Direito. O que é o direito? Da realidade direito tanto se pode dizer que é conhecida de toda a gente como que é desconhecida do homem comum. Mesmo o leigo,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Aqui encontras tudo o que precisas saber sobre…
Advertisements

GEOGRAFIA.
Educadores de Infância
Novas Tecnologias da Comunicação
A Licenciatura em Relações Internacionais visa dar resposta à exigência de formação qualificada de novas competências profissionais e intelectuais,
Direito O direito, no sentido de direito objectivo, é um preceito hipotético e abstracto, cuja finalidade é regulamentar o comportamento humano na sociedade.
Curso de História Faculdades: Coimbra Porto Évora.
medicina S omos jovens, alegres e despreocupados, no meio de tantos outros como nós. J ovens com gostos distintos, jovens com personalidades diferentes.
Curso Superior e ee em Toda a informação Farmácia Daniel Carregosa.
O Ensino Superior e a Profissão M. Luísa Anacoreta Correia
Acabado o 12º: Qual o caminho a seguir?
Fim à aritmética de papel e lápis Ralston, A. (1999) Propõe o fim do ensino da APL na escola elementar em substituição de um currículo que valoriza a AM.
Ciência e Compreensão da Realidade. Tipos de Conhecimento.
Vestibular UFPR H i s t ó r i a Prof. Raul Von Der Heyde /ALD.
VESTIBULARES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE SP USPUNICAMPUNESPUNIFESPUFSCARUFABC.
Arquivo atualizado em 29/set/13. VESTIBULARES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE SP.
A Inova-Ria é uma Associação de Empresas determinante para um ecossistema de inovação único formado por empresas, instituições de ensino e de I&D na área.
UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP
Modelagem como metodologia de ensino
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Exemplo: A FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR
COLÉGIO PEDRO II Unidade Escolar Engenho Novo II SESOP PROGRAMAS E ESTÁGIOS.
Cursos de Graduação a Distância da UFSC
Família de direitos romano-germânicos Ensino do direito e profissões jurídicas 12 de Abril de 2011.
Filosofia da Ciência Objeto de Pesquisa
DI-FCT-UNL Departamento de Informática Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa Engenharia Informática DI-FCT-UNL DI-FCT-UNL:
Pedagogia Expansão das IFES Oferece formação Educação infantil Educação infantil Ensino fundamental (anos iniciais) Ensino fundamental (anos.
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Marcelo Lisboa Luz.
A EDUCAÇÃO DO EDUCADOR SEVERINO, Antonio Joaquim. Filosofia da Educação; construindo a cidadania. São Paulo : FTD.1994.
Generalistas x especialistas. Como formar um engenheiro? 4o. ENEMET São Paulo, julho de 2004 Ivan G. S Falleiros.
Departamento de Engenharia Informática
Licenciatura em Direito – 8 semestres* A licenciatura em Direito transformar-te-á num jurista com uma formação global e integrada seja no plano técnico-
Aula 6 – Hume e o Empirismo
FACULDADE MOGIANA DO ESTADO DE SÃO PAULO CURSO DE DIREITO
MBA/Mestrado em Gestão de Empresas 5ªEdição – Cabo Verde
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
Conhecimento Vulgar e Conhecimento Científico
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Uni GEO Excelência no Ensino Superior Excelência no Ensino Superior Apresentação para Diretores de Cursos de Informática e Computação 04 de setembro de.
Atualizado em 25/09/14. VESTIBULARES DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE SP.
Estudar no Algarve? Área Projeto | Daniela Leote | Helyana Moitalta | Lília Pontes | 12E.
Profa. Lillian Alvares Faculdade de Ciência da Informação
Curso Profissional de Técnico de Serviços Jurídicos
Karl Popper O Falsificacionismo
A ADMISSÃO AO CFJ MINISTÉRIO DA JUSTIÇA CENTRO DE FORMAÇÃO JURÍDICA.
Forma Canônica e Definições
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA- IFSC METODOLOGIA CIENTÍFICA Profa
Lógica Matemática Introdução.
Mapa da Demanda Docente na Educação Básica
Fevereiro 2009 ÁREA DE INTERVENÇÃO ORIENTAÇÃO ESCOLAR E PROFISSIONAL PSICÓLOGA:PAULA MARIA RODRIGUES DE SOUSA ESCOLA SECUNDÁRIA DR.JAIME MAGALHÃES LIMA.
CURSO DE DIREITO SOCIEDADE E TUTELA JURÍDICA TEORIA GERAL DO PROCESSO
Serviço de Psicologia e Orientação Ano Lectivo 2013/ º ano.
O que é a Filosofia ? - Uma resposta inicial
Trabalho realizado por:
Grupo G… Filipe Godoi, nº 11 12ºA Filipe Sena, nº12 12ºA Henrique Lages, nº13 12ºA.
O VERDADEIRO TESTE VOCACIONAL
Seminário dos Bacharelados Interdisciplinares
Serviço de Psicologia e Orientação Ano Lectivo 2013/ º ano.
Maria Adriana Sousa Carvalho Paulino Lima Fortes Percursos da internacionalização: o caso da Universidade de Cabo Verde.
O gargalo e as alternativas para o Ensino Médio Simon Schwartzman Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade
Serviço de Psicologia e Orientação
Programa Fulbright - Bolsas e Oportunidades - Dezembro de 2015.
Seminário de Integração Profissional V 3.º ano – 2.º semestre Ano letivo 2012/2013 Discentes: Ana Patrícia Cal, 9835 Diana Ferreira, 9837 Docente: Ana.
Apresentação das alternativas de ensino a partir do 10º ano de escolaridade Serviço de Psicologia e Orientação Ano letivo de 2015/2016.
Serviço de Psicologia e Orientação Ano Lectivo 2014/ º ano.
Sessão de Divulgação Mestrado em Economia FEUC 10 de dezembro 2014 Sala Keynes 18h00.
Serviço de Psicologia e Orientação Ano Lectivo 2014/ º ano.
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ NÚCLEO DAS LICENCIATURAS CURSO DE HISTÓRIA.
Custos da disciplina de Psicologia no Ensino Secundário Lecionar a Psicologia em Portugal: Um papel para os Psicólogos Painel OPP Gabinete de Estudos Vítor.
Transcrição da apresentação:

Direito

O que é o direito? Da realidade direito tanto se pode dizer que é conhecida de toda a gente como que é desconhecida do homem comum. Mesmo o leigo, por mais iletrado, consegue orientar-se na percepção do fenómeno jurídico. Recorda antes de mais os seus direitos, o que lhe é devido e o que aos outros; enquadra doações, testamentos, vendas; lembra-se das leis; menciona juízes, advogados, escrivães; pensa em tribunais e prisões. Nada disto vem a despropósito, pelo que podemos dizer que mesmo este leigo terá do direito uma noção muito mais aproximada do que sobre Astronomia, ou Biologia, ou até Física, se nestas não for também particularmente versado. Mas quando se passa da experiência corrente à compreensão científica, verificamos pelo contrário que só os especialistas ou as pessoas sabem o que é o direito. A passagem da impressão para a conceituação é quase sempre tarefa impossível. Da Medicina ou da Agronomia pode-se dar uma noção, assente na experiência, que resiste longamente: do direito não. O direito surge-nos logo como uma realidade abstracta, que transcende os exemplos com que o queiramos captar. O direito não está em Abel ter transferido uma coisa a Bento, não se esgota na descrição deste facto social: tem um prolongamento que vai para além dele. Pode-se dar um símbolo desta abstracção do direito o facto de o juízo sobre a vocação do candidato a estudos jurídicos ter de ser sempre formado com base em disciplinas que em si não são jurídicas, não são direito: a filosofia, a literatura, o português, a história… E por isso também é tão difícil a esse candidato formar antes do curso uma noção precisa das tarefas que vai enfrentar.

CoimbraPortoLisboa (Nova) LisboaMinho Licenciatura5 anos Provas de ingresso Filosofia e História Duas das três: Filosofia, História, Português Filosofia e História ou Filosofia e Português Filosofia e Português ou História e Português Filosofia e História Nota mínima nas provas de ingresso Nota mínima de candidatura Nota do último a entrar em 2001/02 1ªfase-135,8 2ªfase-133,8 1ªfase-158,8 2ªfase-143,8 1ªfase-154,0 2ªfase-146,0 1ª fase-135,8 2ªfase-140,5 1ª fase-136,4 2ª fase-132,2 Saídas profissionais Magistratura judicial, advocacia, ministério público,notariado, diplomacia, ensino, etc. Advocacia, magistratura, registos e notariado, diplomacia, carreira universitária. Advocacia, magistratura, registos e notariado, administração pública, diplomacia, área empresarial, etc. Advocacia, magistratura judicial e Ministério Público, carreira diplomática, gestão, ensino, etc. Magistratura, advocacia, administração pública, serviços de notariado e registo.

Universidade de COIMBRA: Faculdade de Direito Áreas de Especialização: Ciências Jurídico-Civilísticas; Ciências Jurídico-Criminais; Ciências Jurídico- Económicas; Ciências Jurídico-Empresariais; Ciências Jurídico-Filosóficas; Ciências Jurídico-Históricas; Ciências Jurídico-Políticas; Ciências Jurídico-Processuais; Ciências Jurídico-Comunitárias. Objectivos: Aprofundar o nível de conhecimentos num domínio científico, capacitando para a investigação. Vagas: 3/15 (para cada especialização) Condições de Acesso: Licenciados em Direito ou equivalente com classificação mínima de 14 valores. Excepcionalmente, podem admitir-se médias inferiores ou de outras licenciaturas por universidades portuguesas, quando o currículo prove adequada preparação científica. Duração: 2 semestres + 1 ano Local: Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Propinas: 1.250,00.. FIM

ÁREAS DE ESTUDO PARA MESTRADO

FACULDADE DE DIREITO DE COIMBRA

FACULDADE DE DIREITO DE LISBOA

FACULDADE DE DIREITO DE LISBOA NOVA

FACULDADE DE DIREITO DO MINHO

FACULDADE DE DIREITO DO PORTO