e o Fundo Social Europeu

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Luís Andrade dos Santos Gestor de Projectos
Advertisements

INSTRUMENTOS PARA A TRANSPARÊNCIA DAS QUALIFICAÇÕES
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
DG Agricultura e Desenvolvimento Rural Comissão Europeia
COMPROMISSO PORTUGAL TEMA 4 A Concretização das Reformas Primeira Convenção Compromisso Portugal Convento do Beato Lisboa, 10 de Fevereiro de 2004 Alexandre.
COMPROMISSO PORTUGAL: O CAPITAL HUMANO Luís Valadares Tavares
15 de Maio Quadro Comunitário de Apoio III.
PAPEL DO SETOR GOVERNAMENTAL NA PROMOÇÃO DA ROTULAGEM AMBIENTAL
(Perigo ambiental do planeta, principalmente 3o.Md)
RECESSÃO ECONÓMICA PIB - 1,6%- 3,4%0,0% , ,9 Boletim Económico Primavera 2012 Banco de Portugal.
Políticas Sociais: Respostas Urgentes e Sustentadas
Os diferentes níveis de desenvolvimento
Política de Coesão da UE 2014 – 2020
DESPESA PÚBLICA ANUAL POR ESTUDANTE NO ENSINO SUPERIOR Departamento do Ensino Superior e Investigação FENPROF (Novembro 2013)
Apresentação Nos termos do Decreto-Lei n.º 183/96, de 27 de Setembro, publicado no DR n.º 225, I Série A, o presente documento foi elaborado com o contributo.
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Reforçar a concentração
As oportunidades dos jovens na UE “O futuro do emprego na Europa”
U4energy - O Desafio da escola Europeia U4energy – O Desafio da escola Europeia.
Políticas e Serviços da Primeira Infância no Brasil UNESCO
SEBRAE – ANEFAC - EPN Economia Brasileira: Desafios.
Economia Brasileira: Desafios
O FSE no financiamento de estratégias de empregabilidade e de coesão social 29 de maio de 2013 Universidade dos Açores.
REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES
Os Fundos de Coesão no próximo período de programação O Fundo Social Europeu - Estratégias de empregabilidade e coesão social – UAC,
1 J UDIT T ÖRÖKNÉ R ÓZSA DG R EGIONAL AND U RBAN P OLICY.
Quiz Objectivos do Milénio
IV Congresso Internacional das AVAPES de Reabilitação e Inclusão
Unidade Produção-Consumo Sustentável
Rosário Gambôa Instituto Politécnico do Porto
POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A INCLUSÃO SOCIAL
D. Que problemas caracterizam a evolução da população portuguesa?
O Futuro da Europa Elisa Guimarães Ferreira e o Alargamento Escola Filipa Vilhena – Porto, 21 de Março de 2003 QUAL A POSIÇÃO PORTUGUESA.
Recursos Naturais Mónica Costa Nº5621 9ºD.
A próxima geração de políticas de coesão: ponto situação das negociações comunitárias e próximos passos.
I FORO FINANCIA ENERGÍA BADAJOZ, 24 SEPTIEMBRE 2014.
A RIS3 do Centro de Portugal
A ENERGIA NUCLEAR É NECESSÁRIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS ? J.Delgado Domingos Prof.Cat.(jubilado) do IST Instituto Superior Técnico IN+ 22 Fevereiro.
1 VALORIZAR E TORNAR MAIS COMPETITIVA A REGIÃO ALENTEJO OPORTUNIDADES E ESTRATÉGIA NO HORIZONTE EUROPA 2020 Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional.
1 20 de Maio de 2010 Contributos das Comissões de Acompanhamento para a Gestão de Fundos de Pensões Acção de Formação “A Actividade das Comissões de Acompanhamento.
17/11/2004 David Tavares PREVENIR A DESCAPITALIZAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS QUALIFICADOS – A EXPERIÊNCIA DA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DA SAÚDE DE LISBOA.
PIIP Programas de Investimentos em Infra- estruturas Prioritárias Apresentação do Documento de Orientação Estratégica CCB – Centro Cultural de Belém 05.
QREN Que Prioridades para Portugal? Nuno Vitorino 29 Março 2006 OBSERVATÓRIO DO QCA III - Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território.
C. Que consequências resultam da evolução da população?
Investimento nas regiões: A Política de Coesão reformada da UE
Formalização de um novo acordo internacional EUROPEAN COMMISSION FEBRUARY 2009 Alterações climáticas.
Situação Económica Mundial Abel M. Mateus Instituto Superior Naval, Março 2003.
Política Regional COMISSÃO EUROPEIA Dezembro 2004 PT Regulamentos 1 Política de coesão ( ) Proposta de novos regulamentos da Comissão 14 de Julho.
1 COMBATE ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS PERSPECTIVAS FUTURAS António Gonçalves Henriques.
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Apoio estrutural para os países candidatos à adesão ajuda de pré ‑ adesão a partir de 2000:
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
Situação Económica Mundial Abel M. Mateus Instituto Superior Naval, Março 2002.
‘NÃO VAMOS REINVENTAR A RODA’
E. Como solucionar os problemas da evolução da população?
Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa Maria Manuel Vieira A ESCOLARIZAÇÃO.
(Des)Aproveitamento da Energia Solar em Pedroso-Seixezelo
Orçamento da UE e as Perspectivas Financeiras
PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO ESTRATÉGIA E PRIORIDADES Lisboa 20 Fevereiro 2006 NUNO VITORINO Coordenador Grupo de Trabalho QREN.
PT Política Regional COMISSÃO EUROPEIA Terceiro relatório sobre a coesão Fevereiro de 2004 Convergência, competitividade e cooperação.
As prioridades da Presidência Húngara. Dezembro 2010 As prioridades da Presidência Húngara A Presidência Húngara do Conselho da União Europeia irá decorrer.

