Aula 1 - Fundamentos Java SE Instituto Metodista Izabela Hendrix Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Prof. Gilmar Medeiros – Agosto/2009.

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Aula 1 - Fundamentos Java SE Instituto Metodista Izabela Hendrix Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Prof. Gilmar Medeiros – Agosto/2009 Linguagens de Programação II

Outline Histórico da Linguagem Histórico da Linguagem Apresentação das Tecnologias Java Apresentação das Tecnologias Java Java SE, EE, ME e FX Java SE, EE, ME e FX Paradigmas mais comuns de programação Paradigmas mais comuns de programação Java Standard Edition: desenvolvimento desktop: Java Standard Edition: desenvolvimento desktop: Características: vantagens e desvantagens; Características: vantagens e desvantagens; Comparação com a linguagem C/C++ Comparação com a linguagem C/C++ Notação básica e primeiros programas desenvolvidos em Java Notação básica e primeiros programas desenvolvidos em Java

Java - Histórico Inicialmente idealizada para uso em dispositivos inteligentes de pequeno porte: Inicialmente idealizada para uso em dispositivos inteligentes de pequeno porte: Geladeiras, controles remotos, dispositivos portáteis Geladeiras, controles remotos, dispositivos portáteis Primeiramente chamada Oak, rebatizada como Java – sintaxe baseada em C++; Primeiramente chamada Oak, rebatizada como Java – sintaxe baseada em C++; Alavancada em 1995, com a popularidade da Web, proporcionando suporte a ; Alavancada em 1995, com a popularidade da Web, proporcionando suporte a conteúdo dinâmico; Hoje encontrada nas mais variadas edições, com suporte a diversos tipos de dispositivos Hoje encontrada nas mais variadas edições, com suporte a diversos tipos de dispositivos

Tecnologias ou Edições Java Java Standard Edition – Java SE Java Standard Edition – Java SE Java Enterprise Edition – Java EE Java Enterprise Edition – Java EE Java Micro Edition – Java ME Java Micro Edition – Java ME Java FX – ver site Java FX – ver site

Paradigmas Comuns de Programação Linguagens Concorrentes Linguagens Concorrentes Linguagens Procedurais Linguagens Procedurais Linguagens Orientadas a Objetos Linguagens Orientadas a Objetos Etc. Etc.

Java SE: Apresentação Possibilita o desenvolvimento de aplicações desktop: Possibilita o desenvolvimento de aplicações desktop: Aplicações de linha de comando; Aplicações de linha de comando; Aplicações com interfaces gráficas Swing: pacote javax.swing (ver, em Java Tutorial: ex.html) Aplicações com interfaces gráficas Swing: pacote javax.swing (ver, em Java Tutorial: ex.html) ex.html ex.html IDEs: permitem o desenvolvimento rápido das aplicações. Ex: NetBeans e Eclipse IDEs: permitem o desenvolvimento rápido das aplicações. Ex: NetBeans e Eclipse

Java SE: Características Portabilidade dos programas compilados, para diversos SOs, não necessitando recompilação – característica multiplataforma Portabilidade dos programas compilados, para diversos SOs, não necessitando recompilação – característica multiplataforma Sintaxe similar ao C – fácil aprendizado Sintaxe similar ao C – fácil aprendizado Baseada e orientada a objetos Baseada e orientada a objetos Possui uma extensa API, extremamente atualizada e de acordo com a realidade da maioria dos programadores Possui uma extensa API, extremamente atualizada e de acordo com a realidade da maioria dos programadores

Java SE: Comparação com C/C++ A linguagem Java é considerada uma “evolução” das linguagens C/C++, onde: A linguagem Java é considerada uma “evolução” das linguagens C/C++, onde: Permite a criação de programas realmente portáveis, sem a necessidade de recompilação ou alteração de código; Permite a criação de programas realmente portáveis, sem a necessidade de recompilação ou alteração de código; Possui o gerenciamento de memória embutido, através do garbage collector ou coletor de lixo Possui o gerenciamento de memória embutido, através do garbage collector ou coletor de lixo Não faz uso explícito de ponteiros, o que representa uma facilidade de programação, sendo menos sujeita a erros de código; Não faz uso explícito de ponteiros, o que representa uma facilidade de programação, sendo menos sujeita a erros de código; Usa conceitos modernos, como a orientação a objetos, suporte a multithreading, etc. Usa conceitos modernos, como a orientação a objetos, suporte a multithreading, etc.

