CÓDIGO DE PONTUAÇÃO NA GINÁSTICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Superando Desafios.
Advertisements

Movimento em I dimensão
Federação Portuguesa de Atletismo
Hipertrofia – Hiperplasia
Amintas engenharia.
Prof. Hebert Monteiro Movimento em I dimensão. Iniciaremos o nosso curso estudando a mecânica como ciência que estuda o movimento. A mecânica é dividida.
VÔLEI DE QUADRA Tratado por vôlei de quadra para diferençar do vôlei de praia esta modalidade de esporte é jogada em uma quadra, dividida por uma rede.
Jogos desportivos coletivos:
REGULAMENTO TÉCNICO - DI
1 Funções Trajectória de Projéctil DI/FCT/UNL 1º Semestre 2004/2005.
GINÁSTICA Profª. Paula Djane.
REGRAS BÁSICAS IVONE DE ARAÚJO RIBEIRO MOREIRA
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
REGRAS BÁSICAS IVONE DE ARAÚJO RIBEIRO MOREIRA
O FUTSAL.
REGRAS DE F U T S A L.
HANDEBOL Profª. Bia Colégio INEDI
Recursividade Conceitos e Aplicações.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA II
THOBER CORADI DETOFENO, MSC. Aula 07
O que você deve saber sobre
1° Aula – Práticas Profissionais
Complexidade de Algoritmos
INDICADORES ECONÔMICOS - FINANCEIROS
DINÂMICA Quando se fala em dinâmica de corpos, a imagem que vem à cabeça é a clássica e mitológica de Isaac Newton, lendo seu livro sob uma macieira. Repentinamente,
Área dos Conhecimentos
Avaliando e Compreendendo o Desempenho - Respostas
Algumas Aplicações das Funções Exponenciais
Buscas em Grafos Prof. André Renato 1º Semestre/2012
Exercícios Físicos.
Novas regras do seminário
A face de cada carta apresenta sete questões identificados por letras (de “A” a “ “G”). As questões “A” e “B” pertencem ao primeiro nível, “C” e “D”, ao.
TRABALHO DE EDUCAÇÃO FISÍCA Instituto Federal Farroupilha
Aula prática 13 Orientação a Objetos – C++ Parte 1
FORMAÇÃO DE JUÍZES/ÁRBITROS ESCOLARES
O Arremesso de Peso A bola oficial, feita de bronze, ferro fundidou ou chumbo, pesa: - Masculino: 7,26 e possui cerca de 12 cm de diâmetro; - Feminino:
Introdução O atletismo é um conjunto de atividades esportivas (corrida, saltos e arremessos), que tem a origem nas primeiras Olimpíadas realizadas na.
I P C A AGNALDO TREINAMENTOS S A E Ç G N U A R.
Um convite à Física Veja, como em um exemplo simples do cotidiano, podemos identificar várias entidades do mundo da Física. venha...
ATLETISMO.
Test of Gross Motor Development – 2ª ed
O MUNDO ATUAL PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS DIVISÃO POLÍTICA DO MUNDO ATUAL
Gerência Financeira das Reservas Técnicas
Por Antonio Castro do Amaral Mestre
Leis do movimento Professor: Antonio dos Anjos Pinheiro da Silva
MOVIMENTO EM UMA LINHA RETA
PROBABILIDADE.
O ANDEBOL O Andebol é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, cada uma delas constituída por sete jogadores mais cinco suplentes. O campo.
Cláudio Arreguy Editor de Esportes do jornal Estado de Minas.
SALTO TRIPLO - ATLETISMO
Contabilidade Empresarial
Grupos de Elementos corporais Fundamentais
Fundamentos de linguagens de programação
ROTAÇÃO DE UM CORPO RÍGIDO O eixo fixo é denominado eixo de rotação
Função produção.
CALENDÁRIO DE TREINAMENTOS LOCAL ARENA AKXE. DIA 21 DE AGOSTO AS 19:00H ATIVIDADE FÍSICA. Um profissional da área da Educação Física, com especialização.
Estática Estática Histórico
REDESCOBRINDO A GINÁSTICA ACROBÁTICA. Fernanda Merida
Código Pontuação 2006 FEMININO
Bases teórico-prática do condicionamento físico. Profa Camila papini
Voleibol.
Como controlar o estoque
Compras – Controle de Estoque. Por que é necessário controlar o estoque? Reduzir custos –Se há excesso em estoque A empresa terá custos operacionais para.
Fundamentos do Voleibol
Linguagens, códigos e suas tecnologias – Educação Física
BALANCEAMENTO DE LINHA Fernando Ressetti Pinheiro Marques Vianna.
GINÁSTICA de SOLO.
Tutorial: Inclusão de Produção Intelectual no Sipex O presente tutorial visa esclarecer as principais dúvidas sobre o procedimento para inclusão de Produção.
INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO FÍSICA
Transcrição da apresentação:

CÓDIGO DE PONTUAÇÃO NA GINÁSTICA A cada começo de ciclo olímpico, o Comitê Técnico da Federação Internacional o analisa para que possam ser feitas algumas mudanças nas regras.

