O SOLO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Circulação de matéria e fluxo de energia nos ecossistemas
Advertisements

CONHECENDO O SOLO GEOGRAFIA.
PREPARO DO SOLO Prof. Paulo Ney.
PRIMEIRO PRINCÍPIO: O SOLO TEM VIDA MANEJO ECOLÓGICO DO SOLO
Basalto gabro.
Prof. Waldemar Ernani Martins
Formação ambiental solo. Formação ambiental solo.
AS ROCHAS, O SOLO E OS SERES VIVOS
Solo – Definição e Perfis
Alteração e Perfis de Solo
OS TIPOS DE SOLOS.
Estrutura do solo: É o arranjo das partículas (areia, silte e argila);
Manejo ecológico do solo - ii
Formação dos solos: fatores e classes
Manejo ecológico do solo - I
Estudo Do Solo.
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
As Florestas e a sua preservação.
Permeabilidade dos Solos
Ciências da Natureza - 5º ano
INTEMPERISMO:Conjunto de fenômenos químicos, físicos e biológicos que provocam a alteração das rochas e seus minerais. Não confundir intemperismo com erosão,
Joyce Alves Pereira Bolsista PIBID Agosto 2010
Mistura de diferentes materiais, tanto orgânicos, quanto inorgânicos
Professora: Alexsandra Ribeiro
O Solo e o Meio Ambiente ....ou será Pedologia....
O Solo Continuação.
Definição - A formação do solo - Componentes do solo - Tipos de solo
Tipos de Solo Externato Fernão Mendes Pinto Turma Mista 2009
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Compostagem Agricultura familiar.
SOLOS 1. Conceito 2. Formação 3.Composição 4. Tipos 5. Agricultura
Mecânica dos Solos I Prof. Francisco Leite.
Rochas.
PROFª. CRISTINA DE SOUZA 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
SOLO, O ALICERCE DA VIDA.
Escola: COOPEN Aluno: Gabriel Série: 5°ano vespertino
Colégio São José 6º ano- Ciências Professora Vanesca 2014
USANDO O SOLO E ABUSANDO DELE SOLO, O SUSTENTO DA VIDA
Escola: COOPEN Aluna: Ana Laura Série: 5°ano matutino
Escola: COOPEN Aluna: Rafaela Leão Série: 5° - ano
Capítulo 10 – Solo UNIDADE II – GEOGRAFIA FÍSICA E MEIO AMBIENTE
Rochas sedimentares(cont)
Efeitos dos Incêndios Florestais sobre o Ecossistema
6º AB - Revisão - Avaliação Bimestral
REVISÃO PROVA MENSAL 4° BIMESTRE – 6°S ANOS
Formação do perfil do solo
Formação de rochas sedimentares
INTEMPERISMO (CONTINUAÇÃO - Capítulo 7)
Luciane Costa de Oliveira
Exercício digital 6°ano capítulos 3 e 4
6º AB - Revisão - Avaliação Bimestral
FIGURA 70: Influências da Erosão da Bacia no Curso D’Água
PEDOLOGIA.
Os solos e a agricultura
REVISÃO PROVA BIMESTRAL –
Ciências Naturais – 8.º ano
AVALIAÇÃO MENSAL (6º Ano) 4° BIMESTRE
Objetivos Compreender o processo de intemperismo físico e químico das rochas e relacionar com a formação dos solos. Reconher a interdependência e a atuação.
INVESTIGANDO OS TIPOS DE SOLOS (CAPÍTULO 08)
PEDOLOGIA Formação dos solos.
Rochas e solos Prof. Marcelo.
PEDOLOGIA Fatores de formação SOLO fauna flora Aspectos químicos Aspectos físicos precipitação temperatura elevação declive Profundidade do lençol freático.
PEDOLOGIA: Formação, Classificação, Tipos de solo e Principais problemas.
Ciências Naturais – 8.o ano
Alimentação,Ambiente e Sustentabilidade Exploração das potencialidades da BIOSFERA 1.
SOLOS INTENSIVO ENEM/2016 JANDERSON - CIC. SOLOS SOLO – CAMADA ARÁVEL DA CROSTA TERRESTRE; ROCHA INTEMPE RIZADA. Obs.: Resulta da ação conjunta de agentes.
Os tipos de solo A formação do solo - Componentes do solo - Tipos de solo - Circulação de água no solo.
ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR ANTÔNIO ALADIM DE ARAÚJO PIBID DE GEOGRAFIA 2016 OFICINA A GEOGRAFIA APRESENTA OS SOLOS DO BRASIL Bolsistas: Artur.
Transcrição da apresentação:

O SOLO

ALTERAÇÃO DAS ROCHAS Existem formações rochosas que, com o decorrer dos tempos, vão adquirindo formas invulgares, mais parecendo estranhas esculturas.

OS AGENTES EROSIVOS As rochas, embora sejam bastante resistentes, sofrem a acção de diversos fatores do meio, o que lhes provoca muitas alterações.

