(Open Unified Process) OpenUP (Open Unified Process)
Discentes: Ailton Rodrigues; Cláudio José; Edmilson Filho; Jackson Rauup; Jéssica Martins. Turma : INFO 4 Docente: Edmilson Campos Disciplina: Engenharia de Software
Agenda Surgimento; Definição; Princípios e Práticas Conceitos Básicos: Produto de Trabalho; Tarefas; Papeis; Processo Características; Ciclo de Vida; 1ª Camada; 2ª Camada; 3ª Camada;
Surgimento A IBM reconheceu a necessidade da criação de uma nova metodologia ágil para substituir o RUP; Realização da parceria com Eclipse;
Definição Processo Unificado aplicado a iteratividade e abordagens incrementais dentro de um ciclo de vida estruturado.
Princípios e Práticas 1. Balancear as prioridades concorrentes para maximizar os valores dos Stakeholders; Conheça sua Audiência; Separe o Problema da Solução; Documente e Compartilhe a Compreensão do Domínio da Solução; Utilize Modelo de Casos de Uso Para Especificar os Requisitos Funcionais; Estabelecer e Manter a Concordância em Relação às Prioridades; Gerenciar o Escopo do Sistema; Saiba Quando Parar;
Princípios e Práticas 2. Colaborar para alinhar os interesses e compartilhar os conhecimentos; Manter uma Visão Compartilhada dos Conhecimentos; Promover um Ambiente de Autoconfiança; Compartilhe Responsabilidades; Aprenda Continuadamente; Gerenciar em Torno da Arquitetura;
Princípios e Práticas 3. Focar inicialmente na arquitetura para minimizar riscos e organizar o desenvolvimento; Elabore uma Arquitetura Considerando seus Conhecimentos; Influência da Arquitetura Como uma Ferramenta Colaborativa; Tratar a Complexidade do Sistema Incrementando o Nível de Abstração do Projeto; Organize a Arquitetura em Componentes Coesos e Fracamente Acoplados; Reutilize Componentes Existentes;
Princípios e Práticas 4. Envolver os Stakeholders para obter contínuo feedback do desenvolvimento. Desenvolva seus Projetos de Forma Iterativa; Foque as Iterações de Forma a Atingir os Próximos Marcos; Gerencie Riscos; Gerencie Mudanças; Mensure o Progresso do Projeto de Forma Objetiva;
Conceitos básicos
Produtos de Trabalho Documentação de Visão; Modelo de Caso de Uso ; Arquitetura ; Implementação ; Caso de Teste; Histórico de Teste ; Lista de Risco ; Plano de Projeto ; Plano de Iteração ;
Tarefas Definir Visão do Problema ; Especificar Requisitos Funcionais; Definir e Refinar o Modelo de Caso de Uso; Especificar Requisitos Não Funcionais ; Especificar e Refinar a Arquitetura ; Projetar Aplicação ; Gerar Planos de Teste ; Implementar Aplicação ; Executar Testes ; Integrar e Criar Executável ; Criar Casos de Teste ; Implementar Testes ; Planejar Projeto ; Planejar Iteração ; Avaliar Iteração ; Solicitar Mudanças ;
Papeis Analistas; Arquitetos; Desenvolvedores; Gerente de Projeto; Stakeholders ; Testadores
Processo Define uma sequência de Tarefas que são desempenhadas por papéis, gerando produtos de trabalho.
Características A metodologia ágil é caracterizada por ser: Minimalista; Completa; Customizada ;
Ciclo de Vida
Estrutura
1ª Camada - Ciclo de Vida de Projeto Essa camada trata do ciclo de vida de projetos e trata do processo de desenvolvimento como um todo. Fases: Iniciação; Elaboração; Construção; Transição.
2ª Camada - Ciclo de Vida de Iteração São aplicados os principais passos do ciclo de vida tradicional do desenvolvimento de software. Disciplinas Requisitos; Arquitetura; Implementação; Teste; Gerência de Projetos.
Distribuição das disciplinas pelas fases
3ª Camada - Ciclo de Vida de Micro Incremento A execução da Divisão de Tarefas; Jornadas curtas de trabalho para alcançar os objetivos de uma iteração; Provê um feedback muito rápido em relação a qualidade do produto de trabalho;
Bibliografias http://epf.eclipse.org/uploads/16.pdf; Pressman, Roger S.; Software Engineering: A Practitioner's Approach; Fifth Edition; 2001; McGraw Hill; New York. http://epf.eclipse.org/wikis/openup/ http://www.ibm.com/developerworks/br/ratio nal/local/open_up/
Obrigado!