CÓDIGO DE PONTUAÇÃO NA G. A.

A Ginástica Artística é uma modalidade complexa que exige um quadro abrangente de movimentos elegantes, dinâmicos/estáticos dotados de força, agilidade, coordenação, equilíbrio e controle do corpo com a particularidade de se executarem em diversos aparelhos. O nível dos ginastas é avaliado por um grupo de juízes com critérios de dificuldade, elementos de grupo, valores de ligação e execução de um Código de Pontuação. 

Para avaliar uma série, os árbitros dividem os elementos em sete grupos de valor, são eles: A, B, C, D, E, F e G, onde "A" é o elemento mais fraco e "G", o elemento mais forte. A série, em cada aparelho, é julgada por um grupo de árbitros que aplicam o Código de Pontos. Eles ficam divididos em dois grupos: o que avalia o valor da série (banca de arbitragem A) e o que avalia a execução (banca B)   Com exceção do salto, todas as séries tem um valor de partida, dado pelos árbitros da banca A. 

O julgamento, enfim, é feito baseado na soma das notas A e B O julgamento, enfim, é feito baseado na soma das notas A e B. Desse modo tem-se o seguinte cálculo: Supondo que um ginasta tenha sua nota de partida, avaliada pela banca A, em 6,500 e suas notas de execução, avaliadas pela banca B, em 9,500 - 9,250 - 9,100 - 9,500 - 10,000 - 9,500. Primeiro, retira-se a maior e a menor notas. Depois, tira-se a média B, que nesse caso é de 9,437. A nota final do ginasta, desse modo é de 15,935 (A + B).5

Algumas das principais mudanças

Mudanças no salto   1- Diminuição da dificuldade de alguns saltos Muitos saltos de alta dificuldade (geralmente saltos com nota D acima de 6) estão tendo sua dificuldade diminuída. Saltos com entrada de costas para a mesa (Yurchenko e Tsukahara) estão perdendo 0.2 em sua nota D, e saltos de entrada de frente para a mesa estão perdendo 0.1.

2 - Notas de execução mais baixas, o que faz ser quase impossível medalhar com uma queda Na ginástica, quando a ginasta sofre uma queda durante a série, ela recebe uma dedução de um ponto. Entretanto, quando uma ginasta compete numa final de salto, ela compete com dois saltos. Isto significa que, se ela cair em um dos seus saltos, a nota deste salto ruim será somada com a nota de seu outro salto (sem queda) para fazer a média. Isto faz com que a dedução de sua queda passe a ser de apenas meio ponto, o que permitiu que nas duas últimas olimpíadas ginastas com uma queda, porém com saltos de alta dificuldade, ganhassem medalhas.

As deduções de execução não serão mais somadas para fazer uma média, Quando notas de salto são dadas, os juízes irão fazer a média da nota de dificuldade dos saltos, mas irão tirar todas as deduções de execução dadas, para os dois saltos, sem fazer a média delas.

Conforme o novo código..... Dificuldade (media da dificuldade dos dois saltos) + Execução (10 - deduções de ambos os saltos)

Cada código traz consigo novos requisitos e novos elementos, cada um procurando manter a ginástica melhorando.  LEMBRANDO: ( VL) Bônus dado às ginastas na nota de dificuldade ao conectar os elementos; (VD) Valor numérico atribuído a uma série, baseado no grau de dificuldade da série; Dificuldade do elemento ou movimento: (A) 0,1 (B) 0,2 .......até 0,8 (H)

CÓDIGO DE PONTUAÇÃO NA GINÁSTICA RITMICA 2013-2016

MUDANÇAS APÓS OLIMPÍADAS DE 2012 As dificuldades foram distribuídas entre saltos, equilíbrios e rotações, Não haverá mais grupo corporal obrigatório para cada aparelho. Música: Em uma das séries poderá ser utilizada uma música com "palavras cantadas" ou seja, com letra. 

Cálculo das notas: Antes nota máxima = 30 Agora Nota máxima = 20 Dificuldade + artístico _________________ + execução = nota 2 Agora: 3 bancas árbitros: DIFICULDADES + ARTÍSTICA+ EXECUÇÃO

V Valendo: Dificuldade: 10 pontos Execução: 10 pontos ( avalia as faltas técnicas e artística) O atleta inicia com os 10 pontos e os erros serão deduzidos da nota 10 Nota Final = dificuldade + execução

Novas dificuldades: Elementos de flexibilidade com reversão antes Manuseio aparelho: Antes era permitido mover qualquer parte do corpo antes de mover o aparelho, agora deve-se mover o aparelho no início da série. Movimentos de risco: São os movimentos com alto grau de dificuldade, quanto maior os riscos = maior a nota Ao lançar o aparelho, deverá executar no mínimo 2 rotações ( giros)

Exemplo de apresentação segundo novo código de pontuação