Fev-2010 Foi nossa intenção, ao produzir estes materiais, abordar de forma integrada os domínios da Linguística Textual, da Semântica, da Sintaxe, das.

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Transcrição da apresentação:

Fev-2010 Foi nossa intenção, ao produzir estes materiais, abordar de forma integrada os domínios da Linguística Textual, da Semântica, da Sintaxe, das Classes de Palavras e da Morfologia. Em vez de ilustrar os conceitos e termos com frases avulsas, optámos por construir um pequeno texto que descrevesse uma situação num mundo «inventado» com palavras, que evoca uma cena familiar que nunca existiu na realidade, mas que surge aos olhos do leitor como verdadeira. Em Família CONHECIMENTO EXPLÍCITO DA LÍNGUA Indicações para utilização dos materiais 4.º ano

2 Percurso didáctico (4.º ano) Termos utilizados nas actividades que constam do Programa de Português do Ensino Básico SintaxeClasses de Palavras Morfologia Frase (ACT.1) Grupo Nominal com função de Sujeito(ACT.5) Nome(ACT.2) Determinante artigo (ACT.3) Preposição (ACT.3) Artigo:flexão em género e número (ACT.3) Grupo verbal - Predicado(ACT.5) Verbo (ACT.4) 4.º ano

3 Maria entra na sala de mansinho. Ninguém a vê. Ninguém a ouve. Ninguém se mexe. A mãe olha para a televisão. O pai assiste a um jogo de futebol e rabuja contra o árbitro. Estão num outro mundo. Maria desiste e vai para o quarto. Mas a avó, adormecida numa cadeira de braços, abre os olhos, põe os óculos e lança um sorriso à neta. Maria corre. Abraça-a. Agora sim, ela está muito feliz. Em Família Imagem digital de Alice Geirinhas A.CC F.BV 4.º ano

4 Quando combinamos as palavras de acordo com as regras da língua e com o que sabemos das coisas, construímos frases que têm sentido para nós e para aqueles com quem estamos a comunicar, oralmente ou por escrito Das três combinações de palavras que se apresentam a seguir, só uma delas forma uma frase correcta e aceitável. Qual? ACTIVIDADE 1 1.A Maria abraçou-se contra a avó 2.A avó adormece numa cadeira. 3.Na avó estava uma cadeira. R:_____________________________________ 1.2. Explica por que razão não consideraste como frases correctas e aceitáveis as outras duas combinações de palavras. Combinações n.º Observação/desenvolvimento: frase simples uso do ponto tipos de frase Observação/desenvolvimento: frase simples uso do ponto tipos de frase 4.º ano

5 As frases, combinadas de uma certa forma e com uma intenção precisa, permitem formar textos. O texto que leste apresenta-nos uma cena familiar. Nele encontras palavras que designam seres, objectos, actividades, isto é, diferentes entidades que fazem parte desse mundo familiar Preenche o quadro, distribuindo-as por cada coluna: ACTIVIDADE 2 PessoasCoisas Maria … sala … Observação/desenvolvimento: Nomes: flexão em género e número formação dos plurais Texto: noção e funcionamento Observação/desenvolvimento: Nomes: flexão em género e número formação dos plurais Texto: noção e funcionamento 4.º ano

6 ACTIVIDADE Tens agora uma lista de palavras usadas para designar pessoas e coisas muito diversas. Essas palavras são os NOMES. Completa: De todos estes nomes, só um refere uma pessoa, identificando-a como única naquele contexto familiar, com o seu nome próprio: ______ Três dos nomes da lista identificam pessoas pela relação de parentesco: ________; ________; ________ Um dos nomes refere uma actividade: ________; outro uma função ________ Três nomes da lista identificam objectos concretos, existentes naquele cenário: ________; ________; ________ Para referir como um todo – de uma só vez – as quatro pessoas ligadas pelo parentesco, usou-se o nome __________ que, por isso, podemos designar por ________. Observação/desenvolvimento: Nomes: flexão em género e número subclasses: próprios, comuns, colectivos, etc. Observação/desenvolvimento: Nomes: flexão em género e número subclasses: próprios, comuns, colectivos, etc. 4.º ano

