conceitos e informações farmacêuticas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Grupo Vontade de Viver De apoio aos Portadores de Hepatite C
Advertisements

HEPATITE C.
SIDA.
Influenza A H1N1 Como se prevenir!
Monitoria de Laboratório Clínico Hepatites A e C
HEPATITES VIRAIS VÍRUS A.
VIROSES Prof Edilson Soares
ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET
O que é a sida? A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada. A transmissão.
O que é a SIDA ? A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada.
Hepatites A hepatite é basicamente uma infecção no fígado de causa variada (vírus, bactérias, medicamentos, tóxicos etc.). Existem vários tipos de hepatites.
GDF-SES - Subsecretaria de Vigilância em Saúde
Aspectos gerais A doença diarreica aguda ainda é um dos grandes problemas de saúde pública no mundo, sendo uma das principais causas de morbidade e.
DOENÇAS SEXUALMETE TRANSMISSIVEIS (DSTs) ? ? ?
AIDS / DST.
Características; Sinais e sintomas; Tratamento e Profilaxia.
A hepatite E resulta da infecção pelo vírus (VHE), é transmitida de pessoa a pessoa, através da água e de alimentos contaminados com matéria fecal .EM.
SAÚDE E SOCORRISMO HEPATITE D
O que é a Hepatite A ? Hepatite A é uma doença do fígado altamente contagiosa e algumas vezes fatal. É causada por um vírus, o HAV. Geralmente esta.
Vírus Márcia Regina Garcia.
Doenças Sexualmente Transmissíveis - DST
Um problema de saúde pública que você pode evitar.
Hepatite B.
Lucia Mardini | DVAS.
Sida.
Aluna: Maria Paula Turma: 71 Professora: Mariluce
Uma Perigosa Doença Preocupante!
Hepatite B Saúde Infantil.
O reino de seres vivos mais simples da Terra
GRIPE A.
Educação para a saúde e sexualidade
DOENÇAS PREVINÍVEIS MEDIANTE VACINAÇÃO
REVISÃO – AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS AVALIAÇÃO 7º ANO – 1° BIMESTRE
Doenças sexualmente transmissíveis
Alunos: Bianca Avelar n° 6 Claudio Kalume n° 9 Eduardo Filgueiras n° 12 Lucas Saldanha n° 24 Luís Mendonça n° 25 Turma: 1° ano C Professora: Roberta.
Acelulares; Bem menores que as bactérias; São vistos apenas ao microscópio eletrônico; Formados por uma capsula de proteína envolvendo o material genético.
Hepatites virais.
AMEBIASE.
Trabalho realizado por: Ana Vieira, nº3 Tânia Viegas, nº17
HEPATITES.
NOME- Bruno do Amaral Rodrigues TURMA- 71 SÉRIE- 7 ª PROFESSOR(A)- Mariluce Campos.
Giardíase Giardia duodenalis Distribuição mundial;
Principais Infecções Bacterianas
Gripe influenza tipo A (H1N1)
Vigilância das Hepatites Virais
Cólera.
Disenteria Bacilar.
Doença de Chagas.
Transaminase Glutâmico Pirúvico - TGP
O que é Hepatite? O termo Hepatite significa inflamação do fígado. Esta inflamação pode ocorrer em decorrência de várias causas (etiologia), pode ter duração.
Infeções sexualmente transmissíveis
Hepatite e Herpes.
Nutrição - Doenças Hepáticas
1 de dezembro DIA MUNDIAL DA SIDA.
COLÉGIO SÃO JOSÉ 2º ANO - EM BIOLOGIA PROFESSORA VANESCA 2016.
Profª Alessandra Godoy
Doenças que podem ser evitadas pelo simples hábito de lavar as mãos
Prevenção contra doenças e gravidez indesejada
DS... O quê??? Essa História em Quadrinhos foi criada para falar, de uma forma dinâmica e leve, sobre coisas importantes como amizade, sexualidade, relacionamento,
S I D A S I D A Síndrome de Imunodeficiência Adquirida.
7º ano- Ciências Professora Vanesca- 2016
Transcrição da apresentação:

conceitos e informações farmacêuticas HEPATITE conceitos e informações farmacêuticas

O que é a hepatite? Inflamação do fígado e que pode resultar desde uma simples alteração laboratorial (portador crônico que descobre por acaso a sorologia positiva), até doença fulminante e fatal (mais frequente nas formas agudas).

Tipos de Hepatite Existem várias causas de hepatite, sendo as mais conhecidas as causadas por vírus (vírus das hepatite A, B, C, D, E, F, G, citomegalovírus, etc). A B C D

Tipos de Hepatite C A drogas (anti-inflamatórios, anticonvulsivantes, sulfas, derivados imidazólicos, hormônios tireoidianos, anticoncepcionais, etc), distúrbios metabólicos (doença de Wilson, poli-transfundidos, hemossiderose, hemocromatose, etc), trans-infecciosa, pós-choque. Em comum, todas as hepatites têm algum grau de destruição das células hepáticas. D B

Quadro Clínico A grande maioria das hepatites agudas são assintomáticas ou leva a sintomas incaracterísticos como: febre, mal estar, desânimo e dores musculares

Quadro Clínico Hepatites mais severas podem levar a sintomas mais específicos, sendo o sinal mais chamativo: a icterícia, conhecida popularmente no Brasil por "tiriça" ou "amarelão" e que caracteriza-se pela coloração amarelo-dourada da pele e conjuntivas

Quadro Clínico Exemplo de icterícia

Quadro Clínico urina cor de coca-cola (colúria) e fezes claras, tipo massa de vidraceiro (acolia fecal). insuficiência hepática e culminar com a encefalopatia hepática e óbito Hepatites crônicas (com duração superior a 6 meses), geralmente são assintomáticas e podem progredir para cirrose.

Hepatites A É uma hepatite infecciosa aguda causada pelo vírus da hepatite A. Altamente contagiosa, sua transmissão é do tipo fecal oral, ou seja, ocorre contaminação direta de pessoa para pessoa ou através do contacto com alimentos e água contaminados. Existe vacina segura para hepatite A. Os sintomas são de início súbito, com febre baixa, fadiga, mal estar, perda do apetite, sensação de desconforto no abdome, náuseas e vômitos. Pode ocorrer diarreia.

Sintomas (Hepatite A) Quando apresenta sintomas: Febre; Pele e olhos amarelados; Náuseas e vômitos; Mau-estar; Desconforto abdominal; Falta de apetite; Urina escura (como coca-cola); Fezes esbranquiçadas.

HEPATITE TIPO “A” É transmitida pela água e por alimentos contaminados ou ainda de uma pessoa para outra .

Como evitar Saneamento básico Tratamento adequado da água Consumo de alimentos bem cozidos Mãos sempre bem lavadas antes da refeição

Hepatites B Sua transmissão é através de sangue, agulhas e materiais cortantes contaminados, também com as tintas das tatuagens, bem como através da relação sexual. É considerada também uma doença sexualmente transmissível. Os sintomas são semelhantes aos das outras hepatites virais, mas a hepatite B pode cronificar e provocar a cirrose hepática. Existe vacina para hepatite B, que é dada em três doses intramusculares e deve ser repetida a cada 10 anos. O período de incubação do vírus da hepatite B é de 90 dias.

Hepatites C Hepatite que pode ser adquirida através de transfusão sanguínea, tatuagens, uso de drogas, piercings, e em manicure, ainda não foi comprovado que pode ser contagiosa por relações sexuais. A hepatite C é perigosa porque pode cronificar e provocar a cirrose hepática e o hepatocarcinoma, neoplasia maligna do fígado. Não existe vacina para a hepatite C e é considerada pela Organização Mundial da Saúde como o maior problema de saúde pública, é a maior causa de transplante hepático e transmite-se pelo sangue mais facilmente do que a AIDS.

HEPATITE TIPOS “B” e “C” Grupos de risco: Usuários de drogas injetáveis Pessoas que fazem sexo sem preservativo Pacientes expostos a material cirúrgico não descartável Cuidado em: Transfusões de sangue Consultórios dentários Sessões de depilação e de tatuagens Relações sexuais (sempre com preservativo)

Sintomas (Hepatites B e C) Quando há sintomas: Similares aos da hepatite A, mas podem se tornar crônicos e evoluir para uma cirrose ou para um câncer de fígado.

Como evitar Controle efetivo de bancos de sangue; Vacina contra Hepatite B; Uso de equipamentos de proteção individual (EPI’s) Não compartilhamento de alicates de unha; Não compartilhar seringas; Uso de preservativos nas relações sexuais.

Prevenção • Vacinação, no caso das hepatites por vírus A e B; • Uso de água tratada ou fervida; • Lavar bem legumes, frutas e verduras; • Lavar bem as mãos após usar o toalete e antes de preparar os alimentos e de se alimentar; • Não compartilhar seringas e agulhas; • Uso de preservativo nas relações sexuais; • Uso de material de proteção, por profissionais de saúde; • Acompanhamento pré-natal para aconselhamento adequado e prevenção da transmissão; • Evitar uso abusivo de álcool, medicamentos e drogas.

Tratamento Medicação sintomática para vômitos e febre. Repouso. Dieta pobre de gordura e rica em carboidratos. Não ingerir álcool. Não há tratamento para a forma aguda.