Nomes: Mª Eduarda Corleto, Renata Silveira e Renata Ritmann.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Eugênia Fernandes
Advertisements

Tipos de sujeito.
Termos essenciais da oração
Termos da Oração Profa. Shirlene Xavier.
Termos Integrantes da Oração
TERMOS RELACIONADOS A NOMES
TERMOS RELACIONADOS AO NOME
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
O modelo morfossintático -
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
AULA 28 – REVISÃO Termos ligados ao Nome
Orações Subordinadas Um período pode ser composto por coordenação ou por subordinação. Quando é composto por coordenação, as orações possuem.
Além do sujeito e do predicado temos os termos associados ao verbo.
Revisão – termos da oração
PERÍODO SIMPLES Estudo dos termos da oração
Exemplo 1: Choveu Ontem - Adjunto Adverbial de tempo.
INTRODUÇÃO À ANALISE SINTÁTICA
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA
Oficina de Pontuação Ensino Propulsor
Gramática da Sapatilha
PREPOSIÇÃO.
Classificações das conjunções
SINTAXE DO PERÍODO SIMPLES
Prof. Francisco Platão Savioli
FUNÇÕES SINTÁCTICAS Elementos da oração Ano Lectivo
Orações Subordinadas Língua Portuguesa.
O modelo morfossintático
SÉTIMO V.
OITAVO IV.
Sujeito Tipos de Sujeito
Sintaxe de período simples
Cursinho Vitoriano Aula de Gramática Profª Beatriz
Profa Célia Trindade de Araújo e Silva
Profª Monize Diniz Silva
PREDICADO * MARTA DUWE.
DISCIPLINA: Português
AULA DE REVISÃO LÍNGUA PORTUGUESA 6ª SÉRIE FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO:
TERMOS ESSENCIAIS TERMOS INTEGRANTES TERMOS ACESSÓRIOS
Análise Sintática Parte 2.
REVISÃO: PERÍODO SIMPLES
Sujeito e Predicado Sujeito – termo da oração (palavra ou conjunto de palavras) a respeito do qual se enuncia alguma coisa. Predicado – o que, na oração,
ADJUNTO ADVERBIAL Adjunto adverbial é o termo que denota circunstância do fato expresso pelo verbo ou intensifica o sentido de um verbo, adjetivo ou advérbio.
João andava de bicicleta.
Transitividade Verbal
Profª Adriana Paula Chaves
DIFICULDADES LINGUÍSTICAS
Tipos de sujeito Colégio Santa Clara Professora: Quezia Lopes
DICAS ÚTEIS PARA ORAÇÕES SUBSTANTIVAS
Termos essenciais da oração
TERMOS ACESSÓRIOS E VOCATIVO
EU x MIM Ele pediu para EU ler (1-SUJEITO) o texto com calma.
PERÍODO COMPOSTO Profª Maiara Cristina Segato
Conectivos – Preposições e Conjunções
CAPACITAÇÃO DE PORTUGUÊS
Pronomes Relativos.
Crase.
REVISÃO: 1ª AULA Período Simples.
Prof.ª irlane Araújo.
OS OBJETOS – PÁG. 13 (apostila 2)
TIPOS DE SUJEITO De quem se fala!.
Presente do subjuntivo
Como resultado das análises sintática e morfológica temos a morfossintaxe, levando em consideração a diferença que há entre classe e função. MORFOSSINTAXE.
TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO
Língua Portuguesa Aula 04 – Morfologia: do artigo ao verbo – a importância das palavras na construção do discurso.
Resumo Assuntos estudados
Análise sintática e classe gramatical
Ensino Fundamental, 7º Ano
8º ANO PROFA.: JOELMA ARAGÃO
Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Janaina Rigo Caierão.
Transcrição da apresentação:

Nomes: Mª Eduarda Corleto, Renata Silveira e Renata Ritmann. Funções Sintáticas Nomes: Mª Eduarda Corleto, Renata Silveira e Renata Ritmann. Nº: 24, 37 e 38.

