CAPÍTULO 2 PROGRAMAÇÃO SEMANAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Histórias que fazem a Diferença
Advertisements

Introdução: Vivemos na era das mudanças.
BÁSICO PARA DIRETOR JA - IGREJA LOCAL
COMO DINAMIZAR O PROGRAMA
Evangelismo OBJETIVOS DESAFIOS ESTRATÉGIAS MATERIAIS CRONOGRAMA JULHO
A luta pelo pão de cada dia tem sido mais renhida e os limites do sábado estão sendo constantemente ameaçados.
Passos para a IMPLANTAÇÃO dos Pequenos Grupos. Passos para a IMPLANTAÇÃO dos Pequenos Grupos.
1ª Aula de MULTIPLICAÇÃO ESPIRITUAL Estudos Bíblicos.
Os Deveres dos DIRIGENTES dos Pequenos Grupos. Os Deveres dos DIRIGENTES dos Pequenos Grupos.
A Estrutura do Pequeno Grupo na Igreja
Este é o lema central do Evangelismo para toda a igreja na América do Sul. Este é o lema central do Evangelismo para toda a igreja na América do Sul.
MINISTÉRIO DA DEVOÇÃO PESSOAL
Departamento dos Ministérios da Criança
MINISTÉRIO DA RECEPÇÃO
GRAÇA Jesus me ama. GRAÇA Jesus me ama ADORAÇÃO Eu Amo a Jesus.
É uma Classe de Estudos da Bíblia para instruir as pessoas nas doutrinas e prepará-las para o batismo.   “Muitas pessoas há que querem saber o que fazer.
Uma vez por semana, as meninas que fazem parte das MR se reúnem.
Quais recursos usaremos? RECURSOS DE ENSINO / APRENDIZAGEM
Projeto “Eu estudo a Lição"
A PROGRAMAÇÃO E DINAMISMO DE UMA CÉLULA
10 Dias de Oração Horas de Jejum e Oração 28 fevereiro a 09 de março
O QUE É? Uma nova proposta da Igreja Mundial para uma melhor aprendizagem das crianças da igreja, tendo em vista o estilo de aprendizagem de.
Qual a parte da programação que você mais gosta?
CÉLULAS DE GERAÇÕES INTEGRADAS
A Escola Sabatina e os Pequenos Grupos..
Primeira reunião do Ministério de Louvor
A oração de um justo pode muito.”
DIRETRIZES PARA O PLANO DE UNIDADES DE AÇÃO
EVANGELISMO DE FIM DE SEMANA
LÍDERES DA ESCOLA SABATINA
CLASSE DOS PROFESSORES
NOSSO DESAFIO Desde o Mundo Bíblico Para o Mundo de Hoje
Dicas para o sucesso da Recepção
Elementos do Culto.
OUTROS PROGRAMAS ESPECIAIS
O PROFESSOR COMO PROFESSOR III
O PROFESSOR COMO PROFESSOR I
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO II.
DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DE CRIANÇAS
CLASSE DOS PROFESSORES
DINÂMICOS E INTERESSANTES
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO II.
CAPÍTULO 9 PROFESSOR NOTA 10.
COMO MOBILIZAR A IGREJA PARA A AÇÃO MISSIONÁRIA
Responsabilidades e Atitudes. A aparência interior é mais importante, porém, vestir-se adequadamente, com bom gosto e sem exagero, é uma forma de se.
PROGRAMAS INTERESSANTES
TESTEMUNHANDO COM OS Jovens. TESTEMUNHANDO COM OS Jovens.
11 GRUPOS PEQUENOS E EVANGELIZAÇÃO. 11 GRUPOS PEQUENOS E EVANGELIZAÇÃO.
GANHANDO ALMAS COM CLASSES BÍBLICAS.
MANUAL DE USO DOS CARTÕES DA ESCOLA SABATINA
ESTRATÉGIAS DE EVANGELISMO PARA PEQUENOS GRUPOS
Dinamizando as Reuniões
Por que Reuniões em Pequenos Grupos?.
CAPÍTULO 5 O PROGRAMA DA CLASSE.
CAPÍTULO 6 O DIA DOS AMIGOS.
TREINAMENTO DE PROFESSORES DO JUBA - BONSUCESSO.
MINISTÉRIO DA RECEPÇÃO. MINISTÉRIO DA RECEPÇÃO.
O líder deve chegar mais cedo à reunião e ter um momento de oração com sua equipe.
Metodologia da Infância e adolescência Missionária
Classe Bíblica de Jovens e Juvenis. Classe Bíblica de Jovens e Juvenis.
Temos visto que grande parte dos clubes de Desbravadores tem dificuldades para cumprir os planos estabelecidos de classes regulares e avançadas do currículo.
O pastor é o principal responsável por este programa.
"Ide portanto, fazei discípulos... Ensinando-os a guardar todas as coisas..." Mateus 28:19, 20.
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
Missões – 7/novembro África do Sul Valerie. Valerie caminhava lentamente em direção à sala de aula e lágrimas escorriam pela sua face. Sua melhor amiga.
O Coordenador de Pequenos Grupos.
Treinamento de Lideres de Células
Programando a Programação da Escola Sabatina Pr. Jorge Mário de Oliveira MPES – Paulistana da IASD 2008.
 Analisei as práticas musicais dos cristãos, na pesquisa de campo verifiquei o que há nas proximidades do templo, existem outras igrejas cristãs bem.
APROVAR as duas formas sugestivas de liturgia expressas pelo Manual da Igreja (MI, Ed. 2010, notas p. 181 e 182), que ao mesmo tempo diz: "Não existe.
Transcrição da apresentação:

