OBJETIVO O Projeto tem como objetivo implantar no “Armazém da Natureza” reciclagem do óleo vegetal de cozinha por meio de inclusão social, produzindo sabão.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SAÚDE e AMBIENTE Proposta conjunta estabelecendo diretrizes que conduzam a um gerenciamento seguro dos resíduos, protegendo a saúde e o meio ambiente,
Advertisements

Projeto Sacola Verde.
VOCÊ E O LIXO?.
CAMPANHA DE RECOLHA DE ÓLEOS ALIMENTARES USADOS
Ciclo de vida do produto
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
OS DEZ MANDAMENTOS DO CONSUMO SUSTENTÁVEL
…a partir de óleo de fritura usado.
A 02 anos de ações e realizações. O Setor de GLP antes.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRAIA DO PEREQUÊ LUIZ ANTONIO ALEXANDRE (EE DR ROBERTO AMAURY GALLIERA) TANIA MACENA (EE PASTOR JACONIAS LEITE DA SILVA) ERINALDO.
Gestão Ambiental.
A EN2 está direcionada 100% ao mercado Corporativo, publico e Privado, desenvolvendo projetos pautados no conceito de sustentabilidade, integrando as melhores.
10 Lições para a Educação Financeira
Sistema de Gestão Ambiental de Resíduos Sólidos Orgânicos
Prefeitura Municipal de Bombinhas
SUBGRUPO 01 REBECA TELES LÍGIA DE DEUS
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
MEIO AMBIENTE.
O problema do lixo termina
Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
Campanha São Luís lixo orgânico zero Moisés Matias
Projeto: Lixo Zero 2013 Bombinhas – SC Prof. Rogério.
Informações e dicas importantes para implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa Prof. Ronaldo.
Reciclagem de Embalagens.
Planejamento e projetos sociais:
Segurança geral e pessoal
Seminário Lançamento CF 2011 Esforços da Economia Solidária Esforços da Economia Solidária.
Sustentabilidade Ambiental
Experiência Laboratorial Privada ( BASF ) na Acreditação em BPL
Função da Administração:
PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE EM PROJETOS
CIPA 2013/2014.
ESCOLA MONTE DE CAPARICA
Dia do Design Sustentável
Comissão de Coleta Seletiva. Quantificação de Resíduos na FCA.
Lixo, para onde vai esse resíduo?
Educação Ambiental e Contextualização Curricular
A Formação de Preços de Serviços. Se você fizer um serviço para outra pessoa durante quatro horas seguidas, quanto deve ganhar por isso. Será que no final.
Escola: Coopen Série: 4º ano B Aluno: Victor.
NÚCLEO DE MEIO AMBIENTE
Gestão de Sistemas de Informação Esta apresentação visa demonstrar a forma como o sistema de gestão de uma empresa (indústria fabricante de parafusos)
Detetive ecológico Ana Paula Carboni.
COMO GERENCIAR CONTRATOS Desafios da Construção Civil
Célia Cruz | Renata Brunetti CASE STATEMENT.  Identificar pontos fortes e fracos (existentes) e pontos a desenvolver (inexistentes) no ambiente interno.
INSTRUMENTOS E FERRAMENTAS
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Assuntos 02/20 Processos ativos Processos ativos Gestão de lâmpadas fluorescentes e mistas Gestão de.
Nesta Campanha, o que nos motivará para o encontro e a ação conjunta é a preocupação do cuidado com a Casa Comum, o lugar onde habitamos. A Casa Comum.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE
Deixe-me lhe apresentar a rotina de um amigo... João acorda as 6h e sai as 7h para trabalhar, trabalha das 8h às 17h, no período das 19h às 23h encontra-se.
Casa Comum, Nossa Responsabilidade.
15 anos.
Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica Resíduos Sólidos
CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA 2016 VER A NOSSA CASA COMUM “ CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE CASA COMUM, NOSSA RESPONSABILIDADE.
O que é DOCUMENTO DE SUPORTE À CAPTAÇÃO e como fazer?
COLETA SELETIVA. Responsabilidade de todos A ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais.
Milena Rossetti Biomédica Técnica Química da Comusa
Óleo de cozinha utilizado: Problemas associados ao descarte indevido
Q2 Gestão sustentável dos resíduos CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
PROJETO PRODUTOR DE ÁGUA
Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos do Município de Belo Horizonte - PMGIRS BH DEZEMBRO/2015.
O projeto Profissão Catador objetiva: Contribuir com a construção de alternativas coletivas para a organização dos Catadores de Cruz Alta, através da.
PREFEITURA MUNICIPAL DE IMBITUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA PAES LEME.
ROTEIRO PARA ELAB. DE PROJETOS PETROBRAS SOCIAL – OBJETIVOS ESPECÍFICOS Atividades Principais Realização de 10 aulas sequenciais e progressivas sobre estratégias.
Gestão Ambiental Prof. Me. Jaime Frajuca Engenharia de produção
SAÚDE AMBIENTAL Céu do MapiáCéu do MapiáAmazonas.
          O gerenciamento da qualidade é o aspecto da função que determina e implementa a "POLITICA DE MEDICAMENTOS" ou seja , as intenções e direções.
O Departamento Municipal de Água e Esgoto - Dmae é uma autarquia da Prefeitura de Uberlândia que cuida do saneamento, com uma estimativa de Esgoto e Água.
Transcrição da apresentação:

