GreenSun Paulo Jorge Ferrão Pereira Escola Básica de Arrifana

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Não sei, mas fiquei a saber....
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Mecaléctricos Maria Margarida Carvalho
Escola secundária Martins Sarmento
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Inferno da Luz Professor: Rui Costa Alunos da Turma 8ºE Ancorensis Cooperativa de Ensino.
Agrupamento de Escolas de Arcozelo
Trainature Melani Raposeiro Escola Secundária Poeta António Aleixo
Solcar Pedro Vaz Pinto Instituto D. João V Louriçal e Leiria
Sppedy Alunos – Sofia Silveira; Rafaela Costa ; Sérgio Rodrigues
Navegadores do Futuro Nélia Guerra Escola EBI de Colmeias
SolarDairas Tiago Silva EB 2, 3 das Dairas Vale de Cambra, Aveiro
Solcar Jorge Novo EPAMG- Escola Profissional e Artística da Marinha Grande Marinha Grande - Leiria º ano do curso Profissional de Electrónica de.
António Surrécio; João Giga; Paulo Mendes Escola Secundária André de Gouveia Évora; Évora 1.º Ano (10.º) + Física e Química, Electrónica Fundamental, IMEI.
Corre ao Sol. António Ferreira
HélioNeiva Rosa Felgueiras Agrupamento de Escolas do Foz do Neiva
Filipe Fonte Escola Básica 2, 3 de Pedro de Santarém Benfica, Lisboa 8º ano; Ciências Físico-químicas Thunderstruck Team 5+1.
CARRINHO FOTOVOLTAICO Escola E.B.I. de Távora stª Maria Arcos de Valdevez O carro fotovoltaico a construir foi um dos projectos que entusiasmou bastante.
Rodenses Carla Alexandra Mota Nunes Mata
Escola Secundária Daniel Sampaio
Os Verdes João Artur Figueiredo
César Paulo Moreira Leite
All-Chutares José Carvalho Escola Secundaria Padre Alberto Neto
Vera Lúcia Lopes Vergas Fidalgo Sardo Escola Básica da Gafanha da Encarnação Gafanha da Encarnação - Aveiro 9º ano de escolaridade: Área de Projecto; Ciências.
Flash starcar Rui Magalhães Escola EB 2,3/S Santos Simões Guimarães - Braga 410º ano – Clube dos Porquês e Ciências Físico - Químicas.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO UltrasIDL Alunos: Bruno Chantre; Diogo Branco; Emanuel Rodrigues; João Oliveira; Ricardo.
“Engenhocas” Agostinho Machado Escola Básica Integrada de São Bruno
Traquinas Gaspar Rocha Agrupamento Vertical de Escolas de Arcozelo
“Os Renováveis” Joaquim Margato Instituto D. João V
Sol de Canelas José Joaquim Santos
MárioMobil Francisco Caeiro Escola Básica Integrada Mário Beirão
Robotoria SC Carlos Jorge Leite Oliveira Teixeira
Rui Manuel Vila-Chã Baptista Escola Secundária de Amares Besteiros, Amares, Braga 12º ano, Física e Área de Projecto Heliocientistas 6.
António Alves Guerreiro Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
Futuro a Abrir Professora Sofia Lima Colégio dos Plátanos
António José Machado Ferreira Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
Embarca na onda Professora Sofia Lima Colégio dos Plátanos
Joaquim Granado Escola EB 2,3/s Josefa de Óbidos Óbidos, Leiria 12º. Física, Química, Matemática, Português e Área de Projecto Obi Solar 4.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO ESPBS Alunos: Ana Cristina, Tiago André, Tiago Manuel Professores: João Carneiro Escola.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Águia da Luz 2 Escrever aqui Ancorensis Cooperativa de Ensino Apogeu Classe B Professores:
Joaquim Diamantino Gonçalves Pereira Básica de São-Miguel Guarda Guarda 6º- EVT GuardaVolt 4.
Vítor Soares / José Luis Pereira Escola Secundária Campos de Melo Covilhã – Castelo Branco 10º Ano do Ensino Profissional, Tecnologia de Processos e Práticas.
Marta Oliveira, António André, Sónia Leonardo Escola Básica e Secundária da madalena Madalena-Pico-Açores 10ºano5 alunos + 2 professoras Cagarros.
E.B. 2,3 nº1 de Lagos Lagos - Faro TranslassolJoão Figueiredo 8º ano - Ciências Físico-Químicas e Ciências Naturais
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Veloz Alunos: Rodrigo Capeleiro; Francisco Borda d’Água; Ricardo Antunes – 6º ano de escolaridade.
Isabel Nunes Escola Secundária de Vergílio Ferreira Lisboa, Lisboa 12º ano – Física e Química Água Quente Para Toda A Gente 5.
Amigas do Ambiente Anabela Videira Escola Secundária Morgado Mateus
Professora Sofia Lima Colégio dos Plátanos Rinchoa, Lisboa 6.ºB e 6.ºC; disciplinas: Língua Portuguesa, Área de Projecto, Matemática, Ciências Naturais.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO 3ª In Solar Rodrigo Bruno, Miguel Farto, Stefanie Diedrich, Sara Aguiar, Patrícia Melo,
Freixo Liberty Pedro Jorge Nogueira Correia
Sun Power José Manuel Rodrigues EB 2,3 Julio-Saúl Dias
Vânia Rodrigues Escola Secundária de Vila Real de Santo António Vila Real de Santo António - Faro 9º Ano – Física e Química3 + 1 Neptuno.
Marcelo Pereira | Joaquim Celestino Ribeiro Ancorensis Cooperativa de Ensino Vila Praia de Âncora, Caminha | Viana do Castelo 8º ano | Ciências Físico-Químicas.
António Gama Colégio Militar Lisboa 8.º Ano de escolaridade – Ciências Físico-Químicas ZACATRAZ 3+1.
ecoValsassina solar João Carlos Gomes Colégio Valsassina Lisboa
Eduardo Nuno Novais Ribeiro Escola Básica e Secundária de Santa Cruz Santa Cruz – Funchal - Região Autónoma da Madeira CEF – Electricista de Instalações.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO S2R – Sun To Rosario Alunos: Francisco Sousa; Miguel Monteiro; Nuno Neto; Rodrigo Ribeiro;
Reciclanetes Alda Maria Leal Rodrigues Barbosa
Paulo Mendes, Beatriz Antunes Escola Secundária André de Gouveia Évora, Évora 1.º (8.º Ano) ; FQ, HSST ESAG 1 – Pileca Aquática
Sandra Carmo Escola EB2,3 Engº Manuel Rafael Amaro da Costa São Teotónio, Beja 7º ano Ciências Físico – Químicas TonioSol 3 alunos e 2 professores.
Arlindo Fragoso EB 2,3 El-Rei D. Manuel I Alcochete - Setúbal 7º ano – Área de Projecto Os Traquinas 5 +1.
Pedro Silva Escola Profissional CIOR Vila Nova de Famalicão - Braga 11º ano; Práticas Oficinais; Física e Química; Tecnologias e Processos; Desenho Técnico.
Fénix Pedro Viegas Escola Secundária Dom Manuel Martins Setúbal 5+2
Gadget Pedro Viegas Escola Secundária D. Manuel Martins Setúbal 4+2
José Puga Agrupamento de Escolas de Arcozelo – P. de Lima Freguesia de Arcozelo, concelho de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo 8º e 9º ano Física.
Arlindo Fragoso EB 2,3 El-Rei D. Manuel I Alcochete - Setúbal 7º ano – Área de Projecto Vento solar 2 +1.
António Faria EBS da Calheta Calheta - Madeira 7º Ano – Educação Tecnológica Os Aceleras 6 alunos – 1 Professor.
José Carlota Escola Secundária de Vila Real de Santo António Vila Real de Santo António - Faro 9º Ano – Física e Química5 + 1 chupaqu’éduva.
Paulo Mendes, Beatriz Antunes Escola Secundária André de Gouveia Évora, Évora 1.º (8.º Ano) ; FQ, HSST ESAG 1 – Tóquim Barreto Mark I
Transcrição da apresentação:

GreenSun Paulo Jorge Ferrão Pereira Escola Básica de Arrifana Arrifana - Aveiro 5 alunos + 1 professor 5º e 6º ano – Projecto de Robótica

O carrinho foi projectado no papel; a estrutura foi elaborada a partir de uma caixa de sapatos; o chassis foi construído em capaline foram utilizadas peças variadas para fixação dos motores e das engrenagens/correias de distribuição; foram utilizados tubos de latão, elásticos e rodas de carrinhos inutilizados; a fixação dos painéis foi feita com roll-on, a partir de desodorizantes usados, para serem rotativos e assim se poder obter maior eficiência energética.

O carrinho foi planificado, considerando as exigências do regulamento: Inicialmente, foram feitas sessões para explicar aos alunos o funcionamento dos painéis, dos motores, a desmultiplicação necessária e as ligações em série/paralelo para perceberem o funcionamento do protótipo que iriam construir. Seguidamente, os alunos projectaram no papel o que pretendiam fazer: - elaboraram vários esboços e, em conjunto, escolheram as melhores idéias e colocaram-nas em prática, projectando o protótipo. Aquando da recepção do Kit, foi ensaiado o painél e o motor fornecidos e a forma de utilizarmos estes materiais no nosso carrinho, mas só um painél e um motor não resultava... Dadas as dimensões do protótipo e em função dos testes efectuados, tivemos que usar cinco painéis:- um obrigatório (cedido pela organização) e quatro outros, também de 2 volts, e um outro motor de 4-6 volts, bem como um sistema de roll-on nos painéis, para obter o maior aproveitamento energético possível, orientando devidamente os painéis, em função da localização do sol, obtendo assim maior eficiência energética. Foram feitas imensas tentativas de fixação e desmultiplicação de ligações das engrenagens ao motor, procurando sempre verificar qual a opção mais eficiente. Para estes testes, usámos fixações provisórias no chassis e um projector de halógeneo, face à escassez de dias com sol…primeiro optámos por usar várias rodas dentadas de desmultiplicação, mas como esta opção não estava a resultar, optámos por utilzar uma ligação com correias de distribuição, para os motores poderem movimentar, com velocidade máxima, o carrinho. Vários testes com painéis, habitáculos, motores e engrenagens diferentes.

Os alunos empenharam-se de uma forma fantástica; alguns ficaram bastante admirados pelo facto dos painéis produzirem energia para movimentar os motores! No início do projecto foi difícil controlá-los, queriam fazer tudo de uma assentada, tal era o entusiasmo. Tive que os acalmar e explicar que, primeiro teriam que planificar, projectar e só depois executar…queriam mexer em todas as ferramentas ligar motores, painéis… tremenda confusão que me animou bastante…a motivação era espectacular. As decisões que tomámos foram por iniciativa dos alunos, mas com a orientação do professor. A título de exemplo, houve um aluno que teve a idéia de usarmos roll-on para ”virar os painéis ao sol “assim, anda mais”, dizia ele. Efectivamente, os painéis que, inicialmente seriam fixos, foram acoplados aos roll-on e, assim, podem ser orientados, obtendo a máxima eficiência energética. Inicialmente também soldámos fios de telefone e os alunos sentiam dificuldade em soldar…assim, por sugestão minha, optámos por ligadores. – são mais prácticos, seguros, versáteis e permitem substituir materiais de forma muito simples e rápida. Foram imensas as adaptações feitas ao longo da construção do protótipo, quer a nível de motores e painéis, quer a nível do habitáculo do protótipo, uma vez que, à medida que íamos construindo e testando, surgiam sempre idéias de melhoria, de optimização. Como os alunos dispõem apenas de 90 minutos semanais neste projecto, demorámos, aproximadamente, 20-25 horas de trabalho total, desde a projecção até ao produto final. Colocação de roll-ons para maior eficiência energética e alteração do habitáculo para melhorar o design e a perfomance do nosso greensun.

Em termos de comercialização, temos noção que ainda é caro como brinquedo, embora os custos tendam a baixar…um carrinho deste tipo rondaris sempre os 60 euros, só em materiais…agora, não duvidamos que o princípio aplicado à escala real e,a ser introduzido no mercado, teria certamente algum sucesso. O mais importante para nós foi sobretudo este trabalho de “fazer, desfazer e voltar a fazer melhor” a mais valia de entusiasmo e pedagogia, até ao momento; a demonstração e a sensibilização para as energias limpas, para um mundo melhor. Os alunos sentiram que conseguem fazer sempre melhor e têm-se empenhado de uma forma fantástica e, infelizmente, pouco comum. A Escola conhece bem o projecto de robótica, apoia-o e acarinha-o; - é uma referência de sucesso na promoção da inovação, sustentabilidade e eficiência energética na Escola. Relativamente à divulgação do projecto em apreciação, quando estamos em testes no exterior, junta-se sempre uma multidão de miúdos, com curiosiadade, a observar o trabalho…No dia 2 de Junho, comemora-se o dia do nosso Agrupamento. Nesta data, a Escola-sede recebe todas as escolas que fazem parte do Agrupamento e os respectivos encarregados de educação; faremos um workshop para mostrarmos o trabalho que desenvolvemos, desde a estação meteorológica automatizada WMR 200, à construção de robots, barquinhos e, naturalmente os carrinhos solares, uma vez que temos mais dois carrinhos e vários barquinhos, com outras dimensões, em construção. Finalmente, após imensas horas de trabalho, o protótipo terminado.