Sppedy Alunos – Sofia Silveira; Rafaela Costa ; Sérgio Rodrigues Professores – Nuno Vasco; Pedro Domingues; Francisco Neto EB 2,3 nº1 de Lagos
Motor 12-24 Volt 6300/8400 rpm corrente máxima 0.3 A Células solares - 2V - 500 mA Motor 12-24 Volt 6300/8400 rpm corrente máxima 0.3 A Sistema transmissor -através de rodas dentadas – transmissão de movimento às rodas traseiras Materiais utilizados: Esferovite; Placas de plástico perfurado; Rolamentos; Madeira; Parafusos; Cola; Rodas dentadas de plástico; Acrílico; Tintas; Velcro Guias com rolamentos Ligação das células: em série e em paralelo Inicialmente a turma foi dividida em grupos com tarefas distribuídas. Um grupo ficou encarregue de fazer o projecto do carro e a sua decoração, o outro de o construir. O primeiro grupo fez vários desenhos, com vários modelos de carros. Após terem acabado esta tarefa a turma reuniu-se para decidir qual seria o projecto mais viável. Depois o segundo escolheu os materiais com que iria construir o carro. Optámos por materiais mais leves: esferovite e placas em plástico. Começamos pela divisão de tarefas. Uns construíram as rodas em madeira e a placa para colocar as células solares, outros cortaram as peças para formar a estrutura do carro. Num banco de ensaios fizeram-se testes com um protótipo em que podíamos variar o peso do carro e o diâmetro das rodas dentadas na transmissão de movimento. Esta experiência permitiu-nos verificar a velocidade que o carro atingia. Chegamos à conclusão que quanto maior for a roda dentada, colocada no eixo mandado (eixo das rodas), maior é o peso que o carro consegue suportar, mas a sua velocidade vai diminuindo. Enfim um período cheio de trabalho e diversão.
Colocamos os rolamentos nos eixos das rodas Colocamos os rolamentos nos eixos das rodas. Fizemos as ligações, das peças, através de cola e parafusos, colamos as células numa placa de esferovite para formar o painel solar e fizemos as ligações eléctricas através de parafusos e porcas. Fixamos os suportes das rodas com parafusos, colocamos o sistema de transmissão ao motor e fixamo-lo com parafusos e porcas. Optamos por usar 8 células e temos realizado os testes com as seguintes combinações: 6 células ligadas em série e duas ligadas em paralelo; 8 células ligadas em série. Ainda não escolhemos qual a combinação que vamos usar. No dia 22-2-2006 realizou-se, na nossa escola, uma oficina técnico-pedagógica sobre os conteúdos do Concurso Solar Padre Himalaya, dinamizada pela SPES. Associada à oficina foi montada uma exposição da qual faziam parte alguns carros participantes no concurso do ano anterior e materiais relacionados com a energia solar, que podemos visitar. Com o intuito de trocar experiências e ideias, realizou-se um intercâmbio cultural com os alunos da escola D. Francisco M. de Melo, Amadora, que participaram neste projecto, no ano anterior. Realizamos uma visita guiada à cidade de Lagos, com a colaboração da Câmara Municipal. No final do dia os alunos das duas turmas juntaram-se na escola, onde conviveram durante um jantar organizado pela órgão de gestão da mesma..
Projectos para estudo
Projectos para estudo
Projectos para estudo
Oficina solar na escola de Lagos
Oficina solar na escola de Lagos
Banco de ensaios
Resultados dos testes
Os construtores solares
Tornear rodas
Fases de construção do carro
Teste com as guias
Elaboração do relatório