PROJETO COMENIUS: ESPAÇO DE PARTILHA! CURSO Projeto Comenius DATA SET.2013 AUTOR/A Luzia Silva | Professora A comunidade escolar encontra-se a trabalhar.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Socrates Grundtvig 2 Learning Partnership
Advertisements

O Projeto.
A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores
Teorias de Letramentos em uso: o Currículo Básico da SEDU
International Seminar on Bilateral and South- South Cooperation TUCA cooperation meeting South-South Cooperation: the perspective of Global Partnership.
VERBO CAN O CAN é usado para dizer se alguma coisa é possível ou se alguém tem a habilidade para fazer alguma coisa.
"I had very good stay at the UAlg, all my teachers were friendly and willing to help. I wish I could stay for the next semester but unfortunately I have.
Acreditação dos serviços de saúde
Norman de Paula Arruda Filho / ISAE The New Role of Management Education A Brazilian Experience NORMAN DE PAULA ARRUDA FILHO Buenos Aires, 6 de dezembro.
IN PAIRS: Talk to a friend about what is happening in the pictures below. EM PARES: Converse com um amigo sobre o que está acontecendo nas figuras abaixo).
Queridos filhos....
Wh- Questions e Short Answers
SIMPLE PRESENT O Simple Present é o equivalente, na língua inglesa, ao Presente do Indicativo, na língua portuguesa. O Simple Present é usado para indicar.
Objetivo: Como usar vídeos em suas aulas.
Programa Comenius Bilateral
Gestão de Operações ( Operations Management ) Especialização em Gestão da Produção Profs. Jorge Muniz e Valério Salomon Col.: Marco Aurélio e Ricardo “Taiúva”
Inglês – Profa. Claudia Mendes
What can I say There´s an empty place Where your Love filled my life And I know That a part of you will always Be a part of me O que eu posso dizer.
Human rights in the training of diplomats: Norwegian experiences – Direitos Humanos no ensino de diplomatas: Experiências norueguesas ISRI, Luanda
Intercutural studies. Brazil has many schools prepared to receive students in other coutries coming to the exchange student.
Competências dos professores 06 de outubro de 2014 Caroline Kearney Gestora Sénior de Projetos e Analista de Educação.
Futuro do ensino superior em Portugal
Coimbra 20 e 21 de junho. A comunidade de escolas da Europa.
Adverbs. Adverb: A word used to modify (describe) or limit (make specific) the meaning of a verb, an adjective, or another adverb. Most adverbs are formed.
We all smile in the same language
RELATIVE PRONOUNS O pronome relativo é utilizado para retomar uma pessoa ou um objeto que foi falado anteriormente e funciona como conector do sujeito.
PROJETOS 1º SEMESTRE
Aluna: Flavia Roberta Alves Pinto
E RASMUS M UNDUS II Ana Mateus DGES Reitoria da Universidade de Lisboa, 26 de Outubro de 2009.
Instructions for use: This flyer was prepared under TRACK_FAST ( The principal objective is to provide education and.
Escola Secundária de Rio Tinto Open the Window 1.
DISCURSO DIRETO E INDIRETO
Do you remember this?!!! Do you Know this?!!! Jumeirah Dubailand hotel,have you ear about that? Burj Al Arab.
Do you know who I am? (Sabes quem eu sou?) Clique para avançar.
PROJETOS SÉRGIO BARROSO. Digam-me, e eu esquecerei, ensinem-me e eu poderei lembrar-me, envolvam-me e eu aprenderei. Benjamin Franklin
© 2012 Autodesk Autodesk Revit para projetos executivos de arquitetura Módulo 6: Quantitativos de áreas precisos Tiago Marçal Ricotta Gerente de Projetos.
The Campesino a Campesino Movement The Campesino a Campesino movement is an extensive grassroots movement in Central America and Mexico. It is a cultural.
Autodesk Revit para projetos executivos de arquitetura Módulo 4: Representação gráfica de diversas fases Tiago Marçal Ricotta Gerente de Projetos – Brasoftware.
I could start dreamin, but it never ends Eu poderia começar a sonhar mas isso nunca terminaria As long as you're gone we may as well pretend Enquanto.
Billy Paul Without You No I can't forget this evening Não, eu não posso esquecer esta tarde Or your face as you were leaving Ou o seu rosto quando você.
Language skills – a standard level of proficiency Defined according to the Common European Framework of reference for languages.
Plataforma Moodle o quê e para quê Madalena Pinto dos Santos Centro de Competência FCUL 28 de Outubro 2009
XML Namespaces XML Namespaces provê um método para evitar conflito de nomes de elementos.
READ THROUGH THE INSTRUCTIONS ON THE PAPER !!! DON’T TAKE WITH YOU! LAB 3210 TUESDAY!
Análise Outubro| 2014 O destaque continua sendo a produção de posts institucionais por meio de uma linguagem adaptada aos #BIClovers, focando em assuntos.
O que são os alertas do Google?
Tema da Aula Digital The Earth: maps and routes. DisciplinaAnoAula número Inglês8º03 AULA DIGITAL E PLANO DE AULA Equipe responsável pela produção Produtor:
Grupo de Trabalho: Maria de Fátima Gonçalves Pedro Silva Pierre Maibwe Sociedade Pós-capitalista Drucker, Peter (2003) Lisboa: Actual Editora Curso de.
1 Exame do CAD à Cooperação Portuguesa 16 Abril, 2010.
Programa Aprendizagem ao Longo da Vida “Diálogo Intercultural – da Diversidade à Unidade” Projecto Comenius de Parcerias Multilaterais.
© 2011 wheresjenny.com City name: Rio de Janeiro, capital city of the State of Rio de Janeiro Country: Brazil Population: 6.3 million people [approx] Language.
O Professor de Inglês Aprendendo e Ensinando
Redes Sociais Online ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa MCCTI Mónica Oliveira 13 de Março de 2013.
As prioridades da Presidência Húngara. Dezembro 2010 As prioridades da Presidência Húngara A Presidência Húngara do Conselho da União Europeia irá decorrer.
AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS ENGº DUARTE PACHECO
Communicate - Trade - Culture William Barron Mobile/Cell –
A nossa região… ALGARVE Our region… ALGARVE A nossa cidade… OLHÃO Our city… OLHÃO.
“ The Counterculture to Cyberculture : Community Discourse and the Dilemma of Modernity” Sorin Adam Matei Department of Communication Purdue University.
COOL GOAL P ROJETO E RASMUS + COOL GOAL (Collaborative Outdoor Learning / Go out and learn) Aprendizagem colaborativa ao ar livre / sai e aprende)
It’s Challenge Time, people!!!. As you must know, Portugal has recently achieved another conquer …
RIO DE JANEIRO BY APOSTOLIS KOMNINOS PUPIL OF E2 CLASS.
28 novembro IV ENPAR O que foi.
Page 1 Projeto Comenius Art Builds Cultural Diversity ABCD Faro janeiro, 2013.
SISTEMA DE TRANSITIVIDADE: PARTICIPANTES PROCESSOS CIRCUNSTÂNCIAS.
Aparecida de Fátima Costa Orientação: Profª. Dra. Maria Antonieta Alba Celani.
This project has been funded with financial support from the European Union. This publication reflects the views only of the author, and the Commission.
Abril 2016 Gabriel Mormilho Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo Departamento de Administração EAD5853 Análise.
Pesquisa Operacional aplicada à Gestão de Produção e Logística Prof. Eng. Junior Buzatto Case 3.
