Contabilidade Empresarial Prof. Jackson Luis Oshiro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Operações Bancárias e Contabilidade das Instituições Financeiras
Advertisements

Custos de Operações Corretagens - Tabela sugerida pela Bovespa.
Administração amintas paiva afonso.
Administração amintas paiva afonso.
Matemática Financeira Desconto Simples
15 - OPERAÇÕES FINANCEIRAS
Contratos Empresariais
“Investimentos - Parte 1”
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
Matemática Financeira Desconto Simples
TÉCNICA DE BALANÇOS SUCESSIVOS Operações do mês de março da Comercial Zás Trás: 1) Constituição do Capital Social, no valor de $ , em dinheiro.
DESCONTOS SIMPLES Não é o que acontece na vida que importa... O que importa é o significado que a gente dá ao que acontece.
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
ESTÁTICA PATRIMONIAL *Capítulo 3 do livro-texto (p.45 a 65)
X Analise as afirmativas que seguem: I.Somente bancos comerciais podem realizar captação de depósitos à vista. II.Não é necessário a existência de uma.
METODOLOGIA CONTÁBIL. ESTUDO DAS CONTAS. MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS
SR TRIÂNGULO MINEIRO MARÇO/2010
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA II
Matemática – Aula 4 Prof. Procópio Juros Simples Juros
3. 5 PRINCIPAIS OPERAÇÕES CONTÁBEIS
Aula 10 e 11.
MERCADO FINANCEIRO.
Política de Financiamentos
Aula 06.
Debêntures São títulos de crédito representativos de empréstimos que uma companhia faz junto a terceiros e que assegura a seus detentores direitos contra.
METODOLOGIA CONTÁBIL (Capítulo 4 do livro-texto: p )
Contabilidade Intermediária
Rio de Janeiro, 18 de Agosto de 2011
Prof. Elisson de Andrade
Passivo Circulante Passivo Circulante – São as obrigações a Curto Prazo, ou seja, as que deverão ser liquidadas dentro do exercício social seguinte (próximo.
Fontes de recursos Os recursos podem ser:
Aula 12 Dia – 08/11.
M ANUAL DE C ONTAS Tem por finalidade apresentar informações detalhadas de cada conta, servindo de guia para que o contador possa registrar todos os eventos.
Descontos Simples Se uma pessoa deve uma quantia em dinheiro numa data futura, é normal que entregue ao credor um título de crédito, que é o comprovante.
RESUMÃO: Conhecimentos Bancários e Atualidades do Mercado Financeiro
METODOLOGIA CONTÁBIL (Capítulo 4 do livro-texto: p )
Manual de Contas 1-Ativo Circulante
Diagrama de Investimentos
Matemática Financeira
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
DESCONTOS SIMPLES MATEMÁTICA
Aulas 06, 07 Exercícios BP.
M ANUAL DE C ONTAS Tem por finalidade apresentar informações detalhadas de cada conta, servindo de guia para que o contador possa registrar todos os eventos.
Contabilidade Empresarial
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR Escola de Negócios - TECNÓLOGO Análise das Demonstrações Financeiras II Financiamento a Longo e Curto.
ESTÁTICA PATRIMONIAL PATRIMÔNIO  CONJUNTO DE BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES DE UMA ENTIDADE: PESSOA JURÍDICA, SOCIEDADE EMPRESÁRIA, COM FINS LUCRATIVOS.
CONTAS A PAGAR E CONTAS A RECEBER
FORMAS DE INVESTIMENTO
AULA 2—DESCONTOS (juros simples) (LIVRO: MAT FIN-- HAZZAN)
Mercado de Capitais Financiamento de Capital de Giro
Contabilidade II Devedores duvidosos
CADASTRO, CRÉDITO E COBRANÇA
Leasing Arrendamento Mercantil
Fonte: Administração Financeira (Stephen Ross et al)
Administração Financeira.
Mercado de Crédito Objetivo:
Mercado Monetário, Mercado de Crédito, Mercado de Capitais e Mercado Cambial.
POLÍTICA MONETÁRIA Moeda e Crédito.
Contabilidade Aula 6.
Aula 8 Receitas Companhia apura receitas principalmente em função da venda de bens e serviços e rendimentos provenientes de aplicação em títulos do governo.
Mecanismos das Instituições Financeiras Unidade VI Sociedades Corretoras.
Políticas econômicas > Função de controlar e regular a atividade econômica brasileira > Objetivo de fomentar o crescimento e a estabilidade econômica e.
FINANCIAMENTO ATIVO CIRCULANTE (Gitmam 10ª ed.). “ Em uma situação ideal, os ativos de curto prazo sempre podem ser financiados com dívidas de curto prazo,
Alexsandro Nakamura Gabriel Zuquermalio Gustavo Pimenta Pedro Hiladio Gloeden Ferreira.
Contabilidade Aplicada as Instituições Financeiras José Leandro Ciofi Aula 7.
Crédito A operação de crédito é uma operação de empréstimo que sempre pode ser considerada dinheiro, sobre o qual incide uma remuneração que denominamos.
1 Operações Bancárias A expressão Operação Bancária tem uma terminologia inspirada em ambiente econômico. Sob o ponto de vista jurídico podemos denominar.
FINANÇAS ll 1NAS6 Grupo: Guilherme Kanada Henrique Mônico Tiago Bezerra.
Transcrição da apresentação:

Contabilidade Empresarial Prof. Jackson Luis Oshiro

Aplicações Financeiras São operações realizadas pelas empresas com o objetivo de gerar recursos financeiros(dinheiro); Normalmente quando existe uma ociosidade no caixa da empresa.

 1. Aplicações de Liquidez Imediata Essas aplicações correspondem, geralmente, a compras de títulos do governo. Tais títulos têm liquidez imediata porque a empresa pode resgatar o valor aplicado mais os rendimentos no dia em que desejar. Os rendimentos correspondem à inflação ocorrida no período em que o dinheiro permaneceu aplicado, sendo geralmente baseada na variação dos títulos do governo. Podem ser pré ou pós-fixados.

 Contabilizando BANCO C/ MOV. APLIC.LIQ.IMEDIATA S , ,00 40, , ,00 S ,00 RECEITAS FINANCEIRAS IRRF A RECUPERAR 200, ,00

 2.Fundos de Investimento É a reunião de recursos financeiros para serem aplicados em um conjunto de papéis de mercado formando uma carteira de investimentos com características previamente definidas. Ficando uma Pessoa Jurídica dona dos papéis.

 3.CDB e RDB Empréstimos para os Bancos; O próprio banco paga o rendimento e juros pelo empréstimo; Não existem taxas administrativas; É tributado o Imposto de Renda; Podem ser pós-fixados ou pré-fixados.

Empréstimos Bancários Representam uma operação financeira sem comprovação de aplicações dos recursos, isto é, obtenção de dinheiro sem o compromisso de destinação específica; Podem ser com correção Pré ou Pós- fixada.

BANCO C/MOV. BANCO C/EMPREST. VARIAÇÕES MON.PASS. A VENCER S 8.000, , , ,00 VARIAÇÕES MONETÁRIAS PASSIVAS JUROS PASSIVOS A VENCER JUROS PASSIVOS 3 940, ,00 44 A empresa Comercial J.T Ltda efetuou empréstimo no valor de $ no banco S/A em 25/05, para vencimento em 23/06, O banco cobrou $ 940 de correção monetária e $ 60 de juros, liberando para a empresa a importância de $ A empresa emitiu uma nota promissória no valor total da dívida.

Operações com Duplicatas Em muitos casos, empresas que trabalham com vendas a prazo, mediante a emissão de duplicatas, realizam o recebimento junto com os bancos.

 Cobrança Simples de Duplicatas Consiste na remessa de títulos aos bancos, os quais prestam serviços à empresa, cobrando-os dos respectivos devedores. Neste tipo de operação, a empresa transfere a posse dos títulos aos bancos, porém a propriedade continua sendo da empresa. Para remeter os títulos ao banco, a empresa os relaciona através de um borderô, ao qual anexa os respectivos títulos.

 Caução de Duplicatas Operação de empréstimo que a empresa efetua junto a um banco, na qual o banco exige que a beneficiada entregue-lhe títulos em garantia. O valor dos títulos caucionados é sempre superior ao valor liberado. O banco poderá exigir a emissão de uma nota promissória no valor total do empréstimo. É lavrado um contrato entre a empresa e o banco, onde ficam estabelecidos, pelo menos: 1. o valor do numerário que a empresa terá direito por um determinado período de tempo; 2. o valor de títulos que a empresa oferecerá ao banco, em cobrança caucionada, que, ao mesmo tempo em que representa a garantia da dívida assumida, é o termômetro para liberação do total do empréstimo; 3. o percentual que poderá sacar, o qual fica entre 70% a 80% dos títulos caucionados; 4. os encargos da empresa em relação ao contrato e aos títulos caucionados Neste tipo de operação, a empresa transfere a posse e a propriedade dos títulos ao banco.