U.A.P.S. Santo Antônio dos Campos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Effectiviness of lifestyle changes on impired plasma glucose and lipids Impacto das mudanças do estilo de vida em pessoas com elevados níveis plasmáticos.
Advertisements

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SUBSECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DIRETORIA GERAL DE SAÚDE.
PLANO OPERATIVO ESTADUAL – DISTRITO FEDERAL   Atenção Integral à Saúde dos Adolescentes  em Conflito com a Lei,  em Regime de Internação e Internação Provisória.
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE
25 Maneiras de Valorizar as Pessoas
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM NUTRIÇÃO SOCIAL - ESNS
Parceiros: 1 Pesquisa de Opinião PNAFM Encontro de Coordenação Brasília 07 a 10 de novembro de 2006.
UMA ALTERNATIVA NO CUIDADO DOMICILIAR
1 Complexidade de Algoritmos Complexidade de pior caso Complexidade de melhor caso de uso bem menos freqüente em algumas situações específicas Complexidade.
Obesidade Rosângela Carrusca Alvim.
Programação Cabeças Automáticas 3M
Auditoria de Segurança da Informação
DESCRIÇÃO Produção de 40 DVD´s contendo palestras, que terão como
Sala de Diretrizes Porto Alegre 2011.
Questionário de Avaliação Institucional
PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: construção e fortalecimento da prática profissional no apoio matricial às equipes de SF Prof. Ed.
Registro Eletrônico para Acompanhamento Médico de Pacientes em uma UTI Rafael Charnovscki (1), Jacques R. Nascimento Filho (2,3) Giancarlo Bianchin.
Questões sobre quatro quadrados
Alimentação.
Caso 01 Paciente feminino, 11 anos de idade realizou exames radiográficos para iniciar tratamento ortodôntico Cisto ósseo traumatico Paciente femenino.
GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR
AULA 4 Função Exponencial.
Sistema de Gestão Hospitalar Integrado
Serviço de Pediatria Cirúrgica
PROGRAMA DE ASSESSORIA E TREINAMENTO
Timken Store Brasil Denis Guimarães.
CAPACITAÇÃO E VALORIZAÇÃO DAS MERENDEIRAS “Parceiros da Saúde”
ESPAÇO DÚVIDAS.
Módulo Financeiro Centro de Custo.
Programa de Automonitoramento Glicêmico Piloto
GESTÃO DOCUMENTAL DCAR / SETOR DE ARQUIVO E MICROFILMAGEM 2004.
Professor: Juliano Lucas Gonçalves
Matemática e Hábitos Saudáveis
ESPECIALIZAÇÃO DO MOTORISTA
AGENDAMENTO DE CONSULTA
13 de janeiro de 2010 Terremoto no Haiti Relatório de ação de busca e resgate do GEA.
Pesquisa – Ação: M. Thiollent
1 / 23 Controle de ações É o gerenciamento ativo, diário, dos riscos Ocorre ao mesmo tempo do gerenciamento do projeto Inclui a implementação do plano.
BENCHMARKING.
Effectiviness of lifestyle changes on impired plasma glucose and lipids Impacto das mudanças do estilo de vida em pessoas com elevados níveis plasmáticos.
Projeto Jaqueira A prevenção da obesidade e suas co-morbidades: Ação Educacional no Parque da Jaqueira - PE.
Portifólio PIBID – Educação Física
ESTATÍSTICA.
Avaliação Curso de Atualização em Políticas Públicas de Saúde com Ênfase na Assistência Farmacêutica – CRS CO 1ª Turma.
O título deve ser curto e objetivo
PROJETO DA CAMPANHA DE PREVENÇÃO DE DIABETES MELLITUS
VERIFIQUE QUAL É A FAIXA DE PESO IDEAL PARA VOCÊ
Resposta penhora Online
Centro de Gravidade e Centróide Cap. 9
um novo caminho para você…
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
Fortaleza, CE – 14 de novembro de 2013 Alberto J. Palombo Rede Interamericana de Recursos Hídricos 1.
Centro de Cidadania da Mulher
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
A COMPAIXÃO QUE DÁ VIDA: o Toque da Palavra
PASSO A PASSO DE ACESSO - GESTOR RECURSOS HUMANOS.
Unidade 7: Processamento, Análise e Interpretação dos Dados
Congresso de Fortalecimento da Atenção Primária a Saúde no Estado de Minas Gerais.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
12. Rede de Tratamento ao Usuário do Programa de Diabetes
HIPERTENSÃO E DIABETES: APRENDENDO A CONVIVER.
Rio Verde - Goiás - Brasil
SECRETARIA DE SAÚDE DEPARTAMENTO DE EPIDEMIOLOGIA.
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
Proposta do Distrito Sanitário Leste Novembro 2007
Conhecimento sobre o corpo: noções de fisiologia
NASF de Bela Vista do Toldo
CASOS CLÍNICOS Regras desta atividade científica:
PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRATUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA Controle da Hipertensão Arterial com grupos de intervenção educacional.
Transcrição da apresentação:

U.A.P.S. Santo Antônio dos Campos GRUPO DAS FOFINHAS Grupo Operativo de apoio clínico e psicológico a mulheres com algum grau de obesidade. U.A.P.S. Santo Antônio dos Campos

A Idéia Em Novembro de 2009, chega na UAPS um ofício, entre tantos que chegam do nível central, sobre a referência para tratamento de “Obesidade Grave” via TFD (Tratamento Fora de Domicílio). A equipe (Coordenação, Enfermagem e Psicologia) discute o melhor caminho a tomar e, desta discussão, envolve a clínica médica, decidindo criar um trabalho através de grupos operativos.

