Escola Secundária Com 3º Ciclo de Albergaria-a-Velha Área de Projecto – Prof. José Spínola – 12.ºC
Ao longo deste ano lectivo o tema abordado pelo nosso grupo foi os “Desenhos animados”. Tivemos como principais finalidades: Adquirir mais conhecimentos na área de informática/animação; Dar a entender à comunidade escolar que este tema não se aplica apenas a crianças; Tentar descodificar algumas críticas que estes transmitem à sociedade.
Temas Propostos Música Desenhos Animados CinemaRobótica Mitos Científicos
acima de tudo, gostamos do tema em questão; em crianças ficávamos fascinados com os “bonecos”; não é um assunto abordado/falado frequentemente no quotidiano; “dar vida” a este assunto; assunto que se adapta a qualquer idade.
conhecer e compreender a evolução dos desenhos animados; perceber como são feitos os desenhos animados; adquirir mais conhecimentos nesta área de animação; dar a conhecer à comunidade escolar as “críticas” contidas nos desenhos; tentativa de criar um episódio piloto ou uma personagem criada por nós;
Blog Projecção de séries de Desenhos Animados Aplicação de inquéritos “Quem é quem?”
Objectivos: Dar a conhecer à comunidade escolar (e aos restantes visitantes) o impacto dos desenhos animados, assim como as suas origens; Apontar as críticas feitas pelos desenhos animados à sociedade Nº de visitas: 452Actualização: bissemanal (Criado a 17 de Novembro de 2009) Paginas criadas: 64 Páginas abertas: 2447
Comentários ao blog Página dos Impactos dos desenhos animados na sociedade
Secção da solução da actividade “Quem é quem?” Página de abertura do Blog
As principais dificuldades foram: Evitar plagiar textos e imagens que a Internet contem; Escolher um site para criar o Blog. Organizar as páginas criadas Na colocação dos “links”
Objectivo(1): Dar a conhecer as séries de Desenhos Animados mais contemporâneas que possuem uma importância de maior relevo actualmente; Objectivo(2): Mostrar o papel que os Desenhos Animados hoje em dia têm na nossa sociedade, nomeadamente as críticas que estes transmitem; Nº de projecções: 10 Local: Polivalente da Escola
The Simpsons Family Guy American Dad
Época/Data(projecção)Série/Episódio Natal (15,17 e 18 de Dezembro)“The Simpsons”/ Miracle on Evergreen Terrace “The Simpsons”/ Roasting on an Open Fire “The Simpsons”/ This the Fifteenth Season “The Simpsons”/ Simpsons Christmas Stories “The Simpsons”/ She of little faith “The Simpsons”/ Kill Gil: Vols. 1 & 2 “Family Guy”/ Um episódio muito especial “American Dad”/ The Best Christmas Story Never Dia da Religião(21 de Janeiro)“The Simpsons” / Thanks God it's Doomsday “The Simpsons” / The father, the son, and the Holy guest star “American Dad”/ Dope & Faith Dia dos Namorados(12 de Fevereiro) “The Simpsons”/ The Way We Weren't “The Simpsons”/ Love, Springfieldian Style Dia contra o Alcoolismo(18 de Fevereiro) “The Simpsons”/ Co-Dependent's Day Dia da Mulher(6 Março)“The Simpsons” / Girls just want to have sums “The Simpsons” / Please Homer, Don't Hammer “The Simpsons” / Four Great Women and a Manicure
Época/Data(projecção)Série/Episódio Dia do Pai(19 de Março)“Family Guy”/ Peter's Two Dads “American Dad”/ Jack's Back Dia da luta contra o racismo(19 de Março) “The Simpsons” / Much Apu About Nothing “The Simpsons” / Mypods and Broomsticks “American Dad”/ Homeland Insecurity Páscoa(25 de Março)“The Simpsons”/ The Last of the Red Hat Mamas
Projecção de episódios alusivos ao Dia da Mulher Projecção de episódios alusivos ao Dia dos Namorados Projecção de episódios: “The Simpsons”
As principais dificuldades foram: Selecção das séries a projectar; Pouca adesão por parte da comunidade escolar.
Objectivos : Conhecer o impacto na comunidade escolar do nosso trabalho realizado ao longo dos dois primeiros períodos; Conhecer o impacto dos desenhos animados na comunidade escolar Calendarização: 29 de Abril Inquiridos: comunidade escolar (alunos do ensino básico, secundário e professores)
A principal dificuldade foi: Aplicar o inquérito a turmas que estavam a realizar teste de avaliação;
Actividade: “Quem é quem?” Local: Polivalente Objectivos: Dar a conhecer os desenhos animados de forma espontânea;
Data(Pistas/ Soluções)Época (Desenho Animado) ( / ) (“Gato Félix”) ( / ) (“Mickey Mouse”) ( / ) (“Popeye”) ( / ) (“Tom & Jerry”) ( / ) (“Speedy Gonzalez”) ( / ) * (“Pink Panther”) ( / ) (“Tarzan”) ( / ) (“Homer Simpson”) ( / ) (“Eric Cartman”) ( / ) (“Flippy”) “Friso animado”
Cartaz com as pistas de uma dada personagem desenho animado -> Gato Félix Cartaz com a solução da actividade. A solução do enigma
As principais dificuldades foram: Selecção das personagens que iriam servir de base à actividade; Mau domínio nas TIC, nomeadamente na utilização do programa Power Point.
Objectivos: elaborar uma série de desenhos animados que faça críticas à sociedade, ao estilo “The Simpsons”. Motivo: falta de apoio técnico Calendarização: ao longo do 2º Período
Apesar de não termos conseguido realizar esta actividade, o grupo ainda assim produziu algum material, como: Um guião/roteiro; Alguns desenhos/animações em Windows Movie Maker.
Achamos que este ano lectivo foi produtivo e pensamos que o nosso tema agradou à comunidade escolar; Esperamos que não só o professor nem a turma, mas sim a comunidade escolar e a comunidade extra-escolar tenham apreciado e beneficiado de tudo aquilo que realizámos. Apesar de não termos realizado uma actividade inicialmente proposta, achamos que o nosso desempenho global foi bom, uma vez que aprendemos muito sobre a historia e evolução dos desenhos animados,
?????????????