Java: Ambiente de Desenvolvimento - I Fase 1: editor de textos comum, criação do arquivo.java; Fase 1: editor de textos comum, criação do arquivo.java; Fase 2: Compilação – geração do arquivo de bytecodes.class; Fase 2: Compilação – geração do arquivo de bytecodes.class; Os bytecodes serão executados pela Java Virtual Machine (JVM) – camada que simula um computador, ocultando o SO e hardware; Os bytecodes serão executados pela Java Virtual Machine (JVM) – camada que simula um computador, ocultando o SO e hardware; A JVM é responsável pelas características de portabilidade do código Java A JVM é responsável pelas características de portabilidade do código Java Fase 3: carregamento do programa.class em memória – “load class” Fase 3: carregamento do programa.class em memória – “load class”

Java: Ambiente de Desenvolvimento - II Fase 4: Verificação dos bytecodes Fase 4: Verificação dos bytecodes Fase 5: Execução dos bytecodes, realizando as ações determinadas pelo programa: Fase 5: Execução dos bytecodes, realizando as ações determinadas pelo programa: Compilação JIT (just-in-time) – misto de interpretação e compilação, traduzindo os bytecodes para linguagem de máquina Compilação JIT (just-in-time) – misto de interpretação e compilação, traduzindo os bytecodes para linguagem de máquina Obs: diversas otimizações de compiladores são possíveis, sendo o compilador do Eclipse IDE considerado um dos mais otimizados Obs: diversas otimizações de compiladores são possíveis, sendo o compilador do Eclipse IDE considerado um dos mais otimizados

Java: Ambiente de Desenvolvimento - III

Java: Notação Básica Estruturas básicas similares ao C: Estruturas básicas similares ao C: Ex. 1: Ex. 1: int a = 3; int b = 6; int c = 0; if (a >= b) { c = a + b; } else { c = a * b; } Ex. 2: Ex. 2: for (int i=0;i<10;i++) { System.out.println(“Iteração[“ + i +”]”); }

Java: Primeiros Passos Ex. programa FirstTest.java: Ex. programa FirstTest.java: public class FirstTest { public static void main (String args[]) { System.out.println(“Alo Mundo!”); }}

Java: Compilação e Execução Compilação: Compilação: - Ex: javac FirstTest.java javac - Ex: javac FirstTest.java Gera um arquivo.class Gera um arquivo.class Execução: Execução: java – Ex: java FirstTest java – Ex: java FirstTest Obs: Se refere ao FirstTest.class, não ao FirstTest.java Obs: Se refere ao FirstTest.class, não ao FirstTest.java Obs. 2: Se não houver o arquivo.class, não haverá execução Obs. 2: Se não houver o arquivo.class, não haverá execução

Bibliografia e Recursos - I * DEITEL & DEITEL: Java – Como Programar. Editora Prentice Hall, 6a Edição. ISBN: * DEITEL & DEITEL: Java – Como Programar. Editora Prentice Hall, 6a Edição. ISBN: WEST, DAVID; MCLAUGHLIN, BRETT: Use a cabeça: Analise & Projeto orientado ao objeto. Alta Books, 1a Edição, ISBN: WEST, DAVID; MCLAUGHLIN, BRETT: Use a cabeça: Analise & Projeto orientado ao objeto. Alta Books, 1a Edição, ISBN: BATES, BERT; SIERRA, KATHY: Use a cabeça! - Java. Alta Books, 1a Edição, ISBN: BATES, BERT; SIERRA, KATHY: Use a cabeça! - Java. Alta Books, 1a Edição, ISBN: * BATES, BERT; SIERRA, KATHY: SCJP: Certificação Sun para Programador Java 5 - Guia de Estudo. Alta Books, 2ª Edição, ISBN: * BATES, BERT; SIERRA, KATHY: SCJP: Certificação Sun para Programador Java 5 - Guia de Estudo. Alta Books, 2ª Edição, ISBN:

Bibliografia e Recursos - II Java Developers Almanac: Java Developers Almanac: Java Tutorial: Java Tutorial: Java SE 6 – APIs: Java SE 6 – APIs: Linguagem de script Groovy: Linguagem de script Groovy:

Outline do Restante do Curso Apresentação da notação básica Java; apresentação das APIs básicas de Java; introdução aos primeiros programas Java através de protótipos com o uso de classes como Scanner, dentre outras; Apresentação da notação básica Java; apresentação das APIs básicas de Java; introdução aos primeiros programas Java através de protótipos com o uso de classes como Scanner, dentre outras; Apresentação de conceitos e práticas de Programação Baseada e Orientada a Objetos; Apresentação de conceitos e práticas de Programação Baseada e Orientada a Objetos; Apresentação da API java.io.*: definição de manipulação de arquivos e diretórios; operações básicas de I/O e fluxos Apresentação da API java.io.*: definição de manipulação de arquivos e diretórios; operações básicas de I/O e fluxos Conceitos e práticas de geração de interfaces gráficas desktop - “Swing” – com o uso de puro Java; Conceitos e práticas de geração de interfaces gráficas desktop - “Swing” – com o uso de puro Java; Técnicas de concorrência através do uso de multithreading Técnicas de concorrência através do uso de multithreading Práticas de projetos e uso de diagramas UML para desenvolvimento e prototipação Java Práticas de projetos e uso de diagramas UML para desenvolvimento e prototipação Java

Extra - Testando um aplicativo Java Test-drive de um aplicativo ATM: Test-drive de um aplicativo ATM: Verificar a configuração do sistema. Verificar a configuração do sistema. Localizar o aplicativo ATM (Figura 1.2). Localizar o aplicativo ATM (Figura 1.2). Executar o aplicativo ATM (Figura 1.3). Executar o aplicativo ATM (Figura 1.3). Inserir o número de uma conta (Figura 1.4). Inserir o número de uma conta (Figura 1.4). Inserir um PIN (Figura 1.5). Inserir um PIN (Figura 1.5). Verificar o saldo da conta (Figura 1.6). Verificar o saldo da conta (Figura 1.6). Retirar dinheiro da conta (Figura 1.7). Retirar dinheiro da conta (Figura 1.7). Confirmar que as informações de conta foram atualizadas (Figura 1.8). Confirmar que as informações de conta foram atualizadas (Figura 1.8). Finalizar a transação (Figura 1.9). Finalizar a transação (Figura 1.9). Sair do aplicativo ATM. Sair do aplicativo ATM.

Figura 1.2 | Abrindo um Prompt de comando do Windows XP e alterando diretórios. Utilizando o comando cd para mudar de diretório. Localização do arquivo do aplicativo ATM.

Figura 1.3 | Utilizando o comando java para executar o aplicativo ATM.

Figura 1.4 | Solicitando o número de uma conta ao usuário. Mensagem de boas-vindas do ATM.Insira o número da conta.

Figura 1.5 | Inserindo um número de PIN válido e exibindo o menu principal do aplicativo ATM. Insira um PIN válido. Menu principal do ATM.

Figura 1.6 | O aplicativo ATM exibindo as informações de saldo da conta do usuário. Informações sobre o saldo da conta.

Figura 1.7 | Retirando dinheiro da conta e retornando ao menu principal. Menu de retirada do ATM.

Figura 1.8 | Verificando novo saldo. Confirmando as informações atualizadas de saldo da conta após a transação de retirada.

Figura 1.9 | Concluindo uma sessão de transação de um ATM. Mensagem de despedida do ATM. Prompt do número da conta para o próximo usuário.