Saúde Suplementar Natal, setembro de 2007.
Agosto de 2006 SISTEMA DE ESTATÍSTICAS INDUSTRIAIS Diretoria de Pesquisas COIND.
Gestão do Cadastro Central de Empresas - CEMPRE
SairPróximo Itens de Seleção Probabilidades e Combinatória Cálculo de Probabilidades. Regra de Laplace. ITENS DE SELEÇÃO DOS EXAMES NACIONAIS E TESTES.
V Conferência Nacional de Estatística CONFEST - Rio de Janeiro - Ago/2006 Índice de Preços ao Produtor.
Projeto Agilizar Licitações
Informação na Saúde Suplementar
PROGRAMA EXECUTIVO PARA FORTALECIMENTO DA ESTRATÉGIA E INOVAÇÃO BE INVENTIVE SCMC.
O SETOR DE ASSEIO E CONSERVAÇÃO
FURNAS Centrais Elétricas S.A MW de Potência Instalada Km de Linha de Transmissão MVA de Capacidade de Transformação R$ Milhões.
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
“OS JOVENS E A PREVIDÊNCIA SOCIAL” BRASÍLIA, ABRIL DE 2005 MPS - Ministério da Previdência Social SPS - Secretaria de Previdência Social Programa de Educação.
FINEP FINANCIADORA DE ESTUDOS E PROJETOS XXVII - ENPROP “A Integração Universidade-Empresa”
3ª PESQUISA DE REMUNERAÇÃO
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
Geoposicionamento e Prospecção
Palestras de Reciclagem para os INSPCEA
RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM 2009 BRASÍLIA, JANEIRO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social Ministério.
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Pesquisa Industrial- Empresa Data 29/06/2011 Pesquisa Industrial- Produto 2009.
Antecedentes da padronização Antecedentes da padronização Enfoque da Produção de Estatísticas Enfoque da Produção de Estatísticas.
O ciclo de vida do empreendimento – visão geral dos cadastros administrativos federais e de novos pontos de codificação de atividades econômicas.
Características do Emprego Formal – RAIS 2006 Principais Resultados
CNAE-Fiscal Novo degrau na padronização nacional.
CNAE-Fiscal Novo degrau na padronização nacional.
Transcrição da apresentação:

CDDI 24 a 26 setembro 2007 WORKSHOP SOBRE ESTATÍSTICAS INDUSTRIAIS SISTEMA INTEGRADO DE PESQUISAS ECONÔMICAS CADASTRO CENTRAL DE EMPRESAS CEMPRE

Sistema Integrado de Pesquisas Econômicas do IBGE Modelo anterior (até 1994)  sistema tradicional de pesquisas econômicas (indústria, comércio e serviços) centrado nos censos econômicos Modelo novo (a partir de 1996)  sistema integrado de pesquisas por amostra com base no cadastro de empresas articulado com registros administrativos

Motivos para a mudança Primeiros anos da década de 90  adiamento dos censos econômicos>>restrições orçamentárias  grande defasagem entre o ano de referência das pesquisas e o da divulgação dos resultados Ø demanda crescente por informações mais recentes e diversificadas Ø mudanças estruturais na economia >>reestruturação do processo produtivo

Nova organização das pesquisas econômicas Ø cadastro de empresas > interação com registros administrativos > elemento central Ø adoção da nova classificação de atividades(CNAE) e de produtos (PRODLIST) >>ISIC rev3>> permite e amplia a possibilidade de comparação nacional e internacional Ø articulação com contas nacionais Ø amplo uso de pesquisas por amostra Ø pesquisas abrangentes do segmento empresarial: indústria, comércio e serviços Ø unidade de investigação: empresa Ø racionalidade na captura da informação > redefinição do conteúdo dos questionários e de procedimentos operacionais

LOCALIZAÇÃO INSTITUCIONAL

CADASTRO CENTRAL DE EMPRESAS CEMPRE

CRONOLOGIA I - ANTECEDENTES Ô Censos Econômicos 85 >> CGC Construção do Cadastro a partir do CGC. CNPJ CNPJ Ô Formação e Implantação do Sistema do Banco de Dados. Ocorre a primeira grande carga com dados do CE85. Ô 1992/ Atualizações Periódicas, sem integração com as Pesquisas (RAIS 92, 93 E 94 e PEE 94)

CNPJ

CRONOLOGIA II - CONSTRUÇÃO DO NOVO MODELO Ô 1993/1995 -Reformulação das Pesquisas Econômicas Ô Introdução da CNAE - Realização do Censo Cadastro Ô 1996/ Consolidação do Processo de Integração Cadastro x Pesquisas Ô 2001/ Novos avanços Ô 2006/ Reformulação do Sistema CRONOLOGIA

TOTAIS CEMPRE u 9,6 MILHÕES DE EMPRESAS e outras organizações. u 10,6 MILHÕES DE UNIDADES LOCAIS u 5,7 MILHÕES DE EMPRESAS e outras organizações ATIVAS

CEMPRE - ESTRUTURA HEmpresa Unidade Local H Dados Cadastrais e Econômicos H Histórico Cadastral e Econômico

DADOS CADASTRAIS INFORMAÇÕES DE EMPRESA

DADOS CADASTRAIS INFORMAÇÕES DE UNIDADE LOCAL

PRINCIPAIS FONTES DE ATUALIZAÇÃO Ô Registros administrativos : RAIS, CAGED (novas), CNPJ Ô Pesquisas Econômicas Anuais de Industria, Comércio, Construção, Serviços Dados das pesquisas sempre prevalecem sobre os das demais fontes.

