INALAÇÃO DE FUMAÇA TÓXICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Técnicas de Relaxamento
Advertisements

POLUIÇÃO DO AR.
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
Fisiologia do Sistema Respiratório
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO ATENDIMENTO A NECESSIDADE DE OXIGENAÇÃO
Sistema respiratório.
O ambiente a saúde e O Amoníaco,.
Higiene e problemas sociais
SISTEMA RESPIRATÓRIO Prof.: Gilmar.
Proteção Respiratória
Professor: Indíara Jorge Latorraca
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
Fisiologia do Sistema Respiratório
Sistema Respiratório O Sistema Respiratório é formado pelas fossas nasais, faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos, alvéolos pulmonares e pulmões.
ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR
Sistema Respiratório.
Sistema Respiratório Professora Helena.
PRIMEIROS SOCORROS O QUE É???
Sistema Cardiovascular
Sistema Respiratório Humano
PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA
Profª. Michele Dias - 7ª série
SISTEMA RESPIRATÓRIO
Sistema Respiratório.
HALOTERAPIA NO ESPORTE
Sistema Respiratório.
Sistema Respiratório.
A Pequena e a Grande Circulação
Espacoeducar-liza.blogspot.com.
Respiração Apostila 2 Página 26.
Resposta Ventilatória ao Exercício
Afogamento.
Sistema Respiratorio FUNÇÕES DO SISTEMA RESPIRATÓRIO
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
Cap. 6 – 8º Ano Professora: Alexsandra Ribeiro
Cap. 5 – 8º Ano Professor: Samuel Bitu
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
FISIOLOGIA DO MERGULHO
SISTEMA RESPIRATÓRIO HUMANO PROF.º EUDINEY PIFFER
Profe. Cris Rangel Ciências 8º ano
SISTEMA RESPIRATÓRIO - funções
Sistema Respiratório.
SISTEMA RESPIRATÓRIO E EXERCÍCIO
Fisiologia Humana Sistema respiratório.
FISIOLOGIA RESPIRATÓRIA Fisioterapia – FMRPUSP
Sistema Respiratório.
Sistema Respiratório.
Sistema Respiratório.
8º AB (2º Bimestre) SISTEMA RESPIRATÓRIO
Sinais vitais nos primeiros socorros
Sistema Respiratório.
Sistema Respiratório Humano
RESPIRAÇÃO A respiração é fundamental para vida humana, sendo responsável pela troca dos gases oxigênio (O2) e dióxido de carbono (CO2) do organismo com.
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
PROFESSOR: TIAGO CARVALHO
O corpo humano sistema respiratório
Sistema Respiratório O Sistema Respiratório é formado pelas fossas nasais, faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos, alvéolos pulmonares e pulmões.
Ciências Naturais 9.º ano
O sistema respiratório
Sistema Respiratório Humano
AGENTES LESIVOS DE NATUREZA TERMICA FRIO CALOR.
O sistema respiratório
Sistema Respiratório.
A CIRCULAÇÃO DO AR E O SISTEMA RESPIRATÓRIO
CIRCULAÇÃO DO AR.
Fisiologia do Sistema Respiratório
PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA
Transcrição da apresentação:

INALAÇÃO DE FUMAÇA TÓXICA

O QUE É É uma mistura de partículas sólidas, vapores e gases a partir da decomposição de algum material combustível. A composição química da fumaça depende do material queimado, mas sempre contém monóxido de carbono, dióxido de nitrogênio e dióxido de enxofre, dentre outras substâncias geralmente tóxicas.

EFEITOS da fumaça nas pessoas Diminuição da visibilidade; Lacrimejamento e irritação dos olhos; Aceleração da respiração e dos batimentos cardíacos; Intoxicação e asfixia; Vômitos e tosse; Morte.

Inalação de fumaça tóxica A inalação continuada de pequenas quantidades de fumaça, como acontece nos fumantes, por exemplo, leva a um processo inflamatório crônico dos alvéolos pulmonares e mau funcionamento, dilatação e destruição dos mesmos. A inalação massiva, por sua vez, pode causar danos sérios imediatos e até letais ao aparelho respiratório.

