Avaliação - Provas Globais - 9º ano

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Transcrição da apresentação:

Avaliação - Provas Globais - 9º ano Educação Física 10 de Março de 2005 Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima

Critérios de Avaliação da EDF Proposta da Prova Global Matriz da Prova “A determinação da fronteira entre o aluno apto e não apto na EDF tem de assentar em pressupostos que conjuguem a grande diversidade de condições das Escolas, as diferentes capacidades dos alunos e a filosofia do Programa quanto à sua gestão e eventual diferenciação das matérias que compõem o currículo.” * - Contextualização Critérios de Avaliação da EDF Proposta da Prova Global Matriz da Prova Exemplo Prático (basquetebol) Critérios de Correcção Grelha de Avaliação * – pág. 24 - Programa de Educação Física 10.º/11º/12º, (2004) da Porto Editora

Grupo de Educação Física da Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima Contextualização Organização das aulas de EDF na Escola relativo ao 9º ano: Horas Por blocos Espaços Modalidades abordadas (grelha) de acordo com a formação dos professores e possibilidades da Escola Livro adoptado Grupo de Educação Física da Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima

Distribuição das Modalidades Mod. Anos AND BAS VOL FUT COR ATL GIN BAD MON NAT 7º X 8º 9º 10º 11º 12º 11º D 12º D X(EDF) Grupo de Educação Física da Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima

Critérios de Avaliação da EDF Competências transversais (30%) Métodos de trabalho e de estudo Relacionamento interpessoal e de grupo Comunicação Competências específicas (70%) Conhecimentos (20%) Análise e interpretação da realização das AFD seleccionadas, aplicando os conhecimentos sobre técnica, organização e participação, ética desportiva e regras; Conhecimento e interpretação de factores de saúde e de risco associados à prática das AF e aplica as regras de higiene e segurança. Capacidades (30%) Relacionamento com cordialidade e respeito pelos companheiros e adversários; Participação activa em todas as situações procurando o êxito pessoal e de grupo. Aptidão física (20%) Elevação do nível funcional das capacidades condicionais e coordenativas. Grupo de Educação Física da Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima

Proposta de Prova Global PRESSUPOSTOS Tipo de prova: prática Competências específicas da EDF Tempo: 1 aula de 90’ e outra de 45’ Opção do aluno: escolhe uma modalidade colectiva e uma individual Cotação: 50% para a modalidade colectiva e 50% para a modalidade individual Grupo de Educação Física da Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima

Proposta de Prova Global Pressupostos Modalidades colectivas através de jogos reduzidos: Andebol: 3+Gr x 3+Gr em campo reduzido Basquetebol: 3x3 a meio campo; Corfebol: 4x4 a meio campo Futebol: 4x4 sem Gr em campo reduzido Voleibol: 4x4 em campo reduzido Modalidades individuais Atletismo: os alunos optam por um salto, um lançamento e uma corrida Badminton: jogo singulares Ginástica: exercícios critério obrigatórios Grupo de Educação Física da Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima

Matriz da Prova Global Prática Competências específicas Conteúdos Estrutura da prova (nº de questões / tipologia) Cotações Critérios de correcção - Análise e interpretação da realização das AF seleccionadas, aplicando os conhecimentos sobre técnica, organização e participação, ética desportiva e regras   - Relacionamento com cordialidade e respeito pelos companheiros e adversários. Participação activa em todas as situações, procurando o êxito pessoal e social Modalidades: Colectivas: Andebol Basquetebol Corfebol Futebol Voleibol Individuais: Atletismo Badminton Ginástica Apenas serão avaliados numa modalidade colectiva e numa individual escolhido pelos alunos. Modalidades colectivas através de jogos reduzidos: Andebol: 3+Gr x 3+ Gr em campo reduzido Basquetebol: 3x3 a meio campo; Corfebol: 4x4 a meio campo Futebol: 4x4 sem Gr em campo reduzido Voleibol: 4x4 em campo reduzido Modalidades individuais Atletismo: os alunos optam por um salto, um lançamento e uma corrida Badminton: jogo singulares Ginástica: exercícios critério obrigatórios Modalidade colectiva 50% Modalidade individual 50% Modalidades Colectivas: Regulamento (15%) Aspectos Ofensivos (45%) Aspectos Defensivos (40%) Modalidades Individuais: Regulamentos (10%) Saltos (comprimento, triplo e altura) (30%) Lançamentos (Peso e dardo) (30%) Corridas (velocidade, estafetas e barreiras) (30%) Regulamento (10%) Pega (30%) Batimentos (30%) Deslocamentos (30%) Solo (40%) Plinto (30%) Mini-trampolim (30%)

Grupo de Educação Física da Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima Exemplo Prático 3 x 3 basquetebol a ½ campo Sem arbitragem; Após cesto posse de bola para a equipa que sofreu cesto reposta pela linha de fundo; Início do ataque a bola tem que passar junto ao meio campo (pelo círculo central); Para se tornar competitivo jogos até aos 10 pontos; Por outro lado após cada jogo alterar as equipas, de forma a criar diferentes combinações; Serão realizados tantos jogos quantos os necessários para avaliar todos os alunos inscritos na avaliação de basquetebol. Grupo de Educação Física da Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima

Níveis de desempenho no Basquetebol para o 3x3 Nível de Desempenho A - (20% a 49%) Conhecimento apenas das regras básicas, mas tem dificuldade em as aplicar; Quando a sua equipa recupera a posse de bola: Não se desmarca oportunamente, no sentido de oferecer uma linha de 1º passe (postura estática atrás do defesa directo) Quando em posse de bola: Apenas realiza passes bombeados sem sentido ofensivo ou; Usa o drible sem progredir directamente para o cesto (incapaz de usar fintas ou mudanças de direcção em drible); Quando está numa situação favorável de lançamento nem sempre procura a finalização, optando essencialmente pelo passe. Quando a sua equipa perde a posse de bola: Não assume de imediato a atitude defensiva, perdendo frequentemente o seu opositor directo; Raramente mantém o enquadramento defensivo. Grupo de Educação Física da Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima

Níveis de desempenho no Basquetebol para o 3x3 Nível de Desempenho B – (50% a 69%) Conhecimento e aplicação das regras básicas; Quando a sua equipa recupera a posse de bola: Desmarca-se oportunamente, criando linhas de passe ofensivas, (á frente da linha da bola), mantendo a ocupação racional do espaço; Quando em posse de bola: Lança parado ou em salto de curta distância quando tem situação de lançamento (raramente opta pelo lançamento na passada); Passa a bola a um companheiro desmarcado, frequentemente quando está numa posição mais ofensiva; Drible, usado com pouco eficácia, muitas vezes exagerando no seu uso, apesar de algumas vezes progredir para o cesto. Quando a sua equipa perde a posse de bola: Assume de imediato uma atitude defensiva, procurando o seu adversário directo, contudo adoptando por vezes o enquadrado defensivo. Participa no ressalto Grupo de Educação Física da Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima

Níveis de desempenho no Basquetebol para o 3x3 Nível de Desempenho 3 – (70% ao 89%) Conhecimento e aplicação das regras colocadas no jogo Quando a sua equipa recupera a posse de bola: Desmarca-se oportunamente para oferecer uma linha de 1º passe e se esta não lhe for passada, ajusta a sua posição mantendo a ocupação racional do espaço; Quando em posse de bola: Primeiro enquadra-se com o cesto numa PBO Lança (usando o lançamento na passada) ou de curta distância em função do defesa; Passa a um colega desmarcado numa posição mais ofensiva, realizando de imediato um movimento de aproximação do cesto, mantendo o equilíbrio na ocupação de espaços Dribla para progredir para o cesto ou para sair de uma zona congestionada de jogadores, ultrapassando o adversário directo (usando finta e mudanças de direcção) Participa no ressalto Quando a sua equipa perde a posse de bola: Assume de imediato uma atitude defensiva, procurando o seu adversário directo, mantendo o enquadrado defensivo; Quando em marcação directo, dificulta o lançamento, o passe e a progressão em drible. Grupo de Educação Física da Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima

Níveis de desempenho no Basquetebol para o 3x3 Nível de Desempenho 4 – (90% a 100%) Conhecimento e aplicação das regras colocadas no jogo (15%) Quando a sua equipa recupera a posse de bola: (45%) Desmarca-se oportunamente para oferecer uma linha de 1º ou 2º passe e se esta não lhe for passada, ajusta a sua posição mantendo a ocupação racional do espaço; Quando em posse de bola: Primeiro enquadra-se com o cesto numa PBO Lança (usando o lançamento na passada) ou de curta distância em função do defesa; Passa a um colega desmarcado numa posição mais ofensiva, realizando de imediato um movimento de aproximação do cesto, mantendo o equilíbrio na ocupação de espaços. Dribla para progredir para o cesto ou para sair de uma zona congestionada de jogadores. Ultrapassa o adversário directo usando fintas/arranques em drible e mudanças de direcção em drible. Participa no ressalto Explora situações de superioridade/inferioridade numérica Explora pequenas combinações ofensivas colectivas como o passe e bloqueio, passe e corte e o aclaramento Quando a sua equipa perde a posse de bola: (40%) Assume de imediato uma atitude defensiva, procurando o seu adversário directo, mantendo o enquadrado defensivo; Quando em marcação directo, dificulta o lançamento, o passe e a progressão em drible. Dá tempos de ajuda impedindo ou dificultando as acções dos adversários, sem perder o seu atacante directo. Grupo de Educação Física da Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima

Critérios de Correcção Regulamento (15%) Sabe algumas das regras básicas e não as aplica correctamente 5% Sabe as regras básicas e aplica-as 10% Conhece e aplica com correcção as regras do jogo 15%  Em Posse de Bola (45%) Desmarcação 5% Lançamento/finalização 5% Passe 5% Drible 5% Ressalto 5% Situação de superioridade/inferioridade numérica 5% Combinações ofensivas 10% Sem Posse de Bola (40%) Atitude defensiva 10% Enquadramento defensivo 5% Dificulta o lançamento/passe/drible 5% Ajuda na defesa 15% Grupo de Educação Física da Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima

Grupo de Educação Física da Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima Grelha de Avaliação Grupo de Educação Física da Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima

Grupo de Educação Física da Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima Situação Exemplo COLECTIVOS Futebol – 9 Basquetebol – 2 Voleibol – 2 Andebol – 6 Corfebol - 0 INDIVIDUAIS Badminton – 9 Atletismo – 5 Ginástica - 5 Organização da Prova Global: - escolha das modalidades; definir as equipas antes da prova global; Quando é necessário recorrer a alunos que não optaram pela modalidade, escolher alunos do mesmo ou nível superior. Grupo de Educação Física da Escola Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima