Física para além do Modelo Padrão & Dimensões Extra

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Boltzmann Maxwell Teoria Cinética, Termodinâmica Newton
Advertisements

Departamento de Química
Mecânica Quântica: Função de Onda
Universidade Federal Rural
Explorando Partículas
Rosana de Oliveira Gomes COSMOLOGIA E RELATIVIDADE (FIS2012)
Inflação e energia escura
Sistemas Fortemente Correlacionados
( primeiros instantes do big-bang)
Alexandre Suaide Ed. Oscar Sala sala 246 ramal 7072 Introdução às Medidas em Física Bloco I, 12 a Aula (7/06/2005)
Alexandre Suaide Ed. Oscar Sala sala 246 ramal 7072
Marcia Moura Edifício Oscar Sala – ramal 6837
Dark Energy in the Universe
BIG BANG PARA PRINCIPIANTES
ONDA Propagação de energia em uma região do espaço, através de uma perturbação.
Assimetria do Universo
supergravidade ou gravitação quântica gravitação eletromagnética forte t < s , T > 1032 K ERA DE PLANCK supergravidade ou gravitação quântica.
COGNIÇÃO E APRENDIZAGEM HUMANA
Ondulatória.
PARTÍCULAS ELEMENTARES
PROF: Elias Junior ONDAS.
Prof. carlos eduardo saes moreno
Neutrinos em física de partículas e cosmologia Teoria
Maria Isabel Ribeiro António Pascoal
Oscilações de neutrinos - I Teoria
Origens das TQCs Recentemente: o bóson de Higgs Contexto: TQC
Física de Partículas e o Universo
Física de Partículas e o Universo
Modelo Padrão em uma aula Teoria
Os limites do nosso Universo A grande escala A pequena escala.
J. A. Helayël-Neto CBPF/MCT e GFT - JLL
O que significa dizer que uma partícula é elementar?
O QUE SÃO AS SIMETRIAS DA NATUREZA E DA FÍSICA
Movimento Oscilatório.
Material de Apoio Interacção Gravítica.
MÓDULO 1 – FÍSICA , PARA QUE SERVE ISSO?
Neutrinos de Dirac vs neutrinos de Majorana Teoria
Modelos de massa de neutrinos Teoria
TEORIA CINÉTICA DOS GASES Moléculas que colidem com a parede é
Prof. carlos eduardo saes moreno
SPRACE Centro Regional de Análise de São Paulo.  Do que o mundo é feito: As partículas e suas interações  Explorando o mundo subatômico: Aceleradores.
O N D U L A T Ó R I A.
Introdução ao Modelo Padrão (Standard Model)
Ondas.
Introdução ao Modelo Padrão (Standard Model) 2ª Aula 1.
O Quark Top em ATLAS IST, Lisboa 17 Maio 2005 António Onofre LIP / UCP.
ondulatória CONCEITO FÍSICO DE ONDA ELEMENTOS DE UMA ONDA PERIÓDICA
A Detecção de Partículas Elementares
Aula-8 Fótons e ondas de matéria III
MÚLTIPLOS GRAUS DE LIBERDADE
Introdução ao Modelo Padrão (Standard Model) 3ª Aula Augusto Barroso 1.
O estudo das causas do movimento é a Dinâmica
Radioquímica.
Radioquímica.
Violação CP no sistema K 0 anti-K 0. Simetrias Simetrias importantes em física  Paridade: x → -x (x vector), L = x x p → L.  Conjugação de carga: e-
FORÇA GRAVITACIONAL A força gravitacional é a força mútua de atracção entre dois corpos quaisquer do Universo A lei da gravitação de Newton afirma que.
Estabilização de moduli na Teoria Heterótica
Utilizaremos o conceito de energia no nosso estudo da electricidade
Sessão Astronomia A Materia Escura Rafael Calsaverini.
Evolução do Universo Jovem
Bloco 1 Bloco 2  , igualamos (1) e (2) 
Física Experimental III – aula 6
Medida da massa e da largura do quark top Manuel Fonseca e Silva
1 Estudos de Transições de Fase em Modelos Hadrônicos Dr. JOÃO BATISTA DA SILVA Dr. JOÃO BATISTA DA SILVAUAE/CES/UFCG CAMPUS CUITÉ.
ÁTOMO DE HIDROGÊNIO Tratamento quântico requer a solução da equação de Schrödinger Aplica-se o modelo de partícula quântica sob condições de contorno para.
Introdução ao Modelo Padrão (Standard Model) 3ª Aula Augusto Barroso 1.
Introdução ao Modelo Padrão (Standard Model) 2ª Aula 1.
Ondulatória.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA SUBPROGRAMA PIBID/FÍSICA O MODELO PADRÃO DA FÍSICA.
N-N Scattering HonQM João Lourenço. Introdução Características e aspetos do Potencial nuclear Exchange force model (troca de mesões)
Transcrição da apresentação:

