Indicadores do Autosserviço

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Transcrição da apresentação:

Indicadores do Autosserviço

Pauta Índice de Vendas Abras e a conjuntura do setor Abrasmercado (GfK) Índice de Volume (Nielsen)

Índice Nacional de Vendas Abras

Índice Nacional de Vendas – Dezembro/11 Em dezembro, as vendas do setor apresentaram crescimento de 30,01% na comparação com o mês de novembro/2011; Quando comparado com o mesmo mês do ano anterior (dezembro/10), o resultado é um crescimento real de 1,54%. Índice Nacional de Vendas – Dezembro/11 Variações Mensais – Total Brasil Período de Análise – Dezembro/11 Variação Nominal Variação Real* (IPCA / IBGE) Mês x Mês Anterior 30,66% 30,01% Mês x mesmo Mês Ano Anterior 8,14% 1,54% Acumulado do ano 10,58% 3,71%

O setor supermercadista fechou o ano de 2011 com um crescimento de 3,71% nas vendas acumuladas do ano, em valores reais.

Abrasmercado

2,23% 3,78% AbrasMercado (Consolidado Nacional): Dezembro/11 A cesta AbrasMercado em dezembro de 2011 apresentou crescimento de 2,23%, enquanto o índice IPCA/IBGE apresentou alta de 0,50%. AbrasMercado (Consolidado Nacional): Dezembro/11 Período Valor em R$ Novembro/11 R$ 311,74 Dezembro/11 R$ 318,64 Var. (%) Mês x Mês Anterior   2,23% Período Valor em R$ Dezembro/10 R$ 307,04 Dezembro/11 R$ 318,64 Var. (%) Mês x mês do ano anterior   3,78% Maiores Quedas (%)   Mês anterior Variação 2011 CEBOLA - 7,24% 13,3% BATATA - 3,77% -5,4% TOMATE -3,38% 7,1% Maiores Altas (%)   Mês anterior Variação 2011 FEIJÃO 7,37% 10,4% SABONETE 6,10% 20,1% CARNE TRASEIRO 6,02% 4,7%

Comparação AbrasMercado, IPCA e IPCA-Alimentos Variação Mensal - Dez/11versus Nov/11 2,23% 0,50% 1,23% Acumulado do ano - Jan/11 a Dez/11 3,78% 6,50% 7,18%

A região Norte apresentou a cesta mais cara do Brasil em dezembro (R$ 358,98). Sudeste apresentou a maior variação (3,79%). R$ 348,38 R$ 311,56 R$ 305,36 R$ 358,98 R$ 262,37 Cestas Regionais Nov/11 R$ Dez/11 R$ % Cestas Nov/Dez Sul 343,58 348,38 1,40% Norte 353,18 358,98 1,64% Sudeste 300,19 311,56 3,79% C. Oeste 297,13 305,36 2,89% Nordeste 258,18 262,37 1,57%

Índice Nacional de Volume

Em 2011, o Índice Nielsen de Volume fechou com crescimento de +1,8% IMP. FAT. Variação de Volume, Valor e Preço – YTD11 x YTD10 (OND) Base: 132 Categorias de Produto – Autosserviços Brasil – Fonte: Nielsen | Retail Index Deflacionado IPCA = 6,63%

Formato 1 a 4 CK cresce acima da média IMP. FAT. Variação de Volume, Valor e Preço – YTD11 x YTD10 (OND) Base: 132 Categorias de Produto – Autosserviços Brasil – Fonte: Nielsen | Retail Index

A região metropolitana do Rio foi a área com maior crescimento frente a 2010 IMP. FAT. CE ATÉ BA ES, MG E INT.RJ GDE RJ GDE SP INT.SP + LITORAL PR, SC E RS MS, GO E DF Variação de Volume, Valor e Preço – YTD11 x YTD10 (OND) Base: 132 Categorias de Produto – Autosserviços Brasil – Fonte: Nielsen | Retail Index

Vinho foi a categoria que mais contribuiu para o crescimento da Cesta Nielsen em 2011 IMP. FAT. Contribuição de Variação de Volume do Total das Cestas nas Áreas – YTD11 x YTD10 (OND) Base: 132 Categorias de Produto – Fonte: Nielsen | Retail Index

Categorias que apresentaram maior redução de vendas em volume em 2011 IMP. FAT. Top 10 Quedas (Variação de Volume > -3%): Variação de Volume YTD11 x YTD10 – Total Autosserviços Brasil Ranking: Variação ponderada pela importância em faturamento das categorias para o Total Cestas - Fonte: Nielsen | Retail Index

Obrigado pela atenção! Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS Gerente: Flávio Tayra Analistas Responsáveis: Elaine Castro /Clarice Ferreira Tel.: 55 11 3838.4516 - e-Mail: economia@abras.com.br