Sujeitos Sujeito Simples; Sujeito Composto; Sujeito Indeterminado; Sujeito Desinencial; Sujeito Inexistente;

Sujeito Simples Neste sujeito, temos um núcleo na oração. Ex.: Paulo ligou para a escola. Alguém gritou!

Sujeito Composto Neste sujeito, temos dois ou mais núcleos na oração. Ex.: João e Fernanda são namorados. Maçã, abacaxi e melão são frutas saborosas.

Sujeito Indeterminado Temos dois tipos: 3ª pessoa do singular + “-se”: Precisa-se de faxineiras. Trata-se de um assunto muito importante. 3ª pessoa do plural: Compraram uma casa linda. Comeram antes de mim.

Sujeito Desinencial É classificado através da desinência do verbo, quando não há um termo referente: Contamos com a presença de todos! Falei com muita gente na festa.

Sujeito Inexistente Neste sujeito, temos 3 tipos que são: Fenômenos da natureza: Choveu em Porto Alegre. Ventou muito essa noite. Verbo Haver: Há muitas reuniões hoje. Haverá passeio nesse ano. Verbos ser e estar indicando tempo ocorrido: É cedo! Faz 10 dias!

Objetos OD – Objeto Direto OI – Objeto Indireto

OD É o objeto em que não tem uma preposição para ligá-lo ao verbo. Comprei sorvete. Comprei (o quê?) sorvete.

OI É o objeto em que tem uma preposição ligando-o ao verbo. Obedeçam aos professores. Obedeçam (a quem?) aos professores.

Verbos de Ação VTD é o verbo de ação que vem antes do OD na oração, ex.: O cachorro comeu o osso/ Pintei a parede do quarto. VTI é o verbo de ação que vem antes do OI na oração, ex.: Ela precisa de você/ Assistimos ao filme de terror. VI é o verbo intransitivo, ex.: Choveu em Porto Alegre/ Nevou bastante em Las Vegas. VTDI é o verbo de ação que vem antes do OD e do OI juntos na oração, ex.: A senhora doou alimentos aos pobres/ Damos dinheiro aos bons amigos.

Verbos de Ligação Ser, ex.: Os alunos serão aprovados. Estar, ex.: Está muito tarde. Permanecer, ex.: Ele permaneceu quieto a aula inteira. Torna-se, ex.: A ficção tornou-se realidade. Ficar, ex.: Você fique até mais tarde... Continuar, ex.: Continue assim, que você irá passar. Parecer, ex.: Ele parece muito engraçado.

Conetivo Na oração o conetivo pode ser: um dos verbos de ligação, uma conjunção ou uma preposição. Ex.: Cremos em Deus Otávio permaneceu rei.

AADN. Na oração o AADN. pode ser: um artigo, um adjetivo, um pronome possessivo ou um pronome demonstrativo; Ex.: O menino é chato. O bom professor é mais fácil de entender.

Complemento Nominal O CN passa por 3 fases que são: 1) há na oração um advérbio, um adjetivo ou um substantivo abstrato; 2) na oração, terá uma preposição do CN: A, DE, EM, PARA, COM e POR. Também pode ter um adjunto adnominal em contração com a preposição. O termo desta oração será o CN. Ex.: Carla mora perto do colégio!

Vozes Verbais Voz Ativa: Voz Passiva: Nesta voz, o sujeito simples será o sujeito agente, ex.: A chuva provocou inundações no centro da cidade. O provocou é a voz ativa. Voz Passiva: Nesta voz, o sujeito simples será o sujeito paciente, ex.: As joias foram encontradas no porta-malas do carro pela polícia. Quando for a voz passiva, terá o ser + particípio, e o polícia será o agente da passiva, e será precedido por um POR, PELA ou PELO.

AADV. Tipos de AADV.: De finalidade; De tempo; De oposição; De argumento; De lugar; De modo; De assunto; De negação; De preço; De matéria; De afirmação; De dúvida; De acréscimo; De intensidade; De concessão; De condição; De meio; De causa De conformidade; De companhia; De substituição;

AADV. tempo, lugar e modo: De tempo: Na oração, nós vamos ter a pergunta “quando?” para saber se é mesmo um AADV. de tempo. Ex.: O avião chagará a qualquer momento. De lugar: Na oração, nós vamos ter a pergunta “onde?” para saber se é mesmo um AADV. de lugar. Ex.: De vez em quando, vou ao cinema. De modo: Na oração, nós vamos ter a pergunta “como?” para saber se é mesmo um AADV. de modo. Ex.: Os namorados caminhavam lado a lado.

AADV. negação, afirmação e dúvida: De negação: Nesta oração nós vamos ter uma negação (negar alguma coisa). Não o procurei mais. De afirmação: Nesta oração nós vamos afirmar alguma coisa. Sem dúvida alguma, iremos até ai amanhã. De dúvida: Na oração de AADV nós vamos ter uma dúvida, quase sempre no início da oração. Quem sabe, conseguiremos a vaga na faculdade.

AADV. intensidade, meio e causa De intensidade: Na oração, nós vamos ter alguma palavra ou termo que indiquem intensidade. Ele bebeu em excesso. De meio: Indica o instrumento usado para que a ação seja praticada. Gosto de viajar de avião. De causa: Na oração, nós vamos ter alguma causa como por exemplo: O poço secou com o calor.

AADV companhia, finalidade e oposição: De companhia: A pergunta desse AADV é “com quem?” ou seja, com quem a pessoa estava, está ou estará. Estudarei com você. De finalidade: A pergunta desse AADV, é “para quê?” ou seja, para uma finalidade na oração. Convidei meus amigos para uma festa. De oposição: Na oração desse AADV geralmente nós vamos ter a presença das palavras contra ou com. O Santos jogará com o Palmeiras. / O Inter jogará contra o Grêmio.

AADV. argumento, assunto e preço: De argumento: Ocorrerá esse AADV. com as expressões “chegar de” e “bastar de” no modo imperativo. Chega de brigas. / Basta de incompetência. De assunto: Ocorrerá esse AADV., quando houver verbo indicando comunicação entre as pessoas usando a preposição “de “ ou “sobre”, a locução prepositiva “acerca de” ou “a respeito de”. Conversamos sobre você ontem. De preço: Para ser AADV. de preço, nós sempre vamos ter na frente do preço o verbo custar. Mas quando forem usadas as expressões “caro” ou “barato” ou o preço com números não precisamos escrever este verbo. Paguei R$ 400,00 pelas roupas novas./ Essa bolsa custa muito caro.

AADV. matéria, acréscimo, concessão: De matéria: Ocorrerá esse AADV. com verbos que identifiquem fabricação, feitio, construção modificados por uma matéria. Fiz de ouro o meu colar. De acréscimo: Na oração deste AADV., nós vamos ter sempre a palavra além, que vai significar o acréscimo da oração. Além da tristeza, sentia um profundo mal-estar. De concessão: Ocorrerá esse AADV. na indicação de fatores contrários iniciados por: apesar de, embora, inobstante... Apesar de você, sou feliz.

AADV. condição, conformidade e substituição: De condição: Na oração, vai ter sempre a palavra “sem”, para identificar a condição: Sem disciplina, não há educação. De conformidade: Nesse AADV., vai ter na oração a palavra conforme, indicando onde está a conformidade. Faça tudo conforme os regulamentos da empresa. De substituição: AADV. vai ter sempre uma substituição , ou seja, trocar uma coisa pela outra. Abandonou suas convicções por privilégios.

Aposto: É a explicação da palavra anterior, que fica entre vírgulas, por exemplo: Lula, ex-presidente da república, saiu da política.