Oficina de Aperfeiçoamento - Manejo de TABWIN e EPI INFO Módulo I – Nível Básico – Painel de Indicadores
EXCEL
EXCEL O QUE É? É um aplicativo que utiliza tabelas, também conhecidas como planilhas, para realização de cálculos ou apresentação de dados. Cada tabela é formada por uma grade composta de linhas e colunas.
EXCEL COMO O USAREI NA CONSTRUÇÃO DOS INDICADORES? Os dados tabulados no Tabwin e no Epi Info serão copiados ou exportados para a planilha do Excel, assim facilitando a edição e formatação das tabelas para uma melhor apresentação dos dados.
EXCEL REDIMENSIONANDO LINHAS E COLUNAS Passe o mouse entre as letras das colunas ou os números das linhas até aparecer o ícone ( ). Quando aparecer o ícone, clique com o botão esquerdo do mouse, segure e arraste do tamanho que desejar.
EXCEL
EXCEL INSERINDO E EXCLUINDO LINHAS E COLUNAS Clique em uma célula com o botão direito do mouse, no menu que se abre clique em “Inserir” ou “Excluir”. Na próxima janela clique em “Coluna inteira” ou “Linha inteira”.
EXCEL MESCLANDO CÉLULAS Mesclar células significa juntar duas ou mais células adjacentes em uma única célula. Selecione as células a serem mescladas, clique no menu “Página Inicial” e depois em “Mesclar e Centralizar”.
EXCEL
Toda fórmula começará com o sinal de igual = EXCEL USANDO FÓRMULAS Fórmulas são equações que efetuam cálculos com os valores na planilha. Adição Subtração Multiplicação Divisão ATENÇÃO! Toda fórmula começará com o sinal de igual =
EXCEL 10 15 = B2 + C2 25 15 10 = B2 - C2 5 05 20 = B2 * C2 100 15 30 = B2 / C2 0,5 ATENÇÃO! No Excel, o símbolo de multiplicação não é a letra X(xis) e sim o asterisco ( * ).
EXCEL PORCENTAGEM 15 30 = B2 / C2 0,5 50% 50,00% 15 30 = (B2 / C2)*100
TABWIN
DEFINIÇÃO O aplicativo TABWIN é um tabulador de dados desenvolvido pelo Datasus/MS para permitir a realização de tabulações rápidas a partir das bases de dados dos sistemas de informação do SUS.
ESTRUTURA Para seu funcionamento, além da instalação do programa, é necessário um conjunto de arquivos em três formatos: Arquivo de conversão (cnv) Arquivo de base de dados (dbf) Arquivo de definição (def) Importante: é necessário ter instalado um programa para descompactar os arquivos!
ARQUIVO DE CONVERSÃO (.cnv) É um arquivo texto que converte os códigos dos campos numa descrição compreensível ao usuário. Numa seleção, o arquivo CNV é responsável por permitir filtrar os registros que atendam a um determinado critério.
ARQUIVO DE BASE DE DADOS (.dbf) É um arquivo de dados no formato DBASE contendo as variáveis e os registros individuais de casos de um sistema de informação.
ARQUIVO DE DEFINIÇÃO (.def) É um arquivo texto que, através de uma formatação própria, informa ao Tabwin o local de origem da base de dados que será tabulada, os campos dessa base de dados que estão disponíveis e onde eles serão exibidos no painel de tabulação.
INSTALAÇÃO Como o tabwin é um tabulador de dados, sua instalação é diferente da maioria dos programas de análise. Seu uso depende diretamente da criação de pastas com nomes e locais específicos.
Passo 1: Baixar os arquivos
Passo 1: Baixar os arquivos O arquivo vem compactado (.zip)
Passo 1: Baixar os arquivos IMPORTANTE: Os arquivos nos formatos .def, .dbf e .cnv estão armazenados em área protegida por senha pois contém dados de identificação dos casos notificados. NÃO divulgue essa senha.
