Aula 6 Romantismo I 14 de junho de 2013 PROCEU.

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Transcrição da apresentação:

Aula 6 Romantismo I 14 de junho de 2013 PROCEU

REVISÃO Alegoria – Representação de entidades abstratas por meio de imagens concretas. O elemento material funciona como revestimento que, ao mesmo tempo, oculta e revela o aspecto ideal. Exposição de pensamento sob forma figurada; Sequência de metáforas que representa uma coisa nas palavras e outra coisa no sentido. Cupido=Amor

Eu gosto de ler gostando Eu gosto de ler gostando, gozando a poesia, como se ela fosse uma boa camarada, dessas que beijam a gente gostando de ser beijada. Eu gosto de ler gostando gozando assim o poema, como se ele fosse boca de mulher pura simples boa libertada boca de mulher que pensa... dessas que a gente gosta gostando de ser gostada. (Solano Trindade) Nasceu em1908, em Recife (PE). Poeta, f pintor, teatrólogo, ator e folclorista. Legítimo poeta da resistência negra por excelência. Compôs poemas afro-brasileiros.

Romantismo Revoluções - Revolução Francesa (1789 - ideais de liberdade e igualdade); Revolução Gloriosa (Inglaterra, 1688-1689 - Declaração de direitos); Iluminismo; Mecenato aristocrático declina, publico pequeno burguês leitor ascende (apreciação da emoção e não mais do padrão clássico).

“... A liberdade, como a luz, penetra por toda a parte...” “Não há regras nem modelos” Victor Hugo (1802 – 1885- Francês)

Contexto Histórico do Romantismo Séc. XIX - Movimento filosófico e artístico (o espírito romantico vira uma visão de mundo) Se contrapõe ao racionalismo e ao iluminismo. Influenciado pelas revoluções do séc. XVIII; Burguesia consegue chegar ao poder

1789 - Revolução Francesa Tomada da Bastilha, Prise de la Bastille -Jean-Pierre Louis Laurent Houel -1735-1813.

Revolução Gloriosa Inglesa 1688-1689 Radical mudança nos modos de vida com a Revolução Industrial Inglesa na segunda década do séc. XVIII, surgimento do proletariado.

Características Nacionalismo, historicismo e medievalismo; Valorização das fontes populares – folclore – inspiração; Confessionalismo; Pessimismo – egocentrismo, individualismo, melancolia (spleen), tédio de viver; Crítica social – mais forte na última fase.

Três Gerações Primeira geração – ainda conserva características clássicas, é nacionalista. Principais características Em Portugal – medievalismo No Brasil – indianismo

Segunda geração Ultrarromantismo, exagero do subjetivismo e do emocionalismo – tédio (mal do séc.), escapismo, Byronismo (Lorde Byron)

Terceira Geração Antecipa características do realismo, apresenta maior engajamento nos debates sociais.

Contexto Português Em fins do séc. XVIII, Portugal está aliado à Inglaterra na luta contra a França; 1807 – Napoleão invade Portugal garantindo bloqueio continental - Fuga da família real para o Brasil.

Embarque da Família Real Portuguesa para o Brasil fugindo de Napoleão (Henry l'Eveque - 1815)

1811 – Saída dos franceses de Portugal, lutas políticas e guerra civil entre conservadores (defendendo absolutistismo – apoiando D. Miguel) e liberais (defendendo monarquia constitucional com apoio de D. Pedro). 1851 – Regeneração: acordo entre liberais e conservadores por um projeto político.

Romantismo Português Marco inicial: 1825 com a publicação do poema Camões de Almeida Garrett; Marco final: 1865 com o início do Realismo marcado pela Questão Coimbrã (polêmica estética e ideológica)

Primeira Geração Romântica Portuguesa 1820 – 1830 Apresenta características neoclássicas, nacionalismo, historicismo e medievalismo, além das características ideológicas envolvidas com a implantação do liberalismo. Principais autores: Almeida Garrett, Alexandre Herculano de Carvalho Araújo.

Almeida Garrett (1799-1854) Foi uma importante figura pública, enfrentou embates políticos, era liberal convicto e é considerado o introdutor do romantismo em Portugal;

Prosa: Viagens na Minha Terra Mistura de gêneros (relato de viagem, ensaio, reportagem, novela romântica). O núcleo da Narrativa é o Relato da viagem realizada pelo autor em 1843 de Lisboa para Santarém. Envolve a narrativa do romance entre Joaninha e Carlos além de fazer vários comentários sobre a política, o clero, o amor, as artes, etc.

Segunda Geração Romântica Portuguesa 1840-1850 Ultra-romantismo; Ideais estéticos românticos; Liberdade de criação; Principais autores: Camilo Castelo Branco e Soares Passos

Terceira Geração Romântica Portuguesa Características pré-realistas ainda com subjetivismo romântico; Diluição das principais características românticas. Principais autores: João de Deus e Júlio Dinis.

Romantismo no Brasil Contexto: Independência política; 1º Império ; Guerra do Paraguai; Desenvolvimento da Cafeicultura; Classe média urbana se formando. Período Regencial

Revolta com reformas de D. João Orgulho pela independência Projeto de construção de um novo país. Manutenção da unidade nacional.

3 Gerações 1ª Geração (1830-1840) Nacionalismo, indianismo, “cor local”. Índio representado como nobre, leal, “bom selvagem”. 2ª Geração (1840-1850) Ultra Romantismo 3ª Geração Questões sociais e políticas (republicanismo e abolicionismo).

José Martiniano de Alencar (1829-1877)

Obra de José de Alencar 4 Fases 1ª romances indianistas: Iracema, Ubirajara e O Guarani. 2ª romances históricos: Minas de Prata e Guerra dos Mascates. 3ª Romances regionalistas: O Gaúcho, O Tronco do Ipê e Til. 4ª Romances urbanos: Lucíola, Diva e A pata da Gazela.