As alterações das rochas demoram muito anos a ocorrer, por isso é mui- to difícil apercebermo-nos delas. Ao conjunto de alterações e destruição das rochas damos o nome de erosão.

a água o vento Agentes erosivos a temperatura os seres vivos

A FORMAÇÃO DO SOLO À medida que o tempo passa, vai sendo acrescentado ao solo jovem restos de plantas e animais mortos. Estes restos, tam- bém chamados matéria orgânica, vão-se misturando com o so- lo jovem, que vai sofrendo diversas transformações até se tor- nar num solo maduro.

PERFIL DO SOLO O solo maduro apresenta normalmente, diversas camadas a que Chamamos Horizontes. Ho ri zon te O Horizonte A O-- Formado por restos de plantas e de animais. Horizonte B A-- Tem cor escura devido à presença de Húmus. PERFIL DO SOLO B-- Tem uma cor mais clara. Formado por fragmentos pequenos de rocha. Horizonte C C-- Formado por fragmentos de rocha não alterada. Rocha MÃE

CONSTITUIÇÃO DO SOLO

OS SERES VIVOS DO SOLO As minhocas, caracóis, toupeiras, formigas e outros seres macros – cópicos abrem galerias que per – mitem uma melhor penetração do ar e da água. Os seres vivos microscópicos de- compõem os restos de animais e plantas, originando o húmus, que é a matéria orgânica muito trans- formada. Muito lentamente, as bactérias ao alimentarem-se do húmus, trans – formam-no em sais minerais que são o alimento das plantas verdes.

TIPOS DE SOLO TIPOS DE SOLO Já sabes que num solo existe uma parte orgânica e uma parte mineral. Os principais constituintes da parte mineral são: Solo arenoso a areia a argila o calcário Solo argiloso Solo calcário

PROPRIEDADES DOS SOLOS Os solos não são todos iguais. A diversidade dos solos depende dos materiais que os constituem, dando-lhes, assim, diferentes propriedades. Uma importante propriedade dos solos é a permeabilidade. Maior ou menor capacidade que os solos têm de se deixarem atravessar pela água. Permeabilidade Solo impermeável Solo permeável

CLASSIFICAÇÃO DOS SOLOS Formado por grande quantidade de areia, muito leve e permeável. Não servem para a agricultura. Solo arenoso Formado por argila. Esta retém muita água, encharcando o solo e tornando-o impermeável. Muito difíceis de traba– lhar, abrindo fendas quando secam. Solo argiloso

CLASSIFICAÇÃO DOS SOLOS Formado essencialmente por calcário, e muito pobre em matéria orgânica. Solo muito permeável e, por isso fá– ceis de trabalhar. Solo calcário Formado por uma mistura de areia, argila e matéria orgânica. Retém bem a água, sem ficarem encharcados. É considerado um solo semipermeável e muito bom para a agricul – tura. Solo franco

COMO MELHORAR A PRODUTIVIDADE DO SOLO ? Quando o solo é pobre em substâncias minerais e orgânicas, deve-se fazer a adubação com pro- dutos químicos ou com estrume. Adubos químicos Estrume

COMO MELHORAR A PRODUTIVIDADE DO SOLO ? Quando o solo é muito compacto, é necessário me- lhorá-lo, através da cava, da sacha e da lavra. Cava Lavra Sacha

COMO MELHORAR A PRODUTIVIDADE DO SOLO ? Quando o solo não tem a água necessária para o de- senvolvimento das culturas ou, pelo contrário, a tem em excesso, melhora-se a produtividade recorrendo, respetivamente, à irrigação e à drenagem. Drenagem Irrigação

DESTRUIÇÃO DO SOLO Os solos são indispensáveis à vida na Terra, mas correm inúmeros riscos. Além da erosão, provocada pelos agentes naturais, o solo é, tam- bém, constantemente agredido pela ação humana. O fogo Lançamento de pesticidas Fendas provocadas pela erosão

DESTRUIÇÃO DO SOLO O abate de árvores conduz à desflorestação e facilita a erosão do solo. Os lixos contribuem para a degradação dos solos.

CONSERVAÇÃO DO SOLO Ao ter-se consciência dos perigos da destruição do solo, começam a tomar-se medidas para o conservar. EVITAR A POLUIÇÃO DO SOLO A–Impedir a formação de lixeiras Actualmente, já existem fábri- cas de tratamento de lixos que os transformam em fertilizan – tes, etc.

CONSERVAÇÃO DO SOLO B-Evitar o uso excessivo de pesticidas A agricultura biológica pre- tende manter a fertilidade dos solos, por meios natu – rais.

CONSERVAÇÃO DO SOLO A- Cultivar em socalcos EVITAR A EROSÃO DO SOLO A- Cultivar em socalcos Os socalcos são degraus feitos nas encostas e evitam que o so- lo seja facilmente arrastado pe– las águas.

CONSERVAÇÃO DO SOLO B- Plantar árvores As raízes das plantas fi- xam as partículas do solo, evitando que sejam arras- tadas. C- Adequar as culturas ao tipo de solo Cada tipo de planta tem exigências próprias, devendo, por isso,ser cul- tivada num terreno adequado.

CONSERVAÇÃO DO SOLO D-Adaptar as culturas ao tipo de solo A rotação de culturas consiste em alternar, no mesmo terreno, dife- rentes culturas numa sequência adequada.

Tempo de decomposição Preservativo Pastilha elástica 5 anos