A ATIVIDADE INDÚSTRIAL NA AFRICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS
Advertisements

DIVISÃO MUNDO: NORTE E SUL.
A ECONOMIA INDUSTRIAL DA UNIÃO EUROPEIA
8ª Série Os EUA ao longo de sua história tiveram várias oportunidades para desencadear o seu desenvolvimento econômico e souberam aproveitá-las de forma.
A Divisão Internacional do Trabalho (D.I.T.)
Curiosidade.
cana-de-açúcar no Mato Grosso do Sul
ÁFRICA A ERA DO IMPERIALISMO.
Movimentos Internacionais de Fatores
PRINCIPAIS ÁREAS INDUSTRIAIS
O SUL SUBDESENVOLVIDO UM DOS TRAÇOS MAIS MARCANTES DO SUBDESENVOLVIMENTO É A INDUSTRIALIZAÇÃO PRECÁRIA. É O QUE ACONTECE COM GRANDES PARTES DOS PAÍSES.
OS TIGRES ASIÁTICOS Capítulo 11 – pg. 218 a pg.223
Atividade Industrial 3º BIMESTRE.
ASPECTOS ECONÔMICOS – II REINADO
REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
ASPECTOS ECONÔMICOS DA ÁFRICA
REVISÃO PARA A P1 DE GEOGRAFIA / 3º TRIM.
Capítulo 02 – A Regionalização do Mundo
Novas Tecnologias Ao longo do século XIX, pesquisas no campo da tecnologia permitiram que novos inventos chegassem às indústrias e impulsionassem a.
Atividade Industrial Corresponde ao conjunto de atividades produtivas que se caracterizam pela transformação das matérias-primas, de forma artesanal ou.
História dos Portugueses no Mundo
A globalização econômica nos anos 1950 e 1960 (2ª Parte)
AGROPECUÁRIA BRASILEIRA
A atividade agrícola e o espaço agrário
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL PARTE 1.
A Globalização e as desigualdades regionais
Professora Carol/Geografia
A Circulação da Mercadoria
Colégio Militar de Brasília 3º ano PREVEST Geografia
A primeira Revolução Industrial
Capítulo 22 – Os países emergentes
O SISTEMA CAPITALISTA E O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
Clara Nassif nº03 Simeão Chen nº18  Hoje apresentaremos um pouco dos recursos minerais da África como: o carvão, gás natural, o diamante...
Economia dos Estados Unidos da América
DESCRITOR Analisar o espaço industrial brasileiro identificando seus desdobramentos atuais no processo de desenvolvimento socioeconômico do país.
A ECONOMIA AFRICANA Prof.ª Vivian Q. Pretti -Geografia-
A indústria e a transformação da natureza
Grupo: Ian Lucca nº07 Thiago Saggin nº12 Professor: Wilson Forti.
Trabalho de geografia Agricultura e pecuária
ECONOMIA ASIATICA – INTRODUÇÃO
ÁSIA ECONOMIA E CONFLITOS.
Capítulo 21 – A produção mundial de energia
9 – Os complexos agroindustriais
Richard Alonso nº16 Ulisses Gayão Nº20
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Iniciou na Inglaterra nas últimas décadas do século XVIII onde substituía a mão-de-obra por maquinários.
A inserção do Brasil no mundo
ATIVIDADE INDUSTRIAL NA ÁFRICA
AGRICULTURA E PECUÁRIA
Fluxos Migratórios.
O processo de Industrialização do Brasil
Economia na Primeira República
O QUE É GLOBALIZAÇÃO? Processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as.
Empresas Multinacionais
A reconfiguração do poder na nova ordem mundial
Revisão.
Regionalização mundial segundo o nível de desenvolvimento
Economia Brasileira1 Política Econômica Externa e Industrialização:
Professor Luiz Felipe Geografia
O COMÉRCIO MUNDIAL É através do comércio que se realizam as trocas de bens entre pessoas, regiões e países. Torna possível a complementaridade entre diferentes.
Produção Econômica da América Latina – parte II
O Brasil no contexto Geopolítico mundial
INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA
Segunda Revolução Industrial. Terceira Revolução Industrial.
DIT.
TIGRES ASIÁTICOS. CINGAPURA CORÉIA DO SUL TAIWAN HONG KONG.
O ESPAÇO DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO
A indústria Brasileira
INDUSTRIALIZAÇÃO DO BRASIL PROFESSOR LUCIANO HENRIQUE.
A AGÊNCIA PARANÁ DE DESENVOLVIMENTO Desenvolver, coordenar e liderar ações para promover o desenvolvimento sustentável do Paraná. MISSÃO.
Transcrição da apresentação:

A ATIVIDADE INDÚSTRIAL NA AFRICA Giovanna n°12 Luiza P. n° 16 Susi n° 21

ATIVIDADE INDUSTRIAL NA ÁFRICA A indústria teve início na segunda metade do séc. XVIII, na Inglaterra. Ao longo do tempo, essa atividade evoluiu muito e, apenas da sua expansão, atualmente está concentrada em algumas regiões do mundo. Atualmente, os países mais desenvolvidos estão transferindo parte de suas fábricas para países menos desenvolvidos. Isso ocorre principalmente devido à isenção ou redução dos impostos, e o aceso a matérias-primas e mão de de obra abundante.

A INDÚSTRIA NA ÁFRICA A participação da indústria na economia do continente africano é de cerca de 26% do produto interno bruto (PIB). Na produção industrial mundial, a participação da África representa cerca de 1%. Em relação ao comércio mundial de produtos industrializados, a participação africana também é pequena.

A PRODUÇÃO As indústrias mais comuns são as que transformam as matérias-primas em produtos para exportação, como por exemplo usinas de açúcar, fábricas de óleos comestíveis, indústrias de beneficiamento de fibras de algodão, lã, sisal, etc. Nas últimas décadas também começaram a aparecer indústrias com técnicas avançadas e material caro e sofisticado. Estas, porém, invariavelmente pertencem a empresas internacionais e visam produzir para a exportação. Instalaram-se na África pela vantagem de conseguir minérios, mão de obra e energia baratos.

Dos países africanos o mais industrializado é a República da África do Sul. Apesar dos grandes recursos, os países africanos são pouco desenvolvidos industrialmente. Isso não quer dizer que vários deles não tenham procurado saídas para o problema. Em alguns, tem-se tentado reduzir a importação, incentivando a industrialização de produtos básicos. Atualmente, têm sido feitos também estudos e planejamentos com a finalidade de evitar desperdícios de recursos.

As dificuldades para a industrialização A abundância (mamé) de recursos minerais no subsolo africano não impulsionou o desenvolvimento da industria da áfrica, pois é em grande parte destinada em estado bruto ao mercado externo.

Características das industrias africanas A atividade industrial no continente africano do esta voltada, principalmente, para o beneficiamento de produtos agrícola como soja, cana-de-açúcar, algodão e café. Assim a maioria dos estabelecimentos industriais são usinas de açúcar, fabricas de tecido, torrefadoras de café, fabricas de sucos concentrados e óleo vegetal. A áfrica do sul possui a mais forte e moderna economia do continente africano.

Industrias e a presença do capital estrangeiro A partir de novas diretrizes das indústrias multinacionais que estão transferindo as multinacionais, que estão transferindo suas fábricas para países menos industrializadas e necessitam de muita matéria-prima e mão de obra barata, os países africanos vem atraindo investimentos em diversos setores. Além disso muitas impressas de médio porte, a procura de oportunidade que não encontram na Europa, na América do norte e no Japão.

A industria e as transformações do espaço geográfico A implantação de indústrias desencadeia uma serie de transformações do espaço geográfico dos países. Para o bom funcionamento das fabricas precisa de infraestrutura como o fornecimento de água, energia e telefonia. Alguns países africanos como África do Sul, Líbia, Angola, Guiné Equatorial, Gabão e Botsuana vem melhorando sua infraestrutura. Os governos locais precisão estar atentos para evitar a degradação ambiental tendo como exemplo a experiência de outros países que já enfrentaram ou ainda enfrentam as consequências da poluição industrial.