ANDEBOL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MEIOS BÁSICOS DE COLABORAÇÃO
Advertisements

Basquetebol Inês Brás.
Escola E.B. 2 Pêro da Covilhã
Escola E. B. 2º Ciclo Pêro da Covilhã
CONTRA-ATAQUE.
Curso de Treinadores – Grau 2 Federação de Andebol de Portugal DEFESA Departamento Técnico FAP DEFESA.
IRB anuncia fase de implementação mundial das Variações Experimentais às Leis (VEL), entrando em vigor a partir do dia 1 de Agosto de DTA / C.A.
Regras do Jogo de Andebol em Cadeiras de Rodas
O FUTSAL.
HANDEBOL Profª. Bia Colégio INEDI
HANDEBOL PROFª. BIA COLÉGIO INEDI
HANDEBOL PROFª. BIA COLÉGIO INEDI
ÍNDICE 1 Índice 2 Apresentação do Voleibol 3 Identificação do Jogo
UNIDADE DE TREINO Juvenis
UNIDADE DE TREINO Minis
Escola E.B. 2,3 Frei Manuel Santa Inês
10º Ano PRÁTICA DE ACTIVIDADES FÍSICAS
Reunião AAFSM 05Jan Nordeste. Quais as condições que devem estar presentes para que uma infração seja considerada uma falta? a)Ser cometida por.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
EDUCAÇÃO FÍSICA – 2008/09 10º Ano PRÁTICA DE ACTIVIDADES FÍSICAS
Basquetebol Fundamentos Regras.
Voleibol.
ESCOLA E/B FREI MANUEL DE SANTA INÊS
UNIDADE DE TREINO Seniores/Juniores “ Mais e Melhor Andebol” Nº 8
ESCOLA E/B FREI MANUEL DE SANTA INÊS
FUNDAMENTOS DO FUTSAL Passe Drible Chute Condução
ESCOLA E/B FREI MANUEL DE SANTA INÊS
UNIDADE DE TREINO Juvenis
UNIDADE DE TREINO Minis
UNIDADE DE TREINO Minis
Voleibol Curso Profissional Técnico de Multimédia Educação Física
UNIDADE DE TREINO Seniores/Juniores “ Mais e Melhor Andebol” Nº 2
BASQUETEBOL.
UNIDADE DE TREINO Iniciados Nº 4 “ Mais e Melhor Andebol” Miguel Orlando Pinto Ribeiro Duração: 85’
UNIDADE DE TREINO Minis
Trabalho realizado por: Miguel Vilela Nº8 Turma: CEF IOSI
As regras do jogo Basquetebol por Pedro Trigo Araújo.
O ANDEBOL O Andebol é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, cada uma delas constituída por sete jogadores mais cinco suplentes. O campo.
Regras de jogo de Andebol
Pedro trigo araújo Futebol.
UNIDADE DE TREINO Iniciados
TÉCNICAS DE ARBITRAGEM
BASQUETEBOL.
UNIDADE DE TREINO Minis
Regras de Basquetebol E.B. 2,3 Caldas das Taipas.
HÓQUEI EM PATINS Programa do 3º Ciclo
Basquetebol.
Profª. Maria Helena Carvalho
Trabalho Realizado por: - Jessica Morgado -Miguel Pratas
UNIDADE DE TREINO Iniciados
UNIDADE DE TREINO Infantis
BASQUETEBOL.
Princípios e Fundamentos Técnicos.
VOLEIBOL.
HABILIDADES MOTORAS NO HANDEBOL
Escola Marcelino Mesquita
Violações INFRACÇÃO ÀS REGRAS = PERDA DA POSSE DE BOLA
UNIDADE DE TREINO Juvenis Nº 4 “ Mais e Melhor Andebol” Miguel Orlando Pinto Ribeiro Duração: 95’
HABILIDADES MOTORAS NO HANDEBOL
Basquetebol – Aula 5 1º Esporte coletivo de quadra. USA,
UNIDADE DE TREINO Iniciados Nº 5 “ Mais e Melhor Andebol” Miguel Orlando Pinto Ribeiro Duração: 85’
Corfebol 1902 – Nasceu, na Holanda, o Corfebol, inventado pelo professor holandês Nico Broekhuyesen – Fundou-se a Associação Holandesa de Corfebol.
CARACTERIZAÇÃO DO ANDEBOL
FUTSAL.
Andebol TRABALHO REALIZADO POR: Disciplina de Educação Física
Trabalho Realizado por: Jorge Rodrigues Escola Básica Integrada da Boa Água.
TÉNIS.
 Introdução  Técnicas de drible  Tipos de drible  Faltas  As principais faltas  Livres  Livre de 7 metros  Execução do livre de 7 metros  Livre.
O Basquetebol Professor: Emerson Roarky.
INFORMÁTICA E EDUCAÇÃO FÍSICA
Transcrição da apresentação:

ANDEBOL

O QUE É O ANDEBOL? É uma modalidade desportiva colectiva praticado por duas equipas, cada uma delas constituída por doze jogadores: sete efectivos e cinco suplentes . Ganha a equipa que no fim do tempo regulamentar tiver obtido mais golos. Pode haver empates.

OBJECTIVO DO JOGO-PAG.145 OFENSIVAMENTE – INTRODUZIR A BOLA NA BALIZA DA EQUIPA ADVERSÁRIA ; DEFENSIVAMENTE – EVITAR QUE O MESMO ACONTEÇA NA NOSSA BALIZA; RESPEITANDO AS REGRAS DO JOGO.

TERRENO DE JOGO-PAG.145 O CAMPO É RECTANGULAR, DE 40X20 METROS; TEM DUAS BALIZAS DE 3 X 2 METROS.

REGRAS PRINCIPAIS-PAG.150 INICIO DO JOGO O jogo começa com um lançamento de saída, no centro do campo, estando as equipas no respectivo meio-campo.

REGRAS PRINCIPAIS-PAG.150 GOLO É golo quando a bola ultrapassa completamente a linha de baliza entre os postes e por debaixo da trave. Após golo, o jogo recomeça com um lançamento de saída.

REGRAS PRINCIPAIS-PAG.150 COMO SE PODE JOGAR A BOLA? A bola é jogada exclusivamente com as mãos, podendo ser passada, rematada ou conduzida em drible, em qualquer direcção. Com a bola nas mãos, apenas podes realizar 3 passos. Por isso, tens de rematar, passar ou driblar antes de dar o quarto passo.

REGRAS PRINCIPAIS-PAG.150 Para avançar em campo, pode utilizar-se o drible. Ao jogador não é permitido: * Bater a bola com as duas mãos simultaneamente;

REGRAS PRINCIPAIS-PAG.150 * driblar, controlar a bola com uma ou as duas mãos e voltar a driblar;

REGRAS PRINCIPAIS-PAG.150 * Acompanhar a bola com a mão, no momento de drible (transporte);

REGRAS PRINCIPAIS-PAG.150 * Um jogador que está em drible só pode ter a bola em seu poder durante um período máximo de 3 segundos; * A equipa que cometer uma destas infracções às regras do jogo perde o direito à posse de bola, beneficiando a outra de um lançamento livre marcado no local onde ocorreu a violação da regra.

REGRAS PRINCIPAIS-PAG.150 BOLA FORA As linhas que delimitam o campo fazem parte deste: Se a bola saiu pela linha lateral …o jogo recomeça com a reposição da bola no local da sua saída, executada por um elemento da equipa que não tenha sido responsável pela bola fora:

REGRAS PRINCIPAIS-PAG.150 Um ou os dois pés pisando a linha lateral; Os adversários afastados pelo menos 3 metros; Pode marcar-se golo directamente.

REGRAS PRINCIPAIS-PAG.150 Se a bola saiu pela linha de baliza, tocada pelo defensor… …a reposição será efectuada no ponto de encontro da linha lateral de baliza.

REGRAS PRINCIPAIS-PAG.150 Se a bola saiu pela linha de baliza, tocada por um atacante ou pelo guarda-redes… - A bola é reposta em jogo pelo guarda-redes, em qualquer ponto do interior da área de baliza.

REGRAS PRINCIPAIS-PAG.150 CONDUTA PARA COM O ADVERSÁRIO No andebol, um jogador não pode agarrar, puxar, empurrar ou impedir o movimento de um adversário, usando os braços ou as pernas. Sempre que se verificar infracção a esta regra, será assinalado um lançamento livre marcado no local onde ocorreu a falta.

REGRAS PRINCIPAIS-PAG.150

REGRAS PRINCIPAIS-PAG.150 Se a falta for cometida entre as linhas de 6 e 9 metros, a execução de lançamento livre será efectuada imediatamente atrás da linha de 9 metros ; Se a falta for realizada sobre um jogador que se encontra em situação clara de poder marcar golo, assinala-se um livre de 7 metros.

REGRAS PRINCIPAIS-PAG.146 GUARDA-REDES E ÁREA DE BALIZA O guarda-redes é o único jogador a quem é permitido permanecer dentro da área de baliza, podendo: - Defender com qualquer parte do corpo, incluindo os pés; - Movimentar-se com a bola na mão sem limitações

REGRAS PRINCIPAIS Mas não pode: Sair da área de baliza ou nela entrar com a bola na mão (lançamento livre e livre de 7 metros, respectivamente); Quando o guarda-redes não tem a bola na mão pode sair e entrar na área de baliza sem qualquer restrição. Fora da área de baliza, é considerado como um jogador de campo.

O QUE É PRECISO PARA JOGAR BEM Para jogares andebol, é indispensável aprender a receber, a passar , a driblar e a rematar. Para receberes a bola em boas condições deves ter os olhos na bola e as mãos com os dedos bem abertos e à frente do corpo. Avança para a bola e agarra-a sempre com as duas mãos, com os polegares na sua parte posterior e sem que as palmas das mãos fiquem em contacto com ela.

O QUE É PRECISO PARA JOGAR BEM Deves amortecer o movimento, flectindo os braços.

Principais gestos técnicos – PASSE Em andebol, sendo este um jogo de equipa o principal tipo de passe é o de ombro.

DRIBLE – PAG. 148 Para avançares em campo quando não tens oposição deves utilizar o drible que é o ressaltar sucessivamente a bola no solo.

REMATE – PAG. 149 É o gesto técnico que permite marcar golos. Pode ser executado em apoio ou em suspensão.

REMATE – PAG. 149 REMATE EM SUSPENSÃO

BIBLIOGRAFIA * Calado patrícia, Calado José. Educação Física 5º e 6º anos, Areal Editores, 2ª Reimpressão 2006. * Barata João, Coelho Olímpio. Hoje há Educação Física – 5º/6º, Texto Editora, 2000. Veloso Rui et al. Passa a bola, Educação Física 5º/6º anos, Porto Editora. Batista Paula et al. Em movimento 3º Ciclo do Ensino Básico, Asa Editores. * www.fpa.pt