Alverca/ Calhandriz (na estrada para À- dos – Melros)

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P2 Entidades de proteção e conservação da Natureza em Portugal CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano.
Transcrição da apresentação:

Alverca/ Calhandriz (na estrada para À- dos – Melros) Bosque da Calhandriz Agrupamento de Escolas Pedro Jacques de Magalhães - E. B. 2-3 Pedro Jacques de Magalhães Alverca do Ribatejo - Distrito de Lisboa Fernanda Palma (C. Natureza);Mara Silva e Teresa Martins( Área Projecto); Alexandra Olival (AP) ; Adelaide Ferreira (AP e C. Naturais) 5º (6 ) ; 6º (18); 7º (5 ); 8º ano (4)

Espécies vegetais dominantes: Quercus coccifera; Quercus faginea; Olea europaea; Smilax aspera; Ulex europaeus; Fauna observada: cobra rateira; melro preto; rola comum; abelhões; abelhas; percevejos listrados; formigas (preta/formiga de cabeça vermelha)/borboletas, libélulas; aracnídeos; mosquitos; gastrópodes (caracóis); mamíferos (rato do campo, coelho bravo Problemas: pedreira local ; rede viária/ tráfego; agricultura; postes de electricidade; caça Fauna observada: A observação de aves foi efectuada visualmente mas foram captadas poucas imagens significativas. Foi capturado o canto das aves e feita a identificação. Foram observadas e fotografadas tocas e camas de animais embora os mesmos não tenham sido observados. Foram entrevistados habitantes locais (com casas na base do monte) sobre a fauna observada na região.

Aprendizagens Antes da saída: Constituição e funcionamento dos ecossistemas ( factores bióticos e abióticos, circulação de matéria e fluxo de energia), Característica da fauna e da flora (reprodução, revestimentos, locomoção, regimes alimentares, utilização de chaves dicotómicas; ). Conceito de bosque e de floresta; Interpretação de material diverso ( carta militar; guias de fauna e flora; fotos de satélite; chaves dicotómicas, ficha do aluno “Um bosque perto de si”). Veiculação dos conceitos necessários ao desenvolvimento do projecto no âmbito das Ciências da Natureza/ Naturais, da Físico-Química, da Matemática e da Educação Visual e Tecnológica); Impacto da intervenção humana nos ecossistemas; Exploração de software diverso ( PowerPoint, programa editor de som Audacity, construção de páginas Web); regras a cumprir em trabalhos de campo visando a preservação do património. Durante a visita: Identificação de espécies vegetais dominantes, classificação de alguma fauna e flora com a ajuda dos guias; identificação de habitats; aplicação de técnicas de recolha de material; identificação de factores de risco para o bosque . Depois da saída de campo: Classificação de alguns espécimes com recurso a material de laboratório, a guias de trabalho de campo, livros diversos e internet. Utilização dos conhecimentos científicos para construção de jogos e de fábulas; construção de uma página web sobre o bosque; construção de herbários ( digital e em suporte de papel) ; construção de esculturas de alguns animais do bosque. Divulgação do projecto: Na escola ( exposição interactiva para a comunidade escolar; artigo para o jornal; divulgação do projecto e do produto na plataforma da escola- disciplina Clube de Ciência); Comunidade (exposição interactiva no evento público “CulturAlverca” a 30/Maio; publicação da página Web) O trabalho efectuado com os alunos em sala de aula respeitou sempre o nível de escolaridade em que os mesmos se encontram tendo sido efectuada a articulação com as temáticas curriculares do ano lectivo em curso. Embora o projecto tenha sido maioritariamente desenvolvido em Área de Projecto (6º, 7º e 8º anos), envolveu conhecimentos de outras disciplinas. Assim a nível do 6º ano envolveu C. Natureza e EVT; no 7º ano envolveu C.F.Q; e no 8º ano envolveu toda a turma em C. Naturais).No 5º ano os conceitos foram estudados por toda a turma a nível das Ciências da Natureza. Abordagens efectuadas com os alunos: som (CFQ); cor/ proporção (EVT); estimativas/cálculo aproximado de áreas/média aritmética/conversão de unidades de medida (Matemática); fauna/flora/estrutura e funcionamento dos ecossistemas e impacto humano nos mesmos (C.Natureza e C. Naturais)