CAPÍTULO 2 PROGRAMAÇÃO SEMANAL

No Capítulo I fizemos uma análise das Leis da Programação. Agora vamos nos dedicar a uma análise mais detalhada da programação semanal. Existe a tendência de se esquematizar a programação de uma só forma... Mas podemos variar...

Comissão da Escola Sabatina. -Boas Vindas -Pensamento especial. PROGRAMA TRADICIONAL 1 PROGRAMA TRADICIONAL 2 Abertura – 20 min. Comissão da Escola Sabatina. -Boas Vindas -Pensamento especial. -Hino e Oração. -Informativo das Missões. -Parte Especial (música, poesia, etc.) -Fatos Especiais. Abertura – 10 min. Comissão da Escola Sabatina. - Boas Vindas. - Pensamento especial. - Hino e Oração. - Parte Especial (música, poesia, etc.)

A PROGRAMAÇÃO DAS CLASSES OU UNIDADES NÃO MUDA Confraternização – 10 min. - Confraternização. - Fazer a Chamada e organizar a visitação. - Recolher a Oferta. Planos Missionários – 10 min. - Relatório do Trabalho Missionário semanal. - Avaliação dos planos missionários. - Oração Intercessória por nossos Interessados. Estudo da Lição – 35 minutos finais. Aqui é onde o professor faz Pensar (2) Permite a participação e (3) Ajuda seus alunos a praticarem o aprendido. Os 55 min. são “sagrados” para as Unidades (Classes) funcionarem como uma pequena igreja.

(2) Informativo das Missões. NA PARTE FINAL TAMBÉM PODE HAVER MUDANÇAS Encerramento - 15 min. A cargo da Comissão da Escola Sabatina. (1) Conclusão. (2) Informativo das Missões. (3) Oferta. (4) Fatos Especiais. (5) Encerramento. (6) Hino e Oração Final. (7) Despedida. Encerramento - 05 min. A cargo da Comissão da Escola Sabatina. (1) Conclusão. (2) Encerramento. (3) Hino e Oração Final. (4) Despedida..

1. Recepção (30 minutos antes) COMO TORNAR A PROGRAMAÇÃO TRADICIONAL MAIS DINÂMICA 1. Recepção (30 minutos antes) É responsabilidade do MM, mas combine com elas. Deve ser iniciado uns 30 minutos antes. Não é só “Boas Vindas” por mais agradável que esta seja: Implica na orientação e ajuda às visitas, compartilhando com elas o hinário, a Bíblia, a lição, algum folheto ou literatura, indicando-lhes onde fica o banheiro, etc. É bom ter um Livro de Visitas à entrada. Entregar os nomes das visitas ao Coordenador de Interessados. Deve-se ter uma “Classe Bíblica Especial” ou “Classe dos Amigos”. Esta deve estar bem localizada.

2. Os Momentos Prévios (15 minutos antes) COMO TORNAR A PROGRAMAÇÃO TRADICIONAL MAIS DINÂMICA 2. Os Momentos Prévios (15 minutos antes) Uma boa programação motiva a pontualidade. Ter uma equipe para dirigir a adoração musical. O culto já começa com a adoração através da música. Escolher com antecipação os hinos que serão cantados. Podem ser usados instrumentos musicais. Em um Sábado especial, um grupo musical pode ser convidado para este momento. Contar em poucas palavras a história dos hinos e cantá-los. Ter música ambiente antes de iniciar o programa. Além do louvor, pode haver: orações intercessórias, testemunhos, histórias e outras atividades que motivem os membros a chegarem cedo.

3. Abertura (na hora exata) COMO TORNAR A PROGRAMAÇÃO TRADICIONAL MAIS DINÂMICA 3. Abertura (na hora exata) Sempre pontualmente. Se possível, entregar incentivos de pontualidade. Usar a criatividade na maneira de se fazer a abertura. O “Auxiliar para Diretores” é apenas um guia sugestivo, podem ser feitas adaptações. Pode haver um prelúdio musical para a abertura. Boas vindas, hino e oração (ajoelhados). Podem ser feitas: encenações mudas, decoração especial e outras formas para introduzir o tema geral ou o tema semanal da lição a ser estudada.

3. Abertura (na hora exata) COMO TORNAR A PROGRAMAÇÃO TRADICIONAL MAIS DINÂMICA 3. Abertura (na hora exata) Dar oportunidade para que alguns grupos dirijam o programa. Unidades de Ação. Departamentos da Igreja. Divisão dos Menores. Homens, Mulheres. Grupos da terceira idade e jovens, etc. O Diretor sempre deve estar acompanhando para que sejam respeitados os horários e a seqüência do programa. Lembrar de agradecer aos participantes.

4. Informativo Mundial (ou Carta Missionária) COMO TORNAR A PROGRAMAÇÃO TRADICIONAL MAIS DINÂMICA 4. Informativo Mundial (ou Carta Missionária) Apresentá-lo de maneira resumida. (5 minutos). Pode ser antes ou depois do estudo da Lição. É preferível que a história não seja lida, mas contada. O relato pode ser feito em público, ou em cada Unidade. Pode ser encenado ou dramatizado de maneira simples. (com trajes típicos, objetos tradicionais, etc.) Se possível, usar recursos audiovisuais na apresentação. Ter iniciativa e criatividade. Havendo possibilidade, fazer uma pequena entrevista com alguém que conheça a região ou o país para onde seguirão as ofertas.

5. Palavras do Diretor (ou “Fatos Especiais”) COMO TORNAR A PROGRAMAÇÃO TRADICIONAL MAIS DINÂMICA 5. Palavras do Diretor (ou “Fatos Especiais”) Aqui o Diretor faz algum comentário positivo sobre os dados do Quadro Comparativo ou algum outro aspecto. Alvo de Freqüência, Estudo Diário, Alvo de Ofertas, Motivar os Alunos a Trazerem Visitas. Etc. Homenagear os aniversariantes. (último sábado do mês).

5. Palavras do Diretor (ou “Fatos Especiais”) COMO TORNAR A PROGRAMAÇÃO TRADICIONAL MAIS DINÂMICA 5. Palavras do Diretor (ou “Fatos Especiais”) Oferecer pequenos brindes como estímulo aos Alunos, Professores ou Unidades que se destacaram. Entregar pontualmente aos professores o tempo estabelecido, para que realizem seu trabalho nas Classes.

Confraternização – 10 min. Planos Missionários – 10 min. COMO TORNAR A PROGRAMAÇÃO TRADICIONAL MAIS DINÂMICA 6. Atividades nas Unidades Confraternização – 10 min. Planos Missionários – 10 min. Estudo da Lição – 35 min.

COMO TORNAR A PROGRAMAÇÃO TRADICIONAL MAIS DINÂMICA 7. Encerramento Dedique uns minutos para a recapitulação, ou use uma frase sobre a lição principal da semana. Palavras finais do Diretor. Hino Final e Oração.

ORIENTAÇÕES PARA A DIREÇÃO Pedir e confirmar as partes do programa com antecedência. Cada participante poderá receber a seqüência da programação com antecedência. Se possível, escolher músicas especiais de acordo com o tema da lição. Nos programas em que se comemoram as datas especiais: Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia da Criança, Natal, etc., é bom haver um prévio ensaio. Não esquecer o “Dia do Amigo” (ex Dia das Visitas).