Constituição atómica da matéria.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Semicondutores.
Advertisements

Materiais utilizados na Indústria Eléctrica e Electrónica
CIRCUITOS DE ILUMINAÇÂO E DE SINALIZAÇÂO
A estrutura do átomo Parte 1
A estrutura do átomo Parte 1
Díodo Zener
Lucínio Preza de Araújo
Junção PN
Átomos Trabalho elaborado por: Ana Santos Nº 1 Joana Rita Nº 16.
Iniciação à electricidade
Estrutura atómica da matéria
Eletricidade I
LED – Díodo Emissor de Luz
Fundamentos de Electrónica
A formação de Iões Na Na Ião sódio: Na+ Ião monopositivo
Em grego significa indivisível.
Estrutura e constituição das moléculas
Eletricidade Básica Prof. Hebert Monteiro.
Representação de átomos e de moléculas
Moléculas na Troposfera
Johannes Diderik van der Waals
SEMICONDUTORES Condução Eletrônica
ELETROSTÁTICA LEI DE COULOMB.
Corpúsculos das substâncias
EVOLUÇÃO DO MODELO ATÓMICO
MODELO DA NUVEM ELECTRÓNICA
Átomos.
As forças Intermoleculares
Sumário: Correcção do TPC.
UNIDADE 1 - DAS ESTRELAS AO ÁTOMO
FÍSICA O estudo da natureza. Professor Peixinho.
Revisão Eletricidade básica CORRENTE ELÉTRICA
Os átomos para adquirirem estabilidade, além de ganhar ou perder electrões, também podem partilhar electrões. Existem três tipos de ligações químicas:
Prof. Marcelo de Oliveira Rosa
Unidade 1 Estrutura de Átomos e Moléculas
Os átomos Os elementos que formam o nosso corpo, como o cálcio dos ossos, o ferro do sangue e todos os outros elementos, foram gerados no interior das.
3ª Lei de Newton ou Lei da Ação-Reação
APOIO INTERNET - Materiais APOIO INTERNET -
ELETROSTÁTICA LEI DE COULOMB.
Substâncias iónicas.
As moléculas são grupos de átomos. São eletricamente neutras.
CORRENTE ELÉTRICA.
Classificação dos Materiais
Eletrónica Fundamental – ELE
Diagrama de Linus Pauling
Filipa Vicente. Os electrões dos átomos estão distribuídos, à volta do núcleo, em níveis de energia. Cada nível só pode ter um número bem determinado.
CAP-21: CARGAS ELÉTRICAS
Tudo o que existe é feito de ÁTOMOS, são os “tijolos” da natureza
Electricidade Educação Tecnológica.
Revisão sobre estrutura atómica
Curso: Eletrônica Básica
Revisão - Ligações químicas
Evolução dos modelos do átomo. Estrutura atómica, revisão.
ELETRICIDADE E MAGNETISMO
ELETRICIDADE E MAGNETISMO
Prof. Clovis Almeida Curso: Eletrônica Básica Carga Horária: 80 horas Instrutor: Eng. Clovis Almeida.
INTRODUÇÃO À QUÍMICA 2º BIMESTRE.
3.2. ORBITAIS E NÚMEROS QUÂNTICOS 3.3. CONFIGURAÇÕES ELECTRÓNICAS
As Ligações Químicas.
7.3 Isótopos. 7.3 Isótopos Na tabela seguinte indica-se a carga elétrica e a massa das partículas que constituem o átomo: Partícula Carga elétrica.
CORRENTE ELÉTRICA MATÉRIAMATÉRIA É TUDO AQUILO QUE POSSUI MASSA E OCUPA LUGAR NO ESPAÇO. É TUDO AQUILO QUE POSSUI MASSA E OCUPA LUGAR NO ESPAÇO.
7.5 Distribuição eletrónica e iões
3.2. ORBITAIS E NÚMEROS QUÂNTICOS 3.3. CONFIGURAÇÕES ELECTRÓNICAS Escola Secundária Maria Lamas – Torres Novas Física e Química A – 10º Ano Nelson Alves.
Estrutura atômica da matéria.
Semicondutores Classificação de Materiais
Curso: Técnico Integrado em Informática Disciplina : Eletricidade Instrumental Resumo do 1º Bimestre Profª. Katiuscia Lopes dos Santos.
A matéria é constituída por pequeníssimos corpúsculos que estão em constante movimento o que define cada um dos estados físicos.
A teoria atomística começou por volta do séc. V a.c. pelos filósofos gregos Leucipo e Demócrito. O universo tem uma constituição elementar única que é.
Teoria dos Semicondutores e o Diodo Semicondutor
Constituição atómica da matéria.
Transcrição da apresentação:

Constituição atómica da matéria. Condutores Isoladores Semicondutores http://www.prof2000.pt/users/lpa

Constituição da matéria A matéria que se pode encontrar no estado sólido, liquido ou gasoso é constituída por moléculas e estas podem ainda ser subdivididas em partículas menores que são os átomos. Exemplo: 1 molécula de água 2 átomos de hidrogénio 1 átomo de oxigénio H2O  H2 + O

Estrutura do átomo O átomo é basicamente formado por três tipos de partículas elementares: electrões, protões e neutrões. Os protões e os neutrões estão no núcleo do átomo e os electrões giram em órbitas electrónicas à volta do núcleo do átomo. Órbita electrónica

Carga eléctrica das partículas A carga eléctrica do electrão é igual à carga do protão, porém de sinal contrário: o electrão possui carga negativa (-) e o protão carga eléctrica positiva (+). O neutrão não possui carga eléctrica, isto é, a sua carga é nula.

Órbitas electrónicas Num átomo, os electrões que giram em volta do núcleo distribuem-se em várias órbitas ou camadas electrónicas num total máximo de sete (K, L, M, N, O, P, Q).

Carga eléctrica do átomo Em qualquer átomo, o número de protões contidos no seu núcleo é igual ao número de electrões que giram à volta dele, ou seja, a carga eléctrica do átomo é nula, pois a carga positiva dos protões é anulada pela carga negativa dos electrões. Um átomo nesse estado está electricamente neutro.

Iões positivos e iões negativos Um átomo quando electricamente neutro poderá ganhar (receber) ou perder (ceder) electrões. Quando ele ganha um ou mais electrões, dizemos que se transforma num ião negativo. Quando um átomo perde um ou mais electrões, dizemos que ele se transforma num ião positivo. Exemplo: Se o átomo de sódio (Na) ceder um electrão ao átomo de cloro (Cl) passamos a ter um ião positivo de sódio e um ião negativo de cloro. Cl Na + - Ião positivo de sódio Ião negativo de cloro

Electrões de valência A órbita electrónica ou camada mais afastada do núcleo é a camada de valência e os electrões dessa camada são chamados de electrões de valência. Num átomo, o número máximo de electrões de valência é de oito. Quando um átomo tem oito electrões de valência diz-se que o átomo tem estabilidade química ou molecular. Electrão de valência

Condutores Os átomos com 1, 2 ou 3 electrões de valência têm uma certa facilidade em cedê-los já que a sua camada de valência está muito incompleta (para estar completa deveria ter 8 electrões de valência). Por exemplo, um átomo de cobre tem um electrão de valência o que faz com que ele ceda com muita facilidade esse electrão (electrão livre). Número atómico do cobre = 29 (número total de electrões no átomo) K=2 2n2 = 2x12 = 2 L=8 2n2 = 2x22 = 8 M=18 2n2 = 2x32 = 18 N=1 29P K L M N

Isoladores Os átomos que têm entre 5 e 8 electrões de valência não cedem facilmente electrões já que a sua camada de valência está quase completa (para estar completa deveria ter 8 electrões de valência). O vidro, a mica, a borracha estão neste caso. Estes materiais não são condutores da corrente eléctrica porque não têm electrões livres sendo necessário aplicar-lhes uma grande energia para passar os electrões de banda de valência para a banda de condução.

Semicondutores Número atómico do Germânio: 32 Número atómico do Silício: 14 Os átomos com 4 electrões de valência geralmente não ganham nem perdem electrões, é o que acontece com os materiais semicondutores, Germânio (Ge) e Silício (Si).

Bandas de energia Energia Num material isolante é necessário aplicar muita energia (por exemplo, muita tensão eléctrica) para passar os electrões da banda de valência para a banda de condução já que a banda proibida é muito larga. Pelo contrário, num material condutor a passagem dos electrões da banda de valência para a banda de condução faz-se facilmente já que não existe banda proibida. Os materiais semicondutores estão numa situação intermédia entre os materiais isoladores e condutores.