Física para além do Modelo Padrão & Dimensões Extra O objectivo desta apresentação é tentar dar resp osta a três perguntas: Porque é que é expectável que exista nova física para além do modelo Padrão ? A que escala de energia esta nova física se deve manifestar? Quais são as teorias/modelos candidatas a descrevê-la? Das várias teorias que existem, focar-me-ei em duas: SUSY, o tópico mais estudado de BSM e Dimensões extra teorias que preveêm nova física Pedro Ribeiro, grupo LIP-CMS Colóquio Experiência CMS 30/05/2006

Problemas do Modelo Padrão Existem três factos experimentais que não encontram explicação no Modelo Padrão das Interacções: Neutrinos têm massa e oscilam (SuperK, 1998) Cerca de 25 % do Universo é constituído por matéria escura. Esta matéria é essencialmente não-bariónica e não-relativista. A contribuição dos neutrinos é negligenciável. Cerca de 70% do Universo é constituído por energia escura. Esta energia é similar a uma energia do vácuo, No Modelo Padrão, Até à data, o modelo Padrão tem mostrado uma excelente concordância com as medidas de precisão das interacções electrofracas Contudo, a primeira evidência experimental foi fornecida por SuperKamiokande NO SM, existe uma fonte de energia no vácuo, o potential de higgs no vácuo, mas a contribuição é muito maior além de energia no vácuo, energia escura pode ser vista como uma quinta força Até a data o Modelo Padrão têm mostrado uma excelente concordância com medidadas de precisão de interacções electrofracas

esta ilustração é uma metáfora da nossa ignorância em relação à matéria que constitui o universo

Puzzles Teóricos Valores das massa dos fermiões, acoplamentos e ângulos de mistura No Modelo Padrão são inputs Será possível calculá-los numa teoria mais fundamental ? Origem da quebra de simetria electrofraca Higgs elementar ? Higgs compósito? Outro ? Porquê três famílias de partículas ? "who ordered muon ?" I.I.Rabi Problemas de ajuste fino A constante cosmológica O problema da hierarquia : porquê ? Unificação com a gravidade O modelo Padrão não incorpora a gravidade. Qual é a teoria que descreve a gravitação quântica ? Teoria de Cordas? Qual é a escala de energia característica da gravitação quântica ? Será ~ MPlanck ~ 1019 GeV ? valores das massa dos fermiões: e os valores das massa dos bosões ?

Física para além do Modelo Padrão Tópicos de análise em CMS (Maio 2006) Teorias/modelos candidatas Supersimetria Teorias de Grande Unificação (GUT) Dimensões Extra Technicolor Little Higgs Leptoquarks Compositness SuperCordas ...      Vou-me focar em SUSY e Dimensões extra ???