RAIS e CAGED: –Atualização de dados cadastrais de empresas/unidades locais; –Identificação de novos e mortos; –Geração de Cadastros Básicos para Seleção de Amostras das Pesquisas; IRPJ: –compatibilização cadastral; –confronto de valores para composição do sistema de contas nacionais. UTILIZAÇÃO DOS R.A. NA PRODUÇÃO DAS ESTATÍSTICAS

redução de custos de levantamento; cobertura quase 100% do emprego e das unidades formais; utilização de mesma unidade de informação e número de identificação e tabelas de códigos comuns (município, CNAE, Nat.Jur); variável de porte para o universo, fundamental para seleção amostral; VANTAGENS NA UTILIZAÇÃO DE R.A. COMO FONTE DO CEMPRE

CEMPRE - DEPURAÇÃO PROCESSO PERMANENTE DE CRÍTICA DO BANCO DE DADOS AUDITORES - RAIS - CAGED - PESQUISAS -CAD - CEMPRE

CICLOS DE ATUALIZAÇÃO Ô Pesquisas Econômicas ano N: Ô1a. Versão: dezembro N+1 ÔVersão Final: maio N+2 Ô RAIS ano N: dezembro N+1 Ô CAGED: maio/dezembro (só inclusões) Ô Demais fontes: CNAE e dados econômicos - a qualquer momento

Ù Instrumento de controle e de coordenação no processo de produção de estatísticas econômicas Ù Listagem para geração de cadastros básicos para seleção de amostras para as Pesquisas Econômicas Ù Fornecimento de estatísticas para a sociedade Ù Universo de Referência das unidades existentes - Empresas; Órgãos da adm pub; Entidades sem fins lucrativos- detalhamento regional e setorial IMPORTÂNCIA DO CEMPRE

ÜFornecimento de estatísticas para a sociedade SÉRIE DE 1996 A 2005 Variáveis Básicas Número de Empresas Número de Unidades Locais Pessoas Ocupadas Total; Assalariadas; Proprietários ou sócios Salários e Remunerações Variáveis Derivadas Distribuição das Empresas segundo faixas de POT Concentração Econômica Diversificação de atividades Diversificação espacial Salário Médio em número de salários- mínimos Demografia de empresas

 Reformulação do sistema  Nova arquitetura do Banco de Dados e plataforma independente de hardware  Incorporação de novas variáveis  Redefinição ampla de conceitos  Inclusão de histórico cadastral  Mudanças nos procedimentos de verificação PRINCIPAIS PROJETOS EM ANDAMENTO

 Dupla codificação  Registro administrativo na nova versão  Tradução de todo o banco de dados  Esforço das pesquisas anuais de duas versões  Realização de Pesquisa de Atualização Cadastral  Implementação da CNAE 2.0 (ISIC Rev 4)

Natureza Jurídica Empresas e outras organizações Pessoal ocupado Total em Salários e outras remunerações (1 000 R$) Total Administração pública Empresas Entidades sem fins lucrativos Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Cadastro Central de Empresas Empresas e outras organizações, pessoal ocupado total em e salários e outras remunerações, segundo natureza jurídica

Faixas de pessoal ocupado total e seção da classificação de atividades Empresas e outras organizações Pessoal ocupado Total em Salários e outras remunerações (1 000 R$) Total a a a a a a a a e mais Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Cadastro Central de Empresas Empresas e outras organizações, pessoal ocupado total em e salários e outras remunerações, segundo faixas de POT

Setor de atividade econômica Número de empresas (Unidade) Total Indústria Comércio Serviços Fonte: IBGE - Cadastro Central de Empresas Empresas (âmbito pesquisas), segundo setor de atividade Brasil

CEMPRE - Depuração/Manutenção

CEMPRE - PRODUTOS INTERNOS ÔCBS - Cadastro Básico de Seleção das Pesquisas Ex.: CBS 2006 saiu em FEV 2007 ÔGeração de arquivo anual - CAD ano n Ex.: CAD 2005 foi em fev/mar 2007

CEMPRE - CBS Critérios de Seleção do Cadastro Pesquisa Ano N g Pesquisas Ano N-1 e N-2 g Rais Ano N-1 g Caged Ano N (novos) g Unidades ativas, paralisadas com informação de PO/RAIS, não localizadas com PO/RAIS acima do corte

ATUALIZAR INFORMAÇÕES PESQUISAS ECONÔMICAS ANUAIS - NUMERO DE EMPRESAS POR PROCESSO DE SELEÇÃO

CEMPRE - atendimento a usuários ¥ Organizações públicas ¥ Universidades ¥ Empresas ¥ Pesquisadores 4 75% -Tabelas com outros recortes 4 25% -Listagens de empresas 15 atendimentos mensais

20 th ROUND TABLE ON BUSINESS SURVEY FRAMES – ALEMANHA, OUT 2007

GCC - Gerência do Cadastro Central de Empresas ANA ROSA PAIS RIBEIRO Telefone: