PLANEJAMENTO DE UM PROJETO DE EAD

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Uso do Ambiente de Ensino On-line
Advertisements

A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
Como organizar um, sem esquecer nada
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
Empreendedorismo Nívea Cordeiro 2010.
Projeto para Desenvolvimento de Sistema
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
E-ProInfo Ana Christina Bringuente
Inicio PIATV para Windows Realização:.
10 dicas para aproveitar o máximo a plataforma HINARI.
MISSÃO Oferecer oportunidades de aumento de competitividade empresarial através da Logística Reversa.
Educação Corporativa Segmento – Material de Construção
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD)
Curso de Mecânica com Simuladores no Moodle
A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo Visão Geral.
Visão Geral A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo.
III Curso de Formação de Professor/Tutor em EaD
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
Apresentação do Sistema
Mídias na Educação Programa de formação continuada de profissionais de educação para o uso das mídias no processo de ensino e de aprendizagem, de forma.
A EMPRESA... A Tower Tech é uma empresa de informática que atende a um público mais exigente e busca QUALIDADE em seus serviços. Nosso público-alvo abrange.
SAG 2013 FRANQUEADOS 2013 ORIENTAÇÕES GERAIS FRANQUEADOS 2013 ORIENTAÇÕES GERAIS.
E-books e o futuro do conteúdo em EAD
Curso de Capacitação em Ensino a Distância - EAD
Planejamento de Um Curso On-Line
Moodle Manual de Utilização Plataforma de Ensino a Distância
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Ambiente Virtual de Aprendizagem - Tutorial Básico
I ENCONTRO EDUCACIONAL – IFSP
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
OBJETIVOS Apresentar a metodologia de ensino das disciplinas on-line. Fornecer informações acadêmicas referente as disciplinas on-line.
UNIÃO EDUCACIONAL MINAS GERAIS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Desenvolvedores: Aline Barbosa Michelle Christina Professoras:
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
NEAD – SENAI/MG Núcleo de Educação a Distância do Senai / MG.
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
GESTÃO E USO DAS MÍDIAS EM PROJETOS DE EAD
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Desenvolvedores Angélica Maria Freitas Professoras.
Tutorial Portal / Hotel de Hilbert Coordenadores de Iniciação Científica.
Planejamento de Um Curso On-Line Silvia Helena Cardoso e Renato M. E. Sabbatini Parte I.
POLITICAS DE SEGURANÇA
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
Didática da alfabetização
Universidade Corporativa Procenge
Bem vindos!. Vice-Diretoria Cursos Técnicos Júlio Araújo Coord. Sumaré Prof. André Cirino Coord. Sto Amaro Prof. João Ursino ORGANOGRAMA
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Solução de Controle e Monitoramento de Internet
1° Encontro.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
GESTÃO PARA A APRENDIZAGEM PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE GESTORES VAGAS PARA CONSULTORES/FORMADORES Iniciamos o processo de seleção externa de Formadores de.
Somos uma consultoria Multinacional atuando no Brasil desde 1990 na área de Recursos Humanos. Estamos selecionando para nosso cliente (ABDE) profissionais.
Soluções para universidades corporativas
O Ambiente de Aprendizagem a Distância TelEduc Renato M.E. Sabbatini UNICAMP.
Curso Online A influência do computador na educação infantil
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online E-learning – uma alternativa de treinamento.
As Perspectivas do Mercado de Trabalho para o Professor de Língua Inglesa Cecília Hartt.
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
Escola Nacional de Serviços Urbanos Programa de Capacitação 2016 Guia do Participante EAD.
Empreendedorismo Prof. Sedenilso Machado. Mestre em Organizações e Desenvolvimento – Unifae; Especialista em Marketing Empresarial – UFPR; Formado em.
Trabalho de Conclusão de Curso em Engenharia Mecânica Turma A : Mecânica dos Sólidos – Letícia (R. 4502) Turma B : Energia e Fenôm. Transporte.
CURSO A DISTÂNCIA DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL - 2º SEMESTRE/2006 RESULTADO FINAL DO CURSO A DISTÂNCIA DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL 2º.
Uma caixa de ferramentas para a construção de comunidades de aprendizagem.
Transcrição da apresentação:

PLANEJAMENTO DE UM PROJETO DE EAD Por: Eliane Paiva da Cunha & Luiza Elizabeth da Cunha

Objetivo Planejamento colaborativo Elementos: identificação justificativa objetivos metas fases de execução mecanismos de execução custos acompanhamento avaliação

Desenvolvimento Público-alvo: Adulto Falante de português Planejamento do Projeto de EAD Instituição que atua na área de ensino de línguas, em cursos presenciais Público-alvo: Adulto Falante de português Para falar e escrever o inglês básico Residência: Rio de Janeiro Acesso à Internet

4 módulos (10 unidades p/módulo) Número visado = 500 alunos Aluno poderá estudar online, ou fazer download e trabalhar off-line Orçamento disponível = R$ 500.000,00 Módulo online = 2 a 8 meses Prazo do projeto = 15 meses

Curso Aspecto pedagógico Apoiado em recursos tecnológicos Fluência em língua inglesa Compreensão oral, fala, leitura e escrita Perspectiva construtivista Avaliação processual e diagnóstica

Tutores especialistas e tutores orientadores Traduções Exercícios Testes O aluno poderá conversar com os tutores e com outros alunos Registros de mensagens e encontros síncronos para fins de controle e estatísticas

Antes de iniciar o curso: TESTE DE CLASSIFICAÇÃO Com 2 horas de estudo por dia 1 módulo = 4 semanas Curso completo = 4 meses O aluno terá de 2 a 8 meses para concluir seus estudos. Ao final de cada módulo avaliação do desempenho dos tutores e do próprio módulo

Aspecto da informação Conteúdo programático Textos Textos de leitura suplementares Artigos de jornais Revistas Tirinhas cômicas

Informações gerais Quadro de avisos Para uso do aluno: Páginas para troca de mensagens Listas de discussão Salas de chat Email Referências bibliográficas Vídeos complementares

Aspecto da comunicação Trabalhar online ou off-line Tutores 24 horas Conta de email fornecida pela Instituição

Certificado grátis Aspecto da certificação Aprovação = nota igual ou superior a 7 Certificado grátis Pode imprimir o certificado.

Aspecto logístico Na página de apresentação do curso, em português: Dados e informações sobre o curso e a Instituição Especificações dos equipamentos necessários Manual do Aluno para download

Recursos didáticos Multimeios Vídeos Áudios Softwares

Ambiente de Aprendizagem Escolha do software WebCT interação online Conteúdo que pode ser utilizado off-line links para download

Aquisição do software Software e manuais do pacote Download gratuito Pagamento das licenças = momento da configuração dos clientes US$ 6.500,00/ano (versão em português)

Instalação do software Windows NT Instalação média (1500 contas)

Conta = nome do usuário e senha (válidos) Atribuição de responsabilidades 4 contas: administrador conteudista tutor aluno Conta = nome do usuário e senha (válidos) Por servidor = 1 administrador Por turma = 1 conteudista, 1 Webdesigner e N tutores

Aprendizado do software Conteudistas e tutores Período de treinamento

Alimentação das bases de dados Criar e desenvolver o módulo hierarquicamente Colocar o conteúdo no servidor Criar a estrutura e a apresentação Associar a estrutura com o conteúdo Criar as contas dos alunos Fazer o acompanhamento Conteudista e Webdesigner preparação e manutenção da estrutura, apresentação e conteúdo dos módulos

Criação do site Domínio e seu registro Marca e seu registro FAPESP- taxa Marca e seu registro INPI (ou em uma das Delegacias ou Representações) - taxas Comunicação com usuários Email Atualizações Conteudista assistido por um designer

Hospedagem Definição dos equipamentos e softwares Equipamento próprio Aquisição dos equipamentos e softwares Após definição das necessidades Instalação e teste dos equipamentos e softwares Equipe técnica Upload do material do curso Administrador e o conteudista responsável

Contratação de banda adequada ao fluxo previsto LINK A ser contratado após o dimensionamento em função do tráfego de dados esperado

Sistema financeiro Processo de pagamento pelos alunos Cartão de crédito Processo de pagamento dos tutores e conteudistas Mensalmente (contrato) Integração com o “sistema acadêmico” Matrícula = login e uma senha Acesso liberado = validação do cartão de crédito Controle do desempenho dos alunos

Cadastro Alunos matriculados no ensino presencial Professores do ensino presencial da Instituição Ficha de cadastro online na página de apresentação do curso

Processo de Matrícula Opção de fazer o teste de classificação Perguntas pessoais Login e senha via email Pagamento somente com cartão

Fator Humano Definição das necessidades Profissionais e especialistas nos campos da educação, da comunicação, da informática, e da área financeira

Definição dos perfis Professores Webdesigners e especialistas em TI Pedagogos Área financeira

Recrutamento e seleção Equipe constituída de psicólogos Entrevistas e testes Critérios desejados Contratação Leis trabalhistas Pagamento mensal Prêmios Treinamento Workshops Consultoria para equipe de informática “Alfabetização tecnológica”

Processo de comercialização Divulgação e presença na mídia Agência de publicidade Revistas Banners e displays Congressos Mala direta Banners na Internet Anúncios na TV e no rádio

Venda “Marketing completo” Slogan = frase simples Cursos grátis Participação em feiras, exposições e congressos Visitas a Centros Universitários Valor do curso = ???

Testagem do sistema Cursos protótipos Pais e adultos em geral listados no cadastro Curso piloto inteiramente grátis Duração = 1 mês

Análise dos resultados Avaliação interna Proposta pedagógica Avaliação do aluno Parcerias Conteúdo e recursos tecnológicos Avanços tecnológicos Trabalho dos tutores Interatividade Acompanhamento administrativo Instrumentos de avaliação do curso

Manutenção Site Ambiente de aprendizagem Conteúdo Fator humano Administrador Ambiente de aprendizagem Webdesigner Conteúdo Conteudista Fator humano Avaliação interna seguida de oportunidades de atualização aos diversos profissionais

Segurança Backup Contra hacker Procedimentos, escolha do equipamento, software e mídia = equipe de informática Backup do curso, do cadastro e do material dos alunos Contra hacker Firewall Acesso controlado

Contra vírus Anti-vírus Pessoal autorizado Alunos Instalação de programas Upload de arquivos Modificações no site Alunos Arquivos em formato previamente autorizado e verificados pelo anti-vírus

Parcerias Editoras de livros didáticos em língua inglesa Firma de transporte

Problemas Após a implantação do curso: Montar a equipe priorizando os profissionais que já trabalham nos cursos presenciais da Instituição. Após a implantação do curso: Congestionamentos no link de acesso ao servidor da Instituição Conexão dos alunos com a Internet

Problemas específicos do desenvolvimento deste trabalho Elaboração do cronograma Elaboração do diagrama de precedência Cálculo de custos do projeto

Cronograma

Orçamento Tipo de despesas Instalações físicas Hardware Software Fator humano Produção de material didático Contratos Treinamento Marketing

Riscos Boom no mercado de Cursos de Educação a Distância Atualizar Inovar Manter-se sempre líder

Conclusão Que todas as informações e sugestões aqui contidas se transformem em grande sucesso.