Estrutura do Relatório 1.

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Transcrição da apresentação:

Estrutura do Relatório 1

Relatório Relatório é documento através do qual se expõem os resultados de atividades variadas. Deve ser objetivo, informativo e apresentável e expor o resultado das atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas ao estudante pela participação em situações reais de vida e de trabalho através do Estágio. O documento é peça indispensável na conclusão do curso e na emissão do Diploma. Conceito 2

Relatório Apresenta os elementos necessários a identificação do trabalho: Logo marca da escola centralizada; Nome da escola em maiúsculo, negrito, nº 18 e centralizado; Nome do curso em maiúsculo, negrito, nº 14 e centralizado; Nome do autor do relatório em maiúsculas e minúsculas, nº 14 e centralizado; Título em maiúsculo, nº 14, negrito e centralizado; Cidade e estado em maiúsculas e minúsculas, nº 14, centralizado; Mês e ano da conclusão do relatório em maiúsculas e minúsculas, nº 14, centralizado e negrito. Capa 3

Folha de Rosto Relatório Acrescentam-se aos dados da capa, a finalidade do relatório, o nome do curso e a área especializada (à direita). Tamanho da fonte nº 11. Folha de Rosto 4

Relatório Deve conter três colunas: a da esquerda enumera as divisões e subdivisões do relatório; o da direita indica o número das páginas; a do centro indica os itens do trabalho. Horizontalmente as partes são ligadas por linhas pontuadas. Sumário 5

Relatório A introdução apresenta uma visão geral daquilo que será desenvolvido. Deve conter informações de quem fez o relatório, o que contém, onde, quando, como e porque foi feito o estágio. Aborda o assunto de maneira geral e breve. Deve indicar além disso, nome, função e registro do profissional que acompanhou o estagiário. Introdução 6

Relatório Devem anunciar os propósitos do estágio e das atividades desenvolvidas. Exponham-nos através de sentenças breves. Serão subdivididos em gerais e específicos. Os objetivos específicos serão no mínimo cinco. Objetivo 7

Relatório Deve conter as atividades desenvolvidas pelo estagiário, o período, a duração em horas. Título centralizado, corpo 12, maiúsculas. Deve conter as atividades realizadas pelo estagiário, o período, a duração em horas. Cronograma 8

Relatório Desenvolvimento Tem como objetivo expor, as idéias principais analisando-as e ressaltando os pormenores mais importantes. As atividades deverão ser separadas em subitens, diante do seu perfil, e numeradas em ordem crescente. Exemplo: 3.1. Subdivisão do título, ou ainda 3.1.1. Tópico dentro da subdivisão do título. Caracterização da empresa – Descreva as características do sistema operacional da empresa. Informações: nome da empresa, localização, atividades, organização da empresa (cooperativa, privada, governamental etc.), área da empresa (dimensão), número de funcionários, supervisão (incluindo a formação profissional), produtos comercializados ou serviços prestados, destino da produção, condições de trabalho oferecidas. Desenvolvimento 9

Relatório O assunto anunciado na introdução e desenvolvido resultam na conclusão, decorrência lógica e natural de tudo o que a precede. Não é um idéia nova nem sem importância que se acrescenta ao trabalho, não é tampouco um simples resumo do mesmo. Neste espaço, pode-se demonstrar a superação e as dificuldades encontradas durante o estágio ou também para melhorar o aproveitamento e rendimento durante o estágio Conclusão 10

Referências Bibliográficas Relatório São as referências às quais visem complementar relação dos autores e obras consultados por ocasião do estágio. A numeração deve ser feita pela ordem alfabética dos sobrenomes dos autores. Os elementos das referências bibliográficas e da bibliografia devem aparecer na seguinte ordem: Sobrenome do autor com letras maiúsculas; vírgulas; Nome do autor; ponto; Título da obra sublinhado ou em tipo diferente; ponto; Edição; ponto; Ex. 4 ed. Local da publicação; vírgula; Nome da editora; vírgula; Data de publicação, ponto; Página(s) onde se pesquisou. Ex. v p. 35-80. Referências Bibliográficas 11

Relatório Agradecimentos São opcionais e, quando presentes, devem ocupar uma página apenas. Agradecimentos 12

Relatório São todos os materiais que complementam a descrição do relatório, como cronogramas, mapas, gráficos, fotografias, tabelas, etc. E que enriquecem e aumentam a compreensão do relatório. A inclusão ou não desta seção vai depender do nível de abordagem do conteúdo do relatório, porque esta função é comprovar e/ou enriquecer as informações nele contida. Deverão ser enumeradas progressivamente caso haja mais de um, e mencionados no texto, entre parênteses. Ex.: (v. anexo), (v. anexo 3). Anexos 13