Acesso ao ensino superior e mobilidade social dos portugueses Maria da Saudade Baltazar Carlos Vieira Isabel Vieira Conceição Rego Apoio: FCT através do.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO RECIFE 3.ª CONFERÊNCIA DA FORGES 4, 5 e 6 DEZEMBRO DE 2013.
SESSÃO PÚBLICA DE DIVULGAÇÃO DO POVT | 2012 PREPARAÇÃO DO PROXIMO PERIODO DE PROGRAMAÇÃO Dina Ferreira Vogal CD, IFDR 7 dezembro 2012.
11 de Abril de 2015 COMBATER O DESEMPREGO 8º UNIVERSIDADE EUROPA.
PROGRAMA QUADRO EUROPEU PARA A INVESTIGAÇÃO E INOVAÇÃO HORIZON 2020 ( ) Maria da Graça Carvalho Universidade de Évora Universidade de Évora 5 Janeiro.
ORÇAMENTO DA UE E PERSPETIVAS FINANCEIRAS facebook.com/jmfernandes.eu.
Trata-se do acordo de parceria adotado entre Portugal e a Comissão Europeia, que reúne a atuação dos 5 Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (2014/2020):
COMBATER O DESEMPREGO Eurodeputada Sofia Ribeiro EURODEPUTADA SOFIA RIBEIRO.
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Orçamento Plurianual da União Europeia
Transcrição da apresentação:

e o Fundo Social Europeu A ESTRATÉGIA EUROPA 2020 e o Fundo Social Europeu Lisboa, 2013

Agenda 1. A Estratégia Europa 2020 2. O Fundo Social Europeu 3. O FSE e a Estratégia Europa 2020 4. Evolução de alguns indicadores em Portugal e na UE 2000-2011

1. A Estratégia Europa 2020

O que é a Estratégia Europa 2020? É uma Estratégia da União Europeia para ultrapassar a crise e criar condições para uma economia mais competitiva e criadora de emprego. A Estratégia Europa 2020 visa criar um crescimento inteligente, sustentável e inclusivo.