Qual é a escala de energia da Física para além do MP ?  O Modelo Padrão (MP) é uma teoria efectiva, válida até uma escala de energia , a partir da qual é substituída por uma teoria mais fundamental Qual é a escala de energia da Física para além do MP ?  A que escala de energia o MP deixa de ser válido? Existem argumentos teóricos que indicam que a escala ~ TeV na realidade dados do LEP-II indicam que possivelmente SUSY é supernatural, existe algum ajuste fino escala possivelmente não é 1 TeV mas alguns TeV problema de infinitos : radiação de corpo negro limitações matemáticas : impossibilidade de calcular em teorias não perturbativas : paradoxo de Zenão qual é o cutoff da teoria : pelo menos sabe-se que não válido para Massa de Planck escalas disponíveis : massa de Planck,, mGUT cuidado com descrições do tipo: "pequena, grande " cuidado com ~ Tev e ~1TeV Modelo Standard - Modelo Padrão Unitariedade Naturalidade ( ausência de ajuste fino dos parâmetros)

Unitariedade O paradigma da Teoria de Fermi das interacções fracas ex: decaímento  Na Teoria de Fermi, a interacção fraca é descrita como uma interacção de contacto entre 4 fermiões. Teoria válida a baixas energias n e p G e G para ~ 300 GeV a unitariedade é violada (probabilidade de interacção > 1) em 1ª ordem de Teoria de Perturbações Teoria de Fermi descreve com sucesso o decaímento beta No scattering de neutrinos, pode-se variar a energia do c.m. o cálculo exacto em 1ª ordem de teoria de pertubações dá ordens: superiores ~ multiple scattering dizer que s é o quadrado da energia no c.m Ordens superiores de T.P. resolvem o problema ? e Não! De facto, a divergência aumenta ! Argumento dimensional : [M-2] [M-4] [M2] GF têm dimensões de M-2 Em T.Q.C a teoria diz-se não renormalizável

Bosão W foi detectado no CERN em 1983 ! Solução: a interacção não é de contacto, é transmitida por um bosão massivo W e W e G Amplitude do propagador simetria chiral, left-handed and right handed transformam-se de modo diferente. cross sections from Halzen and Martin parte divergente: produto interno com qv constante de acoplamento não é constante, depende da energia Dúvidas: provar que a secção eficaz para grande s do scattering de neutrinos converge SUSY : qual é o diagrama que cancela a divergência de LPhi^4 ? Para grande s  Halzen & Martin, p.342 Bosão W foi detectado no CERN em 1983 ! Nota: Em T.C.Q o propagador de um bosão massivo é da forma a parte longitudinal do propagador diverge é necessário um mecanismo que "dê" massa ao bosão sem destruir a transversalidade do propagador

Bosão Z também foi detectado no CERN em 1983 ! Contudo a introdução do Bosão W também causa problemas aniquilação electrão-positrão Este processo também viola a unitariedade a altas energias Solução : o mesmo processo pode ocorrer através da mediação de um bosão Z as divergências dos dois diagramas cancelam-se na realidade W,Z são estados próprios da massa. Os bosões da interação fraca sao A e B Bosão Z também foi detectado no CERN em 1983 ! Outra solução seria a introdução de um novo leptão pesado, como no mecanismo de GIM Mas esta possibilidade foi experimentalmente desfavorecida Teoria de Unificação ElectroFraca GWS (1968) previa a existência de 4 bosões:

Mas, para W WW W scattering a unitariedade é também violada a altas energias Solução: introduzem-se novos diagramas que cancelam as divergências bosão de Higgs ! Ainda não descoberto

Contudo, para que nestes processos a unitariedade não seja violada a energias >> mW,mH massa do Higgs < 1 TeV Inversamente se o Higgs não existir, a unitariedade é violada para energias > 1-2 TeV Cálculo em 1ª ordem de Teoria de Perturbações hep-ph/0503172 Possibilidades a ~ 1 TeV O Higgs elementar escalar existe O Higgs não existe, e nova física que desempenha papel semelhante ao Higgs revela-se a energias ~ 1 TeV para repor a unitariedade Technicolor, Dimensões Extra, Little Higgs ? Ordens superiores de T. P. são dominantes  Teoria Não Perturbativa As experiências do LHC darão a resposta !!! Problema com teoria não perturbativa - O poder preditivo do SM é perdido Techicolor não representa também teoria não perturbativa ? Little Higgs Models

