PLANEJAMENTO DE UM PROJETO DE EAD Por: Eliane Paiva da Cunha & Luiza Elizabeth da Cunha
Objetivo Planejamento colaborativo Elementos: identificação justificativa objetivos metas fases de execução mecanismos de execução custos acompanhamento avaliação
Desenvolvimento Público-alvo: Adulto Falante de português Planejamento do Projeto de EAD Instituição que atua na área de ensino de línguas, em cursos presenciais Público-alvo: Adulto Falante de português Para falar e escrever o inglês básico Residência: Rio de Janeiro Acesso à Internet
4 módulos (10 unidades p/módulo) Número visado = 500 alunos Aluno poderá estudar online, ou fazer download e trabalhar off-line Orçamento disponível = R$ 500.000,00 Módulo online = 2 a 8 meses Prazo do projeto = 15 meses
Curso Aspecto pedagógico Apoiado em recursos tecnológicos Fluência em língua inglesa Compreensão oral, fala, leitura e escrita Perspectiva construtivista Avaliação processual e diagnóstica
Tutores especialistas e tutores orientadores Traduções Exercícios Testes O aluno poderá conversar com os tutores e com outros alunos Registros de mensagens e encontros síncronos para fins de controle e estatísticas
Antes de iniciar o curso: TESTE DE CLASSIFICAÇÃO Com 2 horas de estudo por dia 1 módulo = 4 semanas Curso completo = 4 meses O aluno terá de 2 a 8 meses para concluir seus estudos. Ao final de cada módulo avaliação do desempenho dos tutores e do próprio módulo
Aspecto da informação Conteúdo programático Textos Textos de leitura suplementares Artigos de jornais Revistas Tirinhas cômicas
Informações gerais Quadro de avisos Para uso do aluno: Páginas para troca de mensagens Listas de discussão Salas de chat Email Referências bibliográficas Vídeos complementares
Aspecto da comunicação Trabalhar online ou off-line Tutores 24 horas Conta de email fornecida pela Instituição
Certificado grátis Aspecto da certificação Aprovação = nota igual ou superior a 7 Certificado grátis Pode imprimir o certificado.
Aspecto logístico Na página de apresentação do curso, em português: Dados e informações sobre o curso e a Instituição Especificações dos equipamentos necessários Manual do Aluno para download
Recursos didáticos Multimeios Vídeos Áudios Softwares
Ambiente de Aprendizagem Escolha do software WebCT interação online Conteúdo que pode ser utilizado off-line links para download
Aquisição do software Software e manuais do pacote Download gratuito Pagamento das licenças = momento da configuração dos clientes US$ 6.500,00/ano (versão em português)
Instalação do software Windows NT Instalação média (1500 contas)
Conta = nome do usuário e senha (válidos) Atribuição de responsabilidades 4 contas: administrador conteudista tutor aluno Conta = nome do usuário e senha (válidos) Por servidor = 1 administrador Por turma = 1 conteudista, 1 Webdesigner e N tutores
Aprendizado do software Conteudistas e tutores Período de treinamento
Alimentação das bases de dados Criar e desenvolver o módulo hierarquicamente Colocar o conteúdo no servidor Criar a estrutura e a apresentação Associar a estrutura com o conteúdo Criar as contas dos alunos Fazer o acompanhamento Conteudista e Webdesigner preparação e manutenção da estrutura, apresentação e conteúdo dos módulos
Criação do site Domínio e seu registro Marca e seu registro FAPESP- taxa Marca e seu registro INPI (ou em uma das Delegacias ou Representações) - taxas Comunicação com usuários Email Atualizações Conteudista assistido por um designer
Hospedagem Definição dos equipamentos e softwares Equipamento próprio Aquisição dos equipamentos e softwares Após definição das necessidades Instalação e teste dos equipamentos e softwares Equipe técnica Upload do material do curso Administrador e o conteudista responsável
Contratação de banda adequada ao fluxo previsto LINK A ser contratado após o dimensionamento em função do tráfego de dados esperado
Sistema financeiro Processo de pagamento pelos alunos Cartão de crédito Processo de pagamento dos tutores e conteudistas Mensalmente (contrato) Integração com o “sistema acadêmico” Matrícula = login e uma senha Acesso liberado = validação do cartão de crédito Controle do desempenho dos alunos
Cadastro Alunos matriculados no ensino presencial Professores do ensino presencial da Instituição Ficha de cadastro online na página de apresentação do curso
Processo de Matrícula Opção de fazer o teste de classificação Perguntas pessoais Login e senha via email Pagamento somente com cartão
Fator Humano Definição das necessidades Profissionais e especialistas nos campos da educação, da comunicação, da informática, e da área financeira
Definição dos perfis Professores Webdesigners e especialistas em TI Pedagogos Área financeira
Recrutamento e seleção Equipe constituída de psicólogos Entrevistas e testes Critérios desejados Contratação Leis trabalhistas Pagamento mensal Prêmios Treinamento Workshops Consultoria para equipe de informática “Alfabetização tecnológica”
Processo de comercialização Divulgação e presença na mídia Agência de publicidade Revistas Banners e displays Congressos Mala direta Banners na Internet Anúncios na TV e no rádio
Venda “Marketing completo” Slogan = frase simples Cursos grátis Participação em feiras, exposições e congressos Visitas a Centros Universitários Valor do curso = ???
Testagem do sistema Cursos protótipos Pais e adultos em geral listados no cadastro Curso piloto inteiramente grátis Duração = 1 mês
Análise dos resultados Avaliação interna Proposta pedagógica Avaliação do aluno Parcerias Conteúdo e recursos tecnológicos Avanços tecnológicos Trabalho dos tutores Interatividade Acompanhamento administrativo Instrumentos de avaliação do curso
Manutenção Site Ambiente de aprendizagem Conteúdo Fator humano Administrador Ambiente de aprendizagem Webdesigner Conteúdo Conteudista Fator humano Avaliação interna seguida de oportunidades de atualização aos diversos profissionais
Segurança Backup Contra hacker Procedimentos, escolha do equipamento, software e mídia = equipe de informática Backup do curso, do cadastro e do material dos alunos Contra hacker Firewall Acesso controlado
Contra vírus Anti-vírus Pessoal autorizado Alunos Instalação de programas Upload de arquivos Modificações no site Alunos Arquivos em formato previamente autorizado e verificados pelo anti-vírus
Parcerias Editoras de livros didáticos em língua inglesa Firma de transporte
Problemas Após a implantação do curso: Montar a equipe priorizando os profissionais que já trabalham nos cursos presenciais da Instituição. Após a implantação do curso: Congestionamentos no link de acesso ao servidor da Instituição Conexão dos alunos com a Internet
Problemas específicos do desenvolvimento deste trabalho Elaboração do cronograma Elaboração do diagrama de precedência Cálculo de custos do projeto
Cronograma
Orçamento Tipo de despesas Instalações físicas Hardware Software Fator humano Produção de material didático Contratos Treinamento Marketing
Riscos Boom no mercado de Cursos de Educação a Distância Atualizar Inovar Manter-se sempre líder
Conclusão Que todas as informações e sugestões aqui contidas se transformem em grande sucesso.