PROJECTO TÁ na REDE Tecnologias de Apoio em Rede Nº DE ORIGEM :277/4.3/C/LVT.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Seminário Pedagógico Qualificação e Integração das Pessoas com deficiências e Incapacidades – As novas oportunidades Seminário Pedagógico
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
Auditório Câmara Municipal da Amadora 13 de Outubro 2001
1 As Tecnologias da Informação na Administração Pública Indicadores Estatísticos Instituto de Informática Rosa Maria Peças Conferência A acessibilidade.
Leiria, 02 de Abril de Informática nos Apoios Educativos Lurdes Martins – Ana Flávia Coutinho – Centro de Engenharia.
PROJECTO SITUS – Sítio de Utilização Simplificada Nº de Origem 276/4.2/C/REG.
Centro de Recursos da Educação Especial do ME Inclusão Digital ESE Leiria 2 de Abril de 2007 Ida Brandão DGIDC - DSEEASE.
UM METRO PARA TODOS Infometro / Navmetro Sistemas de promoção da mobilidade e acessibilidade ao sistema de Metropolitano Ligeiro da Área Metropolitana.
“Uma sociedade aberta e acessível a todos”
Conferência Inclusão Digital: apresentação dos resultados dos projectos de I&D. 2 Abril 2007 | Local: Escola Superior de Educação de Leiria (Instituto.
ID078 POSC: 234/4.3/C/NOR Conferência Inclusão Digital: apresentação dos resultados dos projectos de I&D. 4 Abril 2007 | Local: Escola Superior de Educação.
23 de Setembro, Utilização do Guia Metodológico nos contextos de RVCC Funções Mentais - Intelectuais.
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Projecto Itineris Comunicação escola/família/comunidade - Perfil do professor tutor Sesimbra, Janeiro de 2007.
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
CENTRO DE RECURSOS TIC PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL DE MIRANDELA
Apresentação do Projeto
Prefeitura de São Paulo Secretário de Comunicação
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
DEFICIÊNCIA FÍSICA: MATERIAS ADAPTADOS
FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012 – I SEMESTRE
O PROGRAMA REDE DE BIBLIOTECAS ESCOLARES Madrid, 14 de Outubro de 2005.
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
O PROJECTO… Torres Vedras 16 de Novembro 2007.
Conciliação Família/ Trabalho no Concelho de Cascais Seminário Rede Europeia de Cidades e Territórios para a Conciliação Penafiel,
PLANO DE ACTIVIDADES Linhas de Acção I.Apoiar os Doentes ELA e Familiares II.Divulgar a ELA e a APELA III.Acompanhar e Promover a Investigação e Evolução.
Objectivos do Curso de Engenharia Informática da ESTT/IPT
EPOCH - TELECOMSOLUTIONS, Lda. Entidade Certificadora
Parcerias: MC/SETEC-MEC/IFs/CNPq. Objetivos: Promoção da inclusão digital, por meio da formação no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)
Tecnologias de Informação e Comunicação
Intervenção psicológica
TemaComunicações e Informática. Pesquisa os 645 municípios do Estado de São Paulo, tendo como fonte primária de informações: Prefeituras Municipais -
Comunicação, divulgação de informação e interactividade Actividades socio culturais, desportivas e ocupação de tempos livres/apoio ao estudo Acções de.
(Bernardino Jorge) Centro de Formação da Associação de Escolas do Concelho de Mafra ENCONTRO A QUALIDADE NA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR 1 de Março de 2006 Tema:
Me Integra Projecto Mercados e Estratégias de Inserção de Jovens Licenciados
OBJECTIVOS : induzir nos jovens o gosto pela investigação e pela cultura científicas, familiarizá-los na prática com modalidades de produção e produtos.
Santarém Março a Julho de 2007
Pesquisa realizada por:
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
DREALE Período da Manhã: 9.00h às 12.30h Período da Tarde 14.00h às 17.30h Está aberto ao público o Centro de Documentação da Direcção Regional de Educação.
© Introdução à programação Ano lectivo 2006/2007.
PIEC ???? O PIEC – Programa para a lnclusão e Cidadania foi criado pela Resolução do Conselho de Ministros nº 79/2009 de 2 de Setembro, é um Programa a.
PROJETO SALA VIRTUAL Superintendência Pedagógica - SUPED
A sociedade que se pretende construir, dotada de “literacia tecnológica”, exige uma aplicação das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação no sistema.
Formação ITED Problemas e propostas de solução
Conselho Local de Acção Social de Bragança REDE SOCIAL DO CONCELHO DE BRAGANÇA 2ª Sessão Plenária do CLAS - Bragança 26 DE JANEIRO AUDITÓRIO PAULO QUINTELA.
Inovação Tecnologia Intelligence Empreendedorismo Associativismo Internacionalização Formação Qualificação Portugal Pólo de Competitividade Engineering.
Lumiar. Constituir-se como uma entidade de referência no desenvolvimento de soluções formativas dinamizadoras da valorização profissional, pessoal e.
Gabinete de Intervenção ao Aluno
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Bim | uma metodologia de trabalho
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
Gnu / Linux Relatório de Portfólio Fernando Filipe Teixeira nº 3113 Beja 2007.
Contratos Locais de Desenvolvimento Social
1 SEDUC E UNDIME - MARANHÃO. 2 Foco: Infraestrutura PROBLEMASSOLUÇÕES 1. LIED’s - Seleção de Escolas SEDUC – Rever situação de seleção de novas escolas.
NÚCLEO ANDRADINA. LEGISLAÇÃO Portaria GM 2554 de 28 de outubro de 2011 Institui o Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde, o Componente.
EDUCAÇÃO ESPECIAL um novo lugar na educação brasileira
Regina Célia Fortuna Broti Gavassa EMEF Professor Henrique Mélega
 É uma máquina que funciona através de dois tipos de componentes essenciais: os dispositivos físicos, materiais, a que chamamos hardware e os programas.
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
Escola Secundária de Monserrate
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
Prefeitura do Município de Barretos Portal Secretaria de Educação Portal.: Secretaria de Educação O objetivo do Portal Secretaria de Educação é propiciar.
Encontro Estadual do PMAQ
Seminário “Formação e Novas Tecnologias” Cabo Verde: Que Presente, Que Futuro Lisboa, 11 de Abril 2007 Augusto Manuel Correia A Cooperação Portuguesa na.
Um Centro de Recursos TIC para a Educação Especial que nasceu de uma parceria entre a Fundação PT e o Ministério da Educação — Projecto Astro. 2 CRTIC.
AS TIC E AS TECNOLOGIAS DE APOIO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NEECP Oficina de Formação.
Formação e Novas Tecnologias CABO VERDE: QUE PRESENTE, QUE FUTURO Câmara de Comércio, Indústria e Turismo de Cabo Verde 11 de Abril de 2007.
Transcrição da apresentação:

PROJECTO TÁ na REDE Tecnologias de Apoio em Rede Nº DE ORIGEM :277/4.3/C/LVT

Enquadramento Oferecer às pessoas com deficiência, suas famílias e profissionais de reabilitação informação de apoio ao estudo da temática da deficiência e aconselhamento, experimentação de tecnologias e a avaliação das soluções técnicas mais adaptadas a cada caso.

ENQUADRAMENTO Linha de Inclusão Digital /POS-Conhecimento: Medida 4.3 –Promover Utilização de Internet de Banda Larga Entidade promotora: FENACERCI Duração: 12 meses (Janeiro a Dezembro de 2006) Equipa: 1 Técnico/Gestor de Pólo de Rede 1 Administrativo Parceria: CERCIMIRA, CERCISIAGO, FUNDAÇÃO PT, FENACERCI

ENQUADRAMENTO Parceiro Promotor - FENACERCI –Reorganização do Centro de Recursos em Reabilitação na FENACERCI; –Apetrechar os 3 pólos da rede com materiais de Tecnologias de Apoio; –Dinamizar a rede de pólos; –Realizar o acompanhamento e avaliação do projecto

FUNDAÇÃO PT Parceiro –Apetrechar os 3 pólos da rede de Tecnologias de Apoio com ferramentas de apoio à educação com tecnologias aumentativas (Intellipics; Intellimathics, Intelitalk II e GRID); –Desenvolver formação nestas ferramentas para os gestores de rede.

CERCIMIRA e CERCISIAGO Parceiros –Disponibilizar espaço para a instalação do pólo de TA; –Designar um técnico responsável pela dinamização do pólo com sessões de diagnóstico e treino, acções de formação e de divulgação.

OBJECTIVOS Reorganizar o Centro de Recursos na área da Reabilitação da FENACERCI; Criar Rede de Pólos de tecnologias de apoio (TA) à comunicação.

Centro de Recursos

Objectivos Actualizar o acervo bibliográfico da Mediateca da FENACERCI na sua área da especialidade – reabilitação; Criar a Testoca para apoio ao diagnóstico de necessidades e intervenção; Criar uma dinâmica de estabelecimento de protocolos de parceria e de divulgação.

Pólos de TA

Objectivos Estabelecimento de rede de informação, avaliação, encaminhamento e aconselhamento em processos de reabilitação e habilitação de pessoas com NE; Oferecer às pessoas com NE, suas famílias e profissionais de reabilitação, locais de informação, aconselhamento e experimentação de TA; Criar uma dinâmica de estabelecimento de protocolos de parceria e de divulgação.

Localização CERCIMIRA CERCISIAGO FENACERCI

Ferramentas de Apoio à Comunicação Hardware –1 Computador com monitor de 19 táctil –1 Computador com monitor 17 Software –1 Escrita com Símbolos –1 Intercomm –1 Emulador de teclado Wivik 2.0 REP + Scan + 1 licença

Software (cont.) –1 Intellipics –1 Intellimathics –1 Grid –1 Intellitalk II FUNDAÇÃO PT Ferramentas de Apoio à Comunicação

Tecnologias de Apoio –1 Roller Plus Trackerball – 5 botões USB –1 Roller PlusRange Joys – 5 botões USB –1 Teclado Conceitos Universal Plus – A3 9 way D –1 Comutador Big Red –1 Espigão – manípulo pressão variável –1 Switch box – adaptador USB –1 Apontador de cabeça SmartNav –1 Go talk 9 mensagens - Digitalizador da fala Ferramentas de Apoio à Comunicação

Formação Workshop Como Optimizar a utilização dos Materiais de tecnologias de Apoio na relação com a Pessoa com Deficiência Formação em Ferramentas de Apoio à Comunicação: –Programa GRID –Programa IntelliMathics –Programa Intellipics Studio –Intelitalk II Formação em Comunicação Aumentativa e Alternativa e Linguagem Fácil

Condições de Funcionamento Horário Acessibilidade Arranjo de Espaço Regulamento

PRODUTOS Centro de Recursos da FENACERCI actualizado e reorganizado. Área de Especialização – Reabilitação; 3 Pólos apetrechados com materiais de Tecnologias de Apoio à Comunicação; Técnicos com formação na área das TA, Comunicação Aumentativa e Alternativa e Linguagem Fácil.