Naturalidade Outros constrangimentos teóricos (trivialidade, estabilidade do vácuo) e limites experimentais indicam que a massa do Higgs do MP < 1 TeV, O(100 GeV) Contudo a massa do Higgs é muito sensível a correcções radiativas : Potencial do Higgs no MP auto-interacção quark top virtual Outros constrangimentos na massa do Higgs : Trivialidade, Estabilidade O ajuste fino tem que existir entre um parâmetro de nível árvore, relevante a baixa energia, mu e um parâmetro de alta energia , a escala de cutoff +  o integral é truncado para p >~    escala de energia a partir da qual o MP deixa de ser válido + 

  escala de energia a partir da qual o MP deixa de ser válido Qual é o valor de  ? O Modelo Padrão não inclui a gravidade. Esta descrição é certamente válida para energias ~ O (100) GeV porque a gravidade é extremamente fraca: Para E ~ MPlanck, gravidade e interacções fracas tornam-se comparáveis, logo  ~ MPlanck Para que seja O(100) GeV ~ por opções este é o problema da hierarquia. Dimensões extra -como resolvem o problema O problema da hierarquia não afecta apenas a massa do Higgs, afecta todo o espectro do MS . Qual é o valor de Lambda. Conhecemos um limite superior, Mplanck, a partir do qual o MS não é válido. Podemos assumir que o MS é válido até este limite superior. segundo a naturalidade não. a massa natural do Higgs é Lamdba. Para que não haja ajuste fino Lamdba não pode ser muito superior à escala electrofraca ajuste extraordinariamente fino dos parâmetros ! A massa natural do Higgs é ~  ! Eventualmente,  < MPlanck, e.g.  ~ Mstring ou ~MGUT. Em todo o caso  >> 102 GeV

Unitariedade + Naturalidade Duas Soluções possíveis: Existe ajuste-fino (altamente impopular entre os físicos teóricos )  ~ TeV  O MP é substituído por uma teoria mais fundamental a E ~ TeV. Possibilidades a ~ TeV Unitariedade + Naturalidade O Higgs elementar escalar existe  ajuste fino dos parâmetros Não é necessária nova Física a E ~ TeV  nova Física a E ~ TeV O Higgs não existe, e nova física que desempenha papel semelhante ao Higgs revela-se a energias ~ 1 TeV para repôr a unitariedade Technicolor, Dimensões Extra, Little Higgs ? Ordens superiores de T. P. são dominantes  Teoria Não Perturbativa As experiências do LHC darão a resposta !!! outra solução : em vez de natural devido a baixo cutoff , a teoria pode ter massas baixas devido a uma simetria soluções ortogonais: unitariedade : teoria perturbativa ajuste fino : landscape

Massas naturalmente pequenas  Simetria Fermião: electrão + positrão simetria U(1) limite respeita a simetria quiral correção a me é da forma me *ln(E/L) ? existe uma simetria maior, mais forte : chiral, cada um dos electrões e positrões transforma-se independentemente daí as correções são proporcionais a me, no limite me->0 simetria é exacta Fotão:  simetria de gauge termo de massa não é invariante

Supersimetria (SUSY)   Supersimetria é uma simetria cujo gerador Q transforma estados bosónicos em fermiónicos e vice-versa. Sob transformações supersimétricas:  Bosão / Fermião  Translação Prop. intrínseca da partícula  Prop. do espaço-tempo a simetria não tem operador . a transformaçao de simetria é que tem operador Mais especificamente, sob transformações supersimétricas investigar melhor a relação entre a supersimetria e a unificação com a gravidade  Energia negativa ??? Números imaginários ??? Outras raízes "problemáticas":

partícula ( spin = J) SUSY super-partícula (spin = J 1/2) supersimetria é uma das ultimas filhas do sonho de unificação mecânica quântics+relatividade restrita: QED QED+Weak : SU(2)*U(1) põe em pé de igualdade matéria e interacções reparar que as bolas shadow são maiores : mais massivas porque é que existe mais matéria do que antimatéria porque é que matéria é fermiónica: quebra de supersimmetria fermiões e bosões: alêm do spin têm diferentes números quânticos electrão e selectrão: têm o mesmos números quânticos mas diferentes spins sublinhar conexão, não unificação Supersimetria estabelece uma conexão entre bosões (interacções) e fermiões (matéria)

Modelo Padrão Supersimétrico para supersimetria massa do Higgs < 150 GeV como distinguir supersimetria do UED ? Mesmo números quânticos de gauge para partículas e antipartículas dizer que existe um doubleto de Higgs e existe mistura de bosões para dar estados próprios da massa as partículas têm os mesmos números quânticos de gauge, mas o spin é diferente

Solução Supersimétrica para o problema do ajuste fino de MHiggs top stop a interacção com o top tem lambda ou lambda ao quadrado ? bosão fermião Supersimetria garante que Correcções radiativas fermiónicas e bosónicas cancelam-se!

Analogia com o problema da auto-energia do electrão O electrão sofre a acção repulsiva do seu próprio campo de Couloumb !!! É necessário um ajuste fino entre a massa "nua" e a auto-energia de Couloumb para explicar a massa observada do electrão A solução foi dada pela MQ+relatividade. Existe antimatéria. As flutuações quânticas do vácuo criam pares electrão-positrão. A interacção com o positrão compensa a auto-energia de Couloumb. supersimetria é espontaneamente quebrada a massa é da ordem do TeV, caso contrário modelos de quebra de simetria parâmetros unificação - duplicação do número de partículas Antimatériaduplicação do # partículas partícula elementar com "pequena" massa

Massas naturalmente pequenas  Simetria O problema de ajuste fino da massa Higgs no MP é de natureza semelhante O Higgs interage com ele próprio e com outras partículas (loops de partículas virt.) Estas interacções fazem com que mHiggs natural >> mHiggs esperada Introduzindo supersimetria no MP Murayama, hep-ph/0002233 Supermatériaduplicação do # partículas mHiggs << MPlanck Massas naturalmente pequenas  Simetria H = bosão de Higgs (J=0) SUSY = fermião de Higgs (J =1/2) auto-repulsão faz com que o electrão não seja pontual sabemos que o raio do electrão é menor que logo para que a massa seja igual à observada, ajuste fino Higgs - interage com ele próprio de maneira repulsiva para que seja pontual é necessária muito energia higgs elementar e simetria - unificação da M.Q com a gravidade a simetria quiral não é exacta, é quebrada massa do fermião é <<  porque é "protegida" pela simetria quiral Através da supersimetria, a massa do Higgs também é protegida !!! Previsão mHiggs <~ 150 GeV

PR = +1 for partículas do MP PR = -1 para partículas supersimétricas Matéria escura SUSY possibilita a existência de interacções que conduzem ao decaímento rápido do protão permitido pela invariância de gauge e supersimetria proibido pela paridade-R Para evitar este problema, introduz-se uma nova simetria: Paridade-R Na realidade este é o gráfico para o decaímento do anti-protão LSP não detectável - missing energy, sinal de missing energy nos detectores como bónus : matéria escura PR = +1 for partículas do MP PR = -1 para partículas supersimétricas A partícula supersimétrica mais leve (LSP) é estável . Este LSP é geralmente neutro. Excelente candidato a constituinte da matéria escura fria Em colisões a partículas supersimétricas são produzidas e aniquiladas aos pares

g2(E) Unificação dos acoplamentos de gauge E.M & interacções fracas interacções fortes Modelo Padrão +SUSY g2(E) Por definição de alpha Com SUSY, os acoplamentos unificam-se a E~MGUT~1016 GeV Martin, 1997