OBJETIVO O Projeto tem como objetivo implantar no “Armazém da Natureza” reciclagem do óleo vegetal de cozinha por meio de inclusão social, produzindo sabão e sabonete ecologicamente corretos.

LEGISLAÇÃO Os óleos encontram-se legislados na Portaria 240/92. Esta Portaria estabelece as disposições relativas ao licenciamento das atividades de recolha, armazenagem, tratamento prévio, regeneração, recuperação, combustão e incineração dos óleos usados.

COLETA E ARMAZENAMENTO A coleta já é executada pelo “Armazém da Natureza”, nas residências percorrendo quilômetros. Para o armazenamento há o espaço necessário, tanto do óleo a ser utilizado quanto para o produto final.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL Através de agentes ambientais (funcionários) treinados na própria instituição, realizar uma campanha porta a porta de conscientização ambiental e de reciclagem.

TREINAMENTO Será feito por voluntariado de profissionais do ramo, como educadores, gestores e técnicos ambientais. Assim a verba para tal será de baixa significativa, apenas para disponibilizar o material, como exemplo apostila. Tempo de capacitação é de até 02 meses, para que os agentes estejam aptos e com total esclarecimento sobre o assunto. Treinamento para produção do material será realizado também por voluntariado de pessoal que já realiza este trabalho.

RECURSOS FINANCEIROS Para fornecimento do material em geral contaremos com parcerias (patrocínios). Parceria esta que se fará da troca de divulgação dos fornecedores por material. Os materiais não patrocinados, por enquanto, estão dentro da verba já disponibilizada. Com custo beneficio de baixa significativa e de acordo com parcerias e execução, estando ao alcance da verba disponibilizada, pode reduzir a dependência de subsídios e garantir que os agentes consigam sua auto sustentabilidade.

RECRUTAMENTO DE PESSOAL O recrutamento será efetuado pelo trabalho voluntário de uma Agente social da prefeitura. Terá como foco os jovens de baixa renda, e que estão bem próximos de áreas problemáticas e longe de alguma capacitação. Quantidade e remuneração do pessoal e espécie de contrato será estipulado de acordo com execução do projeto e realização de metas mais aprofundadas.

MATERIAL Material físico: peneiras, baldes, colheres, fogão comum, formas, facas. Material químico: soda caustica, água, amaciante, essência de aromas. Material de proteção: luvas, jaleco, mascara, óculos Material embalagem: materiais devidamente triados já disponíveis no “Armazém da Natureza”.

PRODUÇÃO Tempo de preparo de aproximadamente 1 hora e de conclusão 12 á 15 dias. Terá inicialmente quantia reduzida, já que, o óleo tem destinação primaria á indústria de biodisel. Será dada de acordo com a disponibilidade de material e de acordo com metas para sustentabilidade.

VENDA, DISTRIBUIÇÃO E DIVULGAÇÃO A venda se dará mobilizando os moradores, hotéis, restaurantes, industriais, enfim, por meio de divulgação na mídia, no “boca a boca” e campanhas de conscientização, com a garantia de um produto viável financeiramente, ecologicamente correto e de qualidade testada e garantida. A distribuição será efetuada com um carro devidamente apropriado e funcionário instruído.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Os resíduos são alegremente despejados nos esgotos pelos seus produtores. Os produtores desconhecem que são obrigados a dar destino final aos seus resíduos, ou se não desconhecem fazem-se esquecidos e ninguém lhes dá qualquer penalização por isso. Os serviços de fiscalização não se preocupam em verificar se a Lei está a ser aplicada, nem têm como o fazer, porque também não têm conhecimento do que devem fazer, nem existem directivas que os orientem. Obviamente que não pode ser o Estado a arcar com o esforço de assegurar sozinho a tarefa de recolher e valorizar os óleos que são diariamente despejados nos esgotos, no entanto, a implementação de uma política concertada nesta área traria certamente benefícios para o meio ambiente e para a economia do País.

Um pequeno gesto que faz muito pela natureza. O óleo de cozinha usado descartado na pia é o mesmo que entope redes de esgoto e aumenta os custos do tratamento de água, alem de poluir rios e represas. Um único litro de óleo pode contaminar até 1 milhão de litros de água. Ajude a mudar esse quadro. Junte o óleo usado, coloque em um recipiente vedado e entregue juntamente com o lixo recliclavel.