Crescimento inteligente, sustentável e inclusivo Inteligente – mediante o investimento na educação, na investigação e na inovação; Sustentável – dando prioridade à transição para uma economia de baixo teor de carbono e a uma indústria competitiva; Inclusivo – que dê especial atenção à criação de emprego e à redução da pobreza.

Cinco objetivos da Estratégia Europa 2020 Emprego: aumentar para 75% a taxa de emprego na faixa etária dos 20-64 anos; 2. Investigação: aumentar para 3% do PIB o investimento na I&D; 3. Alterações climáticas e energia: reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em 20% (ou em 30%, se forem reunidas as condições necessárias) relativamente aos níveis registados em 1990; obter 20% da energia a partir de fontes renováveis; aumentar em 20% a eficiência energética.

Cinco objetivos da Estratégia Europa 2020 4. Educação: reduzir as taxas de abandono escolar para níveis abaixo dos 10%; aumentar para, pelo menos, 40% a percentagem da população na faixa etária dos 30-34 anos que possui um diploma do ensino superior; 5. Pobreza e exclusão social: reduzir, pelo menos, em 20 milhões o número de pessoas em risco ou em situação de pobreza ou de exclusão social.

2. O Fundo Social Europeu

O que é o Fundo Social Europeu? É o principal instrumento financeiro da União Europeia para apoiar as pessoas a melhorar os seus níveis de educação e de qualificação. Desde 1957 e até aos dias de hoje, o FSE tem ajudado milhões de europeus a conseguirem trabalho, a adquirem novas competências e a encontrarem melhores empregos.

O FSE em Portugal: o que é, para que serve, como posso beneficiar? Folheto IGFSE disponível para download no site do IGFSE

O FSE: Investir nas Pessoas - o que é e o que faz Folheto da Comissão Europeia disponível para download no site do IGFSE

3. O FSE e a Estratégia Europa 2020

O FSE ajuda a concretizar os objetivos da Estratégia Europa 2020 Enquanto instrumento financeiro comunitário de apoio às políticas públicas de educação, formação, emprego e inclusão social, o FSE tem um papel decisivo para alcançar alguns dos objetivos da Estratégia Europa 2020, em particular: taxa de emprego, abandono escolar precoce, ensino superior, I&D em % do PIB e redução da população em risco de pobreza ou de exclusão social.

4. Evolução de alguns indicadores em Portugal e na UE 2000-2011

Evolução da taxa de abandono escolar precoce (%) Meta 10% Fonte: Eurostat

Evolução da taxa de escolaridade de nível secundário 25-64 anos (%) Fonte: Eurostat

Evolução da taxa de escolaridade de nível secundário 20-24 anos (%) Fonte: Eurostat

Evolução da taxa de escolaridade de nível superior 30-34 anos (%) Meta 40% Fonte: Eurostat

Evolução da taxa de emprego (%) Meta 75% Meta 2020 75% Fonte: Eurostat

Evolução das despesas em I&D em % do PIB (2000-2010) Meta 2,7-3,3% Fonte: Eurostat

População residente em risco de pobreza ou exclusão social 2004-2011 (%) Fonte: INE/Eurostat

O desafio do Fundo Social Europeu no futuro Continuar, de forma determinante, a contribuir para o desenvolvimento do país, através do forte apoio às políticas públicas de educação, formação, emprego e inclusão social.

Visite-nos em www.igfse.pt Recomendamos, em particular, as áreas: Apoio ao Professor/Formador Europa 2020 Política de Coesão Europeia Perguntas Frequentes

Siga-nos no Facebook.com/IGFSE Centro de Documentação Publicações em Destaque Catálogo Bibliográfico Subscreva a News FSE Siga-nos no Facebook.com/IGFSE Muito obrigado/a 24