ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
As diferentes tecnologias e as alterações na natureza
Advertisements

ORGANIZAÇÃO E LIMPEZA NO CANTEIRO DE OBRAS.
“Como separar e reciclar o LIXO de sua CASA”
RESOLUÇÃO CONAMA 307, de 5 / 7 /2002 Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. Atribui aos.
Formação ambiental solo. Formação ambiental solo.
VOCÊ E O LIXO?.
Ciclo de vida do produto
POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.
ENTULHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Saneamento ambiental Iana Alexandra
Gestão Ambiental.
Aula 10 –Avaliação de Impactos Ambientais (AIA)
Resíduos Sólidos TST CECON Camila Leite.
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
Ecologística: a logística da ecologia
Resíduos.
LIXO UMA AMEAÇA PARA A BIODIVERSIDADE DO PLANETA!!!
PLANO INTEGRADO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL DO MUNICÍPIO DE CURITIBA DECRETO MUNICIPAL 1068/04 JULHO/2008.
Resíduo de Construção Civil
RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Universidade Federal de Campina Grande Centro de Tecnologia e Recursos Naturais Disciplina: Ciências do Ambiente Professora: Márcia M. Rios Ribeiro Aluno:
Gestão dos Resíduos Sólidos
Resíduos da Construção Civil
Resíduos de Gesso na Construção Civil
RESPONSABILIDADE PÓS-CONSUMO
Sugestões de ações para implantações
Agrupamento de Escolas de Alijó
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
MEIO AMBIENTE.
O problema do lixo termina
POLUIÇÃO DAS ÁGUAS E DOÊNÇAS TRANSMITIDAS
Reciclagem de Embalagens.
Logística reversa Grupo 14 J
O Certificado LEED é fornecido pelo USGBC e visa certificar e/ou ratificar a sustentabilidade e a redução do impacto ambiental das construções que adotam.
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM UMA REFINARIA DE PETRÓLEO
GESTÃO DE RESÍDUOS PERIGOSOS
Segurança geral e pessoal
Seminário Lançamento CF 2011 Esforços da Economia Solidária Esforços da Economia Solidária.
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Autor e Apresentador: Elizabeth Freitas de Souza¹
Tratamento dos Resíduos Sólidos – Reciclagem R S Construção Civil
CETEM SUSTENTÁVEL. Promovendo mudanças. COMISSÃO GESTORA DO PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL (CGPGLS) DO CETEM.
Bráulida Fernandes nº5 Jéssica Gomes nº10 Lisandra Maia nº14
ARQUITETURA E CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL
Manejo dos resíduos urbanos: Gerenciamento de Resíduos
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA COOPERADOS
APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Gilberto de Menezes Schittini (Biólogo, M.Sc.) Núcleo de Gestão Ambiental NUGAM / COADI / DIRAF.
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
TRABALHO DE GERENCIAMENTO DE ESCOPO
Desenvolvimento Sustentável
ENGENHARIA DE SANEAMENTO 1.3. Os Sistemas Ambientais Água Ar 1.4. Educação Ambiental 1.5. Gestão Ambiental 2. Abastecimento de Água 3. Esgotamento.
Henrique Andrade 4º Edificações Manhã.  É uma nova e promissora forma de construir sem agredir o meio ambiente, ou pelo menos, causar menos impacto.
CONSIDERAÇÕES TÉCNICAS SOBRE RESÍDUOS SÓLIDOS – IJUÍ - AGENDA 21 Dirlei Marchesan – julho de 2008 GERAÇÃO: DESTINAÇÃO:
Resíduos de Construção Civil
A Gestão Ambiental e o Desenvolvimento Sustentável no Brasil
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Introdução à Arquitetura e Urbanismo
Trabalho realizado por: Ana Paula Nº4 8ºB
Será que estamos cuidando do meio ambiente no local em que vivemos?
Será que estamos cuidando do meio ambiente no local em que vivemos?
Alunos: Eduardo F. Sovrani, Gian Carlos Mencatto, Gian Carlos Mencatto, João Vinicius Ferreira, João Vinicius Ferreira, Mario Schepainski Junior. Mario.
PAINEL: DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E LÍQUIDOS Destinação correta de resíduos sólidos e líquidos Djalma Dias da Silveira Depto. Engenharia Química Centro.
SUSTENTABILIDADE EM OBRAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA 13/05/2015 Teresa Villac Advogada da União - CJU SP NESLIC - CGU.
Adequação a Legislação – Gerenciamento de Resíduos – Prevenção a Poluição.
FMC – PROFª BÁRBARA SILVÉRIA RESOLUÇÃO CONAMA Nº 307.
Dia Nacional de Capacitação em Contratações Públicas Sustentáveis LICITAÇÕES SUSTENTÁVEIS FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAL E LEGAL.
Perigos/danos/análise de riscos e controles – Revisando o todo
ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS. Circunvizinhança em que uma organização opera, incluindo ar, água, solo, recursos naturais, flora, fauna, seres humanos.
Transcrição da apresentação:

ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS ISO 14001 ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS

CONSTRUÇÃO CIVIL CAMILA CRISTIANE JANICE LAILA ROMIR

A expressão impacto ambiental,segundo a Resolução n° 001 do Conselho Nacional do Meio Ambiente, de 23 de setembro de 1986 (CONAMA) é definida como:

Qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem estar da população, as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; e a qualidade dos recursos ambientais.

