O QUE É ? A ALCA ( Área de Livre Comércio das Américas ) , foi formulada em 1994, nos EUA,na primeira Cúpula de Chefes de estado e governo das América.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NAFTA - Tratado Norte-Americano de Livre Comércio
Advertisements

Trabalho de Geeografia Alunos: Beatriz Nantes e Leonardo Paião
ÁSIA E BACIA DO PACíFICO
OS GRANDES BLOCOS ECONÔMICOS
Área de Livre Comércio das Américas
Acordo Norte – Americano de Livre Comércio
Carolina Bellio Fernando Gustavo Julia Tatiana Yuri
ALCA Grupo: André Erick Guilherme---12
Nafta.
Estudante: GRAZY NAFTA E ALCA PROFESSORA:MARIA DE LOURDES
Trabalho de Geografia Blocos Econômicos Professora: Meiriele Lazarin
Trabalho de geografia Nome. Hugo Nome.Rafael Ano . 8ºc
Trabalho de geografia sobre: nafta e o alca
Trabalho de Geografia Alca e Nafta Nomes: Thais e Iasmim
Organização Mundial do Comércio e Formação dos Blocos Econômicos João Igor, Aron Wadson, Kaio Padrão, Kaique Padrão.
Desenvolvimento Econômico sob a proposta de Regionalismo Aberto
Profª. Teresa Cristina Barbo Siqueira
8ºANO.
Associação e integração entre países
Integração econômica regional
A ASCENSÃO DA CHINA NO SISTEMA MUNDIAL E OS DESAFIOS PARA O BRASIL
NAFTA.
CE_17_NAFTA e MERCOSUL DISCIPLINA: Comércio Exterior
CE_22_Integração Econômica - Histórico e Fases
CE_18_ALCA DISCIPLINA: Comércio Exterior
Neoliberalismo Prof Vilmar A. Silva.
Comércio Internacional
Balanço da Atuação do Governo
OUTROS BLOCOS ECONÔMICOS
Prof. José Victor GayLussac
Saúde Coletiva e Meio Ambiente
Funções da Administração
NAFTA Bloco Econômico Fernanda - 7 Isabella - 14 Nicole- 25
G8 E OEA G8- Sustentado pelo aspecto econômico e político.
As Políticas do Banco Mundial e as Reformas Educacionais
Blocos econômicos-APEC
“ A BALANÇA COMERCIAL SOBRE O REGIME DE CÂMBIO FLUTUANTE” Barros & Giambiagi. Brasil globalizado: o Brasil em um mundo surpreendente. Ed. Campus, 2008.
Os Blocos Econômicos Alguns conceitos
. BLOCOS ECONÔMICOS CONTINENTE AMERICANO
Amanda Spregacinere Fabiana Aparecida Itamar Prestes Itamara Marques
BLOCOS ECONÔMICOS DA AMÉRICA
FASES DA INTEGRAÇÃO ECONÔMICA
Blocos econômicos Prof. Cisso.
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Sistemática de Importação e Exportação
Políticas Públicas e Organização da Educação Básica
O QUE É GLOBALIZAÇÃO? Processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as.
1 Assessoria Econômica da FEDERASUL A Inserção Comercial Brasileira.
Trabalho de Geografia Nafta e Alca NOME: Larhissa e João Victor
O COMÉRCIO E OS SERVIÇOS MUNDIAIS NA GLOBALIZAÇÃO.
M ARKETING E NEGÓCIOS INTERNACIONAIS A ULA 13, 14 E 15:A GLOBALIZAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO / COMPORTAMENTO DOS INTEGRANTES DOS BLOCOS ECONÔMICOS.
Gay-Lussac Prof. José Victor
Globalização.
Blocos Econômicos Década de 40 – pós – guerra .
Finalidade: desenvolver o comércio de determinada região.
CRISE ECONÔMICA DA ARGENTINA
Blocos Econômicos Mundiais
Origens e bases do mundo global.
Países Membros Brasil Argentina Uruguai Paraguai Venezuela.
Integração político-econômica
G - 2.
ESTRUTURA GEOECONÔMICA DA AMÉRICA
Blocos comerciais ZONA DE PREFERÊNCIA TARIFÁRIA: adotadas para países-membros com tarifas inferiores às adotadas para terceiros países. Ex.: Aladi – Associação.
OS BLOCOS ECONÔMICOS 9º ANO PROF VALDINEI.
Globalização Um fenômeno social que ocorre em escala global. Consiste em uma integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes.
Agora vamos mudar o nosso olhar
Brunno Rafael Marini AD8A12 Profº Enzo.  Por que o comércio global é importante para os Estados Unidos e como é avaliado?  Por que as nações.
Trabalho de Geografia Blocos econômicos
A Globalização Globalização: fenómeno que traduz uma
1. 2 INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA DO SUL PELO TRANSPORTE AÉREO Brasília, julho 2008 Ronaldo Seroa da Motta Diretor da ANAC.
Transcrição da apresentação:

O QUE É ? A ALCA ( Área de Livre Comércio das Américas ) , foi formulada em 1994, nos EUA,na primeira Cúpula de Chefes de estado e governo das América. Ela representa um acordo global que pretende incluir serviços,investimentos,compras governamentais e patentes . Ela constitui um amplo acordo .

De desregulamentação comercial e financeira que vai muito além da eliminação das barreiras tarifárias e não tarifárias. As negociações vem sendo conduzidas apenas pelo governos dos países envolvidos e não havendo a participação da sociedade e dos parlamentos. As negociações da ALCA deveriam levar em conta as imensas disparidades existentes entre os países da região, assumindo o compromisso de superá-las.

É um acordo desigual, que tende a perpetuar a condição periférica e subordinada da América latina no mundo globalizado. Ela configura uma iniciativa de caráter financeiro e comercial que corresponde aos interesses de grandes grupos econômicos e visa garantir a hegemonia desses grupos sobre a América Latina e o Caribe.

Fundação ALCA começou em junho de 1995 com a primeira reunião dos ministros responsáveis pelo comércio que foi realizada em Denver; Desde estão, os ministros do comércio se reúnem regularmente a cada 18 meses. A proposta do lançamento da ALCA foi iniciativa dos EUA

Somente nas terceira e quarta reuniões de ministros de comércio, realizadas no Brasil, que se definiu a estrutura e o funcionamento da Área de Livre Comércio das Américas. Uma reunião em 1997 teve o objetivo de definir como e quanto as negociações para implementação da ALCA deveriam se iniciar. Esse encontro foi marcado pela oposição entre os EUA e os países do Mercosul,que, atuando em bloco, lograram influir na definição dos princípios gerais

que orientam as negociações da ALCA . Em 1998 , a reunião de São José da Costa Rica es- tabeleceu , por sua vez o mandato dos grupos negociadores e a atual estrutura da ALCA, em abril de 2001, os ministros de comércio vol- taram a se reunir e definir o prazo final para a conclusão das negociações de um possível acordo e a entrada em vigor da ALCA.

Países Membros Os países membros são todos pertencentes as Américas (Anglo-saxônica, Latina e Central) exceto Cuba.

Proposta Principal A ALCA tem como principal objetivo criar uma área livre de barreiras de comércio e ao investimento entre os países das Américas. Englobando a troca de bens e de serviços, de produtos agrícolas, assim como a liberalização dos fluxos de investimentos, compras governamentais e comércio eletrônico.

Maximizar a abertura de mercados mediante altos níveis de disciplina através de um acordo equilibrado e abrangente.

Pontos Positivos Se realmente vier a se constituir, será formado por 800 milhões de habitantes e um PIB de 11,4 trilhões de dólares, o que situaria a ALCA na posição de bloco comercial mais importante do mundo.

Pontos negativos A adesão ao acordo, revela o imenso grau de submissão dos governos latino americanos às políticas ditadas pelos EUA através do FMI e do banco mundial. É um acordo desigual que tende a perpetuar a condição periférica e subordinada da América Latina no mundo globalizado.

A liberalização comercial agravaria problemas sociais pois não será sustentada por política de integração social e produtiva. Apresentará impactos socialmente regressivos para toda sociedade: com o aumento do desemprego, diminuição dos salários, o aumento do setor informal, eliminação dos direitos sociais e ameaças permanentes aos direitos sindicais.

Há restrição em relação a mão-de-obra A ALCA irá congelar a situação do jeito que ela está, ou seja, com os EUA como uma grande potência, aumentando o seu controle sobre as decisões tomadas nos outros países. Tornaria os países membros menos autônomos em relação aos EUA.

Relação com o Brasil O Brasil é o país que mais interessa aos EUA, pois seu setor industrial é mais desenvolvido e seus recursos naturais são em maior escala em relação aos outros países, principalmente em relação a Argentina que está com a sua economia enfraquecida.