Quaresma 2011 Reflexão com Catequistas da Vigararia de Gaia Norte

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
1 EVANGELHO – Mt 24,37-44 Ambiente:
Advertisements

que tira o pecado do mundo
Pe. Leomar Brustolin Catedral de Caxias do Sul-RS
PORQUE A RESSURREIÇÃO DE CRISTO FOI NECESSÁRIA?
“E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (2 Coríntios 5:17).
Quaresma 2011 Reflexão com Catequistas da Vigararia de Matosinhos 12 de Março | Paróquia de Nossa Senhora da Hora.
UM PROCESSO DE INSPIRAÇÃO CATECUMENAL.
Preparando para a Páscoa do Senhor!
na vida pública de Jesus
Cinzas Seguir....
Evangelho de João José Adelson de Noronha.
A MENSAGEM de Nossa Senhora.
RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS
SOLENIDADE de TODOS os SANTOS Sede Santos.
Dá-me dessa água.
O SACRAMENTO DA EUCARISTIA.
MOMENTO DE ORAÇÃO REUNIÃO GERAL DE ABRIL
CATECUMENATO.
Um encontro no Poço de Jacó
O catecumenato Paróquia Nossa Senhora do Cabo
OS CASAIS EM 2ª UNIÃO E A COMUNIDADE
Chiara Lubich – Abril de 2010
CONFIANÇA.
Vivendo na Santidade Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. - Hebreus 12:14.
Perspectivas e esperanças
A PURIFICAÇÃO ESPIRITUAL
A luz de Cristo.
Jardim do Getsêmani A quaresma no Ano da Fé.
PORQUE VENHO PEDIR O BAPTISMO PARA O MEU FILHO ?
Exortação Apostólica Evangelii Gaudium do Papa Francisco Sobre o anúncio do Evangelho no Mundo Atual.
Eu sou a Ressurreição e a Vida.
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA QUARESMA
36º ENPL – Iniciação Cristã
 Existem 3 ajudas: Ajuda do Catecismo Ajuda do Telemóvel Ajuda do Catequista  Cada equipa pode utilizar as três ajudas % CRISTÃO.
Paixão do Senhor.
Liturgia – 2011.
14: O Credo Apostólico e a certeza de salvação
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO... Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
«Destruí este templo e em três dias o levantarei».
Elementos para viver a Quaresma: fé autêntica, conversão
DOMINGO DA RESSURREIÇÃO
Tema do 3º Domingo do Tempo Comum A liturgia do 3º Domingo do Tempo Comum propõe-nos a continuação da reflexão iniciada no passado domingo. Recorda,
Vida nova.
E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO...
O Cristianismo E.B. 2/3 do Couto Mineiro Disciplina: E.M.R.C.
Batismo de Jesus.
"Dá-me de beber".
Assunção de Maria.
MÉTODO NA CATEQUESE VER ILUMINAR AGIR CELEBRAR REVER.
Caríssimos, Assim se expressa Jesus todas às vezes que se faz presente no meio dos Apóstolos, após a Ressurreição. É por essa saudação que se dissipa.
Fraternidade: Igreja e sociedade
Do Tabor ao Calvário.
Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, Nosso Senhor
- A Festa da Profissão de Fé -
Caríssimos, A partir do Calvário, uma paz divina inunda o universo à espera da glória da Páscoa! Estamos terminando a 4ª semana da Quaresma e logo estaremos.
CATEQUESE COM ADULTO.
A Ressurreição de Jesus não só ilumina a sua existência e missão, como fundamenta a fé de quem se aproxima d’Ele.
O que é a Quaresma?.
OS CASAIS EM 2ª UNIÃO E A COMUNIDADE
Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida
OBJECTIVOS GERAIS DA ETAPA
PEDAGOGIA DIVINA: a) o diálogo de Salvação entre Deus e a pessoa, ressaltando a iniciativa divina, a motivação amorosa, a gratuidade, o respeito pela.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
A Quaresma, na Igreja primitiva, além de ser um tempo de penitência e de conversão, era um tempo de preparação para os baptizados, que aconteciam no.
A Liturgia continua a Catequese Baptismal da Quaresma. Depois de apresentar: - Cristo, ÁGUA para a nossa sede (Samaritana); - Cristo, LUZ para as nossas.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Transcrição da apresentação:

Quaresma 2011 Reflexão com Catequistas da Vigararia de Gaia Norte 5 de Março | Paróquia do Candal

Quaresma e redescoberta do Baptismo Quarenta dias, que é bem preciso! Das Cinzas a Quinta-Feira Santa O simbolismo do número 40

Quaresma e redescoberta do Baptismo Um tempo com História... Em Roma já estava constituída a Quaresma entre os anos de 350 e 380

A Quaresma, desde o Concílio Vaticano II A preparação para o Baptismo ou a redescoberta da vida baptismal (ano A) A conversão de vida, pela prática da penitência (ano C) O aprofundamento do mistério pascal de Cristo (ano B)

Repercorrer o caminho da iniciação cristã... “A Quaresma oferece-nos um percurso análogo ao catecumenato, que, para os cristãos da Igreja antiga, assim como também para os catecúmenos de hoje, é uma escola insubstituível de fé e de vida cristã: deveras eles vivem o Baptismo como um acto decisivo para toda a sua existência”. (Bento XVI, MQ2011, 1)

Repercorrer o caminho da iniciação cristã... Três encontros com Cristo, no caminho para a Páscoa Samaritana (Jo.4) Cego de nascença (Jo.9) Lázaro (Jo.11)

Haurir a vida nova nas fontes da salvação! (João 4) A Samaritana: a pessoa humana, na sua situação de pecado e no seu desejo de felicidade, na sua necessidade radical de salvação   Cristo, homem cansado e sedento, judeu, profeta, Rabi, Messias, Salvador do Mundo. Cristo, fonte de água viva, que sacia a sede de felicidade.

Haurir a vida nova nas fontes da salvação! (João 4) 1.º Escrutínio: Cara a cara, com Cristo, para nos deixarmos converter pelo seu olhar misericordioso, na certeza de que «águas passadas não movem moinhos»! É o escrutínio da purificação e da conversão.   O Baptismo, como conversão, “metanoia”: de pecadora em apóstola!

Viver como filhos da luz (João 9) O cego de nascença: a dimensão colectiva do pecado; o pecado colectivo como fruto de pecados pessoais Cristo, homem, profeta, Messias. Cristo, Luz do mundo, que dissipa as minhas trevas e cura as minhas cegueiras: “Eu sou a Luz do Mundo”

Viver como filhos da luz (João 9) 2.º Escrutínio: olhos nos olhos, com Cristo: Deixar penetrar as obscuridades de todas as cavidades do coração e da vida de cada um, com a força do olhar de Cristo e a graça da sua Palavra: Eu sou a Luz do Mundo (Jo.8,12). Examinar-se a esta Luz. O Baptismo, como “photismós”, sacramento da iluminação

Morrer com Cristo para ressuscitar com Ele (João11) Lázaro e a nossa condição radicalmente mortal.   Cristo, o amigo, o compassivo, a fonte de vida e de ressurreição! “Eu sou a Ressurreição e a Vida”

Morrer com Cristo para ressuscitar com Ele (João11) 3.º escrutínio: Encontrar-se com Cristo, assumindo a condição mortal, frente à sua condição gloriosa do ressuscitado, vencedor do pecado e dador de vida imortal.   O Baptismo, como “palingénesis”, regeneração, mistério de morte e de vida: “Sepultados com Ele no Baptismo, foi também com Ele que ressuscitastes!” (cf. Col. 2, 12)

Repercorrer o caminho da iniciação cristã... “O Baptismo, portanto, não é um rito do passado, mas o encontro com Cristo que informa toda a existência do baptizado, doa-lhe a vida divina e chama-o a uma conversão sincera, iniciada e apoiada pela Graça, que o leve a alcançar a estatura adulta de Cristo”. (Bento XVI, MQ2011, 1)

Intervalo

Quaresma, tempo favorável para a conversão O que é a conversão? Grego: “epistrofé” (voltar) e “metanóia” (mudança da mente) Hebraico: teshuvá: retorno, regresso… Transformação da mente, do coração e da vida. Mudança de rumo de uma vida centrada sobre si e sobre o pecado, para se tornar uma vida aberta a Deus e ao influxo da sua graça. De uma vida «por si e para si», a uma vida por Deus e para os outros. Mudar não primariamente os hábitos ou comportamentos, mas para lá disso, as finalidades últimas que orientam o conjunto da vida e as razões primeiras que a animam e justificam.

Quaresma, tempo favorável para a conversão Os passos da conversão (Lucas15,11-32) Cair em si e voltar para Deus Ver tudo sob o olhar de Deus Acreditar no Evangelho da graça Voltar-se para o outro…  

Quaresma, tempo favorável para a conversão Uma questão de vida e de morte “E vós se não vos converterdes, morrereis todos do mesmo modo” (Lc.13,3.5) “Deus não quer a morte do pecador, mas antes que ele se converta e viva” (Ez.33,11).

Quaresma, tempo favorável para a conversão Dimensões da conversão   A primeira conversão é a de nos convertermos à necessidade de conversão

Quaresma, tempo favorável para a conversão Dimensões da conversão   Conversão moral: mudar de vida Conversão religiosa: mudar de coração Conversão mental: mudar a mente Conversão mística: transformar a relação com Deus

Quaresma, tempo favorável para a conversão O jejum, a esmola e a oração no caminho da conversão   O Jejum e a lógica da doação A Esmola e a primazia de Deus A Oração e a vivência do tempo Tempo para rezar