Revolução Francesa “liberdade, igualdade e fraternidade”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
William Parma e alexandre7ªc
Advertisements

França antes da Revolução
O ILUMINISMO.
IDADE CONTEMPORÂNEA A REVOLUÇÃO FRANCESA.
A Revolução Liberal de 1820.
Revolução burguesa. Antecedentes/causas:
Revolução Francesa.
QUEM CONTESTOU O ANTIGO REGIME NO SÉCULO XVIII?
ILUMINISMO.
REVOLUÇÃO FRANCESA
Introdução a Revolução Francesa Profº Marcelo Dias
ANTECEDENTES, FASES DA REVOLUÇÃO E DESFECHO
REVOLUÇÃO FRANCESA AULA 01.
O I L U M N S Professora: Marta.
O ILUMINISMO.
Revolução Francesa Por que foi um marco tão importante?
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
Revolução Francesa Antigo Regime
A REVOLUÇÃO LIBERAL DE 1820.
EUROPA DOS SÉCULOS XV AO XVIII - algumas idéias e conceitos gerais -
Cursinho Popular Paulo Freire
ANALISAR OS FATORES DETERMINANTES DA REVOLUÇÃO FRANCESA
ILUMINISMO As luzes da razão.
REVOLUÇÃO FRANCESA /03/2017.
REVOLUÇÃO FRANCESA.
Revolução Francesa.
A EMERGÊNCIA DA SOCIOLOGIA
Avaliação Mensal: 7º A . B : 31/10 7º C: 01 /11
Regresso de D. João Em Portugal, o governo de D. João VI ele gerou fortes ressentimentos entre a burguesia, que perdera o lucrativo monopólio do comércio.
ILUMINISMO Daniela Torres.
FATORES: Absolutismo exacerbado Fome Miséria Resquícios feudais
REVOLUÇÃO FRANCESA.
REVOLUÇÃO FRANCESA Revolução Francesa Professor Marcelo Pitana.
Revolução Francesa 05/05/1789 a 09/11/1799.
O ILUMINISMO Professor Jarlison Augusto
Extensivo Noturno COC – Hist I 2012
O DESPERTAR DE UM NOVO TEMPO
REVOLUÇÃO FRANCESA.
Revolução francesa Execução de luís xvi (1793).
TRABALHO DE HISTORIA TEMA:A ERA NAPOLEÔNICA
O ILUMINISMO.
A REVOLUÇÃO FRANCESA 1789.
Iluminismo Prof. Vanessa Martins.
ANTECEDENTES : Causas Crise econômica-financeira(final do séculoXVIII)
A REVOLUÇÃO FRANCESA 1789.
A Era Napoleônica ( ).
Cerca de 80% dos habitantes franceses estavam ligados ao campo. Problemas climáticos = aumento dos preços dos alimentos Nas cidades não havia empregos.
Antecedentes/causas:
Sinônimo de luz e iluminação
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
ILUMINISMO A fé no progresso e na razão
LISTA 1 – 8º ANO HISTÓRIA.
ILUMINISMO.
REVOLUÇÃO FRANCESA.
ILUMINISMO Prof° Marlon Novaes.
INDUSTRIALIZAÇÃO E TRABALHO
No século XVII,o absolutismo, consolidou-se na frança, com o apogeu da família Bourbons. Entre eles: *Henrique IV *Luís XIII *Luís XIV *Luís XV *Luís.
Sondagem 9ºAno: Revisão dos conteúdos do 8º Ano
ILUMINISMO “SÉCULO DAS LUZES” “SÉCULO DAS LUZES”
Revolução Francesa ( ) Prof. Alan. Revolução Francesa Ela foi o resultado da soma: Ideias Iluministas + Interesse da Burguesia * Por.
O Século XVIII ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
Revolução Francesa. Destruiu o Antigo Regime Inspira reformas políticas, sociais e econômicas na Europa.
REPÚBLICA Formas de governo. Outra importante forma de governo é a República. Trata-se da maneira mais comum de se governar atualmente e a mais identificada.
A Independência dos Estados Unidos da América Prof. Alan.
História O Século XVIII ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
Racionalismo Ideologia a ser seguida, como forma de contestar o Antigo Regime. Características Anti-Absolutismo Anti-Mercantilismo Anti-Clericalismo Poder.
A crise do Antigo Regime e as Revoluções Burguesas Prof. Edgar Rego Disciplina: História 2º Ano – EM Energia, 2016.
REVOLUÇÃO FRANCESA Iluminismo X Absolutismo “LIBERDADE, IGUALDADE, FRATERNIDADE” Aulas – Capítulos 29, 30 e 31.
REVOLUÇÃO FRANCESA Considerada a divisão entre o fim da Idade Moderna e início da Idade Contemporânea Foi um golpe contra o Antigo Regime ( absolutismo)
Transcrição da apresentação:

Revolução Francesa “liberdade, igualdade e fraternidade”

Importância da revolução francesa O processo revolucionário francês ocorrido no fim do século XVIII é considerado um dos maiores e mais importantes da história, pois a revolução foi o marco da passagem da idade moderna para a contemporânea. Além de ser um marco histórico esse evento foi marcado por seu conteúdo histórico.

Antecedentes revolucionários Na idade moderna nos deparamos com um sistema critico de governo que foi o antigo regime. O mesmo foi muito criticado pelo iluminismo que cresceu com em influencia com suas idéias que esclareciam a mente da população europeia. Dessa maneira houve a crise do antigo regime. Enquanto em varios paises da Europa os governos reproduziam o “despotismo escclarecido”, na frança o absolutismo se mantinha em sua mais pura forma

Situação da França Enquanto a Inglaterra sentia as diferenças de uma nação industrializada, na França cerca de 80% da população vivia no campo. As atividades agrícolas ficaram cada vez mais difíceis nos anos que antecederam a revolução, pois problemas climáticos dificultaram a produção, os preços aumentaram dos produtos alimentícios, não havia oferta de empregos A nação tinha dividas que, somadas , chegavam a alcançar o dobro do dinheiro circulante. Um dos fatores do endividamento francês foi o envolvimento no processo de independências das 13 colonias.

A solução... Os encargos tributarios dos franceses era muito alto e como a população pobre não tinha mais de onde tirar dinheiro a solução foi cobrar impostos da classe privilegiada.

Sociedade pré-revolucionaria estava dividida dad seguinte forma 1º estado: era formado pelo alto e o baixo clero, cerca de 150 mil pessoas pertenciam a esse grupo 2º estado: a nobreza o formava, cerca de 350 mil pessoas pertenciam a esse classe 3º estado: era heterogêneo, formado por pessoas pobres e burgueses

Movimento aristocrático Pessimo ratado: o tratado em que produtos franceses poderiam entrar livremente na inglaterra em contra partida tecidos ingleses teriam que ser comercializados na frança A solução veio do ministro TURGOT, em que tentou implantar a cobrança de tributas da classe daqueles que não contribuíam, sua ação custou seu cargo Calone foi o segundo ministro que caiu pelo mesmo motivo Necker foi o terceiro ministro: ele convocou a assembleia dos estados gerais, onde representantes dos tres estado se reuniriam para resolver a questão

Realizadas as eleições, 291 deputados foram eleitos representando o clero (menos de 1% da população) A nobreza 270 deputados (pouco mais de 1 % da população) o terceiro estado 578 deputados que passariam a representar cerca de 98% da população da França.

os votos sempre seriam pessoais (o terceiro estado certamente venceria as eleições), mas nessa assembleia o votoseria por estado... Inconformados com a situação, os representantes do terceiro estado declararam-se em assmebleia constituinte, pretendendo elaborar uma constituição sob a qual o rei deveria estar sobmetido O que parecia uma forte reação do clero e da nobreza, transformou-se em uma oportunidade de reação das camadas sociais menos privilegiadas.