Os resíduos é hoje um dos principais problemas do nosso ambiente em que vivemos.

E O DE CONSTRUÇÃO CIVIL NÃO É DIFERENTE: Estima-se que o setor da Construção Civil seja responsável por aproximadamente 40% dos resíduos gerados, por consumir 2/3 da madeira natural extraída e, por 20% a 50% do consumo dos recursos naturais totais extraídos no planeta. (PIOVEZAN JUNIOR;SILVA, 2007).  

Quando não é dada a destinação final adequada aos resíduos de construção civil eles acabam sendo depositados, clandestinamente, em terrenos baldios, áreas de preservação permanente, vias e logradouros públicos.

Tais resíduos, quando depositados irregularmente causam impactos, que muitas vezes podem prejudicar o meio ambiente e à qualidade de vida da população.

ALGUNS ASPECTOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL Resíduos Sólidos Resíduos Líquidos Químicos perigosos Naturais renováveis Emissão de gases Ruído externo

ALGUNS IMPACTOS DESSES ASPECTOS Contaminação do solo Poluição do solo Ocupação de aterro Contaminação de solo e pessoas Esgotamento de recurso natural . Poluição atmosférica Efeito estufa Poluição e contaminação das águas

TIPOLOGIA DOS RESÍDUOS Resíduos recicláveis : Cimento, concreto, britas, areia, tijolos, telhas, cerâmica e argilas CLASSE A Resíduos recicláveis para outras destinações : Plásticos, papeis, vidros, madeiras, metais, forro de PVC e isopor CLASSE B Resíduos não recicláveis : Gesso, óleo de máquinas, CLASSE C Resíduos perigosos : Tintas, solventes, colas, aditivos, estopas e pinceis CLASSE D

Resíduos Sólidos ASPECTO IMPACTO Papel ou papelão Ocupação de aterro Canos de PVC Sucatas metálicas Areia/ solo contaminado com óleo Contaminação do solo Lâmpadas fluorescente usadas Resíduos ou sobras de concreto Poluição do solo Lages, tijolos revestimentos/Pisos. Solo escavado Aterro irregular

Resíduos Químicos Perigosos ASPECTO IMPACTO Uso inadequado de produto químico Contaminação de pessoas/solo Aditivo de concretos

Recursos naturais renováveis ASPECTO IMPACTO Consumo de água Comprometimento da disponibilidade de água Consumo de energia elétrica Redução da disponibilidade de energia Consumo de madeira Esgotamento de recurso natural Consumo de óleo diesel no maquinário Esgotamento de recurso natural não renovável Vazamento de água Comprometimento e disponibilidade da água

Emissão de gases na atmosfera ASPECTO IMPACTO Emissão de gases de combustão Poluição atmosférica/efeito estufa Emissão de material articulado Poluição atmosférica Emissão de gases a base de CFC Destruição da camada de ozônio Emissão de fumaça preta Fumos de solda Emissão de poeira

Efluentes e resíduos líquidos ASPECTO IMPACTO Água para limpeza dos materiais Poluição das águas Água de limpeza do piso Água contaminada com óleo e graxas Contaminação das águas ASPECTO IMPACTO Óleo lubrificante usado Contaminação do solo/águas Resíduos ou sobras de tinta ou solventes usados Contaminação do solo

Ruído externo ASPECTO IMPACTO Emissão de ruído Poluição sonora

Construção Civil Sustentável Uma maneira racional de boas práticas que garantem a preservação e conservação do nosso ambiente quanto ao impacto causado por resíduos de construções.

Implantação do SGA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL Licenciamento ambiental Sistema de gestão ambiental Palestra com especialistas para os colaboradores Uso de elevadores para a condução dos entulhos dos pavimentos até um coletor Contratação de empresa especializada para o transporte do entulho até o aterro, entre outros

Formação de profissionais da área técnica e produtiva para uma boa execução dos processos dentro de uma obra. Treinar pessoal

Tecnologia que possibilite um pré tratamento da água e do esgoto antes de lançar a rede ou reaproveitamento do próprio sistema.

Utilização de materiais de baixo impacto. Massa Dundum

Separação adequada de cada resíduos.

Gerenciamento de resíduos Duto de entulho

Utilização de materiais recicláveis Tetra PaK

Tijolo ecológico

Cristiane Parreiras da Silva Estagiária de Segurança do Trabalho cristianefuzzatti@hotmail.com