Inalação de fumaça tóxica Mesmo dias depois da inalação as pessoas podem desenvolver sintomas e doenças respiratórias graves (falta de ar, chiado no peito, febre, tontura ou enjoo, bronquite, pneumonia química) ou ficar com sequelas permanentes. Como a fumaça geralmente está aquecida (às vezes a temperaturas muito altas), a combinação do calor com a fumaça causa danos ainda maiores ao sistema respiratório.

Inalação de fumaça tóxica Nos alvéolos deteriorados, as trocas gasosas que ocorrem normalmente (absorção de oxigênio, eliminação de gás carbônico) não podem acontecer, parcial ou totalmente. Sem oxigenação, os tecidos morrem em 5 a 7 minutos e o tecido nervoso ainda mais rapidamente.

Sintomas Ocorrem a partir de diferentes efeitos: Ação térmica: - Eritema (vermelhidão); - Edema (inchaço); - Ulcerações (feridas) de mucosa nas vias aéreas superiores. Esses sintomas ocorrem pela inalação de fumaça quente, o que leva a queimaduras internas, fechamento dos brônquios e consequente obstrução da passagem de ar.

Sintomas Inalação de gases tóxicos: Falta de ar; Tontura; Confusão Mental; Torpor; Coma; Óbito.

Sintomas Inalação de toxinas: Alterações de: - Permeabilidade capilar; - Fluxo linfático; - Clareamento mucociliar. Aparecimento da síndrome de desconforto respiratório; Infecções secundárias. Os sintomas causados pelos gases em geral são sensação dolorosa na boca, nariz e olhos.

Classificação dos gases Os gases podem ser divididos em: Irritantes e; Asfixiantes. Os gases irritantes podem causar broncoespasmo, traqueobronquite química ou edema pulmonar. Os gases asfixiantes são definidos como aqueles que retiram oxigênio do ambiente.

Ação no organismo Das toxinas sistêmicas a mais deletéria é o monóxido de carbono. Sua afinidade pela hemoglobina é 200 a 250 vezes maior que a do oxigênio e assim ele ocupa o lugar deste, impedindo o transporte normal de oxigênio e sua liberação aos tecidos. As partículas veiculadas pela fumaça podem ficar depositadas na árvore respiratória, obstruindo-a ou causando broncoespasmos. Quando se depositam nas cavidades nasais, podem causar sinusites.

Ação no organismo Quando o monóxido de carbono entra pelo pulmão e cai na corrente sanguínea, ocupa espaço nos glóbulos vermelhos onde deveria estar o oxigênio. No momento em que os glóbulos vermelhos ficam tomados pelo monóxido de carbono, estes não conseguem transportar oxigênio, provocando a morte do indivíduo. Além disso, a fumaça quente causa lesão na traquéia e nos brônquios, chegando até os alvéolos.

Vídeo

Sequelas Em casos de intoxicação por monóxido de carbono, em que o indíviduo perde a consciência, mas é resgatado a tempo; ficam no suporte de oxigênio e sob monitoramento, mas aos poucos o moníxodo de carbono é liberado e as sequelas são mínimas ou não existem.

Sequelas Nos casos em que a oxigenação ficou baixa por muito tempo pode haver sequelas neurológicas - encefalopatia anóxica (ausência prolongada de oxigênio no cérebro). Quando isso ocorre, o indivíduo não acorda, fica em coma. Porém se a oxigenação for rapidamente revertida, o paciente tem condições de ficar bem.

Sequelas Já as lesões térmica e química são mais problemáticas. LESÃO TÉRMICA: A cicatrização dessas lesões pode levar a doenças crônicas, como acontece com fumantes. Em casos, mais sérios, há limitação das atividades normais do indivíduo. Dependendo do grau de lesão, há sequelas leves, onde a pessoa vive bem. Se a lesão for mais grave, a pessoa pode precisar de suplementos de oxigênio, porque seu pulmão não dá conta.

