TEATRO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
Advertisements

Coordenação dos vários elementos que compõem uma Montagem Teatral
Teatro Medieval.
Teatro Romano Teatro de Mérida.
O TEATRO Página Seguinte – 11º Ano.
ESPAÇOS CÊNICOS Teatro de Swan, Victoria & Albert Museum, Londres
Elementos do Teatro O que é Teatro?.
CONTO Professora: Josiane.
TEATRO OFICINA: Alteração das representações do teatro paulista das décadas de 60 e 70 do século XX Aluno: João Eduardo de S. Oliveira Orientador Prof.ª
Humanismo.
Teatro Barroco.
Comédia Dell’Arte.
Esse termo era usado para caracterizar ornamentos excessivos.
A Pele do Lobo Artur Azevedo
Teatro no Brasil.
TEATRO DRAMÁTICO.
Literatura Informativa
História da Educação no Brasil
HISTÓRIA DO TEATRO COLÉGIO ALUB.
O RITO DE PASSAGEM PARA O CLASSICISMO
A ORIGEM DO CARNAVAL O CARNAVAL É UMA FESTA QUE SE ORIGINOU NA GRÉCIA EM MEADOS DOS ANOS 600 À 520 a.c.
Gil Vicente Vida e obra.
AS GERAÇÕES DO ROMANTISMO
Literatura de informação no Brasil.
Estilos Musicais ♫ Guilherme – Nº17 Nicolas – Nº31 Bandeirante.
DOM CASMURRO Machado de Assis.
O TEATRO
Quinhentismo no Brasil (1500 – 1601)
Professsora: Aíla Rodrigues
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
A EDUCAÇÃO RENASCENTISTA
A origem do teatro.
Noite na Taverna Álvares de Azevedo (1831 – 1852)
O teatro brasileiro no século XIX
Teatro Linha do tempo.
DEPOIMENTOS DOS ALUNOS APÓS APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA DE 2012
Ritmos Afro-brasileiros
Origem do Teatro Português
O período humanista na Literatura
Cap. IV Gênero dramático
HUMANISMO
Humanismo ( ) Idade Média x Renascimento
BARROCO.
Teatro Grego O teatro, na Grécia antiga, nasce em função das manifestações em homenagem ao deus do vinho, Dioniso ou Baco (em Roma). A cada nova safra.
OS GÊNEROS LITERÁRIOS A tradição fixou uma classificação básica em três gêneros, que englobam inúmeras categorias menores comumente chamadas subgêneros:
Teatro brasileiro Língua Portuguesa Professora Karen
Teatro.
Breve História do Teatro
Teatro no Brasil.
Comédia Dell’Arte.
Peter Brook.
Gêneros Teatrais.
Teatro Grego O teatro, na Grécia antiga, nasce em função das manifestações em homenagem ao deus do vinho, Dioniso ou Baco (em Roma). A cada nova safra.
→ elementos paratextuais
O que vocês sabem sobre a Grécia Antiga?
Balé da Corte Alunos: Edlene Scheller Felipe Corrêa Maycon W. Maires
Teatro.
Martins Pena.
DE SENTIMENTOS HUMANOS.
A COMMÉDIA DELL’ARTE PARTE 1.
Escola E.B.2,3 Professor Amaro Arantes
Ensino Fundamental, 8º Ano
BREVE HISTÓRIA DO TEATRO
Profº Nelson Polinário ARTE TEATRO A HISTÓRIA DO TEATRO Da origem ao renascimento.
Arte Clássica Arte da Grécia Antiga
MÉTODOS E ESCOLAS DE INTERPRETAÇÃO PARA CINEMA
Considerações sobre a obra: Postura da Igreja: considera-se autoridade instituída por Deus para julgar o povo. Eliminar a heresia; Discursar em favor da.
SÉCULO ÁUREO ESPANHOL Corral espanhol 4/28/2017 1:07 PM
Transcrição da apresentação:

TEATRO

TEATRO GREGO Início - Festas em homenagem ao deus Dionísio (representações por mímicas de suas peripécias) Surgimento do coro - Grupo que narrava as histórias e contava as emoções dos personagens Tespis - Primeiro diretor de coro, e criador do primeiro diálogo em cena (primeiro ator grego) Tragédias - Criadas por sófoclis e ésquilo, interpretadas somente por homens

TEATRO MEDIEVAL E RENASCENTISTA   É marcante do séc. X ao início do séc. XV. São dramas litúrgicos em latim, escrito e representado pelo clero. Fiéis participam como figurantes, mais tarde como atores e agregam língua local. As peças são dramas religiosos, longos, podendo durar dias. A partir disso formam-se grupos de teatro semi profissionais e de leigos, que se apresentam na rua. O tema ainda é o religioso, mas com tom popular agora. Teatro Renascentista Vai do séc. XV ao XVI. O Teatro é erudito, imitando o modelo greco-romano, é muito acadêmico, com linguagem pomposa e temática sem originalidade. Mas em vários países o teatro popular mantém a herança medieval. As peças são cheias de vigor e ação. Em reação ao teatro acadêmico, são criados grupos de improvisação, mas sempre dos mesmos personagens (Colombina, Arlequim, etc). O maior destaque desta época é Shakespeare, considerado maior dramaturgo de todos os tempos. Sua técnica é extremamente pessoal e sintonizada com a época. Suas obras demonstram uma profunda visão do mundo, o que gera influência sobre toda a evolução posterior do teatro.