Passo 1: Baixar os arquivos
Passo 1: Baixar os arquivos
Passo 2: Criando local para os arquivos Criar DUAS pastas: - Tabwin (C\:Tabwin) - SinanNet e dentro dela uma pasta chamada BaseDbf (C:\SinanNet\BaseDBF)
Passo 3: Extraindo os arquivos Dentro da pasta BaseDbf ficarão os arquivos (após a descompactação) de extensão .dbf, .def e .cnv .
Passo 3: Extraindo os arquivos Dentro da pasta Tabwin ficarão os arquivos (após a descompactação) do tabwin.zip. O arquivo TabWin.exe é o executor das funções do programa e deverá ser encaminhado para a área de trabalho (como atallo).
ANÁLISES NO TABWIN
Iniciando o programa
Selecionando o arquivo para análise
Seleções 1 2 4 8 3 5 7 6
Seleções que irão compor o layout da tabela a ser criada; Contém todos os campos da ficha de investigação.
Auxilia a filtrar as informações que entrarão na análise, evitando excesso de informações zeradas.
É a localização do banco em DBF e os arquivos localizados na referida pasta. Mais de um arquivo poderá ser selecionado.
São os filtros que podem ser selecionados durante a análise.
Ajuda a procurar a categoria desejada
Salvar Registros: cria um banco em dbf com os registros após a seleção dos filtros Não Classificados: são os registros que tiveram alguma informação que não pode ser codificada.
LOG É o registro das seleções e bancos utilizados na análise realizada.
Copiando as tabelas geradas As informações geradas podem ser copiadas através dos ícones: ou
EPI INFO®
Epi info ® O Epi Info® é um software gratuito que permite a construção de questionários e formulários para entrada de dados, sua análise estatística, entre outros. Criado pelo Centro para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC) e foi desenvolvido para os profissionais de saúde pública
Instalação http://wwwn.cdc.gov/epiinfo/
EPI INFO 7 NÃO LÊ BANCOS DE DADOS EM .DBF
ÁREA DE ANÁLISES ÁREA DE PROGRAMAÇÃO ÁREA DE COMANDOS ÁREA DE ANÁLISES ÁREA DE PROGRAMAÇÃO
Comando READ É utilizado para localizar o banco de banco de dados a ser trabalhado. Exemplo: READ "dBASE IV" C:\SinanNet\BaseDBF\LEPTONET.DBF'
Comando DISPLAY É utilizado para visualizar informações sobre o banco de dados. Ele mostra todas as variáveis do banco de dados, por ordem alfabética e o formato de cada variável. Exemplo: DISPLAY DBVARIABLES
Seleciona os registros de acordo com uma condição específica. Comando SELECT Seleciona os registros de acordo com uma condição específica. Exemplos: SELECT DT_NOTIFIC>=01/01/2014 SELECT ID_MN_RESI ="330455"
Comando SELECT Obs: Comando CANCEL SELECT
Comando FREQ Produz uma tabela de frequência que mostra os valores, os percentuais e o percentual acumulado da variável selecionada. Exemplo: FREQ CLASSI_FIN
Comando LIST Cria uma listagem dos registros existentes no banco de dados a partir das seleções executadas. Pode listar todas as variáveis ou apenas algumas. Exemplo: LIST NU_NOTIFIC DT_NOTIFIC NM_PACIENT
Comando DEFINE Cria uma nova variável Comando RECODE Recodifica uma variável já existente na nova variável criada com o comando DEFINE Exemplo: DEFINE SEXO RECODE CS_SEXO TO SEXO "M"="masculino" "F"="feminino" "I"="ignorado" end
Atribui valor a uma variável criada com o comando DEFINE Cria uma nova variável Comando ASSIGN Atribui valor a uma variável criada com o comando DEFINE Exemplo: DEFINE Tempo_Internacao ASSIGN Tempo_Internacao = days(DT_INTERNA, DT_OBITO)
Construindo os indicadores