“Eles não aprendem português quanto mais inglês” Moita Lopes, L.P Oficina de Linguística Aplicada Mercado de Letras. pp
Grammar Reference Relative Pronouns Upgrade 2 - Unit 8
Transcrição da apresentação:

PROJETO COMENIUS: ESPAÇO DE PARTILHA! CURSO Projeto Comenius DATA SET.2013 AUTOR/A Luzia Silva | Professora A comunidade escolar encontra-se a trabalhar com afinco no Projeto Comenius, tendo abraçado mais dois desafios dado o sucesso do primeiro que foi o BEST - Be European Saviour of Treasures, que continua a decorrer, terminando no próximo ano, nos meses de maio/junho, com uma grande festa de encerramento, em que a nossa escola receberá os quatros países que participaram nesta iniciativa. Os dois projetos que têm agora início vão envolver ainda mais toda a escola e criar uma dinâmica de abertura ao espaço europeu e à partilha de vivências. Com efeito, o Projeto PEACE visa a cooperação internacional entre as escolas participantes, o aprofundamento da consciência europeia e a promoção e prática do diálogo intercultural. Os alunos destas diferentes escolas irão aprender sobre as diferenças e semelhanças dos países geograficamente distantes e culturalmente diferentes. Enquanto que o Projeto NETWORKS tem como linha orientadora as redes sociais, quanto à evolução e aproximação dos seres humanos num espaço global de partilha a todos os níveis. Assim, as diferentes turmas da EPE vão desenvolver vários trabalhos, que vão desde a criação do logotipo, passando pela mascote, realização de curtos filmes, elaboração de questionários e flyers que serão colocados no site oficial do projeto, entre outras atividades. O passo seguinte será a preparação das viagens à Turquia e à Roménia, em novembro, sendo que a equipa, constituída por professores e alunos, está já reunida a organizar ações concretas para dar-se a conhecer, mas também conhecer os diversos parceiros. Até ao dia da viagem, a comunidade escolar vai continuar a desenvolver vários trabalhos no sentido de poder mostrar a riqueza do nosso património.

PROJETO COMENIUS: ESPAÇO DE PARTILHA! No dia 1 de outubro, uma delegação da EPE, constituída pelos professores Joaquim Jorge Costa e Vasco Miranda e pelo presidente da direção - Dr. António Conde, deslocou-se a Lisboa, mais propriamente ao Hotel Corinthia, para assistir a uma Reunião Geral de Monitorização - Parcerias Comenius Bilaterais e Mulilaterais 2013, organizada pela Agência Nacional PROALV. Esta reunião teve como objetivos principais a orientação dos projetos Comenius para este ano letivo e o futuro destes projetos que passará pela criação do programa Erasmus + ( ). Relativamente ao primeiro objetivo serviu para dar esclarecimentos relativos à gestão e implementação dos projetos aprovados referentes às ações Comenius parcerias BILATERAIS e MULTILATERAIS 2013, foram apresentadas as principais datas a cumprir relativamente aos documentos a apresentar e as suas especificidades de preenchimento e foram, ainda, apresentados os aspetos e preocupações financeiras associados a estes projetos, entre outras questões mais técnicas. Em resumo, e relativamente ao aparecimento do programa Erasmus + ( ) em substituição dos atuais projetos, podemos referir que o desafio para a continuidade neste tipo de ações será ainda maior, pois a complexidade, exigência e envolvimento com a comunidade exigirá ainda mais empenho por parte das escolas. PROALV - REUNIÃO GERAL DE MONITORIZAÇÃO - PROJETOS COMENIUS CURSO Projeto Comenius DATA 01.OUT.2013 AUTOR/A Joaquim Jorge Costa

How well do you know Europe? EPE students were asked to fill in a questionnaire for the Comenius project “P.E.A.C.E. – people events around countries of Europe”. PEACE Project is a partnership between 6 European countries. This partnership involves schools in Romania, Latvia, Poland, Greece, Portugal (our school) and Turkey. This project aims to promote the respect for other languages and cultures, to discover new countries, to increase students’ motivation for foreign language learning and to strengthen the sense of belonging to a common Europe. The questionnaire contains 7 questions to find out what the students already know about the other nations. Here are the questions: 1. In your opinion what is a typical person like from each country? (looks, character, behaviour…) 2. Give an example of a typical food and drink from each country? 3. What words can you say that are from the languages spoken in each country? 4. Can you name any famous person from each country? 5. Can you name any place or city from each country? 6. Which country would you like to visit and why? 7. Can you name two countries that share a border with each of the participating countries? Thank you for your cooperation and participation in this questionnaire! COMENIUS PROJECT: Questionnaire submitted to pupils CURSO Projeto Comenius DATA OUT.2013 AUTOR/A Sílvia Pires