Sequelas As lesões térmicas causam, ainda, queimaduras nas vias respiratórias, tirando a proteção natural dos tecidos e deixando a pessoa mais vulnerável a infecções. Outra sequela é o acúmulo, dentro do pulmão, de partículas sólidas dos produtos em combustão, carregadas pela fumaça.

Inalação de fumaça tóxica X Exercício físico A prática de exercícios físicos é sempre benéfica para a saúde respiratória e, nestes casos não é diferente. Considerando que muitos indivíduos expostos a inalação de fumaça tóxica mais tarde acabem desenvolvendo doenças como pneumonia, bronquite e falta de ar; esta prática deve ser incorporada ao dia a dia, trazendo inúmeros benefícios à saúde dos mesmos.

Benefícios do exercício físico Melhor capacidade de ventilação; Menor stress respiratório; Melhoria no sono; Diminuição do peso corporal; Diminuição do risco de doença cardiovascular; Melhor controle do metabolismo energético.

Como realizar exercícios O Colégio Americano de Medicina Esportiva (ACSM) defende que pacientes com problemas respiratórios devem realizar caminhadas pelo menos 3 a 5 vezes por semana a 50% da FCM.

Como realizar exercícios físicos Saber escolher o exercício certo para estes indivíduos é muito importante, bem como a preparação para a realização do mesmo. "Sem um aquecimento adequado e um alongamento bem feito, o corpo pode ter uma reação imediata de rejeição ao exercício, causando lesões e dificuldades. Essa preparação é ainda mais bem-vinda para pessoas com problemas respiratórios", diz Raul Santo, fisiologista do esporte da Universidade Federal de São Paulo

Realização de exercícios físicos Há dois exercícios especiais para as pessoas com dificuldades respiratórias que podem ser feitos juntamente com o aquecimento específico para cada modalidade: Relaxar o pescoço e os músculos dos ombros e depois inspirar pelo nariz e expirar pela boca;

Realização de exercícios físicos Deitar com as costas no chão, flexionar as pernas, colocar uma mão na barriga e outra em cima da caixa torácica e depois inspirar profundamente. Para o exercício fazer efeito, a barriga deve se levantar, mas o peitoral deve continuar parado. Esses exercícios devem ser executados em 5 a 10 minutos.

Realização de exercícios físicos Se, durante o treino, sintomas como dores no peito, enjoo, fraqueza e queda brusca de pressão ocorrerem, é sinal de que a pessoa deve, imediatamente parar o exercício físico. Pessoas com qualquer tipo de problema respiratório, seja ele crônico ou proveniente de inalação de fumaça tóxica, ou qualquer outro fator, deve realizar somente exercícios indicados pelo pneumologista e por seu treinador. Esses profissionais sabem o limite fisiológico de cada um.

Estudo de Caso Indivíduo do sexo masculino; 23 anos; Praticante de musculação e Muay Thay; Sobrevivente do incêndio da Boate Kiss;

Referências ABC.MED.BR, 2013. As consequências da inalação de fumaça. Disponível em: <http://www.abc.med.br/p/336079/as+consequenci as+da+inalacao+de+fumaca.htm>. Acesso em: 03 mai. 2014; BBC BRASIL, 2013. Médico explica como inalação de fumaça afeta saúde. Disponível em: <http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/0 1/130128_entenda_asfixia_mv.shtml>. Acesso em 03 de mai. 2014.

Referências FUNDAÇÃO PORTUGUESA DO PULMÃO. Pratique exercício físico e melhore a saúde dos seus pulmões. Disponível em <http://www.fundacaoportuguesadopulmao.org/P RATIQUE_EXERCICIO_FISICO_E_MELHORE_ A_SAUDE_DOS_SEUS_PULMOES.html>. Acesso em 09 mai. 2014. MINHA VIDA. Exercícios mais indicados para quem tem complicações respiratórias. Disponível em http://www.minhavida.com.br/fitness/materias/13 049-exercicios-mais-indicados-para-quem-tem- complicacoes-respiratorias>. Acesso em 09 mai. 2014.