Mozart Neves Ramos O Desafio de Alavancar a Formação no Ensino Médio e Suas Repercussões no Ensino Superior: Alternativas.

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Transcrição da apresentação:

Mozart Neves Ramos O Desafio de Alavancar a Formação no Ensino Médio e Suas Repercussões no Ensino Superior: Alternativas e Soluções

O Desafio da Aprendizagem Escolar Porcentagem de alunos que aprenderam o que era adequado ao final de cada etapa da Educação Básica Fonte: Saeb/Inep – elaboração de Todos Pela Educação Etapa da Educação Básica Língua PortuguesaMatemática 5º ano do Ensino Fundamental 34,2%32,5% 9º ano do Ensino Fundamental 26,3%14,7% 3º ano do Ensino Médio 28,9%11,0%

Matemática nos últimos 10 anos Fonte: Saeb/Inep – elaboração de Todos Pela Educação Etapa da Educação Básica º ano E.F. 14,4%14,9%15,1%18,7%23,7%32,5% 9º ano E.F. 13,2%13,4%14,7%13,0%14,3%14,7% 3º ano E.M. 11,9%11,6%12,8%10,9%9,8%11,0%

SÉRIE 1ª2ª3ª4ª5ª6ª7ª8ª9ª1ª2ª3ª ALUNOS ENSINO FUNDAMENTAL MÉDIO MATRÍCULAS 2008 – FLUXO ESCOLAR

Nota Mínima de Ingresso nos Cursos Mais Concorridos e nas Licenciaturas em 2009 CursosUFCEUFRGSUFMGUFPE Direito490,9662,8113,67,76 Medicina483,3721,1128,08,29 Ciências da Computação478,2591,7102,46,35 Odontologia470,0605,689,65,58 Jornalismo485,9626,3108,87,27 Pedagogia448,1463,565,64,74 Licenciatura em Biologia---3,50 Licenciatura em Física390,0466,475,24,46 Licenciatura em Química379,2516,080,03,55 Licenciatura em Matemática417,2 456,5 64,03,29

Disciplina% Docentes L. Portuguesa 18% Matemática 41% Biologia 28% Física 61% Química 44% L. Estrangeira 18% E. Física 23% E. Artística 59% História 29% Geografia 31% % Docentes sem formação adequada por disciplina do Ensino Médio

Como reverter esse quadro 

Criação de um Instituto de Formação de Professores com “Cheiro de Escola” ● Trabalhar por Áreas do Conhecimento com as disciplinas específicas; ● Cada Área agrega três perfis de professores: 1. Os da Universidade com vocação e motivação na Educação Básica; 2. Os da Rede de Ensino de reconhecido valor pedagógico, funcionando como “pontes” EM  ES; 3. Os Visitantes (com apoio da Capes) para oxigenar o sistema, trazendo inovação de métodos e práticas pedagógicas; ● Esses Institutos poderiam funcionar de forma integrada as Escolas de Ensino Médio de Tempo Integral – Pró-Centros (PE, CE, PI, SP...RJ). Ex: Garanhuns (UPE (noite)-Pró-Centro(diurno))