UM METRO PARA TODOS Infometro / Navmetro Sistemas de promoção da mobilidade e acessibilidade ao sistema de Metropolitano Ligeiro da Área Metropolitana.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Advertisements

Engenharia de Software
ILUMINÂNCIA DE EMERGÊNCIA
PROJECTO TÁ na REDE Tecnologias de Apoio em Rede Nº DE ORIGEM :277/4.3/C/LVT.
Conferência Inclusão Digital: apresentação dos resultados dos projectos de I&D. 2 Abril 2007 | Local: Escola Superior de Educação de Leiria (Instituto.
Conferência Inclusão Digital: apresentação dos resultados dos projectos de I&D 2 Abril 2007 Escola Superior de Educação de Leiria (Instituto Politécnico.
Organização, Sistemas e Métodos
Vídeo na Vodafone live! Vídeo MMS TV em directo e Clips de vídeo
AGENDA 7 1.A Empresa e a sua história 2.Contexto do mercado de Telecomunicações e Entretenimento em Portugal 3.Oferta de produtos e serviços ZON 4.Novos.
Considerações gerais Lei 66 –B / 2007 de 28 de Dezembro
Amaro de Sousa Instituto de Telecomunicações
2 Período de realização Julho de 2007 a Julho de 2008 Entidades envolvidas Universidade de Aveiro – Dep. de Comunicação e Arte Inova-Ria – empresa associada:
© 2005, it - instituto de telecomunicações. Todos os direitos reservados. LOcalização de PESsoas em Ambientes Interiores 1º Workshop TELESAL 23 de Novembro.
2 Connector Plataforma interactiva para a promoção e suporte de redes sociais georeferenciadas através de dispositivos móveis.
A REDE DE ACESSO FÁCIL NA STCP Porto, 12 de Abril de 2010.
ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICA
Plano Plurianual de Ação Governamental – PPAG
Acessa São Paulo: Programa de Inclusão Digital do Governo do Estado de São Paulo.
DISCIPLINA DE DESENHO II ARQUITETURA E URBANISMO FAG
Tecnologia Assistiva e Acessibilidade
Balanceamento de Linhas
Mobilidade na Internet
Tecnologias para Internet
A evolução do “homem padrão” e a arquitetura inclusiva. 1. CONCEITO – O conceito do Homem padrão. A evolução do “homem padrão” e a arquitetura.
UMTS A Perspectiva da TMN
Seja bem vindo.
Valorização do Património Bibliográfico Nacional na Internet
Estudo de Layout.
Telemóveis de 3ª Geração
PLANO DE OOH - BR.
O Sector das Comunicações Pedro Duarte Neves Preparado para as comemorações oficiais do Dia Mundial das Telecomunicações Fundação Portuguesa das Comunicações.
Comunicação com qualidade e economia!

EPOCH - TELECOMSOLUTIONS, Lda. Entidade Certificadora
MPE INOVAÇÃO.
Artes Gráficas.
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
1 Estado actual de progresso do projecto PT-Comunicações PT-Comunicações / Porto 27 de Julho de Estágio escolar no âmbito do ICR Estagiários :
Planejamento, implantação e operação do BRT em Belo Horizonte
(Bernardino Jorge) Centro de Formação da Associação de Escolas do Concelho de Mafra ENCONTRO A QUALIDADE NA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR 1 de Março de 2006 Tema:
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Responsabilidade Social Vodafone Portugal, SA
MEDIA de Janeiro de 2007 a 31 de Dezembro de 2013 Associação MEDIA Desk Portugal.
1. APRESENTAÇÃO DA SOLUÇÃO
Sistemas Operacionais
Projecto inovador e interactivo para pais, crianças e jovens.
Posto de Abastecimento Seguro
A EMPRESA A empresa Gmalato EPP atua no mercado de soluções de informática a 6 anos com: Soluções de Software Soluções Web Infra Estrura.
Presidência da República
Tarefa 02 Visual Studio 2005 Visual C# Programa Hello World.
PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA
TI aplicada a Logística
1 Desenvolvimento de Software na ENT Joaquim Jorge F. Nunes.
SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA
GERA ALTO IMPACTO POR SUA LOCALIZAÇÃO E TAMANHO ALTO ALCANCE E BAIXO CUSTO POR MIL SE COMPARADO AOS MEIOS TRADICIONAIS CRIA UMA RÁPIDA RECORDAÇÃO DO PRODUTO.
Profª Daniela Mota Análise de Sistemas Profª Daniela Mota
Redes Avançadas – Prof. Mateus Raeder Redes Avançadas Prof. Mateus Raeder Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Engenharia de Requisitos
AEE, PPP e acessibilidade na escola
PSI2653: Meios Eletrônicos Interativos I Escola Politécnica da USP Engenharia de Sistemas Eletrônicos I – Apresentação Meios Eletrônicos Interativos I.
Portal dos Catraios O Portal dos Miúdos e Graúdos Vitor Gonçalves Abril, 2002 Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Bragança Projecto.
Aula II – Redes sem fio.
Introdução à modelagem orientada a objetos
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
ACESSIBILIDADE ARQUITETÔNICA
0800 Via Embratel Solução de Relacionamento.
Referencial de Formação Pedagógica Contínua de Formadores “O/A Formador/a face às pessoas com deficiências e incapacidades – gerir a diversidade” Seminário.
Prof. Rosana Augusto1 O Cliente e a Empresa Síntese.
UM SONHO DE MEIO SÉCULO. CRONOLOGIA Anúncio da presidente Dilma de investimento no MetrôPoa (R$ 1 bi) 14 outubro agosto 2012 Publicação no DO da.
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS CENTRO POLITÉCNICO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO Redes de Computadores Ferramenta NTop (Network Traffic Probe) Explorador.
Transcrição da apresentação:

UM METRO PARA TODOS Infometro / Navmetro Sistemas de promoção da mobilidade e acessibilidade ao sistema de Metropolitano Ligeiro da Área Metropolitana do Porto Conferência Inclusão Digital Apresentação dos resultados dos projectos de I&D 2 de Abril 2007 Escola Superior de Educação de Leiria (Instituto Politécnico de Leiria)

A REDE DO METRO DO PORTO 60 Km de extensão 5 Linhas 69 estações (14 subterrâneas ou edificadas + 55 de superfície) 100% acessibilidade física a todos os cais

O VEÍCULO Piso 100% rebaixado Realce cromático para pegas de assentos, balaústres, barras de tecto Lugares reservados para pessoas de mobilidade reduzida Veículo de 35m com 6 portas de 1,35m Informação visual automática (displays) Informação acústica automática (altifalantes)

AS ESTAÇÕES Medidas Base (contrato) Sistema de bilhética aberto (sem obliteradores ou portas automáticas) Rampas de acesso aos cais de embarque (estações de superfície) Elevadores para acesso independente aos cais (estações enterradas e algumas de superfície) Informação visual automática (displays) Informação acústica automática (altifalantes) Faixa com diferenciação cromática nos bordos dos cais Medidas Acessórias (desenvolvimento do projecto) Eliminação de todas as barreiras arquitectónicas através de: Embutir todos os armários técnicos e equipamentos de informação nas paredes (estações enterradas) Colocação de sinalética a altura mínima de 2,20m Implantação criteriosa de todo o mobiliário (bancos, papeleiras, Máquinas de Venda de Produtos) Colocação do mobiliário de publicidade no sentido longitudinal dos cais “Tatuar” nos materiais de acabamento faixas tácteis e cromáticas de aviso de lanços de escadas.

Adopção de soluções de acessibilidade com utilização universal O RESULTADO PRINCIPIOS E OBJECTIVOS Assumir que qualquer cliente pode rapidamente tornar-se pontual ou definitivamente numa pessoa de mobilidade reduzida Adopção de soluções de acessibilidade com utilização universal Desenvolver cultura de promoção à acessibilidade junto das entidades com quem interage para desenvolvimento dos seus projectos

CONTEÚDOS A “TRADUZIR”

CONTEÚDOS A “TRADUZIR”

CONTEÚDOS A “TRADUZIR”

CONTEÚDOS A “TRADUZIR”

OBJECTIVOS GERAIS Permitir que os clientes com dificuldades visuais tenham acesso ao mesmo nível de informação de operação (painéis metro) e de encaminhamento (sinalética), já disponibilizada para os restantes clientes. INFOMETRO Desenvolver e testar um Sistema Complementar de Informação ao Publico destinado aos clientes do Metro do Porto com dificuldades visuais, disponível a partir de um telemóvel comum NAVMETRO Desenvolver e testar um Sistema de Orientação Pessoal para pessoas com dificuldades visuais nas estações do Metro do Porto, disponível a partir de um telemóvel comum.

CARACTERÍSTICAS BASE DO SISTEMA INFOMETRO (8 membros permanentes + 5 consultores) Linguagem sonora (falada) Interactivo Informação em tempo real Acesso universal Gratuito NAVMETRO (11 membros permanentes + 4 consultores) Linguagem sonora (falada) Interactivo Informação em tempo real Acesso local Gratuito

CONTEÚDOS DE INFORMAÇÃO PREVISTOS Infometro Estação mais próxima e distância desta ao local da chamada Linhas que passam na estação Identificação e tempo de espera do próximo veículo Ruas onde estão os acessos por escadas e elevador Informações genéricas de horários e tarifários Gravação de sugestões e reclamações Ligação directa ao operador Navmetro Recepção à entrada da estação Encaminhamento às máquinas de venda de títulos Encaminhamento aos validadores Encaminhamento às casas de banho e espaços comerciais Encaminhamento aos cais Encaminhamento à saída Encaminhamento aos elevadores Ligação ao Infometro

ENQUADRAMENTO TÉCNICO ponto de acesso “farol” acústico Servidor de estação Terminal móvel GSM Rede de dados interna da estação Rede de dados interna da Metro do Porto Sistema Diálogo 1 automático Estação X da Metro do Porto Estação Y da Metro do Porto Estação Z da Metro do Porto (após projecto) chamada Sistema de redireccionamento e localização Sistema Diálogo 2 Terminal móvel GSM comum Central telefónica da Metro do Porto Sistemas das operadoras GSM Servidor de informação PORTAL de voz

Análise de software aplicado PONTO DE SITUAÇÃO Comunicação com Terminais Móveis Análise técnica sobre produtos / tecnologias disponíveis no mercado visando aplicação universal do sistema Localização chamadas Análise dos vários métodos de localização e da sua eficácia face aos objectivos do sistema Orientação Sonora nas estações Análise e caracterização do ruído ambiente Estudo de integração física na estação Definição da localização e especificações dos equipamentos terminais Estabelecimento de Rotas Análise de software aplicado à funcionalidade e sua interacção com sistemas de ajuda à exploração do metro Diálogos Análise de software aplicado Especificação de conteúdos visando optimização o diálogo útil e o tempo de diálogo

UM METRO PARA TODOS Infometro / Navmetro Sistemas de promoção da mobilidade e acessibilidade ao sistema de metropolitano ligeiro da Área Metropolitana do Porto Conferência Inclusão Digital Apresentação dos resultados dos projectos de I&D 2 de Abril 2007 Escola Superior de Educação de Leiria (Instituto Politécnico de Leiria) GAM_Janeiro 2007