TEATRO NO BRASIL O teatro brasileiro surgiu quando Portugal começou a fazer do Brasil sua colônia. Os Jesuítas, com o intuito de catequizar os índios, trouxeram não só a nova religião católica, mas também uma cultura diferente, em que se incluía a literatura e o teatro. Aliada aos rituais festivos e danças indígenas, a primeira forma de teatro que os brasileiros conheceram foi a dos portugueses, que tinha um caráter pedagógico baseado na Bíblia. Nessa época, o maior responsável pelo ensinamento do teatro, bem como pela autoria das peças, foi Padre Anchieta. A história do teatro brasileiro dramático surgiu em 1564, coincidentemente com a data de nascimento de Willian Shakespeare, quando foi encenado o Auto de Santiago pôr missionários jesuítas, na Bahia. Já em 64 com o Golpe Militar, as dificuldades aumentam para diretores e atores de teatro. A censura chega avassaladora, fazendo com que muitos artistas tenham de abandonar os palcos e exilar-se em outros países. Com o acirramento da atuação da censura, na década de 70, a dramaturgia passa a se expressar por meio de metáforas. Apesar disso, Fauzi Arap escreve peças que refletem sobre o teatro, as opções alternativas de vida e a homossexualidade. Surgem diversos grupos teatrais formados por jovens atores e diretores. Na década de 90, no campo da encenação, a tendência à visualidade convive com um retorno gradativo à palavra por meio da montagem de clássicos. O teatro realmente nacional só veio se estabilizar em meados do século XIX, quando o Romantismo teve seu início. Martins Pena foi um dos responsáveis pôr isso, através de suas comédias de costumes. Outros nomes de destaque da época foram: o dramaturgo Artur Azevedo, o ator e empresário teatral João Caetano e, na literatura, o escritor Machado de Assis

STAND-UP Stand-up comedy é uma expressão em língua inglesa que indica um espetáculo de humor executado por apenas um comediante. O humorista se apresenta geralmente em pé (daí o termo 'stand up'), sem acessórios, cenários, caracterização, personagem ou o recurso teatral da quarta parede, diferenciando o stand up de um monólogo tradicional O stand-up tem suas raízes em variadas tradições do entretenimento popular americano do final do século XIX, incluindo o vaudeville, (teatro de revista) e monólogos humorísticos. A maioria dos comediantes era meramente vista como contadores de piadas que esquentavam a platéia com um número de abertura, ou mantinham o público entretido durante os intervalos. Com a fama e o sucesso desses humoristas, o público começa a frequentar os clubes apenas pelas aberturas cômicas e logo os apresentadores se tornam o próprio show No final dos anos 50 e no decorrer da década de 60, stand-up se tornou uma moda entre boêmios e intelectuais. Alguns clubes noturnos eliminaram os números musicais e começaram a se chamar de "clubes de comédia". A Stand-up Comedy explodiu durante os anos 70, com muitos artistas se tornando conhecidos nacionalmente. O estilo nascido nos clubes noturnos alcança teatros e até grandes concertos em estádios esportivos. Por volta de 1990 a comédia stand-up parece entrar em declínio. O mercado é inundado por comediantes considerados medíocres, muitos trabalhando em função do conceito de que o sucesso no stand-up pode abrir as portas para outras áreas como musica, atuação em tv e filmes de cinema. Mas alguns humoristas conseguem reerguer o gênero, trazendo seus temas particulares para programas de TV de incrível sucesso popular e reconhecimento normalmente inacessível em circuitos de clubes de comédia. Com o novo século, a comédia stand-up é oxigenada, graças ao surgimento de novas mídias como a internet e canais de tv a cabo como o Comedy Central. Por todo o mundo houve um interesse no stand-up comedy e fazendo com que ocorresse crescimento na cena cômica no Canadá. Inglaterra, Portugal, Irlanda e Países Baixos e agora no Brasil.

MUSICAL Os musicais tiveram início a partir das operas, e sofreram grandes transformações ao longo do tempo, para se tornar interativo como é atualmente. No Brasil ele começou por causa de um grupo francês, usando a ironia em todos os espetáculos, fazendo com que as peças ficassem populares e que aumentasse o número de espectadores.  

Teatro hoje em dia Stand-up Improvisadores Teatro Musicais

ATIVIDADE INTERATIVA Meninos X Meninas

GRUPO: Alisson Traldi Jubran Antonio Frutuoso Amado Eduarda Guedes Seabra Keith Bertelli Tang Luiza Helena Lopes Guerrero AM2PP