A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Indaial O municipio de Indaial está situado no Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Possui uma área de 466 km² sendo aproximadamente 155km² (33%) de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Indaial O municipio de Indaial está situado no Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Possui uma área de 466 km² sendo aproximadamente 155km² (33%) de."— Transcrição da apresentação:

1 Indaial O municipio de Indaial está situado no Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Possui uma área de 466 km² sendo aproximadamente 155km² (33%) de área urbana e 311km² (67%) de área rural. O municipio de Indaial possui 49.959 habitantes (IBGE 2008) dos quais 75% são migrantes dos vários Estados brasileiros. Caracteriza-se por uma população economicamente ativa, sendo as indústrias têxteis e metalúrgicas o foco da produção de trabalho do município.

2

3 Uma característica que é importante ressaltar, é o aumento da população nos últimos anos; em função da migração de pessoas oriundas de outros estados e municípios. Estas pessoas vem em busca de emprego e qualidade de vida, elementos estes que o município dispõe. Em outubro de 2006 a Secretaria de Saúde através do colegiado gestor, deu início ao Planejamento Estratégico onde levantou-se, alguns pontos em relação a dinâmica do trabalho e estratégias a serem estabelecidas. Paralelo a esta equipe surgia o GTH – Grupo de Trabalho de Humanização que deu início a implementação da PNH - Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão no Sistema Único de Saúde – HUMANIZASUS.

4 FÓRUM

5 A partir do I Seminário que aconteceu em março 2007 constituiu-se uma equipe gestora que uniu GTH, colegiado da Secretaria, mais um representante de cada unidade de saúde que passou a coordenar a política de humanização. Atividades desenvolvidas e/ou em processo de implanção: Comissão: Acolhimento 1. Pesquisa para análise do processo de trabalho e fluxo dos serviços dos centros de saúde do município; 2.Elaboração dos fluxogramas de atendimento das unidades de saúde do município, favorecendo o acolhimento na atenção básica;

6 3. Projeto piloto de implantação do Acolhimento na USF Benedito, visando posteriormente as demais USF´s do município; 4. Acolhimento implantado no Centro de Atenção Psicossocial - CAPS do município, onde todos os usuários que procuram o serviço tem sua escuta garantida e os encaminhamentos necessários realizados. Comissão: Ambiência 1. Criação de equipe de apoio com visão técnica quando da construção e/ou ampliação de unidades de saúde; 2. Levantamento dos materiais permanentes necessários nos serviços de saúde do município;

7 Comissão: Valorização do Trabalhador 1. Pesquisa sobre intenção de efetivação dos funcionários de PSF; 2. Elaboração de projeto de lei complementar que altera o artigo 54 da lei complementar de 02/92 – Estatuto dos Servidores públicos, garantindo o triênio dos mesmos; 3. Encaminhamento ao Secretario de Saúde, de propostas para o fornecimento de medicação via SUS aos servidores públicos do município; 4. Elaboração de Plano de Cargos, Carreira e Salário dos profissionais de Saúde da Prefeitura Municipal de Indaial, em vias de implantação;

8 5.Capacitações nas áreas de: Liderança; Qualidade no Atendimento; Área técnica de enfermagem; capacitação mensal com os Agentes Comunitários de Saúde; apoio à participação dos funcionários nos cursos de Educação Permanente, GERUS, PGRSS, Introdutório Saúde da Família e outros oferecidos pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado da Saúde; e Apoio financeiro a profissionais para cursos de Educação Continuada em outros municípios.

9 Comissão: Direitos e Deveres dos Usuários do SUS 1. Visita a todas as Unidades de Saúde com intuito de trabalhar a Carta dos Direitos e Deveres dos Usuários com toda a equipe interna, tornando-os multiplicadores da cartilha, com o CLS e a própria população; 2. Capacitação dos funcionários e dos Conselheiros Locais Saúde sobre Controle Social.

10 Comissão: Clínica Ampliada 1.Estabelecimento de pactuações entre médicos especialistas e generalistas de ESF, com o intuito de efetivar as ações de referência e contra-referência, beneficiando o usuário do Sistema e auxiliando no controle de gastos com saúde; 2.Implantação do Sistema CRIADOR, com vistas ao Prontuário Único, uniformizando os registros dos pacientes.

11 Comissão: Gestão Participativa e Co-Gestão 1. Implantação de OUVIDORIA, através de número telefônico específico (0800), com coleta das informações e apreciação de cada caso, realizada por uma comissão formada para este fim; 2.Implantação de EQUIPE GESTORA, formada por todos os coordenadores de programas e/ou equipes, diretores, integrantes do GTH e Secretário de Saúde, com a finalidade de atuar na formulação, controle e execução da Política Administrativa e de Saúde, no âmbito da Secretaria Municipal, que atua de forma coesa, uniformizando as ações e fortalecendo o trabalho em rede integrada.

12 GTH – Grupo de Trabalho de Humanização

13 I SEMINÁRIO

14 Oficina – I Seminário

15 Com o intuito de avaliar e dar continuidade ao processo de Humanização em nosso Município, decidiu-se que em Agosto de 2008, faríamos o II Seminário Municipal de Humanização em Saúde. O evento contou com Coordenador da Política Nacional de Humanização Dr. Dario F. Pasche, Consultoras do Ministério da Saúde, 225 funcionários (totalizando 90% de participação) e alguns representantes de serviços ligados à saúde de Indaial. Os temas trabalhados foram: Acolhimento, Fluxo de Rede, Valorização do Trabalhador e Co-gestão.

16 II SEMINÁRIO

17 Gostaríamos de ressaltar que não houve investimento financeiro diferenciado para a implantação deste processo. Houve sim, vontade e persistência de todos: GESTORES, TRABALHADORES E USUÁRIOS. Concluindo, podemos considerar que a implantação da POLÍTICA MUNICIPAL DE HUMANIZAÇÃO foi muito bem sucedida. O próximo passo será a consolidação do processo e a ampliação das ações envolvidas nos dispositivos da PMH.

18

19

20 Oficina II Seminário

21


Carregar ppt "Indaial O municipio de Indaial está situado no Médio Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Possui uma área de 466 km² sendo aproximadamente 155km² (33%) de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google