O começo da ação Envolvimento de toda a equipe na idéia. Divulgação para todos os usuários. Abertura da agenda para os interessados.

Captando as interessadas Participação de todos os servidores da UAPS através da observação, escuta, e muita conversa, Uso de apelos visuais como cartazes em vários pontos da UAPS, O boca a boca, muito importante neste trabalho, As interessadas são agendadas com seus nomes e telefones.

Início dos grupos Critérios estabelecidos: Número de pacientes por grupo: aproximadamente 15 mulheres. O primeiro contato será feito com a enfermagem que fará medição, pesagem e cálculo de IMC. As que estiverem com IMC acima dos níveis constantes no protocolo da obesidade grave serão encaminhadas para consulta com o clínico para que ele peça os exames laboratoriais necessários. Agendamento do primeiro encontro do grupo com a Psicóloga. Atualmente incluímos uma palestra com o clínico nesta fase inicial.

As reuniões em grupo. Os encontros são conduzidos pela psicóloga, quinzenalmente, onde são abordados temas relevantes que priorizam reflexões sobre como cuidar melhor de si através do despertar e do resgate da auto estima, construindo um convívio interpessoal e afetivo através desta experiência em grupo.

Horário Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado 07:00   08:00 09:00 10:00 11:00 12:00 13:00 14:00 15:00 16:00 17:00 18:00 19:00 20:00 21:00 22:00 Atividade Física Sentimento do dia

Continuação da Clínica À medida que os exames vão chegando na UAPS, o retorno com o clínico é marcado. Após a análise dos resultados do exame e do IMC, as pacientes com Obesidade Grave, serão encaminhadas para o tratamento via TFD em Belo Horizonte, caso tenham interesse.

PROTOCOLO OBESIDADE I-                   INVESTIGAÇÃO CLÍNICA Determinar Peso e Altura e calcular o índice me massa corpórea ( IMC) através da seguinte fórmula :  Peso/ Altura2 . A partir desse resultado, os pacientes são classificados como: 1- Sobrepeso:  IMC >25kg/m2  e < 30kg/m2 2- Obesidade I:  IMC ³ 30kg/m2 e < 35kg/m2 3- Obesidade II: IMC ³ 35kg/m2 e < 40kg/m2 4- Obesidade III: IMC ³ 40kg/m2 II-       INVESTIGAÇÃO LABORATORIAL: A-    Avaliação de alterações metabólicas associadas: 1- Glicemia Jejum ou TTG ( ver diagnóstico de Diabetes Melito) 2-Colesterol total e frações 3-Triglicérides 4-Ácido Úrico B- Avaliação de eventuais causas de obesidade 1-     TSH ( suspeita de hipotireoidismo) 2-     Cortisol Urinário + cortisol sérico após 1mg de dexametasona ( quando houver suspeita de hipercortisolismo. Ver sessão Síndrome de Cushing).

Nos grupos outros profissionais são bem vindos Outros profissionais também participam dos encontros quinzenais. Já participaram: Duas Nutricionistas: As questões da área de nutrição. Um Farmacêutico: O papel da medicação para emagrecer, e as promessas mirabolantes. Uma Enfermeira: Dicas de cuidados com beleza, como cremes e shampoos fáceis de fazer e de custo reduzido, etc.

Dificuldades encontradas Nível cultural da população. Pouca disponibilidade de tempo das usuárias. Pouca disponibilidade do clínico. Carência de profissionais na área de Nutrição.

Conclusão É um trabalho muito simples mas que exige muita dedicação e disponibilidade dos profissionais envolvidos. Iniciamos o trabalho em março de 2010 e já estamos trabalhando com o terceiro grupo. Muitas pessoas se inscrevem e não chegam a vir na primeira reunião ou vem nas primeiras e abandonam o grupo.

Conclusão Todas as pessoas que têm persistido no grupo têm conseguido resposta positiva, É um processo lento, que depende muito da credibilidade que os profissionais passam, É visível a melhora da auto-estima e, consequente, da qualidade de vida destas pessoas à medida que vão conquistando o objetivo que as trouxe para este trabalho.

Conclusão Como é sabido, a obesidade hoje está se tornando um dos maiores problemas de saúde pública em toda a população mundial. É urgente um maior aprendizado de todos os profissionais do setor público nesta área, conduzindo ações que levem a resultados efetivos, minimizando as consequências deste problema.

Equipe Válter Murilo Chaves – Farmacêutico, Coordenador da UAPS. Maria Elena de Resende – Psicóloga. Mariza Vieira Coutinho – Enfermeira. Todos os Profissionais da Unidade.

Fotos

Fotos