Problemas de trânsito na Roma antiga A exemplo das capitais modernas, Roma antiga j á sofria enormes congestionamentos. Tanto assim que C é sar, o curator.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UMA PESCARIA INESQUECÍVEL
Advertisements

TEOREMA DE TALES.
A TIGELA DE MADEIRA Criação Ria Slides.
A Linguagem da Pintura.
Interpretação simbólica e tipológica das Escrituras
Escola Municipal de Ensino Fundamental Renato Pradi
POR QUE JOGOS COOPERATIVOS?
Análise Sintética do Transporte Rodoviário no Brasil
A Lenda da Noite Certo dia um indiozinho não conseguia dormir e pediu para o seu pai contar uma história para ele conseguir dormir:
O PROBLEMA DO MAL E A EXISTÊNCIA DE DEUS
Um dia, o executivo principal decidiu que ele e todo grupo gerencial – um total de 12 pessoas – deveriam participar de um curso de sobrevivência, que tinha.
UMA PESCARIA INESQUECÍVEL
MORAL DA HISTÓRIA.
Um Reflexo De Amor....
O encontro da Sanidade com a Insanidade O encontro da Sanidade com a Insanidade Walter Kauffmann Neto.
UMA HISTÓRIA DE TODOS OS DIAS.
Água Presente Divino.
Mensagens de um bebé a sua mãe
A vida é assim... Texto passado por: Regina Petreche Diminuído para Slide por:
CAMPANHA FAI AS REFLETIVAS 2009 de 03/08 à 28/08.
UMA PESCARIA INESQUECÍVEL
ASILHASDIÓMEDES Há um lugar no mundo que uma parte é território dos Estados Unidos e outra é território da Rússia. Esses territórios estão separados.
A senhora Alice Couteault, nascida Alice Gourdon (1917), de Bouillé Loretz (79), foi aceita, devido à sua enfermidade, numa peregrinação diocesana à.
Há muitos anos, Tom era funcionário de uma empresa muito preocupada com a educação.
ESTAMOS TODOS NO MESMO BARCO
« Quatro Leis da Espiritualidade »
Uso prático de unidades da Língua Portuguesa
Rotatória para pedestre na China ‏Lu Jia Zui Pedestrian Bridge
O ENIGMA DE TÓ (Verídico)
OS CAMINHOS DE DEUS.
Jogos Tradicionais Portugueses.
FRENAGEM.
UM CORAÇÃO COMO O SEU Ligue seu som Clique para passar.
Princípios da Medicina de Família e Comunidade
ESTAMOS TODOS NO MESMO BARCO
Hamilton ALBERT EINSTEIN O MAL EXISTE?
Jogos tradicionais portugueses
A felicidade Compartilhada
INFORMÁTICA.
O pequeno gauchão. Esse carro foi inventado, criado e construído na cidade de Lajeado, RS. Observem o tamanho em relaçao aos outros.
O Rio de Janeiro e as Copas
O rio de janeiro e as Copas
Descrição da Cidade de Sergipe d’el-Rei
ESTAMOS TODOS NO MESMO BARCO Tom era funcionário de uma empresa. Um dia todo o grupo gerencial, um total de 12 pessoas, foram participar de um curso.
Tipos de Gráficos. Os gráficos são muito usados para a tomada de decisão em investimentos. Os mais usados são: Gráfico de Linha. Gráfico de Linha. Gráfico.
A casa do fim da Rua Vocês conhecem a história dessa casa? Era um dia tranquilo, estava voltando da escola com meus amigos. Que casa?
COMO SURGIU A COROA DO ADVENTO
FIM DA COBRANÇA DO IPVA. O presidente Lula esta articulando inúmeras licitações para o ano que vem, na intenção de privatizar várias rodovias, com isso,
DA RESTAURAÇÃO E RECUPERAÇÃO DA
SITUAÇÕES.
UMA PESCARIA INESQUECÍVEL
ESTAMOS TODOS NO MESMO BARCO
TEORIA E PRÁTICA DOS ESPORTES: BASQUETEBOL:
Sistemas de Arquivos- Cap4
PRINCIPAIS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA – SISTEMAS ECONÔMICOS
FIM DA COBRANÇA DO IPVA. O presidente Lula esta articulando inúmeras licitações para o ano que vem, na intenção de privatizar várias rodovias, com isso,
UMA PESCARIA INESQUECÍVEL
ESTAMOS TODOS NO MESMO BARCO
Estática Estática Histórico
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Autorizar Programas para Usuários Esse help servirá para ajudar a configurar as permissões para os funcionários da empresa.
Planejamento de tráfego Jogos Olímpicos Rio
Geometria Noções primitivas Prof. Valdir Aguiar Noções primitivas Prof. Valdir Aguiar.
A boneca Véspera de feriado. Corri ao mercado para fazer compras de última hora. Quando vi todas aquelas pessoas na fila, comecei a reclamar: “Isto vai.
Risco e perigo PCRMEI - Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações - Civil.
Sob o aspecto histórico o título de Nossa Senhora da Guia tem sua origem na Igreja Ortodoxa, onde a Santíssima Virgem é invocada sob o nome “Odigitria”,
MULHERES CALADAS NA IGREJA I CORÍNTIOS 14:34 I TIMÓTEO 2:11-12.
CAVALOS HISTÓRIA EVOLUÇÃO TRANSPORTES LEI AMBIENTAL LEGENDA FIXAR C
Transcrição da apresentação:

Problemas de trânsito na Roma antiga A exemplo das capitais modernas, Roma antiga j á sofria enormes congestionamentos. Tanto assim que C é sar, o curator viarum, ou seja, o diretor de trânsito da é poca, proibiu o trânsito de carro ç as e carruagens em toda a cidade. As carruagens s ó podiam circular ap ó s as três da tarde. Exce ç ão era feita para o transporte de materiais dos templos dos deuses, precau ç ão bastante saud á vel, ali á s. Hoje em dia tamb é m abrimos exce ç ões para nossos deuses atuais, n é ? Adivinhem o que aconteceu quando implantaram essa regra? A mesma coisa que em nossas cidades modernas. Os ve í culos pesados passaram a rodar s ó à noite.

Consequência: ningu é m mais conseguia dormir. O poeta Juvenal, l á no S é culo II, reclamando do trânsito dos caminhões da é poca, se queixava: “ S ó quem tem muito dinheiro consegue dormir em Roma. O problema é o trânsito das carro ç as que passam por ruas estreitas e sinuosas e nos rebanhos que param e fazem tanto barulho que nem um peixe conseguiria dormir ”. Fonte: Por que dirigimos assim? Livro de Tom Vanderbilt, traduzido por Cristina Yamagami Imagem de Cottage Home. Cottage Home

A maior faixa de pedestres O enorme n ú mero de pedestres atravessando a Rua Xavier de Toledo, perto do Teatro Municipal em São Paulo, justificou a pintura de uma faixa com 28 metros de largura. At é prova em contr á rio, é a maior faixa de pedestres que existe.

História dos pedágios Na Inglaterra, os pedágios começaram a ser autorizados já em Embora os colonizadores oriundos da Grã-Bretanha os conhecessem, o sistema somente foi introduzido nos Estados Unidos após sua independência. Foi então que os interesses comerciais das cidades em desenvolvimento passaram a requisitar mais estradas, muitas das quais não podiam ser construídas e mantidas com os orçamentos locais. A primeira estrada com pedágio na América foi autorizada por lei, na Virginia, em 1785, mas tinha sido construída com fundos governamentais. A primeira estrada a ser totalmente construída e operada por empresas privadas foi a rodovia de Lancaster em 1792, na Pennsylvania. A construção de estradas por particulares evoluiu rapidamente, e se olharmos um mapa de 1825 dos estados do leste norte-americano vamos perceber que coincide quase que totalmente com o desenho das estradas atual. Traduzido de Foto Chicago Skyway Toll Bridge, de Ronnig. Encontra-se em

O trânsito e o arroz O Departamento de Trânsito de Washington realizou uma experiência extremamente didática. Mediu quanto tempo demorou para que um kilo de arroz conseguisse passar por um funil em duas situações diferentes.

Na primeira, o arroz era despejado todo de uma vez na boca do funil, enquanto que na segunda ele ia sendo despejado suave e continuamente. Adivinhem qual foi o resultado? Ao contrário do que muitos possam imaginar, o primeiro método foi muito mais lento do que o segundo. No último, o arroz demorou 27 segundos para ser escoado enquanto que no primeiro foram necessários 40 segundos, quase 50% mais demorado. Jogar violentamente o arroz só serviu para aumentar o atrito entre os grãos e criar impedância à fluidez.

O paralelo com o trânsito não é só figura de retórica. Se o número de veículos que se permitir entrar numa via for só um pouco inferior à sua capacidade, será possível escoar no mesmo período de uma hora, por exemplo, um número muito maior de veículos do que se a demanda for superior à capacidade e se permitir que acesse a via sem nenhum tipo de controle. Esse é o princípio do ramp meter, muito utilizado em outros países e do qual não temos nenhum operando no Brasil. Aliás, nem nome para ele temos, ainda, por aqui. Que tal moderador de acesso?