A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRATUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA Controle da Hipertensão Arterial com grupos de intervenção educacional.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRATUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA Controle da Hipertensão Arterial com grupos de intervenção educacional."— Transcrição da apresentação:

1 PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRATUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA Controle da Hipertensão Arterial com grupos de intervenção educacional e terapêutica em seguimento do Programa Saúde da Família do Município de Piratuba SC Fernanda Trevisol Novembro, 2008

2 A educação em saúde, associada ao autocontrole dos níveis de pressão, à atividade física e à dieta alimentar, é importante instrumento para aumentar a procura por tratamento e controlar os índices de pacientes hipertensos. O conhecimento das doenças está relacionado à melhora da qualidade de vida, à redução do número de descompensações, ao menor número de internações hospitalares e à maior aceitação da doença.

3 No Programa Saúde da Família do município de Piratuba, Santa Catarina, foi proposta intervenção em uma população de pacientes hipertensos por meio de formação de grupos para ação educativa, seguimento regular, fornecimento de medicação, controles periódicos e atendimento de intercorrências.

4 Objetivos: -Melhora nos níveis de Hipertensão Arterial, -Adesão ao tratamento, -Reduzir indicadores de morbidade e mortalidade por complicações da hipertensão arterial, - Propiciar educação em saúde sobre a patologia e conseqüências, - Mudança no estilo de vida através de práticas de saúde como: alimentação saudável, controle do peso, atividade física, entre outros.

5 O grupo é formado por 209 hipertensos estes são subdivididos em 11 sub-grupos de acordo com o local de residência para maior comodidade, haja vista que as atividades são executadas na própria comunidade - com apoio das Agentes Comunitárias de Saúde para organizarem o ambiente a ser utilizado. Os encontros são realizados bimestralmente desde o ano de 2005 até o momento.

6 Grupo 1- Centro

7 Grupo 2- Centro

8 A equipe multiprofissional para a ação educativa e o acompanhamento dos pacientes é composta por um médico clínico geral, uma enfermeira, uma psicóloga, um farmacêutico, uma técnica de enfermagem, um fisioterapeuta e agentes comunitárias de saúde. Essa equipe se organizou e se capacitou para desenvolver atividades dentro de uma padronização de condutas e habilidades técnicas, de acordo com normas clássicas.

9 Equipe

10 Resultados e Impacto

11 RESULTADOS E IMPACTO Os índices de pressão arterial pós-intervenção apresentaram melhora significativa. Inicialmente, 24.87 % dos pacientes tinham pressão ótima/normal e 73.58 % limítrofe, leve, moderada e grave. Após a intervenção, 66.98% tinham pressão ótima/normal e 32,05% limítrofe, leve, moderada e grave, caracterizando uma redução de hipertensão limítrofe, leve, moderada e grave de 41,53%.

12 Dos 209 pacientes em acompanhamento nos grupos de hipertensão, 1,91 % tiveram complicações (1 diagnóstico de coronariopatia, 1 diagnóstico de retinopatia hipertensiva grau II e 1 trombose venosa profunda). Apesar das complicações, esses pacientes se mantiveram motivados e continuaram participando das atividades do grupo. Como complicação maior ocorreu 1 óbito.

13 Como resultado secundário, conseguiu-se uma organização da infra-estrutura de apoio para os grupos, que consistiu em: 1. Fornecimento regular da medicação, em função da estimativa precisa de quantidade e disponibilidade dos medicamentos, já que se contou com a prescrição médica regular e com a regularidade da dispensação.

14 2. Padronização dos exames subsidiários solicitados, respeitadas as limitações do serviço, pois se obedeceu ao preconizado nos consensos. 3. Atendimento de intercorrências, em função do agendamento previamente reservado para esses casos.

15 4. Realização de ações educativas junto aos pacientes, pois uma sala foi reservada para discussão em grupos e exposições. O agendamento dos retornos, o fornecimento da medicação, o atendimento odontológico e médico preferenciais garantiram a adesão ao programa, verificada pela observação não registrada do baixo número de faltosos.

16 Foi constatado através dos registros que houve a participação dos familiares e comunidade em geral nos grupos o que demonstra envolvimento e consequentemente resulta em atuação familiar.

17 A demanda por consulta médica regular diminuiu: antes da intervenção a média paciente/ano era de 9; após a intervenção, 3 (considerando os pacientes dos grupos controlados).

18


Carregar ppt "PREFEITURA MUNICIPAL DE PIRATUBA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA Controle da Hipertensão Arterial com grupos de intervenção educacional."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google