7 ACTIVIDADE 3 Verificaste que os nomes são palavras que designam pessoas, outros seres, objectos, qualidades, acções e tudo o que existe e podemos pensar (ou seja, ENTIDADES). Viste também que os nomes variam em género e número. Observação/desenvolvimento: Determinantes artigos definidos e indefinidos Preposição: contracção da preposição com os determinantes Observação/desenvolvimento: Determinantes artigos definidos e indefinidos Preposição: contracção da preposição com os determinantes 3.1. Observa agora os nomes usados no texto e escreve na 1.ª coluna da tabela as palavras que aparecem imediatamente antes. 1.ª coluna2.ª coluna1.ª coluna2.ª coluna 1Maria 9quarto 2sala10avó 3mãe11cadeira de braços 4televisão12olhos 5pai13óculos 6jogo de futebol14sorriso 7quarto15neta 8mundo16Maria Consulta a tabela, depois de preenchida Completa: Antes do nome próprio, ___________________________. 3.3 Indica qual das palavras, no texto dado, podia ocupar a mesma posição. __________ 3.4. Explica porquê. _____________________________________________________________ __________________________. 4.º ano

8 ACTIVIDADE 3 Observa, na mesma tabela, que há palavras que surgem mais vezes antes dos nomes Completa: Essas palavras ora vêm sozinhas: __________________ ________________, ora ligadas a outras: _______ (= em + a), ________ (= em + um), ________ (=em + uma) Escreve, no rectângulo abaixo, o conjunto dessas palavras, de modo que se perceba que elas variam em género e número. GéneroNúmero Regista: as palavras pertencem ao grupo dos artigos e fazem parte de uma classe de palavras que irás estudar depois, os determinantes. 4.º ano

9 ACTIVIDADE 4 Não podemos comunicar só com listas de nomes. Precisamos, ainda, de palavras que relacionem pessoas, entidades, que descrevam situações, acontecimentos: os VERBOS Segue o exemplo e regista no quadro os verbos das frases transcritas do texto. FrasesVerbos Maria entra na sala. Ninguém se mexe. O pai rabuja. Maria desiste. A avó põe os óculos. entrar Observação/desenvolvimento: Verbos: flexão – categorias: pessoa, número, tempo (presente), modo (indicativo) vogal temática paradigmas flexionais Observação/desenvolvimento: Verbos: flexão – categorias: pessoa, número, tempo (presente), modo (indicativo) vogal temática paradigmas flexionais 4.º ano

10 ACTIVIDADE 4 Observa que, em todas as frases, os nomes e os verbos, juntamente com outras classes de palavras, se organizam por uma certa ordem, para poderem formar o sentido que se deseja. Por isso se diz que se organizam em grupos. Por exemplo, a um grupo que se organiza à volta de um nome chamamos grupo nominal; a um que tem como núcleo um verbo, chamamos grupo verbal, etc. Os grupos formam unidades dentro da frase ou de outros grupos. Como podes observar no quadro, as duas unidades base da frase são o GRUPO NOMINAL e o GRUPO VERBAL. Grupo NominalGrupo Verbal 1212 Maria Ninguém entra na sala. se mexe. Grupo NominalGrupo Verbal Segue os exemplos acima e completa o quadro com as restantes frases da actividade 4. Observação/desenvolvimento: Outros grupos (adjectival, adverbial…) Observação/desenvolvimento: Outros grupos (adjectival, adverbial…) 4.º ano

11 ACTIVIDADE 5 A cada um dos grupos que identificaste em 4.2 correspondem, na frase, funções sintácticas distintas: a de SUJEITO e a de PREDICADO Completa o quadro escrevendo, em cada casa, de acordo com o texto, o grupo correspondente a cada uma dessas funções. Observação/desenvolvimento: Constituintes do Grupo Nominal Sujeito Pronomes Constituintes do Predicado Observação/desenvolvimento: Constituintes do Grupo Nominal Sujeito Pronomes Constituintes do Predicado SujeitoPredicado 1Ninguém 2assiste a um jogo. 3A mãe 4abre os olhos. 5Maria 6Ela Regista que: SUJEITO – É a função sintáctica desempenhada pelo grupo nominal que concorda com o verbo em pessoa e número. PREDICADO – É a função sintáctica desempenhada pelo grupo verbal. Observa que, na frase, nem todos os grupos nominais têm a função de sujeito; eles podem desempenhar outras funções Transcreve do quadro um grupo nominal que não tem a função de sujeito ________. 4.º ano