Quebra de Supersimetria se a supersimetria fosse uma simetria exacta  mas experimentalmente Supersimetria tem que ser suavemente quebrada isto é, sem reintroduzir divergências quadráticas Para que mHiggs seja natural, as superpartículas devem ter massa ~ TeV Existem vários modelos de quebra suave de supersimetria Geralmente a quebra de supersimetria ocorre num sector escondido e é transmitida ao sector visível do MP por partículas ou interacções mediadoras SUGRA  mediação por gravidade GMSB  mediação por interacções de gauge

? Consequências para a escala de energias testada em colisionadores ? Dimensões Extra ~1920 – T.Kaluza e O.Klein procuram unificar a Relatividade Geral e o Electromagnetismo, postulando a existência de uma 5ª dimensão compacta e pequena ~1980 – Teoria de Super-Cordas espaço-tempo com 10 dimensões escala de compactificação ~ MPlanck ~1019 GeV ? Consequências para a escala de energias testada em colisionadores ? (LHC = 14 103 GeV) Supergravidade : 10 ou 11 dimensões ? Procurar guião da apresentação do projecto final de curso UED distinguir de SUSY: mHiggs < 150 Gev especto degenerado spin 2º nível de KK simetria dimensão extra - invariância de gauge do electromagnetismo ~1990 – Surgem modelos em que a escala de compactificação ~ TeV (ou menor) Fenomenologias que podem ser testadas directamente em experiências de física de altas energias

Dimensões Extra A física de dimensões extra (ED) representa um novo paradigma que tem sido utilizado para abordar várias questões o problema da hierarquia (hep-ph/9807344) quebra de simetria electrofraca sem um bosão de Higgs (hep-ph/0409126) geração da hierarquia de massa de fermiões e da matriz CKM (hep-ph/9811488) Grande Unificação a ~ TeV, ou unificação sem SUSY (hep-ph/9806292) novos candidatos a matéria escura (hep-ph/0012100) problema da constante cosmológica (hep-th/9905012) .... Existem muito modelos, cada um apresentando solução para um subconjunto dos tópicos acima mencionados Os modelos de ED são teorias efectivas, válidas até E~ Não está demonstrado que sejam realizações a baixa energia de uma teoria mais fundamental (Teoria de Cordas) rever melhor a afirmação : todos este modelos preveêm fenemenologias a 1 TeV de facto ED podem não aparecer a 1 TeV, podem sõ aparecer a GUT

Estados de Kaluza-Klein (KK) Considere-se o espaço tempo ordinário 3+1 dimensional com a adição de uma quinta dimensão que é uma circunferência de raio R. Considere-se ainda um campo escalar livre sem massa que se propaga nas 5 dimensões. O momento da quinta dimensão (circunferência ) é quantificado (como na M.Q.) Invariância de Lorentz em 5D para uma partícula sem massa: 5ª dimensão é de tipo espaço   taquiões isto é válido para uma métrica factorizável e quando a invariância de Lorentz é quebrada, a relação deixa de ser válida ? só as interacções na brane é que quebram a conservação do número de KK para E < 1/R só vemos o modo zero para E >> 1/R vemos os outros modos torre de modos: expansão de Fourirer Comparando com a relação 4D para partículas com massa A cada campo que se propague nas dimensões suplementares corresponde , do ponto de vista 4 D, uma torre infinita de modos de KK massivos

Modelos de Dimensões Extra Randall – Sundrum model (RS) (L. Randall and R.Sundrum, Phys.Rev.Lett.83,3370 (1999)) Large Extra Dimensions (ED) Arkani, Dimopoulos & Dvali ( modelo ADD ) (T. Arkani-Hamed et al. Phys. Lett. B 429 (1998)) métrica não factorizável TODOS OS CAMPOS NO BULK!!!! TeV-1-sized ED (I.Antoniadis, Phys. Lett. B246, 377 (1990) )   bulk 4+ D G G & Gauge Bosons & SM Fermions G & Gauge Bosons Universal Extra Dimensions (UED) (T. Appelquist et al. Phys. Rev. D 64, 035002 (2001)) Parâmetros do modelo Mh (massa bosão de Higgs ) R (escala de compactificação )  (escala de cutoff)  (nº de dimensões suplementares) 3D BRANE SM Fermions & gauge bosons arranjar uma outra figura com a explicação dos diferentes modelos dimensões compactas

Campo gravítico em D dimensões espaciais massa pontual M em D dimensões infinitas ... massa pontual M em D dimensões infinitas e  dimensões compactas Exemplo : 2 dimensões infinitas (x1,x2) e 1 dimensão compacta (x3) de raio R A dimensão é compactificada fazendo a identificação x3~ x3+ n2R  imagens da massa M dispostas periodicamente Para r<<R exemplo é irrealista mas pedagógico GN para 2 dimensões parece mais fraca se o volume da dimensão for grande Mp 2 dimensões parece maior por causa do volume factor de PI ? Para r >> R 2R

Problema da Hierarquia Porque é que ?  Porque é que MPlanck >> Fermi? A massa natural do Higgs é  ~ MPlanck >> 1 TeV Modelo ADD MPlanck não é um grandeza fundamental. A gravidade propaga-se em 4+ dimensões Para  = 2 e R~0.1mm, MPlanck(6) ~ 1 TEV ! ! Experimentalmente, gravidade é newtoniana para r >~ 0.1mm ! Do ponto de vista 4-D, gravidade é fraca porque é diluída nas dimensões extra com grande volume ( >> 10 -33 cm) A massa natural do Higgs é  ~ MPlanck ~ 1 TeV Como mKK~1/R~ 10-4 eV, os campos do MP não se podem propagar nas dimensões extra estando confinados numa membrana 3D Na verdade, há uma nova hierarquia, R e Massa de Planck Esta relação só é válida para métricas factorizáveis

Novos candidatos a matéria escura Modelo UED Compactificação assimétrica - 1 dimensão extra, pequena (~TeV), onde todos os campos do MP se propagam -  dimensões extra, grandes, onde apenas a gravidade se propaga a massa de Planck fundamental pode ser ~ TeV, se R for suficientemente grande todos os campos do MP tem excitações de KK com m ~ n/r as excitações de KK em 4D têm o mesmo spin que o estado fundamental (MP) ≠ supersimetria será que a paridade de KK também se conserva para 2 dimensões extra ? na realidade nós não nos interessamos por dimensões em que a gravidade se propaga atenção, UED puro não considera a gravidade ao longo das delta dimensões Existe uma simetria discreta, reminiscente da simetria de translação ao longo da dimensão compacta "universal" paridade de KK = (-1)n , análoga à paridade-R A excitação mais leve (LKP) é estável  candidato a matéria escura Estados do 1º nível de KK têm que ser produzidos em pares

Unificação dos acoplamentos de gauge Supersimetria e Dimensões Extra não são teorias mutuamente exclusivas Teoria de Cordas exige ambas Unificação dos acoplamentos de gauge em ED+Supersimetria: Unificação dos acoplamentos de gauge ( com ou sem Supersimetria ? ) Pode ser possível tamvém atingir unificação sem supersimetria mas é necessário adicionar matéria extra (escalares) ao MS hep-ph/9803466

Conclusões O Modelo Padrão não é a teoria fundamental que descreve todas as interacções da natureza Argumentos de Unitariedade e Naturalidade implicam que a escala de nova física ~ TeV Supersimetria e Dimensões Extra apresentam soluções para muitos dos problemas do MP LHC desempenhará um